Motor JBA 39 - Fiz de tudo e NÃO PEGA!!!!!!!

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
je_original
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Qui Jan 22, 2009 9:26 am
Localização: Rio Claro, SP

Motor JBA 39 - Fiz de tudo e NÃO PEGA!!!!!!!

Mensagem por je_original »

Boa noite pilotos!!! Tenho um motor JBA 39 que comprei ha mais de 3 anos e nunca consegui fazer esse demonio funcionar!!!! Vou explcar tudo que fiz até hoje e nada:

1 - regulei a agulha de alta;
2 - regulei a agulha de baixa;
3 - troquei a vela de a8 para a3;
4 - limpei o carburador;
5- verifiquei a camisa;
6 - troquei o tanque e mangueiras;

Fiz de tudo e me sempre ele pega por 1 segundo e para como se faltasse combustivel!!!!

Alguem pode me ajudar se não vou enterrar esse motor kkk!!!!!!!! Agradeço a todos
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

veja se não tem algum corpo estranho na base da agulha, que pode impedir a pasagem de combustível...
se tem combustível e tem faísca(nistarter) não tem porque ao funcionar.
ABRAÇOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
je_original
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Qui Jan 22, 2009 9:26 am
Localização: Rio Claro, SP

Mensagem por je_original »

Valeu pela dica meu amigo, mas esta limpo ja dei uma olha. o combustivel entra quando fecho com o dedo o carburador o combustivel vem mas se ele pega ele morre! realmente parece que falta combustivel. HJ eu desmontei o carburador e tirei a agulha. mas de qualuqer formar posso ver novamente! valeu
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz »

je

faz um filmezinho de tu tentando ligar, vendo fica mais facil de te dizer algo pontual e não ficar chy[utando.

Primeiro filma o motor e detalhes, depois o procedimento de tu fazendo ele pegar. Daí fica mais fácil interpretar qualquer problema.

Inclusive filma o procedimento de quantas voltas tu abre na agulha de alta e baixa
je_original
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Qui Jan 22, 2009 9:26 am
Localização: Rio Claro, SP

Mensagem por je_original »

Ta certo amigo, amanha vou fazer um filminho com os detalhes!!!! obrigadao
Avatar do usuário
Thalles Santiago
membro
Mensagens: 186
Registrado em: Qua Jun 04, 2014 1:29 pm
Localização: Salvador-BA

Mensagem por Thalles Santiago »

Um amigo teve o mesmo problema em um .INC 46. Motor ligava porém não segurava, claro sintoma de falta. Ao forçar a pressurização soprando a mangueira de pressurização, o motor permanecia ligado.
Causa do problema? Oring de vedação da agulha de alta ressecado, permitia passagem de ar, o que deixava a mistura muito pobre, dando falta e apagando o motor.
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui..."
Avatar do usuário
carlitovargas
membro
Mensagens: 398
Registrado em: Dom Dez 25, 2011 4:23 pm
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem por carlitovargas »

a dica do Douglas é boa. Eu tive um JBA 56 já surrado, veio num calmato. O meu apagava depois de 5 minutos de voo. Um dos problemas que notei foi na junta do escapamento, não conseguia vedar, fiz varias juntas de varios materiais e nenhuma delas resolveu, dai coloquei silicone vermelho e resolveu. Porém notei que a válvula de pressurização também tinha problema e acabei substituindo. Substituí rolamentos, o oring que veda o carburador. Só não troquei a camisa biela e pistão porque não achei em lugar nenhum.
No fim das contas pra não estragar mais o Calmato (vários pousos forçados), comprei um OS novo.
Avatar do usuário
bananabg
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Ago 17, 2011 9:32 am
Localização: Rio Verde,GO

Mensagem por bananabg »

[quote:2306a41fb8="carlitovargas"]...No fim das contas pra não estragar mais o Calmato (vários pousos forçados), comprei um OS novo.[/quote:2306a41fb8]

Ou seja, rsrsrsrsrsrsrs... Cerveeeeeeeeeeeja...

Tenho um Evolution com EXATAMENTE o mesmo problema... \o/
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
Rensanches
membro
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Nov 29, 2011 12:18 pm
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Rensanches »

Verifique se não há entupimento na agulha, pressurizando com a boca um tubo de silicone na entrada de combustível (agulha), verifique tanto em alta como em baixa.
Para sanar possível problema de entrada de ar falso na agulha, se a condição mecânica permitir, instalar um pedaço pequeno de mangueira de silicone externamente na agulha, rosqueia a agulha que o tubo de silicone ficará externo a rosca, cobrindo parte da agulha e a rosca no carburador.
santosleme
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Dom Ago 17, 2014 12:13 pm
Localização: Ângulo, PR - 59

Mensagem por santosleme »

O combustível tá ok (não está contaminado)?
Responder