Flaps com cabo Y não esta dando certo..
- Raketrinike
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Flaps com cabo Y não esta dando certo..
Pessoal estou na parte final da montagem de um P51 Blue Nose com motor 20cc..
porem agora me deparei com um problema.. os flaps não abaixa junto e sim ao contrario.. já tentei mudar a linkagem de um deles mais fica muito ruim.. já que o avião foi projetado pra usar canais independentes no rx..
alguém pode dar uma luz de como fazer funcionar? usando o cabo Y convencional? já que o reverso eu não tenho de momento.. e quero estrear o avião ainda hoje..
abç.
porem agora me deparei com um problema.. os flaps não abaixa junto e sim ao contrario.. já tentei mudar a linkagem de um deles mais fica muito ruim.. já que o avião foi projetado pra usar canais independentes no rx..
alguém pode dar uma luz de como fazer funcionar? usando o cabo Y convencional? já que o reverso eu não tenho de momento.. e quero estrear o avião ainda hoje..
abç.
- Raketrinike
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[quote:2dc2ec0736="Hidden"]Amigo, basta passar o horn de um dos servos para o outro lado, exemplo: Se o horn está apontando para as 03:00H, vire-o para as 09:00H, e aí você corrige a linkagem utilizando um arame mais longo e fazendo um "Z" nele para dar o alinhamento.
Simples assim...
Abraços.[/quote:2dc2ec0736]
não da amigo.. pois este servo fica dentro da asa, e não tem como.. vou tirar foto pra vocês entender melhor..
Simples assim...
Abraços.[/quote:2dc2ec0736]
não da amigo.. pois este servo fica dentro da asa, e não tem como.. vou tirar foto pra vocês entender melhor..
- Raketrinike
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- LaercioLMB
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Servos para flaps não podem ficar espelhados, somente servos para ailerons é que ficam espelhados.
Servos para flaps tem que ficar ambos para o mesmo lado.
Não entendeu?
Vamos supor que são os servos para os ailerons e coloque eles com os braços virados para as pontas das asas, isso é espelhado.
Agora os servos para flaps, um lado tem que ficar voltado para a ponta das asas e o outro voltado para a fuselagem.
Servos para flaps tem que ficar ambos para o mesmo lado.
Não entendeu?
Vamos supor que são os servos para os ailerons e coloque eles com os braços virados para as pontas das asas, isso é espelhado.
Agora os servos para flaps, um lado tem que ficar voltado para a ponta das asas e o outro voltado para a fuselagem.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
- Raketrinike
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[quote:9080e6a1d9="LaercioLMB"]Servos para flaps não podem ficar espelhados, somente servos para ailerons é que ficam espelhados.
Servos para flaps tem que ficar ambos para o mesmo lado.
Não entendeu?
Vamos supor que são os servos para os ailerons e coloque eles com os braços virados para as pontas das asas, isso é espelhado.
Agora os servos para flaps, um lado tem que ficar voltado para a ponta das asas e o outro voltado para a fuselagem.[/quote:9080e6a1d9]
então Laercio.. eu fiz deste jeito que vc disse.. mais a linkagem original do modelo é pro servo ficar espelhado.. se eu fizer ao contrario disso pra usar cabo Y terei que fazer um outro buraco uns 3 cm da onde é o buraco original e mudar o horn também do comando do flap.. olha a segunda imagem que vc vai entender...
Servos para flaps tem que ficar ambos para o mesmo lado.
Não entendeu?
Vamos supor que são os servos para os ailerons e coloque eles com os braços virados para as pontas das asas, isso é espelhado.
Agora os servos para flaps, um lado tem que ficar voltado para a ponta das asas e o outro voltado para a fuselagem.[/quote:9080e6a1d9]
então Laercio.. eu fiz deste jeito que vc disse.. mais a linkagem original do modelo é pro servo ficar espelhado.. se eu fizer ao contrario disso pra usar cabo Y terei que fazer um outro buraco uns 3 cm da onde é o buraco original e mudar o horn também do comando do flap.. olha a segunda imagem que vc vai entender...
- Fernando Manfio
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- LaercioLMB
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O que pode ser feito é inverter o servo, basta abrir o servo, localizar o potenciômetro que tem nele e inverter os dois fios das pontas, são 3 fios, o do centro permanece onde está, só troca de lugar os das pontas e o servo inverte o funcionamento, podendo ser usado espelhado para os flaps.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
- Raketrinike
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[quote:d830cb799e="LaercioLMB"]O que pode ser feito é inverter o servo, basta abrir o servo, localizar o potenciômetro que tem nele e inverter os dois fios das pontas, são 3 fios, o do centro permanece onde está, só troca de lugar os das pontas e o servo inverte o funcionamento, podendo ser usado espelhado para os flaps.[/quote:d830cb799e]
hmm seria a melhor opção esta, vc teria algum esqueminha pra me passar porque não manjo em nada de eletrônica..
hmm seria a melhor opção esta, vc teria algum esqueminha pra me passar porque não manjo em nada de eletrônica..
