CG - AVISTAR

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
LuizRomero
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Mar 14, 2016 3:02 pm
Localização: CIANORTE

CG - AVISTAR

Mensagem por LuizRomero »

Boa Tarde, estou com uma dúvida enquanto o CG do meu avistar elite.


Sempre voei assim, e acredito que esteja certo, mas me veio uma dúvida.

O tanque o Avistar fica no "bico" do aero, quando você pega na asa para ver o CG com o aero sem combustivel, ele está perfeitamente alinhado, porem quando voce coloca combustivel ele sofre uma inclinação muito grande.

Não seria melhor instalar o tanque em uma posição aonde indiferentemente com o aero abastecido ou não, quando for medir o CG do aero ele esteja na mesma posição?

Acredito que esta posição do tanque seria um pouco para tras do aero.

O que voces pensam a respeito?
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Re: CG - AVISTAR

Mensagem por Abib »

Nao.. Deixe como está.. É normal adiantar um pouco o CG quando o tanque está cheio..
O contrário é que não é recomendável (atrasar quando o tanque está vazio).
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.
LuizRomero
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Mar 14, 2016 3:02 pm
Localização: CIANORTE

Re: CG - AVISTAR

Mensagem por LuizRomero »

Abib escreveu:Nao.. Deixe como está.. É normal adiantar um pouco o CG quando o tanque está cheio..
O contrário é que não é recomendável (atrasar quando o tanque está vazio).



Mais por curiosidade, se eu por ele um pouco mais para tras para deixar ele nivelado tendo ele com combustivel ou nao... ele irá mudar em que? se eu colocasse o cg perfeito dele..
Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com
Mensagens: 851
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
Localização: Curitiba Parana

Re: CG - AVISTAR

Mensagem por Gilberto_CWB »

Em princípio não vai alterar nada, considerando que com combustível não fique com CG atrasado. O cuidado é para que a mangueira que leva o combustível até o carburador não fique demasiadamente comprida.
A leitura é o fundamento da cultura. Sem ela, sempre seremos analfabetos.
stickier
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Mar 21, 2008 2:43 am
Localização: Tangará da Serra

Re: CG - AVISTAR

Mensagem por stickier »

Exatamente o que o Gilberto falou.

Ele fica mais a frente por questões de funcionamento do motor. Obviamente que interfere no CG quando cheio/vazio.
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: CG - AVISTAR

Mensagem por brunobragantine »

Pra ele ficar nivelado tanto com tanque cheio ou vazio o tanque deve estar exatamente embaixo do ponto de CG, assim ele não vai gerar momento em relação a aquele ponto e fazer o avião abaixar ou levantar o nariz, isso em uma caso ideal. Mas como já foi dito pelos amigos acima na pratica o tanque tem que ficar próximo ao motor por questões de funcionamento do mesmo.
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: CG - AVISTAR

Mensagem por Douglas Lenz »

Luiz Romero

Esta história de CG exato é uma teoria bem conhecida. Entretanto na prática, todo o aero tem que cair o nariz quando pego pela asa. No teu caso, o aero de tanque vazio, fica no neutro mas não deveria, mesmo com o tanque vazio ele tem que dar um narizinho.
Tu tens que pensar que na hora do pouso é quando tu mais precisa de penetração. Por exemplo, se teu aero apagar o motor na hora do pouso? O que o fará voar um pouco melhor é um pesinho de nariz.
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Responder