Os 46ax fervendo

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores

Moderador: Paulinho

stickier
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Re: Os 46ax fervendo

Mensagempor stickier » 09 Jun 2016 11:14

Amigo, bom dia

Pelo que aparenta, está faltando junta do cabeçote, que vai entre a camisa e o cabeçote, conforme aparece na vista explodidada, parte nro 1-1.





Verifique se ela nao está colada junto ao cabeçote, pois pode nos levar ao engano e pensarmos que nao está la.

Além de vedar, essa arruela é responsavel pelo correto dimensionamento da camara de combustão. A sua ausência pode causar, além de vazamentos, o aumento da taxa de compressão, que consequentemente faz o motor esquentar alem do normal, podendo causar pré ignição, quebra de biela ou furar o pistão.

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Ericfly
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Re: Os 46ax fervendo

Mensagempor Ericfly » 09 Jun 2016 12:53

Sim. Aumenta a compressão, aumenta a temperatura também.

E ele está com mistura pobre, senão tinha de fumacear mais.
A medição certa da temperatura não é do jeito que você fez, mas com o termômetro perto, em cima da vela.
Motor sem compressão ferve mesmo, mas pelo primeiro vídeo me parece que ainda tem boa compressão.
Que óleo você está usando no caseirol?
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funaro1313
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Re: Os 46ax fervendo

Mensagempor funaro1313 » 09 Jun 2016 15:29

Ericfly escreveu:Sim. Aumenta a compressão, aumenta a temperatura também.

E ele está com mistura pobre, senão tinha de fumacear mais.
A medição certa da temperatura não é do jeito que você fez, mas com o termômetro perto, em cima da vela.
Motor sem compressão ferve mesmo, mas pelo primeiro vídeo me parece que ainda tem boa compressão.
Que óleo você está usando no caseirol?


Amigo a mistura nao está pobre ,se eu abrir mais a agulha e começa a falhar está com quase duas voltas e meia,depois do video fiz outras medicoes mais de perto e a temperatura aumento mais ainda beirando os 150° eu uso oleo de ricino que sempre usei na proporção de 16% ,ja tentei com 18% e a temperatura ficou igual

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Re: Os 46ax fervendo

Mensagempor funaro1313 » 09 Jun 2016 15:32

stickier escreveu:Amigo, bom dia

Pelo que aparenta, está faltando junta do cabeçote, que vai entre a camisa e o cabeçote, conforme aparece na vista explodidada, parte nro 1-1.





Verifique se ela nao está colada junto ao cabeçote, pois pode nos levar ao engano e pensarmos que nao está la.

Além de vedar, essa arruela é responsavel pelo correto dimensionamento da camara de combustão. A sua ausência pode causar, além de vazamentos, o aumento da taxa de compressão, que consequentemente faz o motor esquentar alem do normal, podendo causar pré ignição, quebra de biela ou furar o pistão.


A arruela , ou calço não está lá ,será que falta da mesma iria acarretar uma temperatura tão alta ??? vc reparou como o motor grita e se eu afinar mais ele gritar mais ...kkkkkk

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Re: Os 46ax fervendo

Mensagempor funaro1313 » 09 Jun 2016 15:33

E ai Laércio, o motor está quente ou não está ou e coisa da minha cabeça...rssss

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Re: Os 46ax fervendo

Mensagempor zocra » 09 Jun 2016 17:00

Compilando tudo experimenta todas as dicas que já lhe deram, tamanho da hélice, junta do cabeçote ficar só achando que essas dicas irão influenciar pouco não vai te resolver, de pouco em pouco vc acha qual o problema, mais sem vc eliminar essa hipóteses que lhe foram dadas fica difícil te ajudar com esse problema.

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Re: Os 46ax fervendo

Mensagempor G.Alex » 10 Jun 2016 00:35

Se a temperatura ta aumentando muito mesmo em meio stick, abre um quarto de volta a agulha de baixa, e afina ele de novo. Pode ser mais simples do que parece.
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Re: Os 46ax fervendo

Mensagempor funaro1313 » 10 Jun 2016 08:47

G.Alex escreveu:Se a temperatura ta aumentando muito mesmo em meio stick, abre um quarto de volta a agulha de baixa, e afina ele de novo. Pode ser mais simples do que parece.

