Como regular as agulhas de alta e baixa ASP .52

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
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Gilberto
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Como regular as agulhas de alta e baixa ASP .52

Mensagem por Gilberto »

(Otimizando os AJUSTES DA MISTURA.)

Agora que seu motor está amaciado, você pode ajustar as agulhas de alta e baixa velocidade para otimizar o desempenho.
AVISO Tenha cuidado para não empobrecer a mistura do motor demasiadamente. Lembre que os lubrificantes para o motor são suspensos no combustível. Se você empobrecer muito a mistura de combustível você também estará diminuindo a quantidade de lubrificante que entra em seu motor. Menos lubrificante significa mais chance de seu motor ter superaquecimento e possível falha do motor.

Ajustar a válvula de agulha de alta velocidade.

1) Ligar o motor e retirar a alimentação da vela de incandescência (glow plug). Permitir o motor aquecer por cerca de 1 minuto.
2) Após o motor aquecido, empobrecer lentamente a mistura de alta velocidade até que o motor atinja rpm pico. Depois de atingir o pico de rpm, enriqueça a mistura um pouco até que uma queda perceptível na rpm seja ouvido. Se você estiver usando uma tacômetro esta deve ser uma queda entre 200 a 300 rpm.
3) Com o motor funcionando a plena potência, levante cuidadosamente o nariz do avião cerca de 45º para cima. A mistura não deve tornar-se demasiado pobre, mas você deve ouvir um ligeiro aumento na rpm. Se o motor perde rpm quando você segurar o nariz para cima, a mistura está muito pobre. Se este for o caso, enriqueça ligeiramente a mistura e proceda o teste mais uma vez.

IMPORTANTE: A Rpm vai aumentar cerca de 10% - 30% no ar. Isto é devido ao movimento para a frente da aeronave, uma vez que está voando. Devido a isto, mais ar é inserindo no carburador, o que faz com que a mistura empobreça. Além disso, como o nível de combustível no tanque de combustível vai para baixo, o fornecimento de combustível para o motor torna-se mais difícil, especialmente durante acrobacias, assim fazendo com que a mistura fique pobre. É imperativo que você definir a mistura mais rica enquanto no chão para compensar as tendências de empobrecimento que acontecem no ar. Observe sempre o escape durante o voo. o motor deve deixar um rastro de fumaça branca visível em todos os momentos. Se não há trilha de fumaça saindo, o motor está funcionando muito pobre. Você deve pousar imediatamente e redefinir a mistura.

Ajustar a agulha válvula de baixa velocidade.

1) Ligue o motor e empobreça a válvula de agulha de alta velocidade de acordo com a etapas anteriores. Feche o acelerador até que o funcionamento mais lento e estável seja atingido.
Deixe o motor em marcha lenta durante cerca de 30 segundos.
2) avançar rapidamente o acelerador para o máximo. Se o motor para de funcionar apenas assim que o acelerador é avançado, a mistura de marcha lenta está muito pobre. Com o motor parado, enriqueça a mistura cerca de 1/8 de volta.
3) Repita os passos # 1 e # 2 até que o motor faça a transição de marcha lenta até máxima rpm respondendo sem problemas. Pequena hesitação na transição é normal.
4) Se você avançar rapidamente o acelerador de marcha lenta até a máxima rpm e a mistura do motor parece ser muito rica durante a transição (ou seja, muita fumaça saindo do escapamento), a mistura está muito rica. Com o motor parado, empobreça 1/8 de volta.
5) Repita os passos # 1 e # 4 até que o motor faça a transição de marcha lenta até a máxima rpm sem problemas. Pequena hesitação na transição é normal.
Avião tem cauda e não calda; Avião tem nariz e não bico; Avião plana e não plaina; É fuselagem e não fuseca.
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Gilberto
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Re: Como regular as agulhas de alta e baixa ASP .52

Mensagem por Gilberto »

Tenho visto muita gente que não sabe regular os seus motores na pista.
Para dar oportunidade de mais gente aprender, dou um UP nesta postagem.
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ba.mauricio
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Re: Como regular as agulhas de alta e baixa ASP .52

Mensagem por ba.mauricio »

Excelente mestre Gilberto!
Vamos Voar :D
Gui199
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Re: Como regular as agulhas de alta e baixa ASP .52

Mensagem por Gui199 »

Gilberto escreveu:(Otimizando os AJUSTES DA MISTURA.)

Agora que seu motor está amaciado, você pode ajustar as agulhas de alta e baixa velocidade para otimizar o desempenho.
AVISO Tenha cuidado para não empobrecer a mistura do motor demasiadamente. Lembre que os lubrificantes para o motor são suspensos no combustível. Se você empobrecer muito a mistura de combustível você também estará diminuindo a quantidade de lubrificante que entra em seu motor. Menos lubrificante significa mais chance de seu motor ter superaquecimento e possível falha do motor.

Ajustar a válvula de agulha de alta velocidade.

1) Ligar o motor e retirar a alimentação da vela de incandescência (glow plug). Permitir o motor aquecer por cerca de 1 minuto.
2) Após o motor aquecido, empobrecer lentamente a mistura de alta velocidade até que o motor atinja rpm pico. Depois de atingir o pico de rpm, enriqueça a mistura um pouco até que uma queda perceptível na rpm seja ouvido. Se você estiver usando uma tacômetro esta deve ser uma queda entre 200 a 300 rpm.
3) Com o motor funcionando a plena potência, levante cuidadosamente o nariz do avião cerca de 45º para cima. A mistura não deve tornar-se demasiado pobre, mas você deve ouvir um ligeiro aumento na rpm. Se o motor perde rpm quando você segurar o nariz para cima, a mistura está muito pobre. Se este for o caso, enriqueça ligeiramente a mistura e proceda o teste mais uma vez.

