Biela quebrada - Evo 10cc

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
stickier
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Mar 21, 2008 2:43 am
Localização: Tangará da Serra

Biela quebrada - Evo 10cc

Mensagem por stickier »

Boa tarde senhores aeromodelistas!


Compartilho com vocês um incidente que me ocorreu neste domingo.
Entrei para a gasolina e abandonei glow já tem um bom tempo. Desde então tenho voado bastante, voos com mais de 20 minutos contínuos, um no rabo do outro.. To matando a lombriga de voar, chega de ir pra pista e ficar regulando motor até cansar. Me achei no Evolution 10cc.

Acontece que domingo agora, emprestei para um colega de pista brincar um pouco, como não estava familiarizado com o modelo, um Ipanema Artal, pilonou no pouso.

Até aí tudo bem, o motor apagou, estava na lentinha, entao sem maiores problemas. Fui funcionar novamente o motor pra continuar voando, um barulho metálico, diferente do normal. Mas o motor girava, tinha potência, lenta estável. Decolei novamente para um vôo de teste.
Nesse vôo o motor apagou, consegui pousar na marra mas dentro da pista. Já em solo, rodando o motor com a mão, estava duro, como se tivesse fundido, totalmente travado.

Diante disso, achei melhor ir para casa e desmontar por lá. Quando abro a traseira do motor: bingo. Encontrei um defeito: Biela quebrada, rolamento da biela trincado e também 2 roletes do rolamento fundidos.





Pergunto a vocês: é possivel que essa biela tenha se quebrado apenas com a hélice batendo na grama? Ou ja estava trincada e bastou esta para se partir? Os roletes se fundiram antes ou durante do vôo de teste?
rufera
membro
Mensagens: 174
Registrado em: Seg Mar 26, 2007 8:56 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Biela quebrada - Evo 10cc

Mensagem por rufera »

Sim, a biela pode ter sofrido um choque hidráulico quando o modelo ao pilonar travou a rotação do eixo que transmitiru para biela junto aos rolamentos, portanto como ela não quebrou totalmente continuou o conjunto transmitindo, mas ao fazer outros vôos, a folga aumentou e sobrecarregou os rolamentos que vieram a explodir, mas deste sorte de não arranhar a camisa e o pistão e não quebrar o anel, assim é só comprar uma biela e o rolamento e refazer a montagem, e se for trocar o conjunto anel/pistão/camisa terá que enfrentar novamente uma nova etapa de amaciamento.
Bons Vôos.
Rufera.
Avatar do usuário
pietro
membro
Mensagens: 72
Registrado em: Ter Set 23, 2014 5:49 pm
Localização: RIO BANANAL

Re: Biela quebrada - Evo 10cc

Mensagem por pietro »

Olha ao longo da quebra, pelo brilho da pra saber se é recente ou se tiver uma parte mais escura, estava quebrando a mais tempo.
Avatar do usuário
Mauro Sérgio
membro
Mensagens: 46
Registrado em: Ter Out 15, 2013 5:44 am
Localização: Porto Ferreira - SP

Re: Biela quebrada - Evo 10cc

Mensagem por Mauro Sérgio »

Aproveitando o tópico, será que é possível recuperar o virabrequim da foto a seguir, tipo trocando o eixo do rolamento ou em uma retifica refazendo ele?
Também ref. o rolamento hk0608, estes que vendem no mercado livre por aprox. R$ 30,00 são confiaveis?
Anexos
m_P1060815.jpg
m_P1060815.jpg (29.36 KiB) Exibido 12409 vezes
m_P1060818.jpg
m_P1060818.jpg (35.95 KiB) Exibido 12409 vezes
stickier
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Mar 21, 2008 2:43 am
Localização: Tangará da Serra

Re: Biela quebrada - Evo 10cc

Mensagem por stickier »

Não sei se dá salvação esse virabrequim.. Destemperou o metal, por mais que faça enchimento e tempere novamente, nunca mais será a mesma coisa, e a chance de quebrar devido a vibração é tremenda
Avatar do usuário
FÊ100
membro
Mensagens: 30
Registrado em: Ter Set 08, 2009 7:10 pm
Localização: Rio do Sul - Santa catarina

Re: Biela quebrada - Evo 10cc

Mensagem por FÊ100 »

Você pode levar em um bom torneiro, pedir a ele para fazer um furo com ma broca de vídia meio milimetro menor e depois passar outra na medida. ai compra um rolete de agulha de rolamento na medida de 6 que deve ser o eixo e prensa dentro. tem de dar 0.015 à 0.025 milímetros de aperto. Ai e só montar. Pela aparência faltou lubrificação no eixo. Você deve estar com a mistura de óleo muito fraca, este rolamento não tem canais de lubrificação, o certo era abrir um pouco mais as laterais que seguram o rolete para facilitar a entrada do óleo que é bem critica ai. Outra alternativa seria fazer com um disco de corte bem fino um corte ao meio do rolamento e na biela para entrar o óleo, mas e um serviço bem delicado. Mais óleo no combustível também é indicado. No manual já pede uma proporção maior.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Biela quebrada - Evo 10cc

Mensagem por LaercioLMB »

O trabalho, custo e a probabilidade de ficar uma porcaria não vale o preço de um novo.
Não perca tempo tentando recuperar algo para te dar um problema maior ainda depois.
Sobre a lubrificação, de fato, a mistura de óleo no combustível está fraca.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
breno
membro
Mensagens: 102
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 11:08 pm
Localização: Torres, Rio Grande do Sul

Re: Biela quebrada - Evo 10cc

Mensagem por breno »

Pessoal aconteceu algo parecido comigo só não esperei estourar hehehe... logo que começou a fazer um barulho diferente eu já abri o motor, rolamento da biela estourado, mas a questão é, conforme da para ver na foto o eixo da biela no virabrequim parece gasto, não sei se é algum rebaixo para passar lubrificação ou algum desgaste que aconteceu, alguem que tenha um igual sabe me dizer se é assim?
Anexos
3c11b4e6-5d39-4a1f-b727-31a473900614.jpg
3c11b4e6-5d39-4a1f-b727-31a473900614.jpg (32.2 KiB) Exibido 12030 vezes
Avatar do usuário
ika
membro
Mensagens: 373
Registrado em: Dom Out 02, 2011 12:35 pm
Localização: Brasnorte Mato Grosso

Re: Biela quebrada - Evo 10cc

Mensagem por ika »

Boa noite, é esse vira já foi meu colega , isso ai é desgaste , na foto digo na foto parece até que esta azulado , se for isso mesmo estiver azulado já super aqueceu não compensa trocar somente o rolamento pois vai rapidinho dar problema , note que o desgaste é somente na parte onde o pistão esta em seu PMS , onde a carga exercida sobre o mesmo é maior , abraço.
Avatar do usuário
breno
membro
Mensagens: 102
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 11:08 pm
Localização: Torres, Rio Grande do Sul

Re: Biela quebrada - Evo 10cc

Mensagem por breno »

Obrigado ika, mas não esta azulado não, acho que devido ao angulo da foto fez parecer azulado, visualmente pela cor até parece NOVO, só porque tem aquele rebaixo ali, então com toda certeza é desgaste?
Responder