Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.
Moderador: Paulinho
- Fabrício Rodrigues
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Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.
Hélio eu adquirir o spiner na juniaer, só que só tinham de alumínio ai pintaram ele de azul
Meu filho João Vitor - T-27 Tucano EDA - Super Sports 40S - Pastinha
Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.
Fabrício e Stickier, obrigado pela ajuda, vou falar com o pessoal da Juniaer pra ver se eles têm o spinner. O motor eu acho que vou de DLE 20-RA mesmo, ficou muito boa a montagem dele. Para os servos estou pensando em usar tudo metal gear. Standard para aileron, profundor e leme/bequilha e servos menores para a válvula do trem, flaps e acelerador. Pensei nesses dois: Standard: JR ES 579 e Hitec HS-82 e/ou 65 MG. O que acham?
Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.
Olha.. para os flaps recomendo um servo no mínimo Standard, pois sofre muito estresse com os flaps acionados. Lembrando que pela montagem original, são as duas superficies de flap acionadas pelo mesmo servo,
Quanto aos modelos, conheco pouco estes, entao nao poderei opinar
Quanto aos modelos, conheco pouco estes, entao nao poderei opinar
Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.
Stickier, acionando os falas com a mão, realmente me pareceram pesados, somando a isso a força aerodinâmica, vai precisar mesmo de algo com torque. Mencionei o Hitec HS-82 MG pois em 6V ele entrega 3.4kg de torque, mais que alguns servos standard.
Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.
Hummmm.... Parece que os servos JR ES 579 só trabalham a 4,8v. Achei informações contraditórias sobre isso. Se for só a 4,8 não irão servir. Pretendo usar uma LiFe de 2100mA.
Se alguém tiver essa informação, me ajudaria muito.
Se alguém tiver essa informação, me ajudaria muito.
Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.
Pessoal, continuo pesquisando os servos para o Tucano. Gostei das especificações do JR. Encontrei em vários sites gringos ele com especificação de 4,8 e 6V. Tenho comigo alguns BMS-631, Hitec HS-485HB (Karbonite) e Futaba S3004, masnenhum é metal gear. Usarei o montante da DuBro com coxins para a redução da vibração. Mesmo assim devo utilizar servos metal gear? Ou os que tenho poderiam ser utilizados?
- Fabrício Rodrigues
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Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.
O luta, eu continuo a procura do trem de pouso, quero usar eletrico
Meu filho João Vitor - T-27 Tucano EDA - Super Sports 40S - Pastinha
Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.
Fabrício, retráteis elétricos eu encontrei esses:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... lass_.html
http://www.espritmodel.com/eflite-elect ... -size.aspx
não sei se te ajuda...
Abraços
http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... lass_.html
http://www.espritmodel.com/eflite-elect ... -size.aspx
não sei se te ajuda...
Abraços
- Fabrício Rodrigues
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Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.
Helio com certeza ajuda, vc vai usar algum desses?
Muito obrigado
Muito obrigado
Meu filho João Vitor - T-27 Tucano EDA - Super Sports 40S - Pastinha
Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.
Não use os servos Karbonite da Hitec. eles não são indicados para serem usados com motor a gasolina. tem isso até na especificação dele.
abs!
abs!
[]'s
Queiroga
Queiroga
Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.
Obrigado pela dica Queiroga. Sim, sei da restrição do uso de servos com engrenagens de Karbonite em Aeromodelos a gasolina. Na verdade a Hitec não recomenda o uso desses servos em aeros com superfícies de comando grande E movidos a gasolina. Não acho que seja o caso do Tucano e com montante com coxins acredito que vibre menos que muito aero glow. De qualquer maneira não vou arriscar.
Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.
Pessoal, dando sequência à seleção dos componentes do Tucano:
Motor: DLE 20 RA
Tanque de 20oz
Montante DrBro Vibration reducing 1.20
Retráteis: Robart (ROBQ 607 bequilha e 605 os principais); Kit de ar (ROBQ 188VRX)
Struts: Robart Robostrut (656 w/ fork bequinha e 652R e 652L nos principais)
Rodas Robart
Receptor Futaba R700 SB
Baterias: LiFe Nano-Tech 2000mA na ignição e 2100mA no receptor
Servos: a definir
Apesar de ja ter realizado várias montagens, esse será meu primeiro aero a gasolina. Sempre achei que os servo deveriam ser MG para aeros a gasolina, mas pesquisando na net e especialmente aqui no e-voo, vi que isso não é uma verdade absoluta e que muitos indicam servos com engrenagem de Nylon para gasers. Esse aero é para voos esporte/escala então estou com algumas opções de servo para escolher:
JR ES 579 (metal gear)
Futaba S3004 (nylon)
Futaba S3010 (nylon)
Futaba S3305 (metal gear)
Hitec 645 (metal gear)
Hitec 625 (metal gear)
Aceito sugestões/pitacos/palpites/ajuda com o setup do aero e dos servos.
