Os 46ax fervendo

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores

Moderador: Paulinho

funaro1313
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Os 46ax fervendo

Mensagempor funaro1313 » 05 Jun 2016 15:55

Pessoal do fórum ,boa tarde comprei um motor Os46ax e o mesmo está esquentando absurdamente, desmontei troquei os rolamentos pois o dianteiro estava vazando obs.o dianteiro deixei com os dois selos,dei uma limpada na cabeça do pistão ,motor pega fácil afina belezinha regula não apaga mas está esquentando muito a ponto de não conseguir por a mão ,o que será q deve estar errado ,ja fiz o teste com ele bem gordo e a temperatura não muda ,vela 8 hélice 11x6 tenho impressão q ele gira muito pois grita demais mesmo estando um pouco gordo uso caseirou com 16% de óleo pensei q era o combustível fiz um pouco com 18% saiu muita fumaça mas a temperatura não baixou
Obrigado a todos pela atenção

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Re: Os 46ax fervendo

Mensagempor funaro1313 » 05 Jun 2016 21:11

Ninguém pra dar uma ajuda por favor?

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LaercioLMB
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Re: Os 46ax fervendo

Mensagempor LaercioLMB » 05 Jun 2016 21:12

Não espere ajuda no mesmo dia, pode levar dias para te darem uma resposta, mas sem fotos de onde e como o motor está instalado, só terá palpites e palpites você já deve ter.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

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Paulinho
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Re: Os 46ax fervendo

Mensagempor Paulinho » 05 Jun 2016 21:38

Exato! Muito poucas informações pra ter alguma resposta convincente...
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"

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Re: Os 46ax fervendo

Mensagempor queiroga » 05 Jun 2016 22:50

O Rolamento tem que ter o lado de dentro aberto.

pode ser só isso ou não.....pode ser regulagem....pode ser montagem errada......
[]'s
Queiroga

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Re: Os 46ax fervendo

Mensagempor Renan » 06 Jun 2016 01:05

Eu penso em duas coisas, expermente um combustivel industrializado, um 10/18. Outra coisa, o cabeçote pode estar desajustado, solto ou invertido, isso gera calor, se vc postar uma foto de como esta instalado no modelo ajuda, pense que gerar calor é energia se perdendo
Editado pela última vez por Renan em 07 Jun 2016 21:58, em um total de 1 vez.
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Re: Os 46ax fervendo

Mensagempor ika » 06 Jun 2016 13:17

Vou relatar o que aconteceu comigo , tinha aqui umas vez um combustível de auto (12/20) e aproveitei ele para usar nos meus aeros , e adivinha a temperatura não tinha cristo que fazia baixar era na casa dos 140 a 150 graus , não adiantava deixar gordo , pois fim descartei e esperei chegar o 10/16 pra aero e kabum pronto voltou a trabalhar em 100 a 115 graus .

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Re: Os 46ax fervendo

Mensagempor LaercioLMB » 06 Jun 2016 14:11

E olha que algo a 100° C não tem dedo que fique encostado.
O que significa que o cara pode estar interpretando errado a temperatura do motor.
Nenhum motor glow dá para colocar a mão logo que o modelo pousa.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

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Re: Os 46ax fervendo

Mensagempor funaro1313 » 06 Jun 2016 19:15

Amigos,peço perdão pela minha ansiedade,nao sei como postar fotos por isso vou gravar um vídeo e posto o link

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Re: Os 46ax fervendo

Mensagempor funaro1313 » 06 Jun 2016 19:41

https://youtu.be/wRH4G-MHa8I segue o link , troquei os rolamentos achando que eles eram o problema após ler alguns tópicos se não me engano foi o Laércio q disse q não era necessário retirar a capa interna do rolamento,
Estou com medo de continuar a voar assim é acabar perdendo a compreensão isso se já não perdeu
Agradeço a ajuda dos amigos

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Re: Os 46ax fervendo

Mensagempor carlitovargas » 06 Jun 2016 23:14

Rolamento da frente deve ficar apenas com blindagem externa, a blindagem interna deve ser removida. Ja o rolamento interno as duas blindagens deve ser removidas. Concordo com os colegas que a temperatura deve ser monitorada com o termômetro, meus motores glow nenhum da pra colocar a mão logo depois de funcionar. Do automodelo então, trabalha muito quente entre 110 e 125graus.

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Re: Os 46ax fervendo

Mensagempor funaro1313 » 06 Jun 2016 23:52

Com certeza está bem mais de 100° quando pingo uma gota de água em cima do cabeçote ou escapamento ferve na hora
To com medo de continuar voando e estragar a camisa e pistão

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Re: Os 46ax fervendo

Mensagempor rafael_reali » 07 Jun 2016 00:04

Jamais coloque água em um motor quente como você mesmo disse. É pedir para trincar o cabeçote.
Agora, você já teve outro motor glow? Como disseram acima, é possível que você esteja interpretando errado a temperatura. Dedo não mede temperatura e com 1 minuto de funcionamento do motor é possível queimar o dedo em menos de meio segundo.
As possíveis causas seriam mistura excessivamente pobre ou combustível com baixa porcentagem de óleo.

