Vela OS G5 para converter Glow em Gasolina

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
tharley
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Qui Set 24, 2015 5:51 pm
Localização: Cacoal - RO

Vela OS G5 para converter Glow em Gasolina

Mensagem por tharley »

Olá pessoal,

Estive assistindo uns vídeos esses dias de um pessoal usando a vela G5 em motores glow, só que usando gasolina. Aparentemente eles estavam funcionando normalmente. Gostaria de saber se isso procede... Alguém saberia explicar sobre esse assunto ?
tharley
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Qui Set 24, 2015 5:51 pm
Localização: Cacoal - RO

Re: Vela OS G5 para converter Glow em Gasolina

Mensagem por tharley »

lá pessoal,

Estive assistindo uns vídeos esses dias de um pessoal usando a vela G5 em motores glow, só que usando gasolina. Aparentemente eles estavam funcionando normalmente. Gostaria de saber se isso procede... Alguém saberia explicar sobre esse assunto ?
rufera
membro
Mensagens: 174
Registrado em: Seg Mar 26, 2007 8:56 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Vela OS G5 para converter Glow em Gasolina

Mensagem por rufera »

Procede sim, mas verifique se a rosca do cabeçote do seu motor é igual ao da vela pois pelo que li a rosca dessas velas são para esquerda ou seja apertam rosqueando para a esquerda e são contrárias as das velas do glow que são rosca para a direita, verifique a minha informação pelos sites e depois poste aqui os resultados.
Abs.
Rufera.
tharley
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Qui Set 24, 2015 5:51 pm
Localização: Cacoal - RO

Re: Vela OS G5 para converter Glow em Gasolina

Mensagem por tharley »

Ok amigo, já pedi as velas pra fazer o teste é assim que chegar eu posto aqui a informação.

Obrigado
marcos luciano rodrigues
membro
Mensagens: 523
Registrado em: Ter Fev 23, 2010 4:54 pm
Localização: mogi guaçu sp

Re: Vela OS G5 para converter Glow em Gasolina

Mensagem por marcos luciano rodrigues »

pessoal precisa mudar alguma coisa mais ou somente troca a vela
Avatar do usuário
zocra
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Ter Jun 05, 2012 10:19 am
Localização: Porto Alegre, RS

Re: Vela OS G5 para converter Glow em Gasolina

Mensagem por zocra »

a vela é a mesma rosca, tem vários videos de gente usando esse vela e motores glow e usando gasolina, não sei ao longo do tempo como q será,eu tenho motores glow porem não usei gasolina, vou aproveitar o tópico pra deiixa uma duvida, a taxa de compressão é diferente então será q realmente oa longo do tempo o q pode acontecer?


Eu to usando essa vela em um evo 10cc e só alegria
stickier
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Mar 21, 2008 2:43 am
Localização: Tangará da Serra

Re: Vela OS G5 para converter Glow em Gasolina

Mensagem por stickier »

Fiz muitos testes com a vela G5 no Evo 10cc, vou falar alguns pontos com base em experiência, nada científico ou teórico.

- No motor glow o consumo de combustivel é muito maior por minuto que à gasolina. O carburador do motor glow é calibrado de fábrica para permitir a passagem de maiores volumes de combustivel por tempo. Dessa forma, acredito que apenas trocar a vela por uma G5 em motor glow nao te dará segurança para voar, pode ser que ele pegue, rode, etc. Mas a tendência é ficar com a agulha extremamente fechada. Nunca testei essa configuração: motor glow original apenas com a vela trocada, a tendencia é afogar, mas dependendo do modelo de motor e carburador, pode ser que se encontre uma regulagem adequada. Caso nao fique confiável, terá que trocar a agulha ou carburador completo por um a gasolina.

- O motor glow é revestido internamente para suportar metanol, já a gasolina tem uma composição diferente. Provavelmente a vida útil da camisa, rolamentos e outros componentes internos do motor será menor. Mas isso não impede de funcionar, apenas vai durar menos.


- Tenho dois motores Evo 10cc, um está com ignição e outro sem. Quando usamos ignicao e consequentemente a vela fria, original, tenho muito mais folga de regulagem. Ou seja, a agulha tem até cerca de meia volta de folga sem afetar significativamente o rendimento do motor. A queima fica melhor, até o cheiro dos gases de escape fica diferente. Resolvi testar a vela G5, vela quente, incandescente ou tambem conhecida como vela glow. Montei em um Ipanema da Artal. A unica posição de motor que consegui ter um voo seguro é com o motor de lado. Usando a vela quente, a regulagem tem que ser mais precisa, nao fica muita folga. Uma simples diferença no nível do tanque pode afetar a regulagem. A queima, dá a impressão, que nao é completa. Mas é um aeromodelo seguro, vou mante-lo assim, sem ignição.