Abraços
Motor: DLE 20 RA
Tanque de 20oz
Montante DrBro Vibration reducing 1.20
Retráteis: Robart (ROBQ 607 bequilha e 605 os principais); Kit de ar (ROBQ 188VRX)
Struts: Robart Robostrut (656 w/ fork bequinha e 652R e 652L nos principais)
Rodas Robart
Receptor Futaba R700 SB
Baterias: LiFe Nano-Tech 2000mA na ignição e 2100mA no receptor
Servos: a definir
Apesar de ja ter realizado várias montagens, esse será meu primeiro aero a gasolina. Sempre achei que os servo deveriam ser MG para aeros a gasolina, mas pesquisando na net e especialmente aqui no e-voo, vi que isso não é uma verdade absoluta e que muitos indicam servos com engrenagem de Nylon para gasers. Esse aero é para voos esporte/escala então estou com algumas opções de servo para escolher:
JR ES 579 (metal gear)
Futaba S3004 (nylon)
Futaba S3010 (nylon)
Futaba S3305 (metal gear)
Hitec 645 (metal gear)
Hitec 625 (metal gear)
Aceito sugestões/pitacos/palpites/ajuda com o setup do aero e dos servos.
Abraços
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Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.
Heliophar bom dia, eu tenho um Tucano Top 120 que adquiri em maio de 2014 e ainda não montei, comprei um motor GT22 da OS, mas não deu certo, estou acompanhando este teu tópico e gostaria, se possível, que me mandasse as fotos e/ou filmagem quando o teu ficar pronto. Com relação ao Servo, eu comprei o Futaba S3305, pois ele é de alto Torque e engrenagens de metal, já que vou fazer voos escala eles comportam muito bem.
Eu também comprei os mesmo struts, retráteis e rodas que vc adquiriu, porém, estou pensando em comprar as rodas de um cara chamado Jonhy, estas rodas são escalas e tem sistema de freios a ar.
Abraço.
Eu também comprei os mesmo struts, retráteis e rodas que vc adquiriu, porém, estou pensando em comprar as rodas de um cara chamado Jonhy, estas rodas são escalas e tem sistema de freios a ar.
Abraço.
WANDERLEY DE ALMEIDA RAMOS
Cmte Wanderley - Capitão
Cmte Wanderley - Capitão
Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.
Boa tarde Cmte Wanderlei
Obrigado pela colaboração. Eu ainda não postei fotos pois não iniciei a montagem, apenas retirei ele da caixa para checagem e também para matar a vontade de olhar. Sobre a motorização eu abri mão do Saito FG-21 por três motivos: 1) a má fama que os FG-20 deixaram no mercado; 2) Ele tem 1cm a mais de altura que o DLE 20, ficando com as tampas de válvulas expostas; 3) acredito que para substituir o DLE 20 RA (2T) por um gasolina 4 tempos, eu precise aumentar a capacidade cúbica do motor (não pesquisei isso a fundo). Como achei boas referências em montagens dos Tucanos Juniper com os DLE 20cc, optei por ele. Sobre os servos, eu continuei minha pesquisa aqui no e-voo e achei muita coisa boa. Lendo algumas postagens do Léo Miranda e do Marco Antônio, vi que não há uma obrigatoriedade de uso de engrenagens de metal nos servos, mesmo em aeros a gasolina. Eu mesmo "comprei" essa idéia por indicação de terceiros. Estou revendo minha opção de servos, pois acho os Futaba 3305 superdimensionados para essa classe de aeromodelo/estilo de vôo. Sempre gostei dos meus Futaba 3004, muito confiáveis. Então estou avaliando o uso deles nos flaps e ailerons. Para o leme e profundor, estou considerando os DS 821 ou JR DS 579 (vi muitas referências boas sobre o DS 821). Eu vi o trabalho do Johnny Simões e fiquei impressionado!! Coisa linda, artesanal, mas o custo, por hora, me impede de usar componentes assim.
Grande abraço!!
