Boa Tarde, estou com uma dúvida enquanto o CG do meu avistar elite.
Sempre voei assim, e acredito que esteja certo, mas me veio uma dúvida.
O tanque o Avistar fica no "bico" do aero, quando você pega na asa para ver o CG com o aero sem combustivel, ele está perfeitamente alinhado, porem quando voce coloca combustivel ele sofre uma inclinação muito grande.
Não seria melhor instalar o tanque em uma posição aonde indiferentemente com o aero abastecido ou não, quando for medir o CG do aero ele esteja na mesma posição?
Acredito que esta posição do tanque seria um pouco para tras do aero.
O que voces pensam a respeito?
CG - AVISTAR
-
- membro
- Mensagens: 6
- Registrado em: Seg Mar 14, 2016 3:02 pm
- Localização: CIANORTE
Re: CG - AVISTAR
Nao.. Deixe como está.. É normal adiantar um pouco o CG quando o tanque está cheio..
O contrário é que não é recomendável (atrasar quando o tanque está vazio).
O contrário é que não é recomendável (atrasar quando o tanque está vazio).
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.
-
- membro
- Mensagens: 6
- Registrado em: Seg Mar 14, 2016 3:02 pm
- Localização: CIANORTE
Re: CG - AVISTAR
Abib escreveu:Nao.. Deixe como está.. É normal adiantar um pouco o CG quando o tanque está cheio..
O contrário é que não é recomendável (atrasar quando o tanque está vazio).
Mais por curiosidade, se eu por ele um pouco mais para tras para deixar ele nivelado tendo ele com combustivel ou nao... ele irá mudar em que? se eu colocasse o cg perfeito dele..
-
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 851
- Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
- Localização: Curitiba Parana
Re: CG - AVISTAR
Em princípio não vai alterar nada, considerando que com combustível não fique com CG atrasado. O cuidado é para que a mangueira que leva o combustível até o carburador não fique demasiadamente comprida.
A leitura é o fundamento da cultura. Sem ela, sempre seremos analfabetos.
-
- membro
- Mensagens: 170
- Registrado em: Sex Mar 21, 2008 2:43 am
- Localização: Tangará da Serra
Re: CG - AVISTAR
Exatamente o que o Gilberto falou.
Ele fica mais a frente por questões de funcionamento do motor. Obviamente que interfere no CG quando cheio/vazio.
Ele fica mais a frente por questões de funcionamento do motor. Obviamente que interfere no CG quando cheio/vazio.
- brunobragantine
- membro
- Mensagens: 503
- Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
- Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR
Re: CG - AVISTAR
Pra ele ficar nivelado tanto com tanque cheio ou vazio o tanque deve estar exatamente embaixo do ponto de CG, assim ele não vai gerar momento em relação a aquele ponto e fazer o avião abaixar ou levantar o nariz, isso em uma caso ideal. Mas como já foi dito pelos amigos acima na pratica o tanque tem que ficar próximo ao motor por questões de funcionamento do mesmo.
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
- Douglas Lenz
- membro
- Mensagens: 1119
- Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
- Localização: Porto Alegre - RS
- Contato:
Re: CG - AVISTAR
Luiz Romero
Esta história de CG exato é uma teoria bem conhecida. Entretanto na prática, todo o aero tem que cair o nariz quando pego pela asa. No teu caso, o aero de tanque vazio, fica no neutro mas não deveria, mesmo com o tanque vazio ele tem que dar um narizinho.
Tu tens que pensar que na hora do pouso é quando tu mais precisa de penetração. Por exemplo, se teu aero apagar o motor na hora do pouso? O que o fará voar um pouco melhor é um pesinho de nariz.
Esta história de CG exato é uma teoria bem conhecida. Entretanto na prática, todo o aero tem que cair o nariz quando pego pela asa. No teu caso, o aero de tanque vazio, fica no neutro mas não deveria, mesmo com o tanque vazio ele tem que dar um narizinho.
Tu tens que pensar que na hora do pouso é quando tu mais precisa de penetração. Por exemplo, se teu aero apagar o motor na hora do pouso? O que o fará voar um pouco melhor é um pesinho de nariz.
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Respeitosamente
Douglas Lenz