Preste atenção em todos esses detalhes, faça todos os testes, nariz pra cima, p baixo e voe alto até sentir segurança na configuração nova de seu motor..

No mais, ótimos voôs

Qualquer duvida pergunte, abraço!!
Avatar do usuário
zocra
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Ter Jun 05, 2012 10:19 am
Localização: Porto Alegre, RS

Re: Vela OS G5 para converter Glow em Gasolina

Mensagem por zocra »

stickier escreveu:Fiz muitos testes com a vela G5 no Evo 10cc, vou falar alguns pontos com base em experiência, nada científico ou teórico.

- No motor glow o consumo de combustivel é muito maior por minuto que à gasolina. O carburador do motor glow é calibrado de fábrica para permitir a passagem de maiores volumes de combustivel por tempo. Dessa forma, acredito que apenas trocar a vela por uma G5 em motor glow nao te dará segurança para voar, pode ser que ele pegue, rode, etc. Mas a tendência é ficar com a agulha extremamente fechada. Nunca testei essa configuração: motor glow original apenas com a vela trocada, a tendencia é afogar, mas dependendo do modelo de motor e carburador, pode ser que se encontre uma regulagem adequada. Caso nao fique confiável, terá que trocar a agulha ou carburador completo por um a gasolina.

- O motor glow é revestido internamente para suportar metanol, já a gasolina tem uma composição diferente. Provavelmente a vida útil da camisa, rolamentos e outros componentes internos do motor será menor. Mas isso não impede de funcionar, apenas vai durar menos.


- Tenho dois motores Evo 10cc, um está com ignição e outro sem. Quando usamos ignicao e consequentemente a vela fria, original, tenho muito mais folga de regulagem. Ou seja, a agulha tem até cerca de meia volta de folga sem afetar significativamente o rendimento do motor. A queima fica melhor, até o cheiro dos gases de escape fica diferente. Resolvi testar a vela G5, vela quente, incandescente ou tambem conhecida como vela glow. Montei em um Ipanema da Artal. A unica posição de motor que consegui ter um voo seguro é com o motor de lado. Usando a vela quente, a regulagem tem que ser mais precisa, nao fica muita folga. Uma simples diferença no nível do tanque pode afetar a regulagem. A queima, dá a impressão, que nao é completa. Mas é um aeromodelo seguro, vou mante-lo assim, sem ignição.


Preste atenção em todos esses detalhes, faça todos os testes, nariz pra cima, p baixo e voe alto até sentir segurança na configuração nova de seu motor..

No mais, ótimos voôs

Qualquer duvida pergunte, abraço!!


Realmente tb senti essa diferença na regulagem do motor, no meu caso tive que mecher na agulha de alta e de baixa, uma coisa q eu notei, ligo com o ni starter e deixo cerca de mais uns 5s depois de ligado com ni conectado e depois tiro, espero aquecer por mais uns 2 minutos e dai eu parti pra regulagem, foi um pouco difícil e chato mais consegui regular com um pouco de paciência, já estou a 3 fds voando em um avistar alite, no ultimo fds resolvi dar uma laço no motor pra ver o comportamento, passagem a toda pela pista, rolls um atras do ouro loppings e algumas manobras básicas e está 100% o motor
Avatar do usuário
ika
membro
Mensagens: 373
Registrado em: Dom Out 02, 2011 12:35 pm
Localização: Brasnorte Mato Grosso

Re: Vela OS G5 para converter Glow em Gasolina

Mensagem por ika »

Ola bom dia antes de mais nada feliz ano novo .
Bom eu usava esta vela no meu evo 10cc sem cdi já tinha uns 8 meses , realmente a regulagem tem que ser mais precisa mais também fica ótima , segue dois videos um que o motor estava no falecido edge 55 , e outro no meu recente edge red bull , abraço.

https://www.youtube.com/watch?v=hKhOp4KV3no

https://www.youtube.com/watch?v=LaZ4cECZIyc&feature=youtu.be

mais a vela não sei o que houve queimou e voltei o cdi no red bull. segue video. melhor resposta com cdi.

https://www.youtube.com/watch?v=i0tlnXAGUqM
Editado pela última vez por ika em Qui Dez 31, 2015 3:18 pm, em um total de 1 vez.
tharley
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Qui Set 24, 2015 5:51 pm
Localização: Cacoal - RO

Re: Vela OS G5 para converter Glow em Gasolina

Mensagem por tharley »

Tentei a conversão no meu motor Magnum .61 mas não tive muito sucesso ele até que funcionou mas percebi que rodou muito quente e depois disso ainda queimou duas velas. No final abandonei o projeto e voltei ele pro metanol
Responder