Obrigado pela colaboração. Eu ainda não postei fotos pois não iniciei a montagem, apenas retirei ele da caixa para checagem e também para matar a vontade de olhar. Sobre a motorização eu abri mão do Saito FG-21 por três motivos: 1) a má fama que os FG-20 deixaram no mercado; 2) Ele tem 1cm a mais de altura que o DLE 20, ficando com as tampas de válvulas expostas; 3) acredito que para substituir o DLE 20 RA (2T) por um gasolina 4 tempos, eu precise aumentar a capacidade cúbica do motor (não pesquisei isso a fundo). Como achei boas referências em montagens dos Tucanos Juniper com os DLE 20cc, optei por ele. Sobre os servos, eu continuei minha pesquisa aqui no e-voo e achei muita coisa boa. Lendo algumas postagens do Léo Miranda e do Marco Antônio, vi que não há uma obrigatoriedade de uso de engrenagens de metal nos servos, mesmo em aeros a gasolina. Eu mesmo "comprei" essa idéia por indicação de terceiros. Estou revendo minha opção de servos, pois acho os Futaba 3305 superdimensionados para essa classe de aeromodelo/estilo de vôo. Sempre gostei dos meus Futaba 3004, muito confiáveis. Então estou avaliando o uso deles nos flaps e ailerons. Para o leme e profundor, estou considerando os DS 821 ou JR DS 579 (vi muitas referências boas sobre o DS 821). Eu vi o trabalho do Johnny Simões e fiquei impressionado!! Coisa linda, artesanal, mas o custo, por hora, me impede de usar componentes assim.
Grande abraço!!
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Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.
Concordo com você. Eu sempre usei os Servos Futabas 3004 nos meus aeros, mas estes aeros são de pequeno porte classe .45 e .55, mas quando resolvi ter este Tucanos levei em consideração a motorização, o peso e principalmente a tranquilidade, tranquilidade esta que me faz configurar todos os meus aeros com peças e equipamentos um pouco acima do especificado, para que eu tenha, por exemplo, uma potência de motor um pouco acima do necessário, nós nunca saberemos quando vamos precisar de motor para uma acendência de emergência. Com relação aos Servos, tenho o mesmo raciocínio, Servos mais fortes eu ficarei mais tranquilo, isto tudo pensando, também, em não agregar mais peso no aero. Quando você falou no trem de pouso eu também achei o valor alto para minhas condições, eu já tenho o mesmo kit que você tem daí estou pensando em pegar só as rodas escalas do Jonhy. Mande-nos notícias quando o Tucano estiver pronto, o meu só está faltando o motor.
Até logo.
Até logo.
WANDERLEY DE ALMEIDA RAMOS
Cmte Wanderley - Capitão
Cmte Wanderley - Capitão
Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.
Bom Dia Cmte Wanderley
Também gosto de trabalhar com margem de segurança, por isso tenho pesquisado bem cada componente, sem pressa. Mês que vem quero começar a montagem, aproveitando o recesso de fim de ano. Por que desistiu do motor OS. GT 22? Tem algum substituto em mente?
Grande abraço e obrigado por participar do tópico.
Heliophar
Também gosto de trabalhar com margem de segurança, por isso tenho pesquisado bem cada componente, sem pressa. Mês que vem quero começar a montagem, aproveitando o recesso de fim de ano. Por que desistiu do motor OS. GT 22? Tem algum substituto em mente?
Grande abraço e obrigado por participar do tópico.
Heliophar
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Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.
Bom dia, eu comprei o GT-22 pq ele tem o escape na trazeira do cabeçote, pois não quero cortar o Cowl na lateral, mas este escapamento encosta nas laterais com isto irá aquecer o cowl podendo danificá-lo ou estourar a pintura.
Tenho pensado em colocar este mesmo motor que você tem DLE 20CC, por isto gostaria que você me mandasse, quando ele estiver pronto e ter voado, as fotos e filmagem.
Tenha um bom dia.
Cmte Wanderley
Tenho pensado em colocar este mesmo motor que você tem DLE 20CC, por isto gostaria que você me mandasse, quando ele estiver pronto e ter voado, as fotos e filmagem.
Tenha um bom dia.
Cmte Wanderley
WANDERLEY DE ALMEIDA RAMOS
Cmte Wanderley - Capitão
Cmte Wanderley - Capitão
Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.
Boa tarde senhores..
Helio, gostei da configuração dos servos.
Lendo neste topico ví que servos Karbonite nao sao indicados para aero a gasolina, pelo risco de quebra das engrenagens..
O meu estava com todos os servos karbonite - Hitec 5485 (exceto acelerador e bequilha dianteira - uso servo separado do leme)
Optei por trocar pelos meus velhos conhecidos Hitec 645 MG - mais fortes e resistentes. Futaba 3004 nos Ailerons. Comecei trocando apenas o do profundor por um 645 que eu ja tinha em casa, por que para mim, é o principal comando da aeronave.
Infelizmente ou felizmente, vão me sobrar 6 servos karbonite desta substituicao, que vou passar para um amigo voar glow.
Estou muito satisfeito com o DLE 20.. Amaciando ainda
abraços, boa montagem e otimos voos!!
Helio, gostei da configuração dos servos.
Lendo neste topico ví que servos Karbonite nao sao indicados para aero a gasolina, pelo risco de quebra das engrenagens..
