Aumentar pressurização tanque

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
queiroga
membro
Mensagens: 291
Registrado em: Qua Abr 19, 2006 1:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Aumentar pressurização tanque

Mensagem por queiroga »

Boa tarde pessoal!
Estou com um problema no meu supertigre 90. Como estou usando ele num extra 300, precisei trocar o escape original por um pitts. Após essa troca o motor não é a mesma coisa. Estou tendo que deixá-lo muito rico, para não morrer com bico para cima. Com isso o rendimento está abaixo do que ele pode fazer. O vôo deixou de ser prazeroso.

A saída é dupla, com as duas abertas praticamente o motor não funcionava. tapei uma das saídas e melhorou, mas não está ok.

Creio que o problema seja pressão no tanque. Eu não quero colocar uma bomba, pois pode ser muito gasto e não ser a solução. Me deram a idéia de fechar um pouco a saída que restou. ..mas tb não sei se vai ser a melhor solução. ...

Fico aguardando as idéias dos amigos. ..

Grande abraço!
Queiroga
[]'s
Queiroga
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Aumentar pressurização tanque

Mensagem por Douglas Lenz »

Achar uma válvula de uma via que consiga adaptar à mangueira de pressurização. Desta forma a pressão mesmo que pouca que entrar no tanque, fica lá e não retorna. Só não sei se consegue-se estas valvulas em tamanho pequeno.

Ou usar a criatividade e fazer uma pequena, quem sabe adaptando alguma coisa que já exista, fazendo ou adaptando com esfera e mola...
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
sersilveira
membro
Mensagens: 107
Registrado em: Sex Mar 30, 2012 2:39 pm
Localização: Marataízes-ES

Re: Aumentar pressurização tanque

Mensagem por sersilveira »

Creio que a Tower Hobbies tem dessas válvulas.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Aumentar pressurização tanque

Mensagem por LaercioLMB »

Bomba perry é a melhor opção e não dependerá de pressão do escapamento para mandar combustível para o motor.
Aeromodelos acima de .60, uma bomba perrry é a melhor pedida.

http://www.perrypumps.com/prod02.htm

Eu tenho a VP30 e é ótima.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
queiroga
membro
Mensagens: 291
Registrado em: Qua Abr 19, 2006 1:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Aumentar pressurização tanque

Mensagem por queiroga »

Pois é, apesar do dolar nas alturas, comprei uma Perry, mas a VP40, pois essa apesar de mais cara, serve para usar como bomba de fumaça também.

agora é esperar uma vida até a encomenda chegar....

obrigado pela opiniões....
[]'s
Queiroga
Avatar do usuário
queiroga
membro
Mensagens: 291
Registrado em: Qua Abr 19, 2006 1:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Aumentar pressurização tanque

Mensagem por queiroga »

uma coisa que fiquei intrigado é como ela funciona? pois pelo que vi não tem ligação elétrica..... e a vp30 e vp40, não são ativadas pela vibração, como os outros modelos....
[]'s
Queiroga
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Aumentar pressurização tanque

Mensagem por LaercioLMB »

Elas são ativadas pela diferença de pressão no cárter do motor.
Vem junto com elas um nipple para ser colocado no bloco do motor ou em algum lugar que possa ser aproveitado algum furo, no meu caso, eu fiz um furinho na tampa do cárter, bem em cima para evitar que resíduos de óleo e combustível viessem a entrar na linha da bomba.
Tem um parafuso nela que ajusta o curso do diafragma para mandar mais ou menos combustível, pois se mandar pouco, irá apagar o motor e se mandar muito, irá afogar o motor que também poderá apagar.
Por isso é que elas não servem como bomba de fumaça, elas não são elétricas, funcionam com diafragma igual aos carburadores dos motores a gasolina.
As bombas perry tem para glow e gasolina, não são iguais.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
queiroga
membro
Mensagens: 291
Registrado em: Qua Abr 19, 2006 1:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Aumentar pressurização tanque

Mensagem por queiroga »

LaercioLMB escreveu:Elas são ativadas pela diferença de pressão no cárter do motor.
Vem junto com elas um nipple para ser colocado no bloco do motor ou em algum lugar que possa ser aproveitado algum furo, no meu caso, eu fiz um furinho na tampa do cárter, bem em cima para evitar que resíduos de óleo e combustível viessem a entrar na linha da bomba.
Tem um parafuso nela que ajusta o curso do diafragma para mandar mais ou menos combustível, pois se mandar pouco, irá apagar o motor e se mandar muito, irá afogar o motor que também poderá apagar.
Por isso é que elas não servem como bomba de fumaça, elas não são elétricas, funcionam com diafragma igual aos carburadores dos motores a gasolina.
As bombas perry tem para glow e gasolina, não são iguais.


essa serve para tudo que é tipo de combustivel..... vou pesquisar mais depois, mas li em algum lugar que usava uma dessa enforcando a mangueira para a fumaça.....vamos ver....

aqui a descrição da vp40:"The VP-40SG is identical to the VP-30 except that it is designed for smoke, gas and diesel fuels.

Pump installation is simply a matter of drilling and tapping a 6/32 inch hole in the backplate or mounting lug, installing the pressure fitting (supplied), attaching the impulse line (supplied) and mounting the pump."


vlwwww!
[]'s
Queiroga
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Aumentar pressurização tanque

Mensagem por LaercioLMB »

Primeiro que elas não são para todo o tipo de combustível, na própria Perry fala isso, tem as para gasolina e as para glow, mas sabemos que tem muita gente que usa as coisas de forma errada e depois quando dá problema, culpa tudo, menos as gambiarras que fez.
Sobre acionar bomba de fumaça te pergunto;
Como faz para ligar e desligar a bomba?
Sabe-se que essa bomba que eu citei não é elétrica, é acionada pela pressão do cárter do motor, sendo assim, como ligar e desligar ela então?
Usando algum solenóide para fechar a mangueira que vem do motor?
Essa bomba não é ligada no escapamento, é no bloco do motor.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
queiroga
membro
Mensagens: 291
Registrado em: Qua Abr 19, 2006 1:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Aumentar pressurização tanque - ajuste de bomba perry

Mensagem por queiroga »

Pois é, acabei comprando a bomba errada..... li tanto e não vi que a vp40 era para gas e diesel. mas essa vou usar como bomba de fumaça, comprei uma valvula da propria Perry, para acionar a bomba.

comprei uma própria para metanol, mas o modelo que funciona com a vibração do motor.



Oque está acontecendo agora......

Com a regulagem de fábrica, a mistura ficou muito rica, chegando a um ponto onde a regulagem da baixa ficou impossível, pois ou deixava passar combustível demais ou não passava nada. Diminui a pressão da bomba e consegui melhorar a regulagem, na alta cheguei a cerca de 10.500RPM, mas o motor estava apagando em voo. Ainda com excesso de combustível. (Lembrando Super Tigre 90, com uma 13x8)

Diminuí mais um pouco a pressão da bomba, ajustei a regulagem das agulhas, o motor não morreu mais, mas também perdeu rendimento ficou em 10.000RPM. o ronco parece de um motor rico, mas na realidade a agulha de alta está no limite da regulagem para funcionar sem apagar.

Estou num impasse para tentar resolver o problema, sugestões??? Tento diminuir ainda mais a pressão da bomba?

Uma idéia que tive foi colocar uma vela mais quente (talvez uma “F”), para antecipar o ponto.

Abs!!!
[]'s
Queiroga
Responder