[Construção] Novo projeto em compensado. (Solidworks + corte a laser)
Moderador: Paulinho
- thiagobarreto
- membro
[Construção] Novo projeto em compensado. (Solidworks + corte a laser)
Olá pessoal! já faz um bom tempo que não posto nenhuma construção. há um bom tempo venho projetando um aeromodelo para motores .52, que seja fácil de montar e com materiais acessíveis (e baratos). como venho me aventurando no solidworks e tenho gostado dos resultados, cada vez mais venho aprendendo a utilizar essa ferramenta. a ideia desse projeto é construir algo totalmente projetado por mim. sei que pode não ficar bom, que poderia ter utilizado uma planta e tal, mas acredito que parte do prazer está nessa parte de projetar. espero que gostem
o modelo eu desenhei do zero levando em considerações as medidas e características de um bom aero treinador. ultilizei as proporções que encontrei aqui no site. o aero lembra o cessna misturado com o decathlon, mas é pq desenhei as janelas baseadas nos dois, mas nas outras medidas são bem diferentes.
Características:
ENVERGADURA: 160cm
COMPRIMENTO: 120cm
CORDA ASA: 30CM
ASAS:
Perfil: Clark Y
Diedro: 3º
Incidencia: 2º
Washout : -2º
Envergadura: 160cm
Corda: 30cm
110 cm – parede de fogo cauda
3° inclinação inferior parede de fogo
Distância asa – cauda: 46.5 cm (relação dist./ corda = 1.5)
AREA DA ASA 30cm X160CM = 4800cm²
EST HORIZONTAL: 21cm X 10CM X 32CM
o material que utilizei foi um compensado bem leve que temos por aqui. acredito ter gastado uns 60 reais numa chapa bem grande e usei menos da metade
segue fotos do projeto:
primeiro esboço:
desenho no sw:
o modelo eu desenhei do zero levando em considerações as medidas e características de um bom aero treinador. ultilizei as proporções que encontrei aqui no site. o aero lembra o cessna misturado com o decathlon, mas é pq desenhei as janelas baseadas nos dois, mas nas outras medidas são bem diferentes.
Características:
ENVERGADURA: 160cm
COMPRIMENTO: 120cm
CORDA ASA: 30CM
ASAS:
Perfil: Clark Y
Diedro: 3º
Incidencia: 2º
Washout : -2º
Envergadura: 160cm
Corda: 30cm
110 cm – parede de fogo cauda
3° inclinação inferior parede de fogo
Distância asa – cauda: 46.5 cm (relação dist./ corda = 1.5)
AREA DA ASA 30cm X160CM = 4800cm²
EST HORIZONTAL: 21cm X 10CM X 32CM
o material que utilizei foi um compensado bem leve que temos por aqui. acredito ter gastado uns 60 reais numa chapa bem grande e usei menos da metade
segue fotos do projeto:
primeiro esboço:
desenho no sw:
- Anexos
-
- e6.JPG (39.07 KiB) Exibido 8821 vezes
Veni, vidi, viciei
Re: [Construção] Novo projeto em compensado. (Solidworks + corte a laser)
bacana parabéns
eu dessneo no cad atualmente tenho mais de 20 desenhos prontos para o corte a laser é uma cachaça

- thiagobarreto
- membro
- thiagobarreto
- membro
testando os encaixes:
até então nem 1 gota de cola.
iniciando a colagem das asas:
os encaixes das peças são perfeitos, tenho que tomar cuidado apenas em manter as peças alinhadas, nem existe a necessidade de usar uma planta.
Veni, vidi, viciei
- thiagobarreto
- membro
- jarbassilva02
- membro
- Contato:
Show demais, estou acompanhando. Esse compensado que usou é de que espessura? e quanto ficou para cortar esse aero?
"Não existe eu não posso, existe eu não quero."
- thiagobarreto
- membro
jarbassilva02 escreveu:Show demais, estou acompanhando. Esse compensado que usou é de que espessura? e quanto ficou para cortar esse aero?
Se não me engano de 4mm, mas é um compensado bem leve. A fuselagem pronta para voo ficou com 2kg e as asas 700gr, com muitos ajustes no projeto que dá pra diminuir pra 2.5kg pronto para vôo.
Em corte devo ter gasto pouco mais de 100 reais. E de compensado uns 30 reais.
Veni, vidi, viciei
- highlander
- membro
Vendo isso, da vontade de voltar a construir, muito bacana!!! Parabéns!!!
Calmato as alta.40 - Extra 330s great planes, tucano t-27 - MR modelismo, Graupner mz24pro.
- LaercioLMB
- membro
Muito boa mesmo a construção.
Uma sugestão é usar uma mangueira de silicone na saída do escapamento para manter a saída de óleo do motor longe da fuselagem.
