Vela OS G5 para converter Glow em Gasolina
- ika
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Re: Vela OS G5 para converter Glow em Gasolina
Pois é rodei uns 5 litros de gasolina v power com esta vela , a temperatura era em torno de 105 graus com o cdi não medi ainda não vou ver quanto trabalha .
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Re: Vela OS G5 para converter Glow em Gasolina
o video do nosso amigo nao provou nada. se alguem tem um video mas completo para passa para nos abraço
- Camacho
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Re: Vela OS G5 para converter Glow em Gasolina
boas comandantes.
fiz alguns experimentos e baseado nos meus parcos conhecimentos sobre motores e preparação vou tentar tecer meus comentários.
corri o circuito paulista de arrancada por algum tempo(uns 20 e poucos anos), sempre fui "rato de oficina". quando tive algum sossego na vida, fui atras de entender como funcionam os motores e como se melhora a performance, e digo com muita certeza que as regulagens entre gasolina e metanol são completamente diferentes. a começar pela taxa de compressão, estequiometria calorimetria, ponto de ignição entre outros....
o metanol, apesar de gerar muito mais potência que a gasolina e o etanol, é mais "seco". por isso usamos quantidades absurdas de óleo nos combustíveis glow.
ganhavamos "apenas" com a troca de metanol por etanol, claro que com os devidos ajustes,150 hp num motor de 500 hp.isso confirmado em dinamômetro.
nos nossos motores não é diferente. a conversão é possível, mas complicada, pois tem que se ajustar vários fatores, não só a agulha de combustível. venturi do carburador tem que ser menor na gasolina, há de se ajustar a taxa de compressão, ponto da ignição que é um dos problemas mais difíceis de se resolver, e tem que ter em mente que você perderá em potência final, mas ganhará em troca TORQUE, o que significa girar hélices maiores com menos RPM.
o que os colegas sentiram "na pele" é um dos efeitos... provávelmente usaram hélices para glow, e o motor girou demais e aqueceu.E isso é muito fácil de se constatar, rode um glow e um BE iguais e você verá que o BE gira hélices bem maiores, com menos RPM .
quanto ao tratamento dado nas peças para "aguentar" o metanol de nosso combustível, nada muito preocupante, pois faziamos justamente isso para converter nossos motores de gasolina para metanol, e usar gasolina nestes motores "niquelados" não trazia nenhum problema aparente.
fiz alguns experimentos por conta própria na conversão de glow pra gasolina, e digo é chato, detalhado a ponto de ser insano e financeiramente pouco atraente. cheguei a conclusão que é mais simples, prático e sensato usar glow em motores glow e gasolina em motores gasolina. simples assim....
quanto a usar etanol em motores glow, acho um pouco mais viável, estou com vontade de "fuçar" nesta área, mas ando muito sem tempo nem paciência....
enfim, é isso.
ABRAÇOS
fiz alguns experimentos e baseado nos meus parcos conhecimentos sobre motores e preparação vou tentar tecer meus comentários.
corri o circuito paulista de arrancada por algum tempo(uns 20 e poucos anos), sempre fui "rato de oficina". quando tive algum sossego na vida, fui atras de entender como funcionam os motores e como se melhora a performance, e digo com muita certeza que as regulagens entre gasolina e metanol são completamente diferentes. a começar pela taxa de compressão, estequiometria calorimetria, ponto de ignição entre outros....
o metanol, apesar de gerar muito mais potência que a gasolina e o etanol, é mais "seco". por isso usamos quantidades absurdas de óleo nos combustíveis glow.
ganhavamos "apenas" com a troca de metanol por etanol, claro que com os devidos ajustes,150 hp num motor de 500 hp.isso confirmado em dinamômetro.
nos nossos motores não é diferente. a conversão é possível, mas complicada, pois tem que se ajustar vários fatores, não só a agulha de combustível. venturi do carburador tem que ser menor na gasolina, há de se ajustar a taxa de compressão, ponto da ignição que é um dos problemas mais difíceis de se resolver, e tem que ter em mente que você perderá em potência final, mas ganhará em troca TORQUE, o que significa girar hélices maiores com menos RPM.
