Regulagem de um 20cc DLE

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Eduardo Marocco
membro
Mensagens: 1095
Registrado em: Dom Mar 30, 2008 9:44 pm
Localização: Porto Alegre - RS Cep 90510-002

Re: Regulagem de um 20cc DLE

Mensagem por Eduardo Marocco »

funaro1313 escreveu:Muito obrigado Marroco está me ajudando muito, e assim então que vou fazer, quando desmontei o motor acabei nao marcando a posição do sensor eletrônico do cdi ele fica no meio atrado ou adiantado ??
Levei o carburador pra limpar e companhei o serviço da próxima ja consigo fazer sozinho, pois o rapaz me deu varias dicas ,ele disse que aquelas juntas que vao nas palhetas umas cinzas podem estar dando ar falso, posso passar um pouco de junta liquida de silicone alta temperatura fazendo uma camada bem fininha ???


Não entendi sua pergunta...vc DESMONTOU O MOTOR ??? porque ?? não era o carburador p limpar ?? eu nem tirei o meu, levei na revenda da Still e eles mesmo tiraram o carburador...o ponto do motor é la na frente, no eixo onde coloca a hélice...vc mexeu nisto ?? porque ??
É o seguinte, p mexer no motor vc precisa saber o que esta fazendo ou acaba estragando o que não estava estragado...p abrir o motor, além de conhecimento são necessárias as juntas..
Enfim, espero que vc tenha perguntado errado e não tenha mexido de fato no que não devia ou não precisava..acertar o ponto é delicado e não é p quem não tem muita experiência...se vc não mexeu nisto e apenas no carburador, é só colocar de volta que se não tem nenhuma peça com defeito deve funcionar sem problemas...pelo manual que tenho aqui é colocar as duas agulhas em 1,5V e ele deve ligar...feche toda a agulha e abra lentamente até chegar a 1,5V dai tente.
Se vc mexeu de fato no ponto, aconselho que procure um aeromodelista com MUITA experiência p lhe ajudar.
Tive problemas com um meu e pedi ajuda p um colega q além de aeromodelista é piloto e trabalha tbm na oficina do aeroclube, ainda assim foi "meio no chute" pois o ponto é difícil de achar...

Abç, Marocco.

ps: sobre as palhetas eu não sei lhe dizer ao certo, nunca nenhuma minha deu problema, novamente aconselho (caso não funcione bem) achar um aeromodelista antigo com experiência em motores ou, voltar na revenda de motosserra e ver se podem lhe ajudar com isto tbm...
A decolagem é opcional, o pouso é obrigatório !!!!!
Fernando.brum
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Qui Abr 16, 2015 9:05 pm
Localização: Cruz alta

Re: Regulagem de um 20cc DLE

Mensagem por Fernando.brum »

Mecher no ponto. Vamos torcer que não!
Inverza 62 - Pitts 50cc aeroworks - rádio 14sg e outros vários aeros pequenos!!
Avatar do usuário
Thalles Santiago
membro
Mensagens: 186
Registrado em: Qua Jun 04, 2014 1:29 pm
Localização: Salvador-BA

Re: Regulagem de um 20cc DLE

Mensagem por Thalles Santiago »

Já usei "N" marcas de óleo, dentre elas (Quicksilver, Lubrax Nautica, Shell Nautica, Sthil, Motul)
Cheguei a conclusão que óleo caro em aeromodelo é queimar dinheiro literalmente.
As condições de trabalho dos motores 2T dos aeromodelos não chegam nem perto das condições enfrentadas por roçadeiras e motoserras. Estas trabalham em regime de alto giro por longo período e refrigeração a ar passiva. Já os motores dos aeros trabalham em regime variável de rpm, curto período, 10 min em média por voo e apesar da refrigeração ser a ar, ela é forçada pelo movimento do aeromodelo. Antes da Castrol lançar o óleo em parceria com a Sthil, o óleo mais utilizado era o Lubrax 2T Moto Mineral, inferior a versão semissintética.

