Como saber se motor esta ruim/pouca compressão?

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
hebertvieiracardoso
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Qua Set 09, 2015 9:13 pm
Localização: Goiânia-Go

Como saber se motor esta ruim/pouca compressão?

Mensagem por hebertvieiracardoso »

Dá para saber apenas funcionando o motor se ele esta com pouca compressão?

ex. meu motor OS 91fx. Atingiu 10020 RPM com 16x4w. e lenta firme e muuito estavel,
Transição esta boa,
Funciona com APENAS 2 DEDOS na ponta do spinner, nem preciso girar muito o motor, so de "balaçar" a helice para os lados o motor já funciona!

Mas algumas pessoas ja me disseram que esta ruim, motor "morto" sem compressão.

Anel esta novo, zero. Mas pistão ja era usado. (comprei motor usado).
pistão tem apenas um risco muito de leve. acredito que o anel tire a diferença, já que o risco so vai ate no anel, nao vai além.

Tem algum SINTOMA mais especifico para saber se o motor esta realmente ruim, ? Pela descrição da para saber?

Um problema que venho tendo com ele, é que esta meio pesado o aero para o motor. e em vôo, quase sempre o motor tem uma perca de força e esquenta. (ja troquei rolamentos) e tentei fazer regulagens.... (com helice 14x8 era do mesmo jeito)
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Re: Como saber se motor esta ruim/pouca compressão?

Mensagem por man1aco »

já tentou com a 14x6 ?

Essas helices que voce falou são 2 extremos uma é muito grande e a outra muito passo.
Avatar do usuário
hebertvieiracardoso
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Qua Set 09, 2015 9:13 pm
Localização: Goiânia-Go

Re: Como saber se motor esta ruim/pouca compressão?

Mensagem por hebertvieiracardoso »

man1aco escreveu:já tentou com a 14x6 ?

Essas helices que voce falou são 2 extremos uma é muito grande e a outra muito passo.


Amigo. Já tentei uma 13x8 e o motor gritou tanto que acabou apagando quando estava full. Começou a fumaçar e perdeu pressão na hora. (Motor estourou muito o rpm)
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Re: Como saber se motor esta ruim/pouca compressão?

Mensagem por man1aco »

Bom o unico teste de perca de compressão que eu pratico é trabalhar o motor sem cown por alguns minutos a potencia de planeio, praticamente o minimo que se acelera pra manter o voo , a barriga dele tem que permanecer fria, se esquentar é porque ta perdendo compressão.

No glow a compressão tambem dita o ponto do motor já que a vela depende da compressão para dar ignição ao combustivel.

E ponto atrasado faz o motor aquecer, sem falar que gases quentes podem passar entre o anel e a camisa para a parte de baixo se a compressão esta fraca.
Avatar do usuário
hebertvieiracardoso
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Qua Set 09, 2015 9:13 pm
Localização: Goiânia-Go

Re: Como saber se motor esta ruim/pouca compressão?

Mensagem por hebertvieiracardoso »

man1aco escreveu:Bom o unico teste de perca de compressão que eu pratico é trabalhar o motor sem cown por alguns minutos a potencia de planeio, praticamente o minimo que se acelera pra manter o voo , a barriga dele tem que permanecer fria, se esquentar é porque ta perdendo compressão.

No glow a compressão tambem dita o ponto do motor já que a vela depende da compressão para dar ignição ao combustivel.

E ponto atrasado faz o motor aquecer, sem falar que gases quentes podem passar entre o anel e a camisa para a parte de baixo se a compressão esta fraca.


Pode me explicar melhor como fazer o teste?
Até a que certo ponto o motor pode esquentar a parte de baixo?
meu motor tem a lenta beem estavel, parece que quase para a helice mas não apaga...
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Re: Como saber se motor esta ruim/pouca compressão?

Mensagem por man1aco »

Eu decolo dou a volta ja venho para pouso, isso mantendo o minimo de potencia necessaria para o planeio apos a decolagem, pouso ele , seguro entre as pernas e deixo a aceleração onde estava no planeio, e vejo a temperatura no primeiro rolamento , no segundo e na tampa do fundo.

O motor embaixo deve permanecer gelado no rolamento da frente e pelo menos fresco no segundo rolamento, se estiver um minimo de morno esta dando sinal de cansado.

O combustivel glow quando passa pelo carburador e eixo do gira ele gela tudo ali, em um motor bom ali embaixo do motor fica gelado ao toque enquanto o motor mantem uns 60~70 graus na vela em marcha lenta.

Eu to com um O.S. 46FX que vou abrir pra trocar rolamentos porque esta aquecendo tambem, tem uma compressão perfeita mas os rolamentos estão feios da pra se ouvir voando, tanto que mesmo voo com 1/3 de motor ele superaquece e morre.
Avatar do usuário
hebertvieiracardoso
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Qua Set 09, 2015 9:13 pm
Localização: Goiânia-Go

Re: Como saber se motor esta ruim/pouca compressão?

Mensagem por hebertvieiracardoso »

man1aco escreveu:Eu decolo dou a volta ja venho para pouso, isso mantendo o minimo de potencia necessaria para o planeio apos a decolagem, pouso ele , seguro entre as pernas e deixo a aceleração onde estava no planeio, e vejo a temperatura no primeiro rolamento , no segundo e na tampa do fundo.

O motor embaixo deve permanecer gelado no rolamento da frente e pelo menos fresco no segundo rolamento, se estiver um minimo de morno esta dando sinal de cansado.

O combustivel glow quando passa pelo carburador e eixo do gira ele gela tudo ali, em um motor bom ali embaixo do motor fica gelado ao toque enquanto o motor mantem uns 60~70 graus na vela em marcha lenta.

Eu to com um O.S. 46FX que vou abrir pra trocar rolamentos porque esta aquecendo tambem, tem uma compressão perfeita mas os rolamentos estão feios da pra se ouvir voando, tanto que mesmo voo com 1/3 de motor ele superaquece e morre.


Muito obrigado pelas respostas. vou olhar isso depois
Avatar do usuário
ika
membro
Mensagens: 373
Registrado em: Dom Out 02, 2011 12:35 pm
Localização: Brasnorte Mato Grosso

Re: Como saber se motor esta ruim/pouca compressão?

Mensagem por ika »

Ola a todos, essa semana chegou o anel do meu motor Os 91Fx , já efetuei a troca e final de semana vamos ver como se comporta o motor agora , pois com o anel naquelas condições o motor já era uma beleza a principio a pressão no motor melhorou e muito , outra coisa tenho que fazer algum tipo de amaciamento antes tipo rodar meio gordo ou não , abraço.


stickier
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Mar 21, 2008 2:43 am
Localização: Tangará da Serra

Re: Como saber se motor esta ruim/pouca compressão?

Mensagem por stickier »

É bom rodar um pouco gordo pra amaciar suavemente o novo conjunto. Ainda mais com esse friozinho.. nao precisa nem de bomba de fumaça
Avatar do usuário
ika
membro
Mensagens: 373
Registrado em: Dom Out 02, 2011 12:35 pm
Localização: Brasnorte Mato Grosso

Re: Como saber se motor esta ruim/pouca compressão?

Mensagem por ika »

kkkkkk verdade , fui hoje testar como ficou mais estava com muito vento , mais tranquilo consegui rodar 4 tanque gordo a saída do escape parecia um queda d´aguá , abraço.
Responder