Velas glow. O que muda repondo por uma diferente?

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Velas glow. O que muda repondo por uma diferente?

Mensagem por Paulinho »

Já começa o erro pela hélice que está usando... Se o manual recomenda 16X8 / 17X6 deveria estar usando uma 17/4 para ficar intermediaria e dentro do recomendado pelo fabricante... Com certeza de que ele está girando mais que o recomendado, já checou sua RPM máxima? Não deu detalhes sobre como o motor está Acomodado está dentro colwling, não deu informações sobre a linha de alimentação, distância do tanque até o carburador, diâmetro interno das mangueiras de linha também... Minha tese é que além da hélice que já está errada deve ter mais algum "gato" aí!!!
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Avatar do usuário
hebertvieiracardoso
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Qua Set 09, 2015 9:13 pm
Localização: Goiânia-Go

Re: Velas glow. O que muda repondo por uma diferente?

Mensagem por hebertvieiracardoso »

Paulinho escreveu:Já começa o erro pela hélice que está usando... Se o manual recomenda 16X8 / 17X6 deveria estar usando uma 17/4 para ficar intermediaria e dentro do recomendado pelo fabricante... Com certeza de que ele está girando mais que o recomendado, já checou sua RPM máxima? Não deu detalhes sobre como o motor está Acomodado está dentro colwling, não deu informações sobre a linha de alimentação, distância do tanque até o carburador, diâmetro interno das mangueiras de linha também... Minha tese é que além da hélice que já está errada deve ter mais algum "gato" aí!!!


Amigo obrigado pela resposta.... Mas o motor gira de 13x10 até 17x6... Entendeu?
O combustível não é o melhor... Mas é bom como o recomendado por muitos aeromodelistas. Omega 10-16.
O motor esquenta mesmo em bancada fora do cowl.. Mas no aero ele está bem acomodado e bem refrigerado com entrada de ar totalmente voltada ao cilindro do motor.
O carburador está no nível da saída do tanque, e o diâmetro interno da mangueira acho que tem uns 2 mm... São as mangueiras tradicionais.... Elas conseguem alimentar o motor como já verificado pois se eu abrir demais as regulagens ele chega a afogar.
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Velas glow. O que muda repondo por uma diferente?

Mensagem por Paulinho »

Opa, me atentei aos números e não o que disse, sobre a hélice, está correto, está dentro do recomendado! Qual a distância do tanque até o carburador, tem motores que sofrem muito com distâncias exageradas, eu mesmo já tive que colocar bomba em motor por ser teimoso em colocar tanque no CG para fazer voos 3D... Esquentava demais por irregularidade na linha de alimentação de acordo com o nível do combustível do tanque... Outro danado em atrapalhar é filtro de combustível, você usa filtro na linha de alimentação?
Antes de trocar os rolamentos esquentava?
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Avatar do usuário
hebertvieiracardoso
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Qua Set 09, 2015 9:13 pm
Localização: Goiânia-Go

Re: Velas glow. O que muda repondo por uma diferente?

Mensagem por hebertvieiracardoso »

Paulinho escreveu:Opa, me atentei aos números e não o que disse, sobre a hélice, está correto, está dentro do recomendado! Qual a distância do tanque até o carburador, tem motores que sofrem muito com distâncias exageradas, eu mesmo já tive que colocar bomba em motor por ser teimoso em colocar tanque no CG para fazer voos 3D... Esquentava demais por irregularidade na linha de alimentação de acordo com o nível do combustível do tanque... Outro danado em atrapalhar é filtro de combustível, você usa filtro na linha de alimentação?
Antes de trocar os rolamentos esquentava?


Muito Obrigado pelas respostas...
Ele esquentava antes da troca dos rolamentos sim. (antes da troca dos rolamentos ele funcionava sem filtro)...
Agora com tudo novo, coloquei um filtro de combustivel.
o Tanque esta a uns 10 cm. do carburador, diria que a saida esta bem proxima mesmo da parte trazeira do motor.
O tanque esta encostado na parede de fogo, os parafusos do montante estão do lado do tanque de tão proximo..

Quanto as velas, reparei hoje que quando o aquecedor de vela esta ligado o motor trabalha ligeiramente mais "fluido". Queima melhor, é perceptível.
Usando a A8 nova zerada, um tanque de uso só. Sera que uma A3 ou A10 queimaria melhor? qual delas.... Pois pelo que percebi a A8 não queimou 100% (mas o motor ta funcionando normal, lenta e transição boa)

Sabe me tirar essas duvidas amigo?
Muito obrigado mesmo pelas respostas!
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Velas glow. O que muda repondo por uma diferente?

