Recomendação motores de 20cc e 30cc

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
diegostf
membro
Mensagens: 1219
Registrado em: Qua Dez 10, 2008 11:15 am
Localização: Santa Maria - RS

Recomendação motores de 20cc e 30cc

Mensagem por diegostf »

Olá pessoal,

Sou novo nessa área de motores a combustão e pelo que pesquisei existem vários fabricantes para 20cc/30cc: DLA, DLE, FTL, CRRC, RCGF, Evolution, Kroma, Maxi, Zenoah, EME, etc. Devo evitar algum fabricante, por apresentar problemas no motor (partida difícil, funcionamento, falhas em voo, dificil regulagem, quebra de componentes, etc)? Ou quais as marcas mais confiáveis?

Minha intenção é montar um modelo asa alta com motor combustão. Um modelo um pouco acrobático como um Stick ou semelhante.
Ugly Stick 120 - TREX 550 + MBX
stickier
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Mar 21, 2008 2:43 am
Localização: Tangará da Serra

Re: Recomendação motores de 20cc e 30cc

Mensagem por stickier »

Boa tarde Diego,

Segundo os modelistas daqui de onde voo, a melhor marca destas que vc citou para motores nessa cilindrada é DLE. Tenho certeza que nao conhecemos todas essas marcas, mas sempre tive boas referencias dos DLE.
Avatar do usuário
diegostf
membro
Mensagens: 1219
Registrado em: Qua Dez 10, 2008 11:15 am
Localização: Santa Maria - RS

Re: Recomendação motores de 20cc e 30cc

Mensagem por diegostf »

stickier escreveu:Boa tarde Diego,

Segundo os modelistas daqui de onde voo, a melhor marca destas que vc citou para motores nessa cilindrada é DLE. Tenho certeza que nao conhecemos todas essas marcas, mas sempre tive boas referencias dos DLE.


Obrigado pela dica stickier.
Ugly Stick 120 - TREX 550 + MBX
Avatar do usuário
FlyHigh
membro
Mensagens: 225
Registrado em: Ter Jul 22, 2014 2:01 pm
Localização: Litoral - SP

Re: Recomendação motores de 20cc e 30cc

Mensagem por FlyHigh »

Tenho 4 DLE 20cc, 2 DLE 30cc e 1 DLE 55CC e não tenho do que reclamar.

Só não gostei do DLE 20RA, ou seja, a versão do 20cc com escape atrás.
Pois sobra pouquíssimo espaço para se acertar o carburador, acessas mangueiras etc.
Entendo que é projetado para quem tem pouco espaço no cowl, mas preferi usar escape tipo pits, que deixa ele mais magrinho.





Quanto às marcas citadas; reza a lenda que os DLA são "clones" dos DLE e não são tão bons. Mas, diga-se de passagem, que os DLE, por sua vez, são clones dos DL. Na China é muito difícil saber quem clonou quem!

Os EME tenho amigos que não podem nem ouvir falar o nome, assim como CRRC.

O Evolution há alguns modelos de menor CC que nem o "cão" consegue acertar, já outros modelos maiores são excelentes, ótimos mesmo. Isso foi o que ouvi de amigos, pois nunca os tive.
Mas tem uma relação peso / potência, não tão boa se comparado aos DLE de igual CC, por exemplo.

Kroma eram ótimos, mas que eu saiba foram descontinuados.

Zenoah, meus amigos do USA adoram, não querem outro, principalmente os old school.

Os demais não conheço, nem posso dar minha opinião.

Boa sorte nos GAS!
Avatar do usuário
diegostf
membro
Mensagens: 1219
Registrado em: Qua Dez 10, 2008 11:15 am
Localização: Santa Maria - RS

Re: Recomendação motores de 20cc e 30cc

Mensagem por diegostf »

Obrigado pelas dicas FlyHigh. Serão de muita ajuda.
Ugly Stick 120 - TREX 550 + MBX
stickier
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Mar 21, 2008 2:43 am
Localização: Tangará da Serra

Re: Recomendação motores de 20cc e 30cc

Mensagem por stickier »

Realmente FlyHigh, o DLE 20 RA te dá pouco acesso a parte traseira do motor, carburador e parafusos da mufla. Por exemplo, para apertar o escapamento precisei remover o motor do montante, o que é um pouco desgastante. Além disso, devido a ter menos espaço para circulação de ar, a refrigeração deve ser levada mais em conta.

Em contrapartida, o motor veste dentro do cowl do meu Tucano, sem precisar cortar nada nas laterais. Não me arrependo nem um pouco, veja uma foto de como ficou:






Abraços!
OliverQueen
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Sáb Nov 21, 2015 9:40 am
Localização: Santo Ângelo-RS

Re: Recomendação motores de 20cc e 30cc

Mensagem por OliverQueen »

DLE é um dos melhores motores amigo, o motor EVOLUTION também não decepciona.
welsobral
membro
Mensagens: 115
Registrado em: Seg Jan 07, 2013 10:27 am
Localização: presidente prudente

Re: Recomendação motores de 20cc e 30cc

Mensagem por welsobral »

Tenho um RCG 50cc num stick 2,40 de asa motor TOP bom preço nunca afogo voando....
PAI NÃO IMPORTA O TEMPO QUE PASSE SEMPRE TE AMAREI......... SEI QUE ESTA COM OS ANJOS...
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Re: Recomendação motores de 20cc e 30cc

Mensagem por Camacho »

diegostf escreveu:Olá pessoal,

... pelo que pesquisei existem vários fabricantes para 20cc/30cc: DLA, DLE, FTL, CRRC, RCGF, Evolution, Kroma, Maxi, Zenoah, EME, etc. Devo evitar algum fabricante, por apresentar problemas no motor (partida difícil, funcionamento, falhas em voo, dificil regulagem, quebra de componentes, etc)? Ou quais as marcas mais confiáveis?

...


boas

Desses que você citou eu não tenho o DLA, mas já regulei um na pista pra um chapa(não gostei), não tenho Maxi e nem EME.

sem querer botar lenha no fogo, discordo um pouco(só um pouco) do pessoal que comentou. pra mim o melhor que você citou é o Zenoah...
todos tem pontos bons e ruins, e o melhor significa que no fim da avaliação de todos os quesitos teve a melhor média.
DL ou DLE é um bom motor. é cópia do DA que por sua vez é uma cópia americana do 3W que são motores TOP.
o ZENOAH é pesado e entrega pouca potência pela cilindrada, mas em termos de confiabilidade e durabilidade, não tenho nenhum que bateu ele até agora, e o meu já voa a 17 anos....
outro motor que gosto muito, e o pessoal em geral não dá nada é o KROMA tenho 2 e funcionam muito bem.
"noves fora" ter um motor que não te dá aquela vertical balística, mas que você pode contar naquelas situações cabeludas ,pra mim vale muito mais...
MHO

Abraços
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
FlyHigh
membro
Mensagens: 225
Registrado em: Ter Jul 22, 2014 2:01 pm
Localização: Litoral - SP

Re: Recomendação motores de 20cc e 30cc

Mensagem por FlyHigh »

Camacho escreveu:...
sem querer botar lenha no fogo, discordo um pouco(só um pouco) do pessoal que comentou. pra mim o melhor que você citou é o Zenoah...


FlyHigh escreveu:Zenoah, meus amigos do USA adoram, não querem outro, principalmente os old school.



Exato, falei a mesma coisa lá em cima.
Responder