Dificuldade na decolagem

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
twister69
membro
Mensagens: 69
Registrado em: Sex Jul 20, 2012 11:55 am
Localização: Parauapebas - PA

Dificuldade na decolagem

Mensagem por twister69 »

Prezados, possuo um Pitts da Kyosho com motor asp 61 4T

estou tendo dificuldade na decolagem, o mesmo dá uma grande puxada pra direita, estou desconfiando da bequilha, o leme está alinhado certinho então só pode ser a bequilha traseira mesmo, como consigo alinhar corretamente a mesma?
Editado pela última vez por twister69 em Seg Dez 12, 2016 3:33 pm, em um total de 1 vez.
Parauapebas - PA
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Re: Dificuldade na decolagem

Mensagem por Hidden »

Não creio que seja bequilha, se estivesse tão desalinhada assim seria facilmente identificado no visual...

Pode ser excesso de right thrust...

Você usa o leme devidamente na decolagem para corrigir o aero?

Em alguns aeros se faz necessário aplicar a potência moderadamente até que o mesmo atinja certa velocidade na pista, para que o leme ganhe efetividade, e somente então aplicar 100% da potência. Se aplicar de uma só vez fica difícil corrigir.

Em aeros acrobáticos é quase obrigatório calçar o leme na decolagem, senão saem do eixo mesmo.

Abraços.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Avatar do usuário
Alvaro_japa
membro
Mensagens: 66
Registrado em: Sex Jan 07, 2005 12:09 am
Localização: São Paulo

Re: Dificuldade na decolagem

Mensagem por Alvaro_japa »

Eu tbm não acredito que seja a bequilha o problema.
A aeronave está realmente puxando para direita?
Pergunto pq o comportamento normalemte seria puxar para a esqueda, por um fenomeno que é chamado de "slipstream" que seria a esteira de ar em espiral formado pela hélice. Esta esteira toca o leme jogando a cauda para a direita, logo guinando a aeronave para a esquerda.
twister69
membro
Mensagens: 69
Registrado em: Sex Jul 20, 2012 11:55 am
Localização: Parauapebas - PA

Re: Dificuldade na decolagem

Mensagem por twister69 »

Meu whatsapp é 94-991020956 me dá um oi que eu vou mandar o video da decolagem, não consigo botar aqui.
Parauapebas - PA
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Dificuldade na decolagem

Mensagem por LaercioLMB »

twister69 escreveu:Meu whatsapp é 94-991020956 me dá um oi que eu vou mandar o video da decolagem, não consigo botar aqui.



Posta o vídeo no youtube e coloca o link aqui.


O Hidden disse tudo, normalmente se acelera gradativamente, nunca se sopetão de 0 a 100% de vez, isso faz qualquer modelo sair do eixo da pista e ir para um lado.
Esquerda pelo torque do motor ou direita se a inclinação para a direita for muito grande o que normalmente é apenas 2°.
Voar lá em cima qualquer um aprende rápido, decolar e pousar poucos aprendem e por isso que a maioria joga o modelo com a mão, nunca aprenderam a decolar da pista e caem em qualquer lugar, pois nunca aprenderam a fazer uma aproximação e pousar como realmente se deve fazer.
Treine no simulador decolar a pousar e note que até mesmo no simulador se acelerar de 0 a 100 direto, qualquer modelo vai correr para um lado sem ter como controlar pelo leme.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
stickier
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Mar 21, 2008 2:43 am
Localização: Tangará da Serra

Re: Dificuldade na decolagem

Mensagem por stickier »

Não acredito ser bequilha pois, como falaram, seria perceptivel no visual.

Duas coisas que deveriam se neutralizar podem estar gerando esse efeito que vc esta percebendo: o torque do motor e o angulo do motor ligeiramente ã direita. Quando vc acelera de uma vez isso reflete diretamente no comportamento dinãmico do aeromodelo

Nesse modelo o ideal é ir aplicando progressivamente a potencia, segurando o leme até que ele ganhe velocidade e levante a cauda. A bequilha tem pouca eficiencia na decolagem, sua funcão está mais relacionada a apoiar o modelo no chão e taxiamento.. Quando em baixas acelerações ela faça algum efeito direcional, mas com um pouco mais de aceleração, quem comanda as guinadas é o proprio leme, mesmo que com a roda em contato com o chao
twister69
membro
Mensagens: 69
Registrado em: Sex Jul 20, 2012 11:55 am
Localização: Parauapebas - PA

Re: Dificuldade na decolagem

Mensagem por twister69 »

Parauapebas - PA
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Re: Dificuldade na decolagem

Mensagem por Hidden »

Amigo, não precisa ficar postando a mesma pergunta em diversas partes do fórum, isso é contra as regras do fórum.

Olha, vendo os vídeos, na minha opinião é dedo mesmo, trata-se de um aero com pouco "momento de cauda", ou seja, realmente ele é arisco, vc tem que pegar a mão do leme dele na hora da decolagem para mantê-lo alinhado com a pista.

Abraços.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Re: Dificuldade na decolagem

Mensagem por Bivo »

Use mais pista!
Como já mencionado, você deverá acelerar lentamente corrigindo no leme.
twister69
membro
Mensagens: 69
Registrado em: Sex Jul 20, 2012 11:55 am
Localização: Parauapebas - PA

Re: Dificuldade na decolagem

Mensagem por twister69 »

Se eu der conta da decolagem, o avião não vai puxar pro lado no pouso não né.
Parauapebas - PA
Responder