Mensagem por Paulinho »

Sobre o tanque, tudo padrão... Com certeza a A3 vai queimar melhor por ser mais quente! Só não é bom deixar muito afinado na alta pois pode queimar a vela em voo. O que pode ser feito também é colocar um glow plug drive para velas mais frias não apagarem em baixas rotações... Há necessidade de usar uma 16X4? Já usou hélice mais pesada nele, uma 15X6 14X8 por exemplo e mediu sua temperatura? Faça este teste e note se dá alguma diferença na temperatura! Já mediu a temperatura sem o uso do filtro?
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Avatar do usuário
hebertvieiracardoso
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Qua Set 09, 2015 9:13 pm
Localização: Goiânia-Go

Re: Velas glow. O que muda repondo por uma diferente?

Mensagem por hebertvieiracardoso »

Paulinho escreveu:Sobre o tanque, tudo padrão... Com certeza a A3 vai queimar melhor por ser mais quente! Só não é bom deixar muito afinado na alta pois pode queimar a vela em voo. O que pode ser feito também é colocar um glow plug drive para velas mais frias não apagarem em baixas rotações... Há necessidade de usar uma 16X4? Já usou hélice mais pesada nele, uma 15X6 14X8 por exemplo e mediu sua temperatura? Faça este teste e note se dá alguma diferença na temperatura! Já mediu a temperatura sem o uso do filtro?


Obrigado pelas respostas amigo.
Lenhei um aero por causa desse motor.
Ele rodava com uma 14x8 Master K. series. e sem filtro, (desse jeito ele atingiu 170ºC)... O motor perdeu força em vôo por aquecimento e lenhei o aero porque estava muito longe da pista...

Troquei rolamentos, como a 14x8 quebrou comprei uma 16x4. APC para ver se melhorava o empuxo... (queria mesmo uma 15x6, mas não encontrei nas lojas em que faço compras)...
Ninguem entende mais esse motor, há amigos que brincam dizendo "Coloca um radiador para refrigerar com água" kkkk...
Não sei mais o que faço com esse motor. Ele agora trabalha mais frio, porém ainda quente.. Penso em usar assim mesmo. E se perder força em vôo... Ele vira peso de papel.
Avatar do usuário
Leonardo M.T.
membro
Mensagens: 1181
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 2:29 pm
Localização: Santiago RS 43a

Re: Velas glow. O que muda repondo por uma diferente?

Mensagem por Leonardo M.T. »

Sempre que trocamos o anel de um motor precisa brunir a camisa.
Se a camisa estiver lisa, a compressão escapa pela lateral do anel e vai para o cárter (blow by) e superaquece.
No motor 90 que uso Super Tigre, usa hélices 14x6, 14x8 e velas médias ou frias (A8 ou mais fria)
Avatar do usuário
Leonardo M.T.
membro
Mensagens: 1181
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 2:29 pm
Localização: Santiago RS 43a

Re: Velas glow. O que muda repondo por uma diferente?

Mensagem por Leonardo M.T. »

Os extremos de medidas de hélices nos OS você só consegue usando pipas sintonizadas para aumentar o torque, com a mufla original não vai ficar boa uma hélice 17x6 como é citado no manual.
Avatar do usuário
hebertvieiracardoso
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Qua Set 09, 2015 9:13 pm
Localização: Goiânia-Go

Re: Velas glow. O que muda repondo por uma diferente?

Mensagem por hebertvieiracardoso »

Leonardo M.T. escreveu:Sempre que trocamos o anel de um motor precisa brunir a camisa.
Se a camisa estiver lisa, a compressão escapa pela lateral do anel e vai para o cárter (blow by) e superaquece.
No motor 90 que uso Super Tigre, usa hélices 14x6, 14x8 e velas médias ou frias (A8 ou mais fria)


Muito Obrigado pela resposta. vou revisar o motor, e Brunir a camisa... ele ja rodou em torno de 4 galoes depois que trocou anel.. Sera que ainda pode brunir a camisa? Tenho uma vela N 10. Acho que vou usala, ela e fria.

Uso agora uma helice 16x4w. Atingiu 10020 RPM. mas ainda sim, tanto com o 14x8 menor, ou maior esquentou do mesmo jeito. regulagem gorda, fina tanto faz....

Sera que posso brunir ainda ?
Responder