Adaptação de partida elétrica em um motor glow

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Excluído

Adaptação de partida elétrica em um motor glow

Mensagem por Excluído »

Pessoal, estou afastado do modelismo há uns tempos, faz uns 3 ou 4 anos que nem avião tenho mais.
Mas, em compensação, tenho "pilotado" bastante torno, fresadora e impressora 3D, pois tenho trabalhado com prototipagem nos ultimos anos, e isso me trouxe muita satisfação e também muito aperfeiçoamento em termos de conhecimento técnico.
Além disso, acabo "me divertindo" indiretamente, pois atendo os colegas aeromodelistas e automodelistas da cidade nesse tipo de serviço que geralmente as tornearias não tem interesse (ou condições) de fazer por serem trabalhos que exigem elevada precisão (e paciência) e por demandarem atenção ao detalhes, o que é justamente a minha especialidade...
Acabei me equipando para poder trabalhar em casa na maior parte do tempo, assim posso estar por perto para atender as necessidades de minha mãe, que tem 74 anos.
A pedido de um colega daqui de Campo Grande, fiz uma adaptação de um sistema de partida elétrica, originalmente projetado para um motor a gasolina, no motor YS 120 4 tempos que ele possui.
Estou colocando as imagens aqui para servir de inspiração caso alguém se defronte com uma situação parecida. A publicação dessas imagens foi autorizada pelo dono do motor, é claro.
Para não ter problemas com folgas, interferência entre partes e etc, comecei modelando com precisão todas as peças do sistema em CAD 3D, e a partir desse modelo pude projetar as partes que seriam necessárias.
Para efeito de comparação, a lapiseira que aparece nas fotos é uma 0.5 mm.
1_ motor.jpg
1_ motor.jpg (35.96 KiB) Exibido 7994 vezes
2_caixa_do_kit.jpg
2_caixa_do_kit.jpg (36.72 KiB) Exibido 7994 vezes
3_modelo_do_kit.jpg
3_modelo_do_kit.jpg (26.54 KiB) Exibido 7994 vezes
4_peças_do_kit.jpg
4_peças_do_kit.jpg (32.6 KiB) Exibido 7994 vezes
5_encosto_original.jpg
5_encosto_original.jpg (35.35 KiB) Exibido 7994 vezes
5_Modelagem_CAD.jpg
5_Modelagem_CAD.jpg (35.17 KiB) Exibido 7994 vezes
Editado pela última vez por Excluído em Sex Dez 25, 2015 6:30 pm, em um total de 1 vez.
Excluído

Re: Adaptação de partida elétrica em um motor glow

Mensagem por Excluído »

Optei pelo bronze nas duas peças que substituiriam o encosto original da hélice e o cone de aperto, pois o bronze, apesar de MUITO mais caro que o aço, permite uma usinagem mais fácil e, no meu caso, mais precisa. Explico: para cortar confiavelmente e com bom acabamento superficial uma peça de aço, é necessária uma profundidade mínima de corte em cada passada, coisa que o bronze não exige, permitindo assim passadas finíssimas de acabamento para obter uma precisão da ordem de 0.15 mm em relação às dimensões do projeto. Cheguei ao ponto de fazer pausas no trabalho na fase de acabamento para que as peças esfriassem e evitar erros dimensionais por conta da dilatação térmica.
Optei também por substituir o sistema de cone de aperto por um sistema de fixação por chaveta, aproveitando o rasgo já existente no eixo, pois caso tentasse manter o sistema de cone a peça resultante teria paredes finas demais e poderia não suportar os esforços e principalmente a vibração do motor.
Infelizmente não me lembrei de documentar o início da usinagem, mas imagens de gente torneando peças existem aos montes na internet...
Definidos os detalhes, iniciei usinando as duas partes do novo encosto da hélice, já com rasgos de chaveta tanto para o acoplamento ao eixo do motor quanto à engrenagem com o rolamento one-way.
6_novo_encosto.jpg
6_novo_encosto.jpg (36.8 KiB) Exibido 7993 vezes
7_detalhe_do_novo_encosto.jpg
7_detalhe_do_novo_encosto.jpg (37.13 KiB) Exibido 7993 vezes
8_close_do_novo_encosto.jpg
8_close_do_novo_encosto.jpg (34.27 KiB) Exibido 7993 vezes

