Problema tanque ou regulagem de agulhas

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
leopoldosilva
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Qua Jul 10, 2013 8:04 pm
Localização: Araraquara - SP

Problema tanque ou regulagem de agulhas

Mensagem por leopoldosilva »

Olá amigos modelistas, necessito de uma ajudinha de vocês com muita experiência no assunto, talvez até já tenham passado por situação igual... Estou utilizando um motor OS 46 FX, está funcionando normalmente, tenho um tanque Kinder 10oz (Achei um pouco mole), funcionando normalmente. O problema começa quando ligo o motor, está ótimo em baixa rotação, em alta rotação, aí levanto o nariz dele, fica perfeito, retorno ele à posição nivelado no solo e volto á marcha lenta em 2 segundos começa a "cuspir" combustível do carburador e apaga... encharca... (tanto que vira o aero cai gostas de combustível do carburador) O mais estranho, se ligar e deixar ele em marcha lenta e der aceleradas e baixar o acelerador ele permanece normal, mas ao permanecer por uns 10 segundos com altos RPMs e retornar à marcha lenta ele encharca e apaga... Agulha de baixa está regulada normalmente, resposta normal de aceleração de soco etc.... Eu estaria imaginando se o tanque de combustível estiver enchendo como um balão e retendo pressão, de repente liberando quando baixar o rpm, tanto que a agulha de alta não está nem com uma volta aberta e tá soltando até óleo no Scape... No aguardo de uma ajuda!! Obrigado!!
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Re: Problema tanque ou regulagem de agulhas

Mensagem por rafael_reali »

Olá Leopoldo. É normal sair óleo pelo escape, alias, deve sair óleo pelo escape. Sinal que o motor não esta consumindo esse óleo. Basicamente, sem pegar em mãos seu motor, ele está com características de agulha com mistura rica. Como vc descreveu que o problema parece acontecer em alta rotação, pode ser que nesse regime ele está admitindo combustível em excesso e este está se acumulando no carter. Eu também suspeitaria da agulha de baixa rotação pois na verdade ela está completamente atuante em mais de 50% da aceleração do motor.
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
leopoldosilva
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Qua Jul 10, 2013 8:04 pm
Localização: Araraquara - SP

Re: Problema tanque ou regulagem de agulhas

Mensagem por leopoldosilva »

Opa, agradeço a resposta Rafael, estive analisando melhor, agora criei mais dúvidas que respostas. Ao analisar novamente o motor, imaginei ser a agulha de alta aquecendo e pressurizando (por aquecimento do combustível) em baixa rotação, na realidade o óleo do escape está normal para um motor "gordo", mas ao acelerar e voltar à lenta rapidamente sem deixar em alta rotação por mais de 2 segundos o motor afirma em lenta, nada anormal acontece, mas ao aquecer o motor permanecendo mais de 3 segundos em alta rotação, ao retornar à marcha lenta, ele começa a engasgar e apaga... Se tento acelerar quando ele entra em querer apagar ele acelera como se estivesse afogando cuspindo combustível pelo carburador até que esfrie um pouco mais uns 10 segundos funcionando entre aceleradas para não deixar ele apagar... ao esfriar um pouco ele volta à marcha lenta normal... chego a pensar que quando quente ele perde a compressão e em lenta não afirma... Arrumei combustível ômega 15nitro / 17 óleo para testar ver se melhorava alguma coisa, fechei mais a agulha de baixa, está quase totalmente fechada, faltando 1/8 para fechar completamente, parece que não cospe mais combustível pelo carburador, agora parece que falta combustível... mas quando está frio, assim não totalmente frio, em funcionamento normal, ele parece funcionar normalmente ao acelerar bruscamente ele responde, cheguei a deixar 1 minuto em lenta e acelerar, o bicho nem sequer engasgou, respondeu de primeira... deve estar com 50% de compressão, não é motor novo, mas não era para dar esse sintoma... ou era
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Problema tanque ou regulagem de agulhas

Mensagem por Paulinho »

Na minha opinião o seu tanque está dilatando demais quando pressurizado em alta... Tem como trocar este tanque pra eliminar esta dúvida?
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Re: Problema tanque ou regulagem de agulhas

Mensagem por rafael_reali »

Eu sempre achei difícil prestar ajuda sobre regulagens de motores à distância. Já tive colegas na pista que reclamavam de algum motor e debatíamos o assunto, sem que o dito motor estivesse presente. Na semana seguinte, com o motor em mãos eu pude constatar que o problema não era regulagem, e sim motor faltando parafuso, vela errada, sem compressão ou mistura de combustível sem qualquer critério kkkkkkk. Por isso uma descrição como a sua por ter "N" motivos.
Bem, sem querer me estender muito eu sempre recomendo as mesmas coisas quando se tem problemas com regulagem: Verifique todo o sistema de combustível (tanque + mangueiras); tenha certeza que a compressão está boa; coloque uma vela nova e por fim um combustível de qualidade, nem que for um "golinho" emprestado de alguém. E assim vc vai por eliminatória.

Por hora eu acho que a dica do Paulinho bem válida. Veja que os tanques de qualidade, tipo DuBro são bem duros.
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
leopoldosilva
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Qua Jul 10, 2013 8:04 pm
Localização: Araraquara - SP

Re: Problema tanque ou regulagem de agulhas

Mensagem por leopoldosilva »

Opa, Agradeço as respostas de ajudas amigos!! Referente à tanque já troquei porque realmente o outro inchava, agora estou com um Dubro bem duro, e o problema persiste... quanto à compressão, qual é o mínimo aceitável? Girando na mão dá pra sentir bem a compressão... O que notei que quando esquenta que ocorre o problema, não é agulha remota pois já separei do corpo, acelera aquece, quando retorna de uma vez à baixa rpm ele perde a lenta... e apaga, se ficar meio motor por poucos segundos esfriando e reduzir à lenta permanece funcionando com a lenta firme... Isso é sintoma de falta de compressão quando quente?
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Problema tanque ou regulagem de agulhas

Mensagem por Paulinho »

Qual vela está usando? Se mantiver o NI na vela ele também apaga?
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Re: Problema tanque ou regulagem de agulhas

Mensagem por rafael_reali »

Uma maneira bem direta para saber em que pé está a compressão consistem em desmontar o motor. Tenha em mãos o pistão e a camisa e então empurre gentilmente o pistão, dentro da camisa, no sentido de baixo para cima. Se a compressão do motor estiver ótima, a camisa irá "enroscar" faltando uns 5mm ou 4mm antes de facear com o topo da camisa. Se o pistão chegar fácil até o topo da camisa a compressão já era. Na verdade a compressão estará ruim se o pistão chegar a 1mm ou 2mm disso. O que acontece é que a camisa é cônica, sendo portando mais "apertada" na parte superior. Quando o motor aquece as partes aumentam suas dimensões e o conjunto camisa/pistão perde compressão por essas peças já estarem desgastadas.
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Responder