IMPORTANTE: A Rpm vai aumentar cerca de 10% - 30% no ar. Isto é devido ao movimento para a frente da aeronave, uma vez que está voando. Devido a isto, mais ar é inserindo no carburador, o que faz com que a mistura empobreça. Além disso, como o nível de combustível no tanque de combustível vai para baixo, o fornecimento de combustível para o motor torna-se mais difícil, especialmente durante acrobacias, assim fazendo com que a mistura fique pobre. É imperativo que você definir a mistura mais rica enquanto no chão para compensar as tendências de empobrecimento que acontecem no ar. Observe sempre o escape durante o voo. o motor deve deixar um rastro de fumaça branca visível em todos os momentos. Se não há trilha de fumaça saindo, o motor está funcionando muito pobre. Você deve pousar imediatamente e redefinir a mistura.

Ajustar a agulha válvula de baixa velocidade.

1) Ligue o motor e empobreça a válvula de agulha de alta velocidade de acordo com a etapas anteriores. Feche o acelerador até que o funcionamento mais lento e estável seja atingido.
Deixe o motor em marcha lenta durante cerca de 30 segundos.
2) avançar rapidamente o acelerador para o máximo. Se o motor para de funcionar apenas assim que o acelerador é avançado, a mistura de marcha lenta está muito pobre. Com o motor parado, enriqueça a mistura cerca de 1/8 de volta.
3) Repita os passos # 1 e # 2 até que o motor faça a transição de marcha lenta até máxima rpm respondendo sem problemas. Pequena hesitação na transição é normal.
4) Se você avançar rapidamente o acelerador de marcha lenta até a máxima rpm e a mistura do motor parece ser muito rica durante a transição (ou seja, muita fumaça saindo do escapamento), a mistura está muito rica. Com o motor parado, empobreça 1/8 de volta.
5) Repita os passos # 1 e # 4 até que o motor faça a transição de marcha lenta até a máxima rpm sem problemas. Pequena hesitação na transição é normal.


Recentemente comprei um Edge 540 e ele veio com um motor ASP .52 fiz 3 voos nele, e o motor apagou em voo nos dois últimos, então abri o motor todo para dar uma revisão e tentar solucionar o problema dele estar apagando, quando abri o motor o estado estava bom, aproveitei para limpar todas a peças e lubrificar.

Parti então para a regulagem, depois do motor aquecido,acelerei tudo e comecei a fechar a agulha de alta a partida de 2,5 voltas, e o que achei estranho é que quando eu vou fechando a agulha, o motor parece não responder, continua do mesma rotação (pelo ouvido, não estava usando tacômetro), no intervalo de 2 voltas e 1 volta na agulha, a rotação do motor parece permanecer inalterada. Somente quando fecho mais que 1 volta o motor parte rotação, ficou muito pobre.. a afinação do motor se deu com a agulha aberta quase 2 voltas, desse jeito quando levanto o nariz ele não cai a rotação, se fechar mais a agulha de alta, o aero nivelado funciona do mesmo jeito (como se tivesse aberto 2 voltas) mas quando levanto o nariz o rpm cai e ele ameaça a apagar.
A agulha de lenta regulei sem problemas, fiz o procedimento de deixar o motor na marcha lenta por 30 segundos e acelerar rápido, e mexer na agulha de 1/8 a 1/8 de volta ate que ele responda rápido sem pipocar.

O que estou achando estranho é que a agulha de alta ter que estar aberta quase 2 voltas para que o motor não falhe quando o nariz esta a 90º. Normalmente os motores que ja tive o pico de rpm acontece com 1 volta, 1 volta e pouco na agulha. E pelo ouvido não acho que a rotação desse ASP está atingindo o pico, segue link do video.
->Estou usando uma hélice JXF 11x7
->Vela trackstar n3 (Quente) - nova
->Combustível Byron 10/18
->Escape pitts de 2 saídas

https://youtu.be/bLB5FhoNm98

Estou desconfiando que esse carburador não esta bom, ja que o motor não responde gradualmente quando mexe na agulha de alta.
O que acham amigos?
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Gilberto
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Re: Como regular as agulhas de alta e baixa ASP .52

Mensagem por Gilberto »

Já tentou regular com o escapamento original?
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G.Alex
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Re: Como regular as agulhas de alta e baixa ASP .52

Mensagem por G.Alex »

Esse motor não roda bem com vela quente, aquece muito e não afina. Experimenta uma OS8 que deve melhorar muito. E só para referência, o meu afina com +- 1,75 volta na alta.
Aeromodelistas, sejam exemplo!
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Paulinho
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Re: Como regular as agulhas de alta e baixa ASP .52

Mensagem por Paulinho »

Qual a distância do tanque até o carburador?
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Gui199
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Re: Como regular as agulhas de alta e baixa ASP .52

Mensagem por Gui199 »

Gilberto escreveu:Já tentou regular com o escapamento original?


Não tenho o escape original o Edge ja veio com o escape proprio.
Gui199
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Re: Como regular as agulhas de alta e baixa ASP .52

Mensagem por Gui199 »

G.Alex escreveu:Esse motor não roda bem com vela quente, aquece muito e não afina. Experimenta uma OS8 que deve melhorar muito. E só para referência, o meu afina com +- 1,75 volta na alta.


Ok, tentarei com a OS8 e ja falo o que deu.. Obrigado!!
Gui199
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Re: Como regular as agulhas de alta e baixa ASP .52

Mensagem por Gui199 »

Paulinho escreveu:Qual a distância do tanque até o carburador?


Fica aproximadamente 8 cm.
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