Uma das dificuldades nesse tipo de trabalho é que quando se inverte a peça no torno para finalizar a face que falta, é preciso extremo cuidado para manter a concentricidade e o paralelismo de faces.
Esse ajuste é feito usando um relógio comparador (idealmente, deveria usar um apalpador, mas ainda não comprei o meu...), para assegurar concentricidade e paralelismo melhores que 0.05 mm.
Usar as pinças de fixação da fresadora no lugar da placa normal do torno também ajuda, e muito, a manter a concentricidade nesses casos. Quando comprei as máquinas, tive o cuidado de verificar que a medida do Cone Morse do cabeçote do torno era a mesma do spindle da Fresadora, e assim posso usar as pinças em ambas as máquinas.
9_usinagem_da_face_de_encosto.jpg
9_usinagem_da_face_de_encosto.jpg (36.48 KiB) Exibido 7993 vezes
10_usinagem_da_face_de_encosto.jpg
10_usinagem_da_face_de_encosto.jpg (34.51 KiB) Exibido 7993 vezes
Editado pela última vez por Excluído em Sex Dez 25, 2015 6:51 pm, em um total de 1 vez.
Excluído

Re: Adaptação de partida elétrica em um motor glow

Mensagem por Excluído »

Prontas as peças do encosto da hélice, usinei o anel adaptador para permitir a montagem da base do sistema de partida no “pescoço” do YS 120. Esse anel foi feito em alumínio mesmo, e recebeu uma rosca M4 para permitir o aperto e fixação ao corpo do motor. Sugeri ao proprietário que usasse um travador químico em ambos os lados desse adaptador para garantir que o peso do motor de partida não desloque o conjunto com a vibração.
12_geral_fresadora.jpg
12_geral_fresadora.jpg (35.26 KiB) Exibido 7992 vezes
13_zerando_indicador.jpg
13_zerando_indicador.jpg (36.7 KiB) Exibido 7992 vezes
14_zerando_indicador.jpg
14_zerando_indicador.jpg (31.42 KiB) Exibido 7992 vezes
15_zerando_indicador.jpg
15_zerando_indicador.jpg (21.62 KiB) Exibido 7992 vezes
16_furo.jpg
16_furo.jpg (22.49 KiB) Exibido 7992 vezes
17_furo.jpg
17_furo.jpg (35.24 KiB) Exibido 7992 vezes
Excluído

Re: Adaptação de partida elétrica em um motor glow

Mensagem por Excluído »

Para evitar interferência mecânica entre a engrenagem e o anel adaptador, fresei um rebaixo na borda do anel.
Também torneei a cabeça de um parafuso M4 grau de dureza 8.8, para que ela pudesse entrar sem raspar na cavidade destinada ao parafuso.
19_rosca.jpg
19_rosca.jpg (36.19 KiB) Exibido 7991 vezes
21_corte.jpg
21_corte.jpg (29.77 KiB) Exibido 7991 vezes
22_corte.jpg
22_corte.jpg (27.4 KiB) Exibido 7991 vezes
23_assento_parafuso.jpg
23_assento_parafuso.jpg (30.68 KiB) Exibido 7991 vezes
26_rebaixo_engrenagem.jpg
26_rebaixo_engrenagem.jpg (26.2 KiB) Exibido 7991 vezes
25_torneando_parafuso.jpg
25_torneando_parafuso.jpg (31.13 KiB) Exibido 7991 vezes
Excluído

Re: Adaptação de partida elétrica em um motor glow

Mensagem por Excluído »

A preparação das chavetas foi uma “aventura” à parte, pois é mais fácil o Papai Noel descer pela chaminé que eu não tenho do que achar uma chaveta padronizada em Campo Grande...
Encontrei um pedaço de perfil “L” com a espessura adequada, ajustei o comprimento e cortei “fatias” usando a fresadora, para obter as dimensões mais próximas possível das desejadas, deixando pouco material a ser retirado na ajustagem (feita na lima...).
27_chaveta.jpg
27_chaveta.jpg (34.09 KiB) Exibido 7991 vezes
28_chaveta.jpg
28_chaveta.jpg (35.63 KiB) Exibido 7991 vezes
29_chaveta.jpg
29_chaveta.jpg (18.03 KiB) Exibido 7991 vezes
30_chaveta.jpg
30_chaveta.jpg (37.54 KiB) Exibido 7991 vezes
31_chaveta.jpg
31_chaveta.jpg (20.06 KiB) Exibido 7991 vezes
Excluído