Tem mangueiras para isso mesmo e facilitar a limpeza depois.
PS: Parabéns por não usar alta resolução nas fotos, não precisamos ver as fibras da madeira.
Isso que você fez, ajuda aqueles que ainda tem problema com velocidade de internet e demora a abrir as páginas por causa da alta resolução das fotos.
Você deveria servir de exemplo aqueles que tem o ego maior que a barriga e não se importam com os outros.
Uma sugestão é usar uma mangueira de silicone na saída do escapamento para manter a saída de óleo do motor longe da fuselagem.
PS: Parabéns por não usar alta resolução nas fotos, não precisamos ver as fibras da madeira.
Isso que você fez, ajuda aqueles que ainda tem problema com velocidade de internet e demora a abrir as páginas por causa da alta resolução das fotos.
Você deveria servir de exemplo aqueles que tem o ego maior que a barriga e não se importam com os outros.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
- thiagobarreto
- membro
LaercioLMB escreveu:Muito boa mesmo a construção.
Obrigado pelo elogio e por sempre participar de minhas construções.
Não deu pra notar bem, mas já tá com uma mangueira de silicone. Eu gostei de ter escondido bem a mufla, Tira aquela cara de aeromodelo treinador, espero não ter problemas em relação ao funcionamento do motor por ter deixado ele inclinado.
Sem falar que durante o funcionamento não sujou absolutamente nada da fuselagem, fiquei bem satisfeito!
Sobre as fotos, achei melhor postar assim. Como nas fotos ficou difícil de manter em 50k, preferi postar a minha conta do 4shared e colocar o link aqui. Gostei do resultado.
Abraço
Veni, vidi, viciei
- LaercioLMB
- membro
Já vi muitos motores inclinados e todos funcionando muito bem, inclusive muitos acrobáticos da classe F3A usam motores inclinados e a mufla escondida no dorso da fuselagem, fica muito bom mesmo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
- brunoagrimensor
- membro
posso pedir muito e pedir um copia do projeto para fazer um igual?
Tractor 45 - Extra 260 30cc
muito bom parabéns!!!! é trabalho do caramba mais é uma satisfação em ver tudo pronto depois, uma pequenas dicas, nessa longarias onde vais colcoar os aileron já coloca no projeto o furo ou corte para as dobradiças, eu já fço até o furo para parafusar os servos como 0,5mm de diâmetro, também faõ um vão entre os furos pra facilitar na hora de colocar os servos, pequenas coisas q facilitam a montagem, apenas como ajuste fino 

- thiagobarreto
- membro
brunoagrimensor escreveu:posso pedir muito e pedir um copia do projeto para fazer um igual?
Olá amigo. Ainda falta mts ajustes na plata. O primeiro deles vai ser redesenhar o conjunto de cauda. Não gostei do visual e tb não ficou muito prático a linkagem.
Também não sei o que farei com o projeto. Penso em disponibilizar para corte. O triste é ver pessoas lucrando com os kits depois de pronto. Sendo que a intenção é tornar a montagem o mais simples possível. Esse aero é possível montar completamente em algumas horas. A fuselagem da pra montar em menos de 15 min.
Abraço
Veni, vidi, viciei
- thiagobarreto
- membro
zocra escreveu:muito bom parabéns!!!! é trabalho do caramba mais é uma satisfação em ver tudo pronto depois, uma pequenas dicas, nessa longarias onde vais colcoar os aileron já coloca no projeto o furo ou corte para as dobradiças, eu já fço até o furo para parafusar os servos como 0,5mm de diâmetro, também faõ um vão entre os furos pra facilitar na hora de colocar os servos, pequenas coisas q facilitam a montagem, apenas como ajuste fino
Essa semana fui fazer esses furos e senti essa dificuldade. Com ctz estará no upgrade. Tem muitos detalhes ainda para tornar o projeto mais fácil de montar
Obrigado pela dica!
Veni, vidi, viciei
- thiagobarreto
- membro
Veni, vidi, viciei
Show de construção, parabéns!
Essa chapa é de balsa ou de outro material?
Tenho uma planta de 1,50m de envergadura e pretendo usar compensado, por isso ficarei grato pelas informações.
Tenho uma planta de 1,50m de envergadura e pretendo usar compensado, por isso ficarei grato pelas informações.
João 3:16
Neilton escreveu:Show de construção, parabéns!
Início do tópico Neilton:
"o material que utilizei foi um compensado bem leve que temos por aqui. acredito ter gastado uns 60 reais numa chapa bem grande e usei menos da metade
segue fotos do projeto:"
Eu li tudo, entretanto não observei nada sobre o material de cobertura das asas, sei que existe uma folha bem fina, o carpinteiro que fez um serviço aqui em casa disse que era "casquilho", adquiri uma planta do Calmato 40 treiner, mas ainda não iniciei a construção, por isso as perguntas.
