Sincronismo Valvulas Motor 4T

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
dougsky
membro
Mensagens: 60
Registrado em: Sex Ago 08, 2008 11:44 pm
Localização: Lgoa Santa Minas Gerais

Sincronismo Valvulas Motor 4T

Mensagem por dougsky »

Ola pessoal,

Fiz aquisição de uma motor ASP 91 4 Tempos, fiz a desmontagem do mesmo para uma limpeza pois esta a muito tempo parado,e vendo alguns vídeos no youtube me deparei com um gringo onde ele fala do sincronismo das válvulas mas não consegui entender o procedimento do mesmo,algum expert sabe dizer como e feito


Video que citei:
https://www.youtube.com/watch?v=2_OjWeKPHsE&t=32s
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Re: Sincronismo Valvulas Motor 4T

Mensagem por Camacho »

boas
estou no serviço e aqui sites com streaming(youtube e outros) são bloqueados, o que não me permite ver o vídeo que lincou no post.
Presumindo que você fala da posição do comando em relação ao PMS tem que ser no lugar exato senão não vai conseguir funcionar o motor direito ou até nem ligar.
como o ASP é uma cópia DESCARADA da série SURPASS da OS provavelmente você vai ter que deixar o comando(deve ter uma marca nele-a marca É a referência) na posição 10 ou 11 horas(ou 1 ou 2 horas, agora não me lembro bem... faz muito que desmontei um desses... :D ) se não me falha a memória.
baixe o manual do motor que deve ter a referência da posição exata.
Agora se for apenas uma regulagem de folga de válvula, pode regular com 0,10 as duas folgas(admissão e escape).
ao contrário do que a maioria pensa NÃO é motor de carro e as válvulas NÃO precisam trabalhar com folgas diferenciadas.
o "range" é entre 0,04 e 0,14.
Particularmente sempre trabalhei com 0,10 e tenho resultados muito bons.
eu não recomendo ficar desmontando motor 4T a não ser em caso de necessidade comprovada( e se você sabe muito bem o que está fazendo), pra não dar esse tipo de BO.
Abraço
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
dougsky
membro
Mensagens: 60
Registrado em: Sex Ago 08, 2008 11:44 pm
Localização: Lgoa Santa Minas Gerais

Re: Sincronismo Valvulas Motor 4T

Mensagem por dougsky »

Isso mesmo,na engrenagem das válvulas tem uma marcação,depois que desmontei ele não quer ligar
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Re: Sincronismo Valvulas Motor 4T

Mensagem por Camacho »

para seu conhecimento:

http://www.osengines.com/faq/product-faq.html#q15




espero que te ajude.
Abraço
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
dougsky
membro
Mensagens: 60
Registrado em: Sex Ago 08, 2008 11:44 pm
Localização: Lgoa Santa Minas Gerais

Re: Sincronismo Valvulas Motor 4T

Mensagem por dougsky »

Camacho escreveu:para seu conhecimento:

http://www.osengines.com/faq/product-faq.html#q15




espero que te ajude.
Abraço


pelo que entendi tenho que deixa nessa posição com ponto morto superior, seria isso mesmo?
dougsky
membro
Mensagens: 60
Registrado em: Sex Ago 08, 2008 11:44 pm
Localização: Lgoa Santa Minas Gerais

Re: Sincronismo Valvulas Motor 4T

Mensagem por dougsky »

Achei uma dica no RCgroups que deu uma luz, vou testar e posto o resultado.Agradeço ao brother CAMACHO pela ajuda,foi pesquisando pelo motor surpass citado por ele que cheguei na dica :D



Texto Traduzido:

A maneira correta de ajustar o sincronismo em todos os motores do único-cilindro do OS com o eixo de cames dianteiro é:

1. Gire o motor de modo que o pistão esteja no ponto morto superior.
2. Localize a marca de sincronização no lado da engrenagem de came.
3. Insira a engrenagem de excêntricos de modo que a marca de sincronização fique em linha direta com o centro dos seguidores de cam e a linha central das hastes de empurrar. NÃO está em um ângulo de 90 graus ao virabrequim . O ângulo será ligeiramente para trás.
4. Recoloque a tampa do came e você está pronto para ir!
petya
membro
Mensagens: 22
Registrado em: Qua Out 19, 2005 8:13 pm
Localização: SP
Contato:

Re: Sincronismo Valvulas Motor 4T

Mensagem por petya »

Se vc tentar ligar o motor com as valvulas na posição incorreta pode danificar , porque o cilindro subindo pode bater em uma valvula aberta ....

Cada motor tem uma marcação diferente . Vc tem que colocar o motor no PMS (Ponto Morto Superior) , e posicionar o CAM comando de valvulas na posição correta e fechar . A Saito inclusive tem uma ferramenta para ajudar no processo que vc introduz no tucho do comando para travar o cam . Mas dá para fazer sem esta ferramente tranquilamente .

Não sei no ASP , mas nos Saito a marcação do CAM fica às 06:00h no PMS .
[]s
Edu
Responder