Melhor helice para vôo 3D?

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
hebertvieiracardoso
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Qua Set 09, 2015 9:13 pm
Localização: Goiânia-Go

Melhor helice para vôo 3D?

Mensagem por hebertvieiracardoso »

Motor O.S. 91fx. glow (15cc)
Segundo manual gira de 13x11 à 16x6.

Qual seria melhor para 3D em um Extra 330l 60. da The World (radar)?

Estou em duvida entre uma 13x10 e uma 16x4.
Alguém sabe me dizer com qual dessas duas o motor terá melhor satisfação para 3D?

(outras dicas, por favor pode dizer)

Desde já, muito obrigado aos que ajudarem.
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Melhor helice para vôo 3D?

Mensagem por Paulinho »

Para que tipo de aeromodelo irá usar?? O melhor rendimento para Funfly é a APC-15X4W. Evite chegar no limite do diâmetro sugerido pelo manual, vai perder rendimento em retomadas de aceleração!
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Avatar do usuário
hebertvieiracardoso
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Qua Set 09, 2015 9:13 pm
Localização: Goiânia-Go

Re: Melhor helice para vôo 3D?

Mensagem por hebertvieiracardoso »

Paulinho escreveu:Para que tipo de aeromodelo irá usar?? O melhor rendimento para Funfly é a APC-15X4W. Evite chegar no limite do diâmetro sugerido pelo manual, vai perder rendimento em retomadas de aceleração!


E um extra 330l kit arf. The world models (RADAR). para motores .61 - .90.
um Extra escala. não é funfly.

So queria melhorar um pouco o empuxo, pois a subida na vertical esta no limite, subindo bem lentamente... Acho que se eu colocar mais umas 50 gramas no aero, ele para de subir na vertical.

Sera que se eu colocar uma helice de Madeira 15x6 ja ajudaria? sendo que uso uma 14x8 Master. O que me fala das helices de madeira Turnigy?
Muito obrigado pela atenção
Avatar do usuário
magnoudia
membro
Mensagens: 1807
Registrado em: Qua Set 29, 2010 5:45 am
Localização: Lagoa Santa MG - 23

Re: Melhor helice para vôo 3D?

Mensagem por magnoudia »

Eu iria de 16x6 se o manual indica pode ir sem medo. No 46AX eu usava 11x7 no ttr pro46 eu usava 10x7 no 55AX 12x8 todas no imite maximo INDICADO PELO MANUAL trabalhando perfeitamente visto que a temperatura e rpm estavam monitoradas e corretas.
Vamos nos unir na campanha NÃO AJUDE OS PREGUIÇOSOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Melhor helice para vôo 3D?

Mensagem por Paulinho »

Não está querendo um voo 3D e sim ter melhor performance de seu motor neste Extra. Para isso o melhor mesmo e tentar emagrecer seu aeromodelo. O uso de hélices de madeira é uma alternativa, se conseguir tirar mais peso morto embarcado também irá ajudar e muito... Para voos 3D tem que se considerar o limite nas alavancas das hélices indicadas em seu manual, que diminui o rendimento nas retomadas e acabada atrapalhando em manobras de preestol e estol. No caso, este seu modelo está mais para voo esporte com este motor.
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Avatar do usuário
hebertvieiracardoso
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Qua Set 09, 2015 9:13 pm
Localização: Goiânia-Go

Re: Melhor helice para vôo 3D?

Mensagem por hebertvieiracardoso »

Paulinho escreveu:Não está querendo um voo 3D e sim ter melhor performance de seu motor neste Extra. Para isso o melhor mesmo e tentar emagrecer seu aeromodelo. O uso de hélices de madeira é uma alternativa, se conseguir tirar mais peso morto embarcado também irá ajudar e muito... Para voos 3D tem que se considerar o limite nas alavancas das hélices indicadas em seu manual, que diminui o rendimento nas retomadas e acabada atrapalhando em manobras de preestol e estol. No caso, este seu modelo está mais para voo esporte com este motor.


Se eu conseguisse uma boa saida na vertical, ja estaria de bom tamanho,
Creio que para vôo 3D seria melhor um 120 AX ou 20cc gas.
Mas alguem tem experiencia com esse motor? se ele conseguiria fazer 3D?
No manual diz que para vôo acrobatico se usa helice 13x10 nele. Mas tenho medo de colocar e perder ainda mais empuxo.
Quero comprar logo uma helice boa. Queria comprar a correta, pois com os preços de helices mesmo no ML cerca de 80 ~100 reais. e dificil comprar varias para testes... (pelo menos para mim).
Avatar do usuário
hebertvieiracardoso
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Qua Set 09, 2015 9:13 pm
Localização: Goiânia-Go

Re: Melhor helice para vôo 3D?

Mensagem por hebertvieiracardoso »

magnoudia escreveu:Eu iria de 16x6 se o manual indica pode ir sem medo. No 46AX eu usava 11x7 no ttr pro46 eu usava 10x7 no 55AX 12x8 todas no imite maximo INDICADO PELO MANUAL trabalhando perfeitamente visto que a temperatura e rpm estavam monitoradas e corretas.


Fico com medo de trabalhar no limite e ter uma retomada muito lenta;
Segundo o manual devo usar 13x10 para acrobatico. e 16x6 para vôo sport.

Mas fico com medo de diminuir ainda mais a helice e perder ainda mais empuxo. (se bem que para acrobatico o passe da helcie e bem grande.)
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Melhor helice para vôo 3D?

Mensagem por Paulinho »

Para 3D será necessário mesmo trocar o motor por mais potente, no caso um AX-120 será o ideal, e para 3D a melhor combinação seria uma APC 16X4W, usei por um bom tempo este motor e recomendo... Tem um vídeo antigo mas dá para perceber sua performance com uma hélice adequada para o tipo de voo escolhido!

"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Avatar do usuário
hebertvieiracardoso
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Qua Set 09, 2015 9:13 pm
Localização: Goiânia-Go

Re: Melhor helice para vôo 3D?

Mensagem por hebertvieiracardoso »

Paulinho escreveu:Para 3D será necessário mesmo trocar o motor por mais potente, no caso um AX-120 será o ideal, e para 3D a melhor combinação seria uma APC 16X4W, usei por um bom tempo este motor e recomendo... Tem um vídeo antigo mas dá para perceber sua performance com uma hélice adequada para o tipo de voo escolhido!



Penso em trocar assim que puder...
Mas a helice 16x4w ou uma 15x6 de madeira, ou apc. Seria grande para esse motor e tipo de vôo? 91fx
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Melhor helice para vôo 3D?

Mensagem por Paulinho »

Acho que sim "na minha opinião", o ideal é fazer vários testes com hélices diferentes para chegar na melhor combinação de seu agrado... A receita básica é: Maior diâmetro + menor passo, maior torque e menor velocidade; Menor diâmetro + maior passo, maior velocidade e menor torque. Use esta receita dentro do que sugere o manual.
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Responder