Flaps com cabo Y não esta dando certo..

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Flaps com cabo Y não esta dando certo..

Mensagem por Raketrinike »

Pessoal estou na parte final da montagem de um P51 Blue Nose com motor 20cc..

porem agora me deparei com um problema.. os flaps não abaixa junto e sim ao contrario.. já tentei mudar a linkagem de um deles mais fica muito ruim.. já que o avião foi projetado pra usar canais independentes no rx..

alguém pode dar uma luz de como fazer funcionar? usando o cabo Y convencional? já que o reverso eu não tenho de momento.. e quero estrear o avião ainda hoje..

abç.
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Amigo, basta passar o horn de um dos servos para o outro lado, exemplo: Se o horn está apontando para as 03:00H, vire-o para as 09:00H, e aí você corrige a linkagem utilizando um arame mais longo e fazendo um "Z" nele para dar o alinhamento.

Simples assim...

Abraços.
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Mensagem por Raketrinike »

[quote:2dc2ec0736="Hidden"]Amigo, basta passar o horn de um dos servos para o outro lado, exemplo: Se o horn está apontando para as 03:00H, vire-o para as 09:00H, e aí você corrige a linkagem utilizando um arame mais longo e fazendo um "Z" nele para dar o alinhamento.

Simples assim...

Abraços.[/quote:2dc2ec0736]

não da amigo.. pois este servo fica dentro da asa, e não tem como.. vou tirar foto pra vocês entender melhor..
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Mensagem por Raketrinike »

olha ai como é...

já virei o servo ao contrario na mesa de servo, só que ai a linkagem não da certo..
Anexos
servo
servo
IMG145.jpg (35.62 KiB) Exibido 7937 vezes
IMG144.jpg
IMG144.jpg (37.9 KiB) Exibido 7937 vezes
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Servos para flaps não podem ficar espelhados, somente servos para ailerons é que ficam espelhados.
Servos para flaps tem que ficar ambos para o mesmo lado.
Não entendeu?
Vamos supor que são os servos para os ailerons e coloque eles com os braços virados para as pontas das asas, isso é espelhado.
Agora os servos para flaps, um lado tem que ficar voltado para a ponta das asas e o outro voltado para a fuselagem.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Mensagem por Raketrinike »

[quote:9080e6a1d9="LaercioLMB"]Servos para flaps não podem ficar espelhados, somente servos para ailerons é que ficam espelhados.
Servos para flaps tem que ficar ambos para o mesmo lado.
Não entendeu?
Vamos supor que são os servos para os ailerons e coloque eles com os braços virados para as pontas das asas, isso é espelhado.
Agora os servos para flaps, um lado tem que ficar voltado para a ponta das asas e o outro voltado para a fuselagem.[/quote:9080e6a1d9]

então Laercio.. eu fiz deste jeito que vc disse.. mais a linkagem original do modelo é pro servo ficar espelhado.. se eu fizer ao contrario disso pra usar cabo Y terei que fazer um outro buraco uns 3 cm da onde é o buraco original e mudar o horn também do comando do flap.. olha a segunda imagem que vc vai entender...
Avatar do usuário
Fernando Manfio
membro
Mensagens: 349
Registrado em: Sex Nov 27, 2009 2:05 pm
Localização: Assis - SP

Mensagem por Fernando Manfio »

Você pode usar um reversor de servo.
Uso um desse no meu RV-8: http://www.hobbyking.com/hobbyking%2520/store/__49846__Turnigy_Servo_Signal_Reverser_Long_.html
RV-8 5S - Piper J-3 5S - Shoestring 5S - DeNight Special 5S - Christen Eagle 6S - P-51 6S
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

O que pode ser feito é inverter o servo, basta abrir o servo, localizar o potenciômetro que tem nele e inverter os dois fios das pontas, são 3 fios, o do centro permanece onde está, só troca de lugar os das pontas e o servo inverte o funcionamento, podendo ser usado espelhado para os flaps.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Mensagem por Raketrinike »

[quote:d830cb799e="LaercioLMB"]O que pode ser feito é inverter o servo, basta abrir o servo, localizar o potenciômetro que tem nele e inverter os dois fios das pontas, são 3 fios, o do centro permanece onde está, só troca de lugar os das pontas e o servo inverte o funcionamento, podendo ser usado espelhado para os flaps.[/quote:d830cb799e]

hmm seria a melhor opção esta, vc teria algum esqueminha pra me passar porque não manjo em nada de eletrônica..
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

[quote:0833377b18="Raketrinike"][quote:0833377b18="Hidden"]Amigo, basta passar o horn de um dos servos para o outro lado, exemplo: Se o horn está apontando para as 03:00H, vire-o para as 09:00H, e aí você corrige a linkagem utilizando um arame mais longo e fazendo um "Z" nele para dar o alinhamento.

Simples assim...

Abraços.[/quote:0833377b18]

não da amigo.. pois este servo fica dentro da asa, e não tem como.. vou tirar foto pra vocês entender melhor..[/quote:0833377b18]


Bem, com a linkagem interna realmente fica bem mais difícil de trabalhar, mas com alicates de bico fino e paciência é possível sim, como estou com tempo fiz até um desenho para exemplificar:



Vamos imaginar que o desenho abaixo represente a situação atual, desta forma você precisa inverter a rotação de um dos servos, ou utilizar canais independentes como você já sabe, para fazer os flaps operarem na mesma direção.

Inverter um dos servos como o Laércio já sugeriu realmente é uma opção relativamente simples para quem tem intimidade com a coisa, agora para quem nunca desmontou um servo, ou não não sabe fazer um pequeno ponto de solda, pode ser uma tarefa bem complicada...

[URL=http://s3.photobucket.com/user/Hiddendeep/media/Opccedilatildeo_1_zps461d17ec.png.html][img:0833377b18]http://i3.photobucket.com/albums/y86/Hiddendeep/Opccedilatildeo_1_zps461d17ec.png[/img:0833377b18][/URL]



Agora fazendo a alteração mecanicamente, você teria que dobrar a ponta da linkagem existente, e utilizando um conector elétrico por exemplo, pode encaixar a extensão necessária para passar a linkagem para o outro lado.

Mas também não é tão fácil quanto parece, além do fato do espaço para trabalhar ser reduzido (linkagem interna) o arame de aço da linkagem original pode ser de aço mais endurecido e pode quebrar se tentar dobrar a frio, também se a extensão não ficar rígida o suficiente pode ser que um dos flaps fique molenga ou se mova menos que o outro, e por aí vai...

[URL=http://s3.photobucket.com/user/Hiddendeep/media/Opccedilatildeo_2_zps739179fb.png.html][img:0833377b18]http://i3.photobucket.com/albums/y86/Hiddendeep/Opccedilatildeo_2_zps739179fb.png[/img:0833377b18][/URL]



Em resumo: Fácil mesmo seria ter o sistema de rádio com o canal disponível para operar os servos independentemente, mas como você não tem vai ter que optar por uma das opções acima.

Abraços e boa sorte.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Responder