o que os colegas sentiram "na pele" é um dos efeitos... provávelmente usaram hélices para glow, e o motor girou demais e aqueceu.E isso é muito fácil de se constatar, rode um glow e um BE iguais e você verá que o BE gira hélices bem maiores, com menos RPM .
quanto ao tratamento dado nas peças para "aguentar" o metanol de nosso combustível, nada muito preocupante, pois faziamos justamente isso para converter nossos motores de gasolina para metanol, e usar gasolina nestes motores "niquelados" não trazia nenhum problema aparente.
fiz alguns experimentos por conta própria na conversão de glow pra gasolina, e digo é chato, detalhado a ponto de ser insano e financeiramente pouco atraente. cheguei a conclusão que é mais simples, prático e sensato usar glow em motores glow e gasolina em motores gasolina. simples assim....
quanto a usar etanol em motores glow, acho um pouco mais viável, estou com vontade de "fuçar" nesta área, mas ando muito sem tempo nem paciência....
enfim, é isso.
ABRAÇOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO
Re: Vela OS G5 para converter Glow em Gasolina
Tive essa mesma conclusão amigo. Isso ae. Obrigado !
- Gilberto
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Re: Vela OS G5 para converter Glow em Gasolina
Me parece então que a conversão de vela para glow plug no Evo 10cc é menos complicada, pois afinal ele já é projetado para gasolina, já tem carburador para gasolina e já tem a taxa de compressão certa.
Precisaria mudar a hélice também? Imagino que não.
Precisaria mudar a hélice também? Imagino que não.
Avião tem cauda e não calda; Avião tem nariz e não bico; Avião plana e não plaina; É fuselagem e não fuseca.
- Gilberto
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Re: Vela OS G5 para converter Glow em Gasolina
Alguém já experimentou em motores a gasolina maiores, como um 15cc ou 20cc?
Avião tem cauda e não calda; Avião tem nariz e não bico; Avião plana e não plaina; É fuselagem e não fuseca.
Re: Vela OS G5 para converter Glow em Gasolina
Amigo aí não me parece ser necessária troca da vela pois nos motores maiores o uso das velas apropriadas para gasolina já dão conta do recado, e também a maioria dos motores gasolina usam velas que tem a rosca maior do que essa vela G5.
Abs.
Rufera.
Abs.
Rufera.
Re: Vela OS G5 para converter Glow em Gasolina
Gilberto escreveu:Me parece então que a conversão de vela para glow plug no Evo 10cc é menos complicada, pois afinal ele já é projetado para gasolina, já tem carburador para gasolina e já tem a taxa de compressão certa.
Precisaria mudar a hélice também? Imagino que não.
isso mesmo só trocar a vela tirar o cdi e abateria, estou a 2 meses voando assim com uma 11x7 só alegria
- Camacho
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Re: Vela OS G5 para converter Glow em Gasolina
Gilberto escreveu:Me parece então que a conversão de vela para glow plug no Evo 10cc é menos complicada, pois afinal ele já é projetado para gasolina, já tem carburador para gasolina e já tem a taxa de compressão certa.
Precisaria mudar a hélice também? Imagino que não.
não precisa. simplesmente você está trocando um sistema de ignição por outro.
acertar e voar...
ABRAÇOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO
- diegostf
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Re: Vela OS G5 para converter Glow em Gasolina
Camacho escreveu:Gilberto escreveu:Me parece então que a conversão de vela para glow plug no Evo 10cc é menos complicada, pois afinal ele já é projetado para gasolina, já tem carburador para gasolina e já tem a taxa de compressão certa.
Precisaria mudar a hélice também? Imagino que não.
não precisa. simplesmente você está trocando um sistema de ignição por outro.
acertar e voar...
ABRAÇOS
Nesse caso sem perca de potencia do motor?
Ugly Stick 120 - TREX 550 + MBX