problemas motor Evolution 15GX

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
felipe_snoopy
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Sex Set 26, 2014 10:12 pm
Localização: Campinas/mogi das cruzes/SP

problemas motor Evolution 15GX

Mensagem por felipe_snoopy »

Boa noite
Bem venho relatar as minhas experiencias com o 15GX
Comprei no ano passado eu fiz tudo certo em relação a amaciamento e tudo mais
estive com muita dificuldade sempre para achar a regulagem dele na agulha de baixa.
Na ultima vez não consegui de maneira nenhuma regular, tanque pescadores etc fiz todos tipos de teste e estavam normais ai...
aconteceu que o diafragma (juntas de plástico do carburador) derreteram,
Creio que pelo uso do AVIGAS pois amaciei ele com AVIGAS e já fiz mais de 7 litros de voo no calmato 60 ( media de 13 voos)
estou pensando em usar com podium ou V-Power nada de avigas nunca mais
E eu acho melhor usar sempre oleo motul800 em 30:1 ( foi aonde consegui melhores regulagens)
com 21:1 nada de regular aquele carburador quando levanta o bico do meu calmato 60 ou voando normalmente ele simplesmente morre
Bem quando comprar os novos diafragmas vou usar oleo motul 800 30:1 e V-Power
pois a octanagem no manual diz para usar de 87 a 93
o que acham??
e oque acham de somente usar oleo motul 800 30:1 sempre?
usarei termômetro e tacômetro para regular na próxima
eu não recomendo o uso de AVIGAS neste motor
Amigos me ajudem ...
Alguém sabe aonde encontrar os diafragmas no Brasil ???
no manual o código dele é o código """ Carb Gasket Set EVOG15108A """
Aprender
Avatar do usuário
magnoudia
membro
Mensagens: 1807
Registrado em: Qua Set 29, 2010 5:45 am
Localização: Lagoa Santa MG - 23

Re: problemas motor Evolution 15GX

Mensagem por magnoudia »

procure por qualquer representante diniz esteves e peça para pedir na Diniz.
Vamos nos unir na campanha NÃO AJUDE OS PREGUIÇOSOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
felipe_snoopy
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Sex Set 26, 2014 10:12 pm
Localização: Campinas/mogi das cruzes/SP

Re: problemas motor Evolution 15GX

Mensagem por felipe_snoopy »

vou dar uma pesquisada obrigado.
e o que acha de a maneira nova de usar?
Aprender
sersilveira
membro
Mensagens: 107
Registrado em: Sex Mar 30, 2012 2:39 pm
Localização: Marataízes-ES

Re: problemas motor Evolution 15GX

Mensagem por sersilveira »

Ouvi dizer que o uso de AVIGAS nesses motores invalida a garantia.Como não tenho certeza absoluta, sugiro que pesquisem para ver se é verdade.
felipe_snoopy
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Sex Set 26, 2014 10:12 pm
Localização: Campinas/mogi das cruzes/SP

Re: problemas motor Evolution 15GX

Mensagem por felipe_snoopy »

Na diniz não tem aff..
to começando a me arrepender
se toda vez precisar ter que comprar peça fora do Brasil acho que fica inviável ter este motor
Aprender
Avatar do usuário
magnoudia
membro
Mensagens: 1807
Registrado em: Qua Set 29, 2010 5:45 am
Localização: Lagoa Santa MG - 23

Re: problemas motor Evolution 15GX

Mensagem por magnoudia »

Pede fora, isso não é coisa de trocar todo dia. Motor com manutenção correta funcionando de acordo com o manual só troca vela.
Vamos nos unir na campanha NÃO AJUDE OS PREGUIÇOSOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
felipe_snoopy
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Sex Set 26, 2014 10:12 pm
Localização: Campinas/mogi das cruzes/SP

Re: problemas motor Evolution 15GX

Mensagem por felipe_snoopy »

Então quer dizer que motor nunca quebra mesmo com manutenção correta?
Creio que me erro foi usar somente avigas pq óleo usei nas proporções certas derreter o diafragma aonde nem é tao quente no caso carburador não sei se foi este o motivo não sou perito mas diafragma é uma peça que deveria ter no Brasil por obrigação não é uma coisa impossível de quebrar.
Agora afirmar que todo motor com manutenção correta nunca da problema, é nova rsrs
Abraços
Aprender
Avatar do usuário
magnoudia
membro
Mensagens: 1807
Registrado em: Qua Set 29, 2010 5:45 am
Localização: Lagoa Santa MG - 23

Re: problemas motor Evolution 15GX

Mensagem por magnoudia »

Com certeza que pode dar, mas não é normal, se você der u a fuçadinha em qualquer clube vai encontrar alguem com motor buchado rodando a mais de 20 anos sem substituir nenhuma peça. Eu mesmo nunca troquei peça de motor. Pra não dizer nunca, eu tive um thunder tiger pro 46 que eu troquei o cabeçote pois deixei o motor cair e quebrou uma aleta, mas ainda sim só troquei pra ficar com cara de novo. Diafragma não é peça que derrete, até porque carburador regulado trabalha frio e o material do diafragma aguenta um calor de leve, pode ter certeza que o que fez derreter foi reação quimica. Quanto a disponibilidade da peça eu concordo com você que deveriam ter a peça, visto que realmente pode vir a estragar e com algum tempo de uso é uma peça que pode ressecar e ficar com o funcionamento comprometido.
Vamos nos unir na campanha NÃO AJUDE OS PREGUIÇOSOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
felipe_snoopy
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Sex Set 26, 2014 10:12 pm
Localização: Campinas/mogi das cruzes/SP

Re: problemas motor Evolution 15GX

Mensagem por felipe_snoopy »

Realmente tive motor OS que ganhei aos 12 anos de idade quando ainda eram fabricados no japão e só parou de funcionar ano passado pela queda do modelo kkkkkk.
Problema qualquer um pode dar, minha bronca é sobre a DINIZ fornecer o motor e não ter peça para reposição, o motor é "novo" no mercado comparado aos OS e o thunder tiger que são motores excelentes e garanto que peças para eles se encontra bem fácil.
Não tenho muito tempo de uso em relação ao Evolution fiz no máximo 17 voos mas sinceramente com a experiência que tenho de outros motores, não acho que valha a pena ter motor a gasolina abaixo de 30CC um OS .904t ou 602t seria muito melhor do que o evolution 15cc
O motor é bom mas se não tem peça de reposição no fornecedor não vale a pena.
Aprender
Avatar do usuário
Eleosippo Santos Neto
membro
Mensagens: 106
Registrado em: Sex Jul 11, 2014 1:41 pm
Localização: Vitória, ES
Contato:

Re: problemas motor Evolution 15GX

Mensagem por Eleosippo Santos Neto »

Amigo.
Tenho um Evo 15GX também, e tive a infelicidade de quebrar o carburador no segundo dia de uso na pista. (Uma lenha sem motor pós decolagem). Mas quero compartilhar uma solução temporária, que tem funcionado muito bem comigo.
Após deixar o motor pouco mais de um mês parado por falta do carburador, resolvi testar e percebi que o carburador do ASP .61 encaixa perfeitamente no Evo15GX. Para minha surpresa, o motor funciona muito bem, com uma regulagem muito boa. Hoje afirmo que é meu melhor motor.
Próximo teste será com a vela G5 da O.S. que dispensa o CDI. Só dependo dos correios.
Abraço
Este é meu hobby, e sempre busco mais conhecimento.
Responder