Conversão Glow p/ Gasolina -Evolution 0.61-Dúvidas mecânicas

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Rensanches
membro
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Nov 29, 2011 12:18 pm
Localização: Guarulhos - SP

Conversão Glow p/ Gasolina -Evolution 0.61-Dúvidas mecânicas

Mensagem por Rensanches »

Tenho um motor Evolution 061, semi novo Glow, quero adapta-lo para Gasolina, já tenho todos os componentes para tal, porém na desmontagem descobri que o batente da hélice (flange) trava com sistema tipo cone morse, assim não há posição fixa do mesmo em relação ao virabrequim.
Como o ponto do motor dar-se-á com a instalação do imã nesse referido flange, minha dúvida é se uma vez fixada a hélice, quando o motor for acionado haverá escorregamento da mesma, consequentemente mudando o ponto de ignição. Uma segunda dúvida essa flange tem usinada um rebaixo, justamente no local da instalação do imã, a princípio, uma solução barata é encher com Durepox e colocar um anel com interferência, depois fazer o furo para instalação do imã, isso poderá trazer algum problema com a massa adicional do Durepox e anel de alumínio, pois essa flange juntamente com a hélice é o volante do motor.
Para instalar o sensor Hall, um anel semelhante ao da flange será colocado exteriormente no bloco do motor, junto ao rolamento do eixo do motor.
Uma segunda opção mais cara e trabalhosa seria fabricar nova flange, com furo reto e abertura de rasgo de chaveta na flange e instalação de chaveta meia lua no eixo do motor, a dúvida é: pode trazer consequência com segurança, no caso enfraquecimento da ponta de eixo do motor?
Alguem já fez esse tipo de adaptação com as características do motor acima?
Renato Sanches
Rensanches
membro
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Nov 29, 2011 12:18 pm
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Rensanches »

Foto da Flange encosto da hélice, juntamente com anel tipo cone morse.
Anexos
IMG_0406-Evolution2.jpg
IMG_0406-Evolution2.jpg (25.62 KiB) Exibido 8384 vezes
Renato Sanches
Rensanches
membro
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Nov 29, 2011 12:18 pm
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Rensanches »

Foto motor desmontado
Anexos
IMG_0405-1-Evolution.jpg
IMG_0405-1-Evolution.jpg (24.45 KiB) Exibido 8378 vezes
Renato Sanches
alexadidas
membro
Mensagens: 199
Registrado em: Qui Jun 14, 2012 12:10 pm
Localização: fortaleza

Mensagem por alexadidas »

Amigo se vc usar a durepox com certeza absoluta vc vai desbslancear o eixo. ...
Rensanches
membro
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Nov 29, 2011 12:18 pm
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Rensanches »

Amigo,
Pensei em utilizar o Durepox para recompor o canal externo da flange de apoio da hélice, pois não há largura suficiente plana para instalar o imã do ponto de ignição, o epoxi depois de endurecido, passaria no torno e colocaria um anel de aluminio em toda largura dessa flange, assim ganha-se corpo para instalar o imã do ponto de ignição. Esse canal não é para correia, pois tem um perfil reto de um lado e outro inclinado no outro, salvo se exista uma correia com esse perfil, porém desconheço.
O Durepox não será usado no contato do eixo, para essa parte ou vai o original com o cone morse, tentativa de ver se funciona sem sair do ponto ou então chaveta, com toda consequencia de troca da flange de apoio da hélice, rebaixo do eixo para instalar uma chaveta reta ou meia lua. (Woodruff),
Essa fixação por cone morse foi uma surpresa desagradavel nesse motor.
Estou pesquizando se há uma cola permanente pelo menos para fixar o anél cônico no eixo do motor e depois abrir o rasgo para a chaveta, dessa maneira a chaveta trabalharia somente como ponto mecânico e a maior parte do torque seria absorvido pelo cone morse. Por enquanto somente teoria.
LuizFernandes
membro
Mensagens: 49
Registrado em: Qui Ago 21, 2008 11:33 pm
Localização: Jundiaí-SP

Mensagem por LuizFernandes »

Amigo tenho alguns motores glow onde adaptei CDI.
Esse encosto da hélice quando apertado não irá mudar de posição em relação ao eixo.
A única chance de perder a posição em relação ao ponto motor superior é no caso de você precisar desmontar o motor,mas basta fazer uma referência para futura remontagem.
Para prender o imã sugiro um furo no diâmetro e profundidade do mesmo,e para fixar basta um pouco de CA,vai ficar no lugar eternamente!
Apenas preste atenção a orientação do imã antes de colar!!!