Agulha da baixa fechada faz motor esquentar ??como funciona isso??

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Re: Os 46ax fervendo

Mensagempor G.Alex » 10 Jun 2016 13:38

Até mais ou menos um terço do stick a agulha de baixa que está atuando praticamente sozinha no controle da mistura. Inclusive se estiver pobre em baixa e você abrir até a lenta melhora. Você também pode perceber isso na transição para alta. A evolução das rotações não acompanham exatamente o movimento do stick, antes do final do curso as vezes ele afina mais do que no final. Por isso temos uma agulha de altas rotações e uma de baixas rotações.
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Re: Os 46ax fervendo

Mensagempor stickier » 11 Jun 2016 11:24

Se está faltando a junta do cabeçote tenho CERTEZA ABSOLUTA ser este o problema de seu motor. A junta pode parecer insignificante, mas um simples aumento de taxa de compressão eleva temperaturas ao extremo. Alem claro, de aumentar a potência.

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Re: Os 46ax fervendo

Mensagempor funaro1313 » 11 Jun 2016 14:11

Vou providenciar uma junta,so não sei onde .... rsss

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Re: Os 46ax fervendo

Mensagempor carlitovargas » 12 Jun 2016 08:23

A junta você encontra no ml , mas uma das causas para o aquecimento é o uso de combustível sem nitro. Manual desse motor orienta uso de glow com nitrometano . Tenho a segunda geração desse motor e funciona que é um relógio suíço. Mesmo usando o anel no cabeçote não terá o mesmo rendimento se o combustível for fora do especificado no manual, vai ter que compensar o aquecimento deixando mais gordo.

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Re: Os 46ax fervendo

Mensagempor funaro1313 » 12 Jun 2016 10:12

carlitovargas escreveu:A junta você encontra no ml , mas uma das causas para o aquecimento é o uso de combustível sem nitro. Manual desse motor orienta uso de glow com nitrometano . Tenho a segunda geração desse motor e funciona que é um relógio suíço. Mesmo usando o anel no cabeçote não terá o mesmo rendimento se o combustível for fora do especificado no manual, vai ter que compensar o aquecimento deixando mais gordo.

Amigo , conheço várias pessoas q voam este motor sem nitro a anos e não tem problema algum os motores os são conhecidos por trabalhar bem com qualquer. D e combustível,depois q comprar a junta vou fazer um teste com combustível comprado , obrigado pela atenção

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Re: Os 46ax fervendo

Mensagempor funaro1313 » 12 Jun 2016 10:14

Procurei a junta e não achei no ml

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Re: Os 46ax fervendo

Mensagempor ika » 12 Jun 2016 11:52

Bom dia, manda fazer uma com um torneiro , faz de material latão , unica coisa que teria que saber é a espessura dela.

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Re: Os 46ax fervendo

Mensagempor ika » 12 Jun 2016 12:01

não tenho certeza mais acho que é de 0.06 mm

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Re: Os 46ax fervendo

Mensagempor ika » 12 Jun 2016 12:02

faz duas uma 0.06 e outra com 0.05 mm e testa com qual fica melhor.

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Re: Os 46ax fervendo

Mensagempor cuka » 15 Jun 2016 14:11

Faz tempo que não posto nada... Mas confesso que venho lendo sobre esse 46AX...

Vocês, colegas, realmente viram o video? Eu vejo uma junta ali no cabeçote. A não ser que seja um cabeçote especial que tenha cor de latão, o que não creio...

O que consigo de fato perceber é uma falta de aperto em X no cabeçote ou um empenamento do mesmo.

O resto é pelo em ovo... Manual senhores! Não significa que milhões de pessoas por voarem com caseiro 0% nitro nesse motor o do amigo deva funcionar também. Existem milhões de variáveis inclusive na qualidade do caseirol 0% que cada um faz...

Minha dica... sentar ler o manual e começar por ele, helice, vela, regulagem padrão etc... Não resolveu? Esquece esse motor ou da pau nele assim mesmo. OS 46Ax não tem mistério. Se esta com fantasma é porque ele tem um defeito na fabricação ou teve uma vida pregressa "cabreira"...

