Página 1 de 1

RE-ENTELANDO UM ARF!

Enviado: 11 Jun 2016 14:06
por rodolfoauditore
Fala Galera blz? - o negocio é o seguinte, vou re-entelar o meu funtana X .50 da Hangar 9, comprei ele usado, e a entelagem já está um tanto quanto velha, preciso trocar urgentemente, tenho todas as ferramentas para o processo mais vai ser a primeira vez que vou utilizar de fato o MONOKOTE (só utilizei em reparos!) gosto muito de entelar os aeros elétricos com vinil, contudo me surgiu uma dúvida quanto ao ARF, para um melhor trabalho e até acabamento, o ideal seria eu retirar o profundo e o leme, não o comando, a parte colada mesmo e iria ficar somente a FUSE, bem mais facil a minha dúvida é meio braba HAHAHA, como que eu descolo os estabilizadores? - é possível utilizar um heat gun (soprador térmico!) diretamente na madeira ate a epoxi possivelmente derreter? - Existe algum jeito de descolar? HAHAHAHA! - Desde já valeu pessoal! - Alguém com certeza já passou por algo parecido! HAHA!

Re: RE-ENTELANDO UM ARF!

Enviado: 11 Jun 2016 19:39
por Elilson
para segurança posterior, corte as dobradiças e coloque outras de melhor qualidade. Dará menos trabalho que reaproveitar as dobradiças velhas.

Re: RE-ENTELANDO UM ARF!

Enviado: 11 Jun 2016 21:21
por Douglas Lenz
Rodolfo

Um estilete, cuidado e capricho é só o que tu vai precisar para desmontar estabilizador horizontal, deriva, leme e profundor. A dica do Elilson é preciosa, para desmontar o leme, profundor e ailerons corta as dobradiças antigas e substitua por novas. Se quiseres entelar estas peças no lugar, vão ficar rebarbas de acabamento que soltaram com o voo e combustivel.

È tranquilo desmontar para reentelar e pode ter certeza que o resultado valerá a pena o trabalho.

Re: RE-ENTELANDO UM ARF!

Enviado: 12 Jun 2016 08:17
por paulozardo
Troque as dobradiças por novas, custa pouco e garante o serviço.

Até hoje, o melhor meio de desentalar, para ficar menos cola da entelagem que eu achei, foi aquecendo a tela com heat gun e retirando, cuidado para nao queimar a balsa.

Paulo Zardo

Re: RE-ENTELANDO UM ARF!

Enviado: 12 Jun 2016 18:21
por rodolfoauditore
Poxa galera, valeu pelas dicas, eu tenho algumas dobradiças da DUBRO aqui que sobraram da minha ultima montagem, eu pesquisei e encontrei algumas informações importantes, algumas pessoas utilizam acetona para 'amolecer' a epóxi, você vai umedecendo e deixando a acetona agir, a cola automaticamente vai amolecendo, e por incrível que pareça, com o heat gun também é possível amolece-la, porem tem que ter cuidado, porque com a alta temperatura a madeira pode a vir pegar fogo HAHAHA! - eu já utilizei acetona em isopor, certa vez queimou um servo do meu bixer 3, fiquei desesperado, como retirar o servo sem destruir o isopor? - demorei bastante para encontrar uma solução, e a solução encontrei em um site português (de portugal!) quando um modelista disse que ocorreu o mesmo com ele e ele pingou gotas de acetona na fresta do servo com o isopor, é coisa de 3min e a acetona já descola o servo! - Fiz e o resultado foi ótimo, ficou perfeito, vou tentar utilizar essas tecnica, mas antes vou tentar com o heat, se nada der certo eu parto para cirurgia com o bisturi, claro com muito cuidado, valeu pessoal, pelas dicas, se o e-voo não fosse tão chato com imagens, eu postaria o processo! Thanks folks! 8 )