Evolution 15cc

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
saulopedro
membro
Mensagens: 16
Registrado em: Dom Mai 27, 2012 10:27 pm
Localização: Mateus Leme - Minas Gerais

Evolution 15cc

Mensagem por saulopedro »

Amigos,

Acabei de pegar um evolution 15cc gasolina tenho algumas duvidas vcs podem em ajudar?

Posso usar gasolina comum de posto lavada? Ou ate mesmo sem ser lavada?
A ignição diz ate 8 volts posso usar 2s sem ubec?
Qual óleo misturo? Vcs sabem as especificacoes?
A quantidade no manual diz 53ml por litro e isso mesmo?


Vou colocar em um curare 90

Se puderem me ajudar?
Saulo Pedro
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Mensagem por rafael_reali »

Motores a gasolina não são a minha praia (ainda..) mas vamos lá:
Se o manual diz até 8 volts, coloque até 8 volts;
Se o manual diz 53ml por litro confie nele, ele não mentiria pra você;
Sobre o óleo o que leio por ai é óleo sthil ou Motul 800.

Agora a dúvida é esse aero ai. Ele não é do tipo veloz? Em geral motores a gasolina tem giro baixo.

Abraços.
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

[quote:1e86c98d1b="rafael_reali"]Agora a dúvida é esse aero ai. Ele não é do tipo veloz? Em geral motores a gasolina tem giro baixo.

Abraços.[/quote:1e86c98d1b]
curare é um F3A antigo do hanno prettner da decada de 70, com estabilizador anedro. voa muito bem, para manobras
o restante das dicas são válidas. na dúvida SEMPRE siga o manual,e não a torcida....
ABRAÇOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
Eleosippo Santos Neto
membro
Mensagens: 106
Registrado em: Sex Jul 11, 2014 1:41 pm
Localização: Vitória, ES
Contato:

Mensagem por Eleosippo Santos Neto »

Bom dia.
Também comprei um evolution 15GX. Estou esperando chegar. vou colocar num Calmato alpha 60 sports.
Pode usar tranquilo 2s na ignição. O manual deixa isso bem claro.
Quanto ao óleo, 1/20 no amaciamento e depois 1/32. Também ta bem claro no manual.
Outras dúvidas provavelmente também terei quando chegar o meu, tendo em vista que é meu primeiro motor a combustão. Agente vai se ajudando. Aproveite e poste sua montagem.
Abraço
Mucio Viana Jr
membro
Mensagens: 588
Registrado em: Qui Ago 06, 2009 10:20 am
Localização: São José dos Campos, SP

Mensagem por Mucio Viana Jr »

Prezado,

A questão da gasolina é uma longa discussão e temos colegas com várias experiência aqui.
Nossa gasolina comum tem 87 octanas (considerando 25% de alcool). Remover o álcool vai reduzir o número de octanas, reduzindo o desempenho do motor e aumentando o risco do fenomêno de detonação (explosão antes da ignição da vela).
Se vc quer comprar gasolina de posto e remover o alcool, faça isto pelo menos sando a Podium, que tem 95 octanas.
Ser remover o alcool, é correr enorme risco pois nosso alcool é hidratado (o que aumenta a chance de corrosão) e detona as partes de borracha do carburados.
Meus dois anos de motor a gasolina tem sido a base de gasolina de aviação. Atualmente está com 100 octanas e não tem nenhum alcool.
Nunca tive problemas.

[]
Avatar do usuário
Thalles Santiago
membro
Mensagens: 186
Registrado em: Qua Jun 04, 2014 1:29 pm
Localização: Salvador-BA

Mensagem por Thalles Santiago »

[quote:2dc80f3f77="rafael_reali"]Motores a gasolina não são a minha praia (ainda..) mas vamos lá:
Se o manual diz até 8 volts, coloque até 8 volts;
Se o manual diz 53ml por litro confie nele, ele não mentiria pra você;
Sobre o óleo o que leio por ai é óleo sthil ou Motul 800.

Agora a dúvida é esse aero ai. Ele não é do tipo veloz? Em geral motores a gasolina tem giro baixo.

Abraços.[/quote:2dc80f3f77]

Apesar do menor giro alcançado pelos gases, é suficiente para levar os aeros a ótimas velocidades. Veja como fica o revolver 70 com um DLE 20 + APC 14x10 ou um MXS-R com um DLE 30 e Xoar 18x10, ambos uma bala!