Hoje só uso Oleo 2T Lubrax Essencial 2T FC Semisintético na proporção 30:1 que da 33ml de óleo/L de Podium.
Pq optei pelo Lubrax?
- Muito barato e cumpre 100% das exigências dos motores de aeromodelo. (API TC e JASO FC)
- Encontro em 90% dos postos BR.
- O óleo não encrusta no carburador quando o combustível evapora após uma semana com o aero guardado.
- Tenho a confiança da perfeita lubrificação e refrigeração do motor sem queimar dinheiro. (API TC e JASO FC)

Sobre o avgas, este é o combustível que proporciona o melhor funcionamento (regulagem e performance) aos nossos motores, e não é pelo fato da maior octanagem como muitos pensam. A filtragem rigorosa e principalmente a ausência do álcool são os principais responsáveis. Mas mesmo sabendo disso através de testes pessoais e de amigos próximos, ainda opto pela podium devido a dificuldade em comprar avgas e o afeito cancerígeno do chumbo que é muito superior a qualquer conservante ou outra droga lícita que ingerimos.

Recomento a leitura abaixo:

O perigo da AVgas
http://paraserpiloto.appa.org.br/2014/0 ... -da-avgas/

FAA quer banir a Avgas 100LL (com chumbo) até 2018
http://paraserpiloto.appa.org.br/2014/0 ... -ate-2018/
Editado pela última vez por Thalles Santiago em Qui Ago 27, 2015 11:29 am, em um total de 1 vez.
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui..."
Fernando.brum
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Qui Abr 16, 2015 9:05 pm
Localização: Cruz alta

Re: Regulagem de um 20cc DLE

Mensagem por Fernando.brum »

Na minha cidade não tem podium. Tem apenas a premium. Dai as outras sao shell. Qaul usar neste caso com poucas opções?
Inverza 62 - Pitts 50cc aeroworks - rádio 14sg e outros vários aeros pequenos!!
Avatar do usuário
Thalles Santiago
membro
Mensagens: 186
Registrado em: Qua Jun 04, 2014 1:29 pm
Localização: Salvador-BA

Re: Regulagem de um 20cc DLE

Mensagem por Thalles Santiago »

Fernando,

Dentre os combustíveis automotivos aplicados à motores 2T de aeromodelo, não existe diferença perceptível entre a gasolina comum e a premium.
Eu escolhi a podium devido ao menor odor. Na ausência, certifique-se de estar comprando combustível não adulterado, independente de marca e tipo.
Uma prática que evita dor de cabeça é de secar o carburador quando for guardar o aero. Sinceramente não faço, não tenho paciência e voo todo fds.
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui..."
funaro1313
membro
Mensagens: 145
Registrado em: Qui Out 04, 2012 2:45 pm
Localização: Sao Paulo

Re: Regulagem de um 20cc DLE

Mensagem por funaro1313 »

nossa fiquei assustado agora Marocco
Eu tirei aquela pecinha preta com um sensor que vai parafusado no motor onde quando o imã passa ela da a faísca, isso e tao serio assim ???
Avatar do usuário
Thalles Santiago
membro
Mensagens: 186
Registrado em: Qua Jun 04, 2014 1:29 pm
Localização: Salvador-BA

Re: Regulagem de um 20cc DLE

Mensagem por Thalles Santiago »

funaro1313 escreveu:nossa fiquei assustado agora Marocco
Eu tirei aquela pecinha preta com um sensor que vai parafusado no motor onde quando o imã passa ela da a faísca, isso e tao serio assim ???


Não precisa se preocupar. A furação no eixo já é no ponto de trabalho da ignição. Exite um pequeno trilho no sensor que permite alterar o ponto em +- 3º, nada demais. Quando instalar o sensor, basta centralizar certinho.