O meu estava com todos os servos karbonite - Hitec 5485 (exceto acelerador e bequilha dianteira - uso servo separado do leme)
Optei por trocar pelos meus velhos conhecidos Hitec 645 MG - mais fortes e resistentes. Futaba 3004 nos Ailerons. Comecei trocando apenas o do profundor por um 645 que eu ja tinha em casa, por que para mim, é o principal comando da aeronave.
Infelizmente ou felizmente, vão me sobrar 6 servos karbonite desta substituicao, que vou passar para um amigo voar glow.
Estou muito satisfeito com o DLE 20.. Amaciando ainda
abraços, boa montagem e otimos voos!!
Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.
Cmte Wanderley, pode deixar!! Estou aguardando a chegada do motor. Assim que tiver com ele em mãos eu já mando fotos da instalação. Stickier obrigado pela dica. Vou mesmo utilizar os Futabas 3004 nos flaps e ailerons; JR DS 579 no profundor e leme; Hitec HS 82 MG no acelerador e o HS-65 MG no acionamento dos retráteis. Também guardei meus servos Karbonite para outra ocasião. Que hélice você esta usando no seu DLE? Pretendo usar uma tripá 15x6 nele. E o montante, esta usando com coxins?
Abraços!!
Abraços!!
Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.
Montante sem coxins, Helice 15x7 tripá mas ficou muito pesada, aceleração lenta e pegava no chao quando a bequilha sofria muito esforço. Comprei 14x7 tripá e acredito que vai casar com o motor.. mas o correio extraviou minha mercadoria 

Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.
Legal Stickier, eu vou tentar aquele Du-Bro que comentei, mas tenho medo de não caber. Bom saber do hélice, achei que daria com folga a de 15. Avise das novidades!!
Grande abraço!!
Grande abraço!!
Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.
Bom dia galera..
Adquiri o montante com coxins para motor 20cc.. estou aguardando chegar. Acho que vai diminuir muito a vibração do conjunto. Se não couber nóis "adapita".
Tive problemas por excesso de vibração 2x: uma delas afrouxou o escapamento do motor. Na segunda ocasião afrouxou o montante da parede de fogo.. Motor monocilindro, gasolina e em amaciamento, vibra muito mesmo.. Vou previnir pra nao ter problemas mais sérios
Quanto a encomenda extraviada, chegou, MOLHADO.. aff correios me quebram mesmo. Ainda bem que nao estragou nenhum servo 9g
Como as helices 14x7 tripá estavam dentro, ainda nao tive oportunidade de testar. Comparei com a minha 15x7, que ja tinha as pontas machucadas, ficaram quase do mesmo tamanho, ligeira diferança
Quando voar mando notícias
Adquiri o montante com coxins para motor 20cc.. estou aguardando chegar. Acho que vai diminuir muito a vibração do conjunto. Se não couber nóis "adapita".
Tive problemas por excesso de vibração 2x: uma delas afrouxou o escapamento do motor. Na segunda ocasião afrouxou o montante da parede de fogo.. Motor monocilindro, gasolina e em amaciamento, vibra muito mesmo.. Vou previnir pra nao ter problemas mais sérios
Quanto a encomenda extraviada, chegou, MOLHADO.. aff correios me quebram mesmo. Ainda bem que nao estragou nenhum servo 9g
Como as helices 14x7 tripá estavam dentro, ainda nao tive oportunidade de testar. Comparei com a minha 15x7, que ja tinha as pontas machucadas, ficaram quase do mesmo tamanho, ligeira diferança
Quando voar mando notícias
- LaercioLMB
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- Registrado em: 16 Abr 2009 20:40
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Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.
Se não balancear as hélices, nunca irá resolver os problemas com vibrações.
Não que seja o seu caso, mas hélices balanceadas em hastes de chaves de fenda e nada, é a mesma coisa.
Não que seja o seu caso, mas hélices balanceadas em hastes de chaves de fenda e nada, é a mesma coisa.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.
LaercioLMB escreveu:Se não balancear as hélices, nunca irá resolver os problemas com vibrações.
Não que seja o seu caso, mas hélices balanceadas em hastes de chaves de fenda e nada, é a mesma coisa.
Certo.
Tenho 3 e voam demais.
Se balancear o conjunto hélices e spinner.....só alegrias.
E digo mais foi o aero mais completo que já voei e montei.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.
Boa noite pessoal
Também usarei o montante com coxins. Mas sempre balanceio os hélices no balanceador. O spinner também já balanciei, mas não consegui um resultado tão bom quanto com os hélices. Uma outra dúvida: o uso da Kill switch é realmente "altamente recomendado" como o manual do motor cita? Quem usa?
Abraços
Heliophar
Também usarei o montante com coxins. Mas sempre balanceio os hélices no balanceador. O spinner também já balanciei, mas não consegui um resultado tão bom quanto com os hélices. Uma outra dúvida: o uso da Kill switch é realmente "altamente recomendado" como o manual do motor cita? Quem usa?
Abraços
Heliophar
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