Motor gasolina tem muito torque, pode girar hélices grandes e com maior passo.

Motor glow apesar do alto giro, trabalha com hélices menores, que as vezes acabam não trazendo uma relação passo empuxo coerente, por ex, vc tem bastante passo e um motor com alto giro, o que teoricamente irá fornecer altas velocidades, porém o motor não consegue girar uma hélice com tamanho suficiente para dar o empuxo necessário para vencer o arrastado do aero na velocidade X.
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui..."
saulopedro
membro
Mensagens: 16
Registrado em: Dom Mai 27, 2012 10:27 pm
Localização: Mateus Leme - Minas Gerais

Mensagem por saulopedro »

Amigos problema vejam se pode me ajudar, hj fui pegar o motor para teste e descobri um problema, peguei esse motor usado de um rapaz, só que agora fui ver veio uma ignição dle, posso usar essa ignição nesse motor? Veio sem cachimbo eu consigo colocar outro sem problemas, e necessário aterrar a ignição no motor?
Avatar do usuário
Luiz Roberio
membro
Mensagens: 207
Registrado em: Dom Ago 16, 2009 10:10 am
Localização: Vitória da Conquista - Bahia

Mensagem por Luiz Roberio »

[quote:14f0e3c635="saulopedro"]Amigos problema vejam se pode me ajudar, hj fui pegar o motor para teste e descobri um problema, peguei esse motor usado de um rapaz, só que agora fui ver veio uma ignição dle, posso usar essa ignição nesse motor? Veio sem cachimbo eu consigo colocar outro sem problemas, e necessário aterrar a ignição no motor?[/quote:14f0e3c635]

Não, não serve.
http://www.horizonhobby.com/product/airplanes/airplane-engines-15042--1/airplane-engines-15042--1/ignition-unit%3A-10gx--15gx--20gx-evog10300

Mais sobre o Evolution 15cc aqui.
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1850955
esantos4
membro
Mensagens: 97
Registrado em: Qua Out 06, 2010 7:53 pm
Localização: Boituva, SP

Mensagem por esantos4 »

Amigo, sei que já tem uns dias q vc postou, e acho que posso te ajudar em algumas das perguntas..

1. Apesar de muitas criticas de muitos modelistas, eu uso o AVIGAS, tem 1 probleminha que eh a alta octanagem, mas em compensação vc não se preocupa com a quantidade de produtos que não sao gasolina, se for usar outra gasolina que não AVIGAS, use a comum de posto mesmo, sem lavar nem nda.. funciona tambem, soh q o motor fica mais "XOXO".

2 - Fique atendo, mas o 15cc vem com a ignição de 2S LIFE e não LIPO, ou seja, ele suporta ateh 8v, mas a LIPO carregada vai dar 8,4v, eu testei por engano também e não queimou, mas não vale arriscar, afinal ela custa R$ 350,00 no Brasil (quando vc acha pra comprar)

3 - Misture 50ml de oleo (Motul 800, Sthil pra motoserra, ou ateh mesmo 2 tempos para moto)... tudo da certo... mas eh claro q o motul e sthil apropriados não carbonizam, e ateh melhoram o rendimento, mas eu ja usei em testes até o ipiranga 2t..rsrsrs

Tipo, eu gosto de fazer umas experiencias malucas, e não te aconselho, porque eu jah estraguei peças e ateh apagou motor em voo...

Dica: Peste atenção no tanque de combustivel quando colocar este motor de invertido (cabeça pra baixo) o carburador fica muito baixo, e vc vai precisar baixar o tanque também, senão, num tem que regule ele...rsrsrs fica afogadao.... soh descobri isto quando fiz o teste de colocar o nariz do aviao pra cima. (tipo glow).. dai notei isto...


Obs.: Mencionaram acima o giro do motor... gira muito rapido.. mais do que os gasolinas normais... soh nao chega ao giro do glow, mas eh parecido.

espero ter ajudado..


e mais 1 coisa... PARABÉNS pelo motor... da um c***** em qualquer outro 15cc que eu jah vi..
esantos4
membro
Mensagens: 97
Registrado em: Qua Out 06, 2010 7:53 pm
Localização: Boituva, SP

Mensagem por esantos4 »

soh esqueci de mencionar 1 coisa.... se seu F3A eh pra glow 90.. este 15 vai ficar fraco!!! ele diz ser equivalente ao 90, mas nao eh!!! eh um pouco menos!
Responder