Abs
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui..."
Avatar do usuário
Eduardo Marocco
membro
Mensagens: 1095
Registrado em: Dom Mar 30, 2008 9:44 pm
Localização: Porto Alegre - RS Cep 90510-002

Re: Regulagem de um 20cc DLE

Mensagem por Eduardo Marocco »

Thalles, respeito muito tua opinião, inclusive a respeito dos óleos...mas veja bem, voo aeromodelos grandes e infelizmente por consequência caros.
Comprei um litro de motul 800 a um ano e meio, custou R$70,00.
Compro óleo still p usar na motosserra e roçadeira, custa em torno de R$25,00/ meio litro.
Se eu fizer uma conta exageradíssima, gasto R$100,00 de óleo por ano.
Meu amigo, isto não paga um par de rodas de 3 polegadas da dubro de borracha ou uma hélice 17x6 da xoar.
Avgás é caro, sim, é, mas 10 litros dá p um ano inteiro e dá última vez comprei 20, paguei R$80,00 pelo galão, tem quase dois anos.

Então, sinceramente o combustível é um valor irrisório perante ao valor dos aeromodelos.
Sobre o chumbo eu não argumento, é cancerígeno mesmo, mas, moro no meio das lavouras aqui na fazenda, tem Ipanema voando em volta da casa a safra toda, pulverizando inseticida, herbicida, dissecante, ureia, adubo folhear, ou seja, o chumbo da Avgás do aeromodelo por si só é só mais um problema.

Resumindo, é como diz o ditado, cada um tem um gosto e paga um preço p seguir o mesmo, eu apenas tento repassar minhas experiências que nem são
tantas assim p auxiliar quem precisa, sempre sendo humilde em reconhecer que são experiências pessoais sem fundamentação científica, apenas praticas.

Bons pousos, Marocco.
A decolagem é opcional, o pouso é obrigatório !!!!!
funaro1313
membro
Mensagens: 145
Registrado em: Qui Out 04, 2012 2:45 pm
Localização: Sao Paulo

Re: Regulagem de um 20cc DLE

Mensagem por funaro1313 »

o intuito de um fórum e justamente este, cada expor suas opiniões e experiencias sempre respeitando a opinao dos outros
Se um usa oleo motul e o outro lubrax um voa avgas o outro normal ou podium e está funcionando ta tudo beleza
Hoje nao deu pra ligar o motor graças a deus está chovendo ....rssss
Avatar do usuário
Thalles Santiago
membro
Mensagens: 186
Registrado em: Qua Jun 04, 2014 1:29 pm
Localização: Salvador-BA

Re: Regulagem de um 20cc DLE

Mensagem por Thalles Santiago »

Eduardo Marocco escreveu:Resumindo, é como diz o ditado, cada um tem um gosto e paga um preço p seguir o mesmo, eu apenas tento repassar minhas experiências que nem são
tantas assim p auxiliar quem precisa, sempre sendo humilde em reconhecer que são experiências pessoais sem fundamentação científica, apenas praticas.

Bons pousos, Marocco.


Exatamente, Maroco. Por isso é importante termos cuidado quando colocarmos nossa opinião oriunda de gosto pessoal e permissão de orçamento generoso, pois um novato na categoria "gas" pode se assustar ao achar que apenas determinado produto caro é o apropriado.
Veja meu caso, meu equipamento é um aero 3D categoria 55cc. Estou treinando 3D e faço 6 voos por dia, logo são 12 voos por fds o que requer em média 5L de combustível. Em uma rápida conta, 1L de óleo rende apenas 6 fds e 10L de gasolina míseros dois fds. Para mim esse gasto é inviável. Agora imagine um novato supondo que apenas um óleo de valor considerável é o ideal para manter seu equipamento em segurança.
Muito vejo e ouço o pessoal colocando a responsabilidade de todo equipamento no óleo, associando e justificando o investimento em óleos caríssimos no valor final do equipamento. Isso não tem nenhuma relação e é Injusto com o dito cujo, sua única e destinada função é a de refrigerar e lubricar as parte móveis do motor. As grandes lenhas estão relacionadas com a eletrônica (instalação incorreta, servos de má qualidade, baterias, mesas, cabos, chaves, etc). Quando ocorre uma lenha por pane no motor, 90% dos casos estão relacionados a regulagem incorreta do que ao óleo.

Utilizar produto caros não é errado, muito pelo ao contrário, porém existe uma "divisão", de um lado a razão e a parte técnica, do outro a emoção e o gosto pessoal. Eu tento mixar um pouco dos dois, mas sempre peso para o lado técnico.

Forte abraço piloto!
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui..."
Responder