[quote:0833377b18="Raketrinike"][quote:0833377b18="Hidden"]Amigo, basta passar o horn de um dos servos para o outro lado, exemplo: Se o horn está apontando para as 03:00H, vire-o para as 09:00H, e aí você corrige a linkagem utilizando um arame mais longo e fazendo um "Z" nele para dar o alinhamento.
Simples assim...
Abraços.[/quote:0833377b18]
não da amigo.. pois este servo fica dentro da asa, e não tem como.. vou tirar foto pra vocês entender melhor..[/quote:0833377b18]
Bem, com a linkagem interna realmente fica bem mais difícil de trabalhar, mas com alicates de bico fino e paciência é possível sim, como estou com tempo fiz até um desenho para exemplificar:
Vamos imaginar que o desenho abaixo represente a situação atual, desta forma você precisa inverter a rotação de um dos servos, ou utilizar canais independentes como você já sabe, para fazer os flaps operarem na mesma direção.
Inverter um dos servos como o Laércio já sugeriu realmente é uma opção relativamente simples para quem tem intimidade com a coisa, agora para quem nunca desmontou um servo, ou não não sabe fazer um pequeno ponto de solda, pode ser uma tarefa bem complicada...
[URL=http://s3.photobucket.com/user/Hiddendeep/media/Opccedilatildeo_1_zps461d17ec.png.html][img:0833377b18]http://i3.photobucket.com/albums/y86/Hiddendeep/Opccedilatildeo_1_zps461d17ec.png[/img:0833377b18][/URL]
Agora fazendo a alteração mecanicamente, você teria que dobrar a ponta da linkagem existente, e utilizando um conector elétrico por exemplo, pode encaixar a extensão necessária para passar a linkagem para o outro lado.
Mas também não é tão fácil quanto parece, além do fato do espaço para trabalhar ser reduzido (linkagem interna) o arame de aço da linkagem original pode ser de aço mais endurecido e pode quebrar se tentar dobrar a frio, também se a extensão não ficar rígida o suficiente pode ser que um dos flaps fique molenga ou se mova menos que o outro, e por aí vai...
[URL=http://s3.photobucket.com/user/Hiddendeep/media/Opccedilatildeo_2_zps739179fb.png.html][img:0833377b18]http://i3.photobucket.com/albums/y86/Hiddendeep/Opccedilatildeo_2_zps739179fb.png[/img:0833377b18][/URL]
Em resumo: Fácil mesmo seria ter o sistema de rádio com o canal disponível para operar os servos independentemente, mas como você não tem vai ter que optar por uma das opções acima.
Abraços e boa sorte.
Simples assim...
Abraços.[/quote:0833377b18]
não da amigo.. pois este servo fica dentro da asa, e não tem como.. vou tirar foto pra vocês entender melhor..[/quote:0833377b18]
Bem, com a linkagem interna realmente fica bem mais difícil de trabalhar, mas com alicates de bico fino e paciência é possível sim, como estou com tempo fiz até um desenho para exemplificar:
Vamos imaginar que o desenho abaixo represente a situação atual, desta forma você precisa inverter a rotação de um dos servos, ou utilizar canais independentes como você já sabe, para fazer os flaps operarem na mesma direção.
Inverter um dos servos como o Laércio já sugeriu realmente é uma opção relativamente simples para quem tem intimidade com a coisa, agora para quem nunca desmontou um servo, ou não não sabe fazer um pequeno ponto de solda, pode ser uma tarefa bem complicada...
[URL=http://s3.photobucket.com/user/Hiddendeep/media/Opccedilatildeo_1_zps461d17ec.png.html][img:0833377b18]http://i3.photobucket.com/albums/y86/Hiddendeep/Opccedilatildeo_1_zps461d17ec.png[/img:0833377b18][/URL]
Agora fazendo a alteração mecanicamente, você teria que dobrar a ponta da linkagem existente, e utilizando um conector elétrico por exemplo, pode encaixar a extensão necessária para passar a linkagem para o outro lado.
Mas também não é tão fácil quanto parece, além do fato do espaço para trabalhar ser reduzido (linkagem interna) o arame de aço da linkagem original pode ser de aço mais endurecido e pode quebrar se tentar dobrar a frio, também se a extensão não ficar rígida o suficiente pode ser que um dos flaps fique molenga ou se mova menos que o outro, e por aí vai...
[URL=http://s3.photobucket.com/user/Hiddendeep/media/Opccedilatildeo_2_zps739179fb.png.html][img:0833377b18]http://i3.photobucket.com/albums/y86/Hiddendeep/Opccedilatildeo_2_zps739179fb.png[/img:0833377b18][/URL]
Em resumo: Fácil mesmo seria ter o sistema de rádio com o canal disponível para operar os servos independentemente, mas como você não tem vai ter que optar por uma das opções acima.
Abraços e boa sorte.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...