Quebra da alavanca do acelerador ASP 46 - cuidado!!

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Schafranski
membro
Mensagens: 35
Registrado em: Seg Dez 23, 2013 2:56 pm

Quebra da alavanca do acelerador ASP 46 - cuidado!!

Mensagem por Schafranski »

Olá amigos do E-Voo

Tive um problema interessante voando com meu Pastinha Artal neste último fim de semana. Após uns 5 minutos de voo, o motor assumiu aceleração máxima... e não desacelerou mais... tive então alguns minutos de voo bem apreensivos.. o pastinha passava "rasgando" sobre a pista, quase arrancando a deriva de tanto fluter. Durante o voo eu pensava o tempo todo no que teria acontecido: seria problema no servo? teria escapado a linkagem? O Pastinha Artal me surpreendeu mais uma vez, aguentou bem o tranco e pousou sem problemas depois que gastou todo o combustível.

Quando fui verificar o que tinha acontecido veio minha surpresa: aquele braço (alavanca) do acelerador simplesmente desapareceu... a alavanca quebrou em pleno voo.

[img:fbdafdf59a]https://lh4.googleusercontent.com/-nuzbYaSSChU/VBsE2zI2YEI/AAAAAAAACVg/XOCSu7UFm6s/w737-h553-no/20140112_1956260.JPG[/img:fbdafdf59a]

[img:fbdafdf59a]https://lh6.googleusercontent.com/-gHOR666y4H0/VBsE6yyAimI/AAAAAAAACVo/4w-VILaoYqY/w737-h553-no/20140112_1956320.JPG[/img:fbdafdf59a]

Fica aqui meu alerta para quem voa com ASP - verificar se a alavanca do acelerador está OK, pois este é um problema que pode causar um acidente.
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Mensagem por Paulinho »

Sempre tem que se fazer manutenção preventiva para diminuir estes acidentes, sempre checar e apertar se necessário o parafuso do braço de aceleração, uma das causas de quebra ou mais provável, soltar este braço, é, não checar o limite de comando do servo, isso acontece muito quando o servo fica forçando o braço de aceleração no final do curso do carburador, erros também na instalação da alavanca de comando quando não fica centralizada e provoca forças laterais neste braço.
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

[quote:cea34839c5="Paulinho"]Sempre tem que se fazer manutenção preventiva para diminuir estes acidentes, sempre checar e apertar se necessário o parafuso do braço de aceleração, uma das causas de quebra ou mais provável, soltar este braço, é, não checar o limite de comando do servo, isso acontece muito quando o servo fica forçando o braço de aceleração no final do curso do carburador, erros também na instalação da alavanca de comando quando não fica centralizada e provoca forças laterais neste braço.[/quote:cea34839c5]

Exato!!!
Não basta ligar o pushrod do servo no acelerador, tem que regular corretamente e verificar sempre antes de cada voo, faz parte do check list.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Mensagem por rafael_reali »

Também fico com a opinião de que o servo estava forçando o carburador. Tem que tomar cuidado com o end point, seja ajuste mecânico ou no rádio..
thiagopdn
membro
Mensagens: 47
Registrado em: Qua Set 05, 2012 3:19 pm
Localização: Goiania

Mensagem por thiagopdn »

Sempre 1 dia antes de voar faço check-up em todo aeromodelo, parafusos, alavancas, servos, eletronica etc.... verifique sempre amigo, fica a Dica!
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

[quote:e522fff697="thiagopdn"]Sempre 1 dia antes de voar faço check-up em todo aeromodelo, parafusos, alavancas, servos, eletronica etc.... verifique sempre amigo, fica a Dica![/quote:e522fff697]

O correto é fazer antes de cada voo, pois sempre durante um voo algum parafuso pode começar a soltar e se não checarmos tudo antes, esse mesmo parafuso pode terminar de soltar e por o aeromodelo no chão.
Já derrubei aeromodelo só por não retirar a asa e verificar tudo dentro antes de decolar novamente, a bateria tinha saído do velcro e foi para trás e não teve jeito de controlar o aeromodelo lá em cima, resultado, tive que deixar cair pois ele não controlava direito devido ao extremo peso de cauda.
Sempre antes de cada voo se deve fazer o check list e não esperar o aeromodelo se estabacar no chão para começar a fazer isso.
Thiago, não estou dizendo isso diretamente a você, só estou usando suas palavras para servirem de exemplo aos demais e suas palavras ajudaram muito nisso.
Se eu não especifico tudo o que falo, muita gente toma por ofensa ou agressão verbal e começa uma discussão.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Responder