A compressão no vídeo me parece muito boa.
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan

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Re: Os 46ax fervendo

Mensagempor funaro1313 » 07 Jun 2016 07:35

Amigo a regulagem está com duas voltas na alta posso abrir o tanto que for a temperatura não baixa ,se vcs repararem a crosta de óleo no cabeçote está preta torrada geralmente ela fica marrom, isso indica alta temperatura ....

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Re: Os 46ax fervendo

Mensagempor LaercioLMB » 07 Jun 2016 09:25

A coloração do óleo queimado no cabeçote varia conforme o tipo de óleo usado e não pelo calor.
Ainda acho que você está procurando algo que não existe.
Onde você leu que a cor indica alta temperatura?
Se o motor estivesse realmente em alta temperatura, já teria fundido ou furado pistão.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

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Re: Os 46ax fervendo

Mensagempor funaro1313 » 07 Jun 2016 10:13

ok, laercio vou arrumar um termometro pra medir, sabe me dizer a media de temperatura desse motor ??

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Re: Os 46ax fervendo

Mensagempor LaercioLMB » 07 Jun 2016 10:19

O pessoal já deu várias vezes, em torno de 100 ° C.
Você está tão obcecado com isso que nem leu direito o que falaram.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

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Re: Os 46ax fervendo

Mensagempor stickier » 07 Jun 2016 11:03

Outra coisa q pude perceber.. Vc usa Spinner de Aluminio. É normal o spinner ficar super quente apos algum tempo parado, pois ele recebe o calor do motor e ajuda a dissipar.
Quando vc pousa o spinner ta frio, mas alguns minutos parados fazem o spinner esquentar.

Como falaram e pelo que demonstra, não ha nada de errado com motor. Motor nenhum vc consegue encostar a mão depois de funcionar.
Outro ponto é: jamais jogue agua num motor quente, pode trincar

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Re: Os 46ax fervendo

Mensagempor rafael_reali » 08 Jun 2016 00:33

E mais um detalhe: Se por algum motivo (como exemplo - mistura pobre) o motor realmente aquecer demais, as dimensões internas serão alteradas de tal modo que o motor apagará. Mas na dúvida use um termômetro sim. Penso eu que um termômetro infravermelho é a melhor pedida para que se possa medir a temperatura do motor em funcionamento sem que sofra influência da refrigeração da hélice.
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!

~Lee Jun Fan

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Re: Os 46ax fervendo

Mensagempor funaro1313 » 08 Jun 2016 19:32

Amigos arrumei um termômetro minipa e fiz a medição da temperatura do motor por favor vejam o vídeo https://youtu.be/URoEO3-EroE
Tirem suas conclusões e me ajudem no que puderem a regulagem da alta está com quase duas voltas e meia se engordar mais ele já fica bem xoxo falhando

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Re: Os 46ax fervendo

Mensagempor funaro1313 » 08 Jun 2016 20:26

Retirei a tampa do cabeçote para uma verificação segue o vídeo https://youtu.be/deprTcXrgls

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Re: Os 46ax fervendo

Mensagempor jr-pereira » 08 Jun 2016 21:10

funaro1313 escreveu:Retirei a tampa do cabeçote para uma verificação segue o vídeo https://youtu.be/deprTcXrgls


ola funaro ! sera que essa helice 11x6 não esta muito pequena pra ele ? deixanddo ele girar demais !
tenho o mesmo motor e rodo com uma helice 12x5 fica perfeito, com caseirol 16% .
esse motor roda helice até 12x7.
http://www.osengines.com/engines-airplane/osmg0548/

estarei acompanhado colega , boa sorte ai ...
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DELTA
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Re: Os 46ax fervendo

Mensagempor DELTA » 08 Jun 2016 21:43

Creio que é uma temperatura normal para um motor a pleno RPM e estático. Em voo, com regime menor e circulação de ar isso diminui muito!

funaro1313
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Re: Os 46ax fervendo

Mensagempor funaro1313 » 08 Jun 2016 22:05

jr-pereira escreveu:
funaro1313 escreveu:Retirei a tampa do cabeçote para uma verificação segue o vídeo https://youtu.be/deprTcXrgls


ola funaro ! sera que essa helice 11x6 não esta muito pequena pra ele ? deixanddo ele girar demais !
tenho o mesmo motor e rodo com uma helice 12x5 fica perfeito, com caseirol 16% .
esse motor roda helice até 12x7.
http://www.osengines.com/engines-airplane/osmg0548/

estarei acompanhado colega , boa sorte ai ...

Amigo obrigado pela dica da hélice ,creio q isso influencie um pouco, mas se notar no vídeo a temperatura com 1/4de motor está em 120° creio q com essa aceleração o motor deveria está a no máximo 100°
Editado pela última vez por funaro1313 em 08 Jun 2016 22:12, em um total de 1 vez.

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Re: Os 46ax fervendo

Mensagempor funaro1313 » 08 Jun 2016 22:08

DELTA escreveu:Creio que é uma temperatura normal para um motor a pleno RPM e estático. Em voo, com regime menor e circulação de ar isso diminui muito!

Amigo , não é possível essa temperatura,chega a cherar queimado,ja tive outros motores glow e a temperatura nem se compara,se reparar ele está sem aquele calço q vai no cabeçote será q isso influencia?


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