Hélice para OS 46FX

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Arara
membro
Mensagens: 69
Registrado em: Sex Jul 31, 2015 3:58 pm
Localização: Uberlândia - MG

Hélice para OS 46FX

Mensagem por Arara »

Evergadura: 1,50 m
Comprimento: 1,18 m
Motor : OS 46FX
Peso : ~2,3Kg com bateria e tanque vazio (imprecisão de 100g da balança)

quero saber que hélice vai puxar bem, quero um bom torque e velocidade normal de um treinador.

Tentei 11x7, pouquissimo torque e muito rápido, pesquisei bastante sobre hélices, já sei que se eu reduzir o passo reduzo a velocidade e aumento o torque,só estou incerto a respeito da velocidade, pode ser que se eu reduzir demais o voo fique crítico, estou pensando em 12x4, mas me recomendaram 12x6 na pista, quero uma "terceira" opinião.
Avatar do usuário
magnoudia
membro
Mensagens: 1807
Registrado em: Qua Set 29, 2010 5:45 am
Localização: Lagoa Santa MG - 23

Re: Ajuda com tamanho da Hélice

Mensagem por magnoudia »

Faltou quase tudo de informação, mas esse motor gira bem uma 12.25x3.75 com um torque legal. 12x6 eu acho que é muito pra esse motor.
Vamos nos unir na campanha NÃO AJUDE OS PREGUIÇOSOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Avatar do usuário
Arara
membro
Mensagens: 69
Registrado em: Sex Jul 31, 2015 3:58 pm
Localização: Uberlândia - MG

Re: Ajuda com tamanho da Hélice

Mensagem por Arara »

magnoudia escreveu:Faltou quase tudo de informação, mas esse motor gira bem uma 12.25x3.75 com um torque legal. 12x6 eu acho que é muito pra esse motor.


Obrigado pela dica, eu não sei quais informações eu deveria fornecer, então disse tudo que eu sabia, o modelo é um Albatroz para 40-55 que comprei usado.

eu tentei baixar o RcCalc para calcular a velocidade de estol mas não consegui, aí tive que perguntar.

eu andei lendo sobre no rcgroups, vi esse tamanho de hélice sendo indicado também, só não disseram qual velocidade eu atingiria, mas em torque deram o valor de 9,8 lb. Para o 46AX.

O 12x6 é recomendado no manual, mas vi falarem que deu uma aquecida a mais no motor.


Vou tentar conseguir mais informações pra não deixar vocês no escuro e eu acabar perdendo dinheiro
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Ajuda com tamanho da Hélice

Mensagem por rnjorge »

Sempre usei meus OS 46 com 10x7 MasterAirscrew e ia muito bem. Esse da foto subia verticalmente até quase perder de vista. E ainda era o SF e não o FX.

Ricardo Jorge
Avatar do usuário
Arara
membro
Mensagens: 69
Registrado em: Sex Jul 31, 2015 3:58 pm
Localização: Uberlândia - MG

Re: Ajuda com tamanho da Hélice

Mensagem por Arara »

rnjorge escreveu:Sempre usei meu com 10x7 MasterAirscrew e ia muito bem. Esse da foto subia verticalmente até quase perder de vista. E ainda era o SF e não o FX.


Como tentei a 11x7 e ficou ruim acho 10x7 ficaria pior ainda. O seu modelo parece ser mais leve que o meu entao pode ser que tenha lhe servido bem por isso
Avatar do usuário
Leonardo M.T.
membro
Mensagens: 1181
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 2:29 pm
Localização: Santiago RS 43a

Re: Hélice para OS 46FX

Mensagem por Leonardo M.T. »

Arara, para um trainer com motor .46 não há o que inventar, comece com a 11x6, uma 11x5 pode ser opçao para maior torque.
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Hélice para OS 46FX

Mensagem por rnjorge »

Como tentei a 11x7 e ficou ruim acho 10x7 ficaria pior ainda. O seu modelo parece ser mais leve que o meu entao pode ser que tenha lhe servido bem por isso


Não, ele pesava ao redor de 2,5 kg. Pode ser que haja algo errado com seu motor. Que marca de hélice está usando?
Ricardo Jorge
Avatar do usuário
Carlos Gonçalves
membro
Mensagens: 878
Registrado em: Ter Dez 28, 2004 4:19 pm
Localização: Americana, SP

Re: Hélice para OS 46FX

Mensagem por Carlos Gonçalves »

Para aero treinador com motor 46 pode ir de 10x7 ou 11x6 que fica ótimo!

Hélices com passo menor que 6 ou diâmetro maior que 11 não são indicadas para o tipo de voo pretendido!
Carlos Gonçalves
Extra 260 35% Hangar 9 - Viper 500 Pylon - Planador Nick 2m - Calmato 40 Trainer - Shock Flyer Yak 54 - Futaba 14SG
Avatar do usuário
magnoudia
membro
Mensagens: 1807
Registrado em: Qua Set 29, 2010 5:45 am
Localização: Lagoa Santa MG - 23

Re: Hélice para OS 46FX

Mensagem por magnoudia »

para um albatroz eu usaria 11x7
Vamos nos unir na campanha NÃO AJUDE OS PREGUIÇOSOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Avatar do usuário
Arara
membro
Mensagens: 69
Registrado em: Sex Jul 31, 2015 3:58 pm
Localização: Uberlândia - MG

Re: Hélice para OS 46FX

Mensagem por Arara »

O motor está em boas condições, o problema pode ser a marca da hélice sim.
andei pesquisando e 11x7 me da 6 libras de torque nesse motor, o que seria o limite mesmo, e 11x6 daria 6,5 lb, o que daria uma leve folga.

vou testar a 12x4 e em seguida testarei a 11x6 neste sábado, como me indicaram.

A hélice é uma xing lingue(Haoye) que paguei 12 reais, quando chegou parecia até hélice de elétrico. O aero corre a pista toda pra sair mal, e vem de bem longe pra tocar a pista quase na metade :s
Responder