Re: Adaptação de partida elétrica em um motor glow

Mensagem por Excluído »

Usei um cabo de faca de modelismo, tipo “X-Acto”, para segurar as chavetas (que medem 3 x 3 x 9 mm), e assim poder fazer o raio nas extremidades da chaveta que seria montada no eixo do motor, usando a afiadora de ferramentas que já possui essa função. Melhor do que ficar limando “no olho”.
A chaveta que fixa o One-way não precisava dos raios nos cantos, e assim decidi economizar serviço.
Depois disso, foram apenas alguns ajustes menores com a lima, e como esse tipo de peça geralmente costuma desaparecer do universo como por encanto quando a gente tenta montar ou desmontar as coisas, preparei dois pares e um bloco “extra”, sem ajustar.
Anexos
32_chaveta.jpg
32_chaveta.jpg (26.29 KiB) Exibido 7991 vezes
34_afiadora.jpg
34_afiadora.jpg (33.06 KiB) Exibido 7991 vezes
35_afiadora.jpg
35_afiadora.jpg (28.37 KiB) Exibido 7991 vezes
36_afiadora.jpg
36_afiadora.jpg (28.56 KiB) Exibido 7991 vezes
37_afiadora.jpg
37_afiadora.jpg (29.2 KiB) Exibido 7991 vezes
33_chaveta.jpg
33_chaveta.jpg (36.9 KiB) Exibido 7991 vezes
Excluído

Re: Adaptação de partida elétrica em um motor glow

Mensagem por Excluído »

A seguir, o sistema foi montado para uma verificação final.
Anexos
38_anel.jpg
38_anel.jpg (34.16 KiB) Exibido 7991 vezes
39_conjunto.jpg
39_conjunto.jpg (32.61 KiB) Exibido 7991 vezes
40_montagem.jpg
40_montagem.jpg (34.27 KiB) Exibido 7991 vezes
41_montagem.jpg
41_montagem.jpg (28.85 KiB) Exibido 7991 vezes
42_montagem.jpg
42_montagem.jpg (35.24 KiB) Exibido 7991 vezes
43_montagem.jpg
43_montagem.jpg (32.4 KiB) Exibido 7991 vezes
Excluído

Re: Adaptação de partida elétrica em um motor glow

Mensagem por Excluído »

A face de assento da hélice foi torneada de forma "grosseira" (com avanço e penetração elevados) intencionalmente, para gerar uma superfície rugosa e assim garantir a fixação confiável da hélice.
Após a montagem, foram verificadas as folgas para assegurar que não haveria problemas de interferência mecânica entre as partes.
48_montagem.jpg
48_montagem.jpg (26.47 KiB) Exibido 7991 vezes
49_montagem.jpg
49_montagem.jpg (35.52 KiB) Exibido 7991 vezes
46_montagem.jpg
46_montagem.jpg (34.49 KiB) Exibido 7991 vezes
47_montagem.jpg
47_montagem.jpg (33.05 KiB) Exibido 7991 vezes
44_montagem.jpg
44_montagem.jpg (35.12 KiB) Exibido 7991 vezes
45_montagem.jpg
45_montagem.jpg (35.99 KiB) Exibido 7991 vezes
Excluído

Re: Adaptação de partida elétrica em um motor glow

Mensagem por Excluído »

Finalmente, o motor elétrico de partida foi colocado em seu lugar, e
50_montagem.jpg
50_montagem.jpg (35.73 KiB) Exibido 7991 vezes
51_montagem.jpg
51_montagem.jpg (37.19 KiB) Exibido 7991 vezes
52_montagem.jpg
52_montagem.jpg (36 KiB) Exibido 7991 vezes
o sistema foi entregue ao seu feliz proprietário... (pelo menos ele me pareceu feliz... hehehe).
Abraços !
Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com
Mensagens: 851
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
Localização: Curitiba Parana

Re: Adaptação de partida elétrica em um motor glow

Mensagem por Gilberto_CWB »

Trabalho muito bem executado, bem distante da maioria dos trabalhos tupiniquins que vemos, tanto na internet como diretamente com as pessoas envolvidas em tornearia. Aliás, algumas peças que precisei, ficaram um lixo, mas o preço pago foi bem exorbitante.
Creio que o proprietário realmente saiu satisfeito, sem entrar no mérito do cu$$$to.
A leitura é o fundamento da cultura. Sem ela, sempre seremos analfabetos.
Responder