Velas glow. O que muda repondo por uma diferente?

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
hebertvieiracardoso
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Qua Set 09, 2015 9:13 pm
Localização: Goiânia-Go

Velas glow. O que muda repondo por uma diferente?

Mensagem por hebertvieiracardoso »

Recebi uma importação que fiz da The World Models. e nesse pacote recebi juntos algumas velas que comprei para teste...

Atualmente tenho em um Extra 330 da TWM tb. um MOTOR O.S 91fx. Funcionando com uma vela glow O.S nº8.

Queria saber o que mudaria de funcionamento, desempenho do motor caso eu trocasse a vela por:

Quente: O.S glow plug nº3

Atual: O.S glow plug nº8

Fria: O.S glow plug nº10 (former A5)

Tenho essas 3 velas em mãos, e queria saber qual delas seria melhor de usar nesse motor. e em qual delas terei melhor desempenho, (se houver diferença de troca de velas)...
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Velas glow. O que muda repondo por uma diferente?

Mensagem por LaercioLMB »

Velas frias e velas quentes, cada uma tem sua especificação única e não podem serem usadas ao acaso se não, não tem cristo que regule o motor.Dias quentes, velas frias, dias frios, velas quentes e não o contrário.
Velas quentes em dias quentes irão queimar ligeirinho e velas frias em dias frios o motor poderá apagar o tempo todo.
Não inventa moda que cada vela tem tem diferença por algum motivo, não é à toa isso.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
hebertvieiracardoso
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Qua Set 09, 2015 9:13 pm
Localização: Goiânia-Go

Re: Velas glow. O que muda repondo por uma diferente?

Mensagem por hebertvieiracardoso »

LaercioLMB escreveu:Velas frias e velas quentes, cada uma tem sua especificação única e não podem serem usadas ao acaso se não, não tem cristo que regule o motor.Dias quentes, velas frias, dias frios, velas quentes e não o contrário.
Velas quentes em dias quentes irão queimar ligeirinho e velas frias em dias frios o motor poderá apagar o tempo todo.
Não inventa moda que cada vela tem tem diferença por algum motivo, não é à toa isso.


Justamente queria saber o que altera no funcionamento sendo que tenho essas opções, e nao sei qual seria a melhor para meu uso;
Meu motor anda esquentando muito, e ja dei 3 revisões nele de rolamento, descarbonização, uso de mais oleo no petroleo, regulagens, etc... e nada;
Sempre funciona aos 120ºC e dependendo a "pauleira" passa disso...

Percebi que a vela A10 (fria) é utilizada em motores acima de .61 até motores glow 35cc.... (Isso me levou a pensar que ela poderia ocasionar uma melhor queira, sendo que poderia "queimar" melhor uma maior quantidade de combustivel...
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Velas glow. O que muda repondo por uma diferente?

Mensagem por Paulinho »

Está relacionando a alta temperatura do seu motor com a vela?
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Re: Velas glow. O que muda repondo por uma diferente?

Mensagem por Camacho »

Além de propiciar a correta( otimizada) temperatura de funcionamento, também tem a ver com o ponto de ignição do motor....
Portanto, aconselho a usar a recomendada pelo fabricante.- que projetou o motor pra funcionar em uma determinada condição ótima, principalmente se não tem certeza do que vai acontecer ao motor se trocar a vela.....


tirado da wikipedia:
https://en.wikipedia.org/wiki/Glow_plug_(model_engine)
"A glow plug engine must be operated with the correct glow plug temperature. Large engines can operate with lower temperatures, while smaller engines radiate heat to the air more quickly and require a hotter glow plug to maintain the correct temperature for ignition. The ambient temperature also dictates the best glow plug temperature; in cold weather, hotter plugs are needed. Since glow plug engines are air-cooled, an engine that "runs hot" can sometimes benefit from a lower plug temperature, although this may cause rougher idling and difficulty in tuning. The operating speed of the engine must also be considered; if the engine is to run at consistently high RPM, such as with an airplane or a car on a mostly straight track, a lower plug temperature is more efficient. If the engine is to operate at lower RPM, combustion will not heat the engine as much, and a hotter plug is required."
outro bem didático:
http://www.hooked-on-rc-airplanes.com/r ... plugs.html

Abraços
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
hebertvieiracardoso
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Qua Set 09, 2015 9:13 pm
Localização: Goiânia-Go

Re: Velas glow. O que muda repondo por uma diferente?

Mensagem por hebertvieiracardoso »

Paulinho escreveu:Está relacionando a alta temperatura do seu motor com a vela?


Penso eu que não tem nada a ver...
Mas um amigo aeromodelista (mais tempo de hobby que eu). Fez essa relação, dizendo que meu motor trabalha mais quente, portanto deveria utilizar vela quente nele...
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Velas glow. O que muda repondo por uma diferente?

Mensagem por Paulinho »

Por favor, dê todos os detalhes possíveis sobre este motor em questão? Está mais para problemas de refrigeração ou alimentação do motor...
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Avatar do usuário
hebertvieiracardoso
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Qua Set 09, 2015 9:13 pm
Localização: Goiânia-Go

Re: Velas glow. O que muda repondo por uma diferente?

Mensagem por hebertvieiracardoso »

Paulinho escreveu:Por favor, dê todos os detalhes possíveis sobre este motor em questão? Está mais para problemas de refrigeração ou alimentação do motor...


Motor O.S 91fx com anel.
Helice: APC 16x4w. (Segundo manual ele gira 16x8, 17x6 no maximo...)
Rolamentos super novos, os dois colocados e não foi rodado nem 1 tanque completo depois de trocados.
Petroleo: Omega 10% nitro, 16% oleo.
Já tentei diversas regulagens, mais gordo, mais afinado, e nada...
Motor é aquele modelo 91 com tamanho e peso de um 61. super leve o motor e pequeno fisicamente.

Reparei que o mesmo possui um disco no pistão bem raso, somente que somente passando a unha para perceber... mas a lenta é muito boa espetacular... e alta muito boa tambem.
rufera
membro
Mensagens: 174
Registrado em: Seg Mar 26, 2007 8:56 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Velas glow. O que muda repondo por uma diferente?

Mensagem por rufera »

Amigo, motor quente, vela quente e abra a agulha para resfria-lo motor frio mantem a vela quente e fecha a agulha para aquecer a mistura, parece coisa de maluco mas não é não é coisa de doido, agora se estiver com o combustível caseirão, aí pelo menos use 20% de oleo de rícino por peso de mistura, e se não esfriar verifique se seu motor está recebendo boa refrigeração, e também veja se está voando ao nível do mar ou em altas altitudes, ou seja com o ar rarefeito daí muda tudo, agora o grande segredo de tudo chama-se NITROMETANO, compre o combustivel certo para seu motor e use a vela indicada no manual, que a diferença aparece na hora, então basta dois ou tres cliques na agulha que vai ser só alegria.
Bons Vôos.
Rufera.
Guilherme Roberti
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Sex Dez 25, 2015 11:08 pm
Localização: br

duvida

Mensagem por Guilherme Roberti »

Me desculpe pela mensagem mas não achei.
como crio um tópico ? que nem esse ?
quem puder me explica asou novo aki
obrigado.
Responder