Para prender o sensor o jeito mais simples,eficiente e barato que já usei é usar uma abraçadeira.Veja a foto,é auto explicativo.
Para ajustar o ponto basta soltar a abraçadeira.

Abraços
Luiz

Enviada do meu iPad
Anexos
image.jpg
image.jpg (28.77 KiB) Exibido 8200 vezes
Rensanches
membro
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Nov 29, 2011 12:18 pm
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Rensanches »

Luiz,
Muito bom compartilhar da sua experiência, de início o que parecia problema com o cone morse, na realidade é uma facilidade para adaptar o imã, pois não haverá necessidade de achar o ponto correto de furação em termos de ângulo do ponto, basta somente ajustar na hora da montagem. A solução de fixar o sensor na abraçadeira, foi também o pulo do gato, para os próximos, não vou mais desmontar o motor, toda furação e rosca fica externa a carcaça do motor.
Sobre o funcionamento, teve algum problema com o carburador glow adaptado para gasolina? Há necessidade de pressurizar o tanque como no glow?
Com relação ao enchimento do rebaixo do flange para adaptar o imã, vou no caminho do Durepox mais um anel de alumínio com 1mm aprox. de espessura cobrindo a lateral do flange, acredito que dará certo.
Grato e valeram as dicas.
Quando terminar a adaptação posto fotos.
Rensanches
membro
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Nov 29, 2011 12:18 pm
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Rensanches »

Fotos progresso glow Evolution .61 para gasolina.
Flange fixação da Hélice foi preenchida com durepox, "lixado" ainda sem cura, com água em uma tábua, proporcionou acabamento rente ao aluminio, posteriormente foi inserido um anel de aluminio com 1 mm de expessura, flange esta que será furada para fixação do imã.
No bloco do motor, junto ao mancal da hélice, foi colocado um anel de aluminio com 1 mm de espessura, furado e aberta rosca para fixação do suporte do sensor.
Ainda falta ajustar o comprimento de um dos parafusos e instalar arroelas. Utilizado parafuso M4.
Próximo passo, instalar o imã na flange, não executado até verificar qual sentido Norte/Sul do mesmo. Não estou com a eletronica da ignição no momento.
Anexos
IMG_0425-FlangeMontada.jpg
IMG_0425-FlangeMontada.jpg (10.77 KiB) Exibido 8060 vezes
IMG_0436-SuporteSensorMontado.jpg
IMG_0436-SuporteSensorMontado.jpg (9.38 KiB) Exibido 8060 vezes
IMG_0422-FlangeComDurepox.jpg
IMG_0422-FlangeComDurepox.jpg (8.83 KiB) Exibido 8060 vezes
IMG_0426-PreparoFixSensorBloco.jpg
IMG_0426-PreparoFixSensorBloco.jpg (7.86 KiB) Exibido 8060 vezes
Renato Sanches
Rensanches
membro
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Nov 29, 2011 12:18 pm
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Rensanches »

Foto Flange e imã a ser instalado.
Anexos
IMG_0431-Flange-Imã.jpg
IMG_0431-Flange-Imã.jpg (25.08 KiB) Exibido 8059 vezes
Renato Sanches
Rensanches
membro
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Nov 29, 2011 12:18 pm
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Rensanches »

Depararei-me com um problema, como fixar o sapato 44 no pé 38, isso em relação ao cachimbo da vela do CDI, o cachimbo que vem no kit é muito maior que a vela 1/4 x 32, alem disso também o cabeçote do motor não tem diâmetro junto a vela para alojar esse cachimbo, como procurei no e-voo se alguns dos colegas tiveram essa experiencia e como resolveram, e não encontrei respostas, assim minhas considerações sobre o que acho que deve ser feito, da qual agradeço os colegas que já tenham resolvido esse problema as avaliem e/ou informem como resolveram.
Estou pensando em cortar parte do cachimbo e do silicone que o acompanha até que possa encaixar na vela 1/4" x 32 e além disso aterrar na carcaça do motor a cordoalha que está presa a este cachimbo.
Sei por experiencia em motores 2 tempos e 4 tempos que simplesmente ligando o fio central de alta na vela o problema é resolvido (+ aterramento da carcaça do motor), porém para aeromodelos o kit do CDI tem cabo desproporcional ao tamanho da vela, além de também poder interferir no sinal de rádio se não houver essa blindagem.

Srs. que fizeram essa modificação e estão voando, agradeço o caminho a ser tomado para solução dessa pendenga antes de partir para a a reinveção da roda.

A espera das dicas/experiencias.

Grato.
Responder