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Re: Os 46ax fervendo

Mensagempor funaro1313 » 17 Jun 2016 16:59

cuka escreveu:Faz tempo que não posto nada... Mas confesso que venho lendo sobre esse 46AX...

Vocês, colegas, realmente viram o video? Eu vejo uma junta ali no cabeçote. A não ser que seja um cabeçote especial que tenha cor de latão, o que não creio...

O que consigo de fato perceber é uma falta de aperto em X no cabeçote ou um empenamento do mesmo.

O resto é pelo em ovo... Manual senhores! Não significa que milhões de pessoas por voarem com caseiro 0% nitro nesse motor o do amigo deva funcionar também. Existem milhões de variáveis inclusive na qualidade do caseirol 0% que cada um faz...

Minha dica... sentar ler o manual e começar por ele, helice, vela, regulagem padrão etc... Não resolveu? Esquece esse motor ou da pau nele assim mesmo. OS 46Ax não tem mistério. Se esta com fantasma é porque ele tem um defeito na fabricação ou teve uma vida pregressa "cabreira"...


realmente está sem a arruela ,e o manual já li diversas vezes ,se o cabeçote tivesse com falta de aperto ou empenado não vazaria combustivel pela junta do mesmo ???

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Re: Os 46ax fervendo

Mensagempor ika » 18 Jun 2016 07:54

bom dia faz a junta fica baratinho e testa ........

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Re: Os 46ax fervendo

Mensagempor ika » 18 Jun 2016 07:55

medi uma aqui só que é do evolution 46 deu 0.05mm

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Re: Os 46ax fervendo

Mensagempor ika » 18 Jun 2016 07:56

no micrometro .

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Re: Os 46ax fervendo

Mensagempor Abner-BEB » 20 Jun 2016 00:25

cara se for um AXII ele fica uma droga com caseirol e aqui voamos com 11x7 para baixar a rotaçao!

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Re: Os 46ax fervendo

Mensagempor Ericfly » 21 Jun 2016 14:11

carlitovargas escreveu:A junta você encontra no ml , mas uma das causas para o aquecimento é o uso de combustível sem nitro. Manual desse motor orienta uso de glow com nitrometano . Tenho a segunda geração desse motor e funciona que é um relógio suíço. Mesmo usando o anel no cabeçote não terá o mesmo rendimento se o combustível for fora do especificado no manual, vai ter que compensar o aquecimento deixando mais gordo.


O nitro realmente aumenta a potência, mas a falta dele não aumenta a temperatura, se o óleo estiver funcionando ok.
Motor feito para mais nitro tem menos compressão, então se voar sem nitro, não vai dar excesso de compressão e então aquecimento.
O que acontece é que com nitro o consumo é maior, o nitro age como se fosse um oxigênio líquido, então a mistura é mais rica. Mistura mais rica = mais óleo entrando junto. Então, uma coisa que pode ser feita é aumentar a proporção de óleo para 4:1 (20%), e verificar com cuidado se o óleo usado está na validade etc.
Eu prefiro voar sem nitro, pois embora a potência seja ligeiramente menor, e exija uma regulagem mais bem feita das agulhas, a autonomia de um tanque é bem maior, fora o custo do combustível, que é uma fração. O preço do combustível glow está ridiculamente alto, acredito que haja duas razões para isto:
1 - os impostos de importação ou estão mais altos, ou a fiscalização está pegando e antigamente passava subfaturado. Já cheguei a ouvir fofocas de importadora trazendo rádio de 1000 dólares declarando 10 dólares...
2 - com a concorrência das lojas chinesas, os lojistas perderam boa parte da clientela, e tiveram de apertar margens já apertadas quando se considera o baixo volume de vendas. Mas como não dá pra comprar combustível direto de sites no exterior, devido ao frete de inflamáveis ser diferenciado, os lojistas acabam colocando margens enormes no combustível para sobreviver.
Como não encontro metanol para vender na região onde moro, nem sei onde mais achar, meus glows estão encostados, e só vôo elétrico.
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Re: Os 46ax fervendo

Mensagempor funaro1313 » 27 Jun 2016 10:14

amigos,obrigados a todos pelas dicas ,vendi o avião e aponsentei o motor por enquando,vou voar meu gasolina


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