O.S 91 fx. com helice 16x8. sera que roda?

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
hebertvieiracardoso
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Qua Set 09, 2015 9:13 pm
Localização: Goiânia-Go

Re: O.S 91 fx. com helice 16x8. sera que roda?

Mensagem por hebertvieiracardoso »

rufera escreveu:Cara, 16x4 é tirar a força do motor e ficar com rotação, mas esse motor já está bem no seu limie de força, deixa como está com 15x8 e espera chegar o motor novo.
Abs.
Rufera.


Amigo, ele esta na realidade com uma 14x6 ou 14x8. ao julgar por alto o Passe. (não sei sua medida)
Tenho certeza de que seu diametro é 14" e não 15".

Acho que ela é uma 14x8. e Não 15x8, como você disse.
Sendo que com a 14x8 ele esta com 1:1 de empuxo como ja foi dito; da para melhorar ou e realmente seu limite?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: O.S 91 fx. com helice 16x8. sera que roda?

Mensagem por LaercioLMB »

Está escrito na hélice a medida dela.
Sobre querer tirar mais desempenho do que o motor suporta, não irá atingir o que você espera aumentando diâmetro da hélice, pois isso irá forçar mais ainda o motor e se o desempenho não está bom, certamente não ficará melhor.
Outra coisa, você é que tem que testar as hélices, pois de nada adianta eu te dizer que vai ficar bom se não faço a menor ideia de como você pilota ou como você regula o motor.
Temos que ter hélices em casa sim para testar, quer gostemos ou não, pois jamais iremos obter respostas precisas em uma pergunta desse tipo.
Eu tenho hélices aqui que pensei que nem ima mais usar elas, lacradas dentro da embalagem e hoje irei usar um tipo delas, o que certamente em outra ocasião irei necessitar das outras.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
ika
membro
Mensagens: 373
Registrado em: Dom Out 02, 2011 12:35 pm
Localização: Brasnorte Mato Grosso

Re: O.S 91 fx. com helice 16x8. sera que roda?

Mensagem por ika »

Tenho um motor Os 91 fx bombado com uma hélice 14x8 em um f3a magic , é um canhão o aero com este combo , este aero acabei de compra do amigo douglas aqui do fórum , , fiz o voo teste dele ontem e os 8 voos que fiz com ele notei que a hélice que esta 14x8 é na minha opinião a indicada para este combo , mais como o aero dele é outro ai já não sei , mais pra mim esta ideal.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: O.S 91 fx. com helice 16x8. sera que roda?

Mensagem por LaercioLMB »

ika escreveu:Tenho um motor Os 91 fx bombado com uma hélice 14x8 em um f3a magic , é um canhão o aero com este combo , este aero acabei de compra do amigo douglas aqui do fórum , , fiz o voo teste dele ontem e os 8 voos que fiz com ele notei que a hélice que esta 14x8 é na minha opinião a indicada para este combo , mais como o aero dele é outro ai já não sei , mais pra mim esta ideal.



É como você disse, no seu aeromodelo ficou bom, mas cada modelo tem sua aerodinâmica, uns com menor arrasto, outros com maior arrasto e o mesmo vale para o mesmo modelo de marcas diferentes, uns mais pesados, outros mais leves.
Sendo assim, ele só conseguirá um resultado testando, não há outra forma.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
hebertvieiracardoso
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Qua Set 09, 2015 9:13 pm
Localização: Goiânia-Go

Re: O.S 91 fx. com helice 16x8. sera que roda?

Mensagem por hebertvieiracardoso »

LaercioLMB escreveu:Está escrito na hélice a medida dela.
Sobre querer tirar mais desempenho do que o motor suporta, não irá atingir o que você espera aumentando diâmetro da hélice, pois isso irá forçar mais ainda o motor e se o desempenho não está bom, certamente não ficará melhor.
Outra coisa, você é que tem que testar as hélices, pois de nada adianta eu te dizer que vai ficar bom se não faço a menor ideia de como você pilota ou como você regula o motor.
Temos que ter hélices em casa sim para testar, quer gostemos ou não, pois jamais iremos obter respostas precisas em uma pergunta desse tipo.
Eu tenho hélices aqui que pensei que nem ima mais usar elas, lacradas dentro da embalagem e hoje irei usar um tipo delas, o que certamente em outra ocasião irei necessitar das outras.


Concordo com você, muito obrigado pela atenção.
Pelo que percebi, não há outra forma a não ser testando! Irei a procura de uma 15x6 de madeira. Se conseguir por esses dias posto aqui o resultado!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: O.S 91 fx. com helice 16x8. sera que roda?

Mensagem por LaercioLMB »

Infelizmente é assim que a coisa funciona, pois eu poderia afirmar que dava certo, você comprar por que eu ou qualquer outro afirmou algo improvável e não dar certo e você ficar sem entender o por que não deu se eu ou outra pessoa afirmou que daria.
Como poderia ser totalmente o contrário, eu ou qualquer outra pessoa afirmar que não daria certo e por ventura desse certo e você desistir de algo que poderia ser bom só por que eu ou qualquer outra pessoa afirmou algo sem nenhum embasamento, somente no eu acho que não dará certo.
Uma coisa é certa, no momento em que a hélice exigir mais do que o motor suporta, ele não irá render como deveria.
Sei que pela fábrica, o OS 95 AX suporta hélices de 14X8 a 16X8.
O 91 FX não é mais fabricado.
Não creio que dê certo uma 16X8 em um .91 já que é o máximo para um .95.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
hebertvieiracardoso
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Qua Set 09, 2015 9:13 pm
Localização: Goiânia-Go

Re: O.S 91 fx. com helice 16x8. sera que roda?

Mensagem por hebertvieiracardoso »

LaercioLMB escreveu:Infelizmente é assim que a coisa funciona, pois eu poderia afirmar que dava certo, você comprar por que eu ou qualquer outro afirmou algo improvável e não dar certo e você ficar sem entender o por que não deu se eu ou outra pessoa afirmou que daria.
Como poderia ser totalmente o contrário, eu ou qualquer outra pessoa afirmar que não daria certo e por ventura desse certo e você desistir de algo que poderia ser bom só por que eu ou qualquer outra pessoa afirmou algo sem nenhum embasamento, somente no eu acho que não dará certo.
Uma coisa é certa, no momento em que a hélice exigir mais do que o motor suporta, ele não irá render como deveria.
Sei que pela fábrica, o OS 95 AX suporta hélices de 14X8 a 16X8.
O 91 FX não é mais fabricado.
Não creio que dê certo uma 16X8 em um .91 já que é o máximo para um .95.


Bem colocado,
Creio que o 91 funcione com a 16x8. Mas agora acredito eu que seja com um desempenho inferior.
Logo farei testes com algumas helices.
Muito obrigado.
Avatar do usuário
hebertvieiracardoso
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Qua Set 09, 2015 9:13 pm
Localização: Goiânia-Go

Re: O.S 91 fx. com helice 16x8. sera que roda?

Mensagem por hebertvieiracardoso »

TESTEI!
Coloquei uma 16x8 de madeira, no meu O.S 91 fx. e imaginem?
Ele usava uma 14x10. Master Airscrew K
Girou bem. e com muita força, com ela o extra conseguiu sair na vertical. e ainda continuou bom em retomadas! Mas a helice fica no limite do motor.
Pretendo colocar uma menor como 15x6 de madeira, e comprar tambem uma APC-w 16x4. Para futuros testes!
Responder