João 3:16
-
- membro
Muito bom o projeto... ficou bonitão... um cowl aí ficaria top.... aproveita o solidwork e faz um plug do cowl para fazer de vibra ou na vacuo form
- andersona3ita
- membro
Show de bola, Já terminou de montar? Estou a procura de um aero de 2 metros, gostei dessa sua construção. Quero um kit desses para montar o meu primeiro a gasolina
- thiagobarreto
- membro
andersona3ita escreveu:Show de bola, Já terminou de montar? Estou a procura de um aero de 2 metros, gostei dessa sua construção. Quero um kit desses para montar o meu primeiro a gasolina
Bom dia Amigo,
já terminei de montar sim, estou sem tempo para voar. creio que essa semana vou fazer o voo de estreia.
estou pensando em disponibilizar a planta após o voo.
Veni, vidi, viciei
Bom dia colega !, eu não tenho nenhum dom pra construções, mas sei avaliar um trabalho bem feito !, muito lindo o aero, curto muito aero, mas meu foco é helimodelo,entretanto leio e aconpanho outros tópicos,as vezes dou meu pitaco, que de nada vale, até porque sou um iniciante no Hobby. Mas parabenizar e reconhecer um bom trabalho é uma atitude que todos deveriam ter, Parabens mais uma vez !, espero que poste video do voo,
Bons voos
Bons voos
-
” A vida fica muito melhor quando não discutimos para provar pontos de vistas e sim para encontrar a verdade, mesmo que ela venha do outro.”
” A vida fica muito melhor quando não discutimos para provar pontos de vistas e sim para encontrar a verdade, mesmo que ela venha do outro.”

- andersona3ita
- membro
thiagobarreto escreveu:andersona3ita escreveu:Show de bola, Já terminou de montar? Estou a procura de um aero de 2 metros, gostei dessa sua construção. Quero um kit desses para montar o meu primeiro a gasolina
Bom dia Amigo,
já terminei de montar sim, estou sem tempo para voar. creio que essa semana vou fazer o voo de estreia.
estou pensando em disponibilizar a planta após o voo.
Ficou no aguardo para ver, adoro aeromodelo por aeromodelistas de coração
- thiagobarreto
- membro
Olá amigos. Apenas dando um feedback, o projeto não está terminado e continuarei aqui as atualizações e alterações que estão por vir.
Ontem realizei finalmente o primeiro vôo. Apesar da correção ficou com o cg um pouco atrasado, vou ter que arranjar um pesinho e já reajustar no projeto. Aí fica uma dúvida aos mais experientes, melhor diminuir a distância do bordo de fuga da asa até os estabilizadores diminuindo o tamanho do aero, ou aumentando a distância da parede de fogo ao bordo de ataque da asa? Também vou ajustar os encaixes das dobradiças como o colega aqui do fórum sugeriu, e algumas outras coisas que já notei que podem ser melhoradas.
Voltando ao tema do vôo, o aero ficou mt leve. Voa com 1/3 de motor, plana muitooo, deu trabalho pra pousar tive que deixar o motor na lenta e ir descendo com calma.. Rs
Outra coisa que percebi foi a a necessidade de aumentar um pouco o right thrust do motor. Me parece que durante a colagem acabei perdendo um pouco do ângulo. Também vou aumentar a área do leme e aumentar um pouco do estabilizador vertical
Sem mais considero um sucesso o projeto, ainda mais por ser o primeiro totalmente desenhado por mim e um modelo que não existe. Falta os ajustes e batiza-lo, sugestões?
Ontem realizei finalmente o primeiro vôo. Apesar da correção ficou com o cg um pouco atrasado, vou ter que arranjar um pesinho e já reajustar no projeto. Aí fica uma dúvida aos mais experientes, melhor diminuir a distância do bordo de fuga da asa até os estabilizadores diminuindo o tamanho do aero, ou aumentando a distância da parede de fogo ao bordo de ataque da asa? Também vou ajustar os encaixes das dobradiças como o colega aqui do fórum sugeriu, e algumas outras coisas que já notei que podem ser melhoradas.
Voltando ao tema do vôo, o aero ficou mt leve. Voa com 1/3 de motor, plana muitooo, deu trabalho pra pousar tive que deixar o motor na lenta e ir descendo com calma.. Rs
Outra coisa que percebi foi a a necessidade de aumentar um pouco o right thrust do motor. Me parece que durante a colagem acabei perdendo um pouco do ângulo. Também vou aumentar a área do leme e aumentar um pouco do estabilizador vertical
Sem mais considero um sucesso o projeto, ainda mais por ser o primeiro totalmente desenhado por mim e um modelo que não existe. Falta os ajustes e batiza-lo, sugestões?
Veni, vidi, viciei
Voltar para “Aviões com motor a combustão”