Converção de GLOW para alcool de posto

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores

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Gabriel Velloso
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Converção de GLOW para alcool de posto

Mensagempor Gabriel Velloso » 30 Mar 2017 20:05

Olá!
Alguém sabe se essa história de converter o GLOW para alcool de posto sem mudar nada, somente a regulagem, é verdade?

Cada pessoa que conheço fala uma coisa, já vi uns que nem mudam a vela e ele funciona, um pouco difícil de regular, mas funciona.
Na minha cidade é meio ruim de achar torneiro mecânico, o que complica bastante inverter a rosca da vela.

Peço para quem fez, ou conhece quem fez que me diga se funciona sem mudar nada, e se compensa.
Ainda tentando voar a 1km/h

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Re: Converção de GLOW para alcool de posto

Mensagempor Gabriel Velloso » 01 Abr 2017 13:45

Poxa, ninguém sabe? Pelo menos uma ideia...
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Re: Converção de GLOW para alcool de posto

Mensagempor LaercioLMB » 02 Abr 2017 10:03

Se fosse bom todo mundo usava.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

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Re: Converção de GLOW para alcool de posto

Mensagempor Camacho » 03 Abr 2017 07:35

não funicona.
e quem teve algum resultado teve que mudar muita coisa pra ficar meia boca....
quer usar alcool de posto? compra um BE ou adapta uma ignição com vela . só assim vai funcionar.
como sei? já fiz experiência com todo tipo de mistura maluca que algum sem noção já postou na internet.
já testei e até voei mas totalmente NÃO confiável.
abraços
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D

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Re: Converção de GLOW para alcool de posto

Mensagempor zocra » 03 Abr 2017 09:22

eu já vi um amigo usando la na pista, mai ele faz uma maluquisse danada, mistura alcool de posto com oleo motul e coloca glow dentro, dai eu perguntei pq essa mistura toda? Fica mais barato gasto menos glow.
Tá e vale pela pela falta de confiabilidade?
que nada o combustível é 100% confiável.
2 meses depois quebrou a biela em voo resultado PT.
Quer economizar? recomendo casseiroç, metanol + ricino e seja feliz estou voando assim a 1 ano

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Re: Converção de GLOW para alcool de posto

Mensagempor Camacho » 03 Abr 2017 10:44

zocra escreveu:... mistura alcool de posto com oleo motul e coloca glow dentro, dai eu perguntei pq essa mistura toda? Fica mais barato gasto menos glow...


ok, mas isso não é voar com alcool de posto.... é voar com glow diluido... o que parece igual, mas é totalmente outro conceito.
tinha um vendedor pouco honesto nos idos de "1990 e alguns" que comprava glow- uma marca nacional que agora não me recordo nome- pra revender e tirava 1 litro de cada galão e completava com alcool de posto. então cada 3 galões ele fazia 4. desnecessário dizer que aconteceu ,com um monte de quebra de um monte de gente, exatamente como seu colega de pista.inclusive eu, que travei um saito 91 4t voando com esse combustível batizado....
e no fim acabou até queimando a marca de glow nacional, que por sinal era muito boa(comprei de outro fornecedor ,este sério, e o combustível era muito bom).
sem querer ofender, mas não considero 100% confiável um combustível que explode seu motor em voo.... MHO só isso....
como dito o caseirol, quando bem feito e com produto de qualidade, é uma ótima alternativa. quando comecei a maioria usava caseirol, pelo custo muito alto dos combustíveis industriais.
Abraços
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Re: Converção de GLOW para alcool de posto

Mensagempor Sereno » 04 Abr 2017 14:44

O nome do combustível era Qualitymix Camacho e acabou com uma pá de motores e destruiu a empresa sem que a mesma tivesse culpa.
Quanto a utilizar álcool de posto em motor glow isso é a chamada economia burra pois nem o motor nem a vela nem as vedações do carburador foram projetados para isso, além de que o álcool é hidratado e tem alguns donos de postos que batizam ainda mais o álcool. É só ver os carros com o escapamento soltando água é indicativo de fraude no combustível. Ferra com o motor glow em curtíssimo prazo.
Se o hobby estiver ficando meio caro e comprometendo o orçamento o melhor é fazer o combustível em casa, o chamado caseirol que fazemos por aqui há mais de 30 anos sem problemas. Compramos metanol na indústria química aqui da cidade a 4 reais o litro somente em tambores com 200 litros. Vale a pena.
Atualmente aqui na região estamos utilizando o smartlub há cerca de um ano e não há diferença no combustível industrial com nitro. Roda em aero, heli e auto inclusive em motor 4 tempos. A proporção é de um litro de óleo para cinco de metanol. Você faz 6 litros pela metade do preço do galão de combura comercial e não precisa ficar mais fazendo experiências com acetona, peróxido de hidrogênio e outros aditivos duvidosos.
Em apenas dois dias o amanhã será ontem.

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Re: Converção de GLOW para alcool de posto

Mensagempor Gilberto_CWB » 04 Abr 2017 18:47

Endosso as palavras do colega Sereno. Utilizo o "caseirol" , sendo o metanol e o óleo de mamona de uma indústria química da cidade, bem reputada. Utilizo o mesmo combustível para 2T e 4T, sem problemas. Devido ao uso de motores do 4T, e para não ficar diferenciando o combustível, faço a mistura na proporção 4,5l de metanol, para 1 l de mamona. E o local do voo é de 930m acima do nível do mar.
A leitura é o fundamento da cultura. Sem ela, sempre seremos analfabetos.

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Re: Converção de GLOW para alcool de posto

Mensagempor Gabriel Velloso » 04 Abr 2017 19:04

Será que devo confiar nesses vídeos?

https://www.youtube.com/watch?v=iM0OOEFnhAc&t=17s
Essa lenta com etanol ficou melhor que muito glow que vejo por aí.
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Re: Converção de GLOW para alcool de posto

Mensagempor Camacho » 05 Abr 2017 08:03

Gabriel Velloso escreveu:Será que devo confiar nesses vídeos?....


tem vários vídeos do "pé grande" no youtube...
de fantasma, e muuitos outros....
você confia?
acha que é real?

eu não confio.....
EU confio no que eu faço, no que eu experimento, e olhe lá....

mas sem stress.... fica a vontade pra testar e tentar...
e não se esqueça de postar os resultados aqui pra gente....
se der certo, tentamos reproduzir....
eu já tentei, e meus resultados não justificaram o trabalho que deu pra tentar.....
gastar 15 mango ao invés de 100 pra voar ,quem não quer?
8)


Abraço
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Re: Converção de GLOW para alcool de posto

Mensagempor zocra » 05 Abr 2017 09:05

Gabriel Velloso escreveu:Será que devo confiar nesses vídeos?

https://www.youtube.com/watch?v=iM0OOEFnhAc&t=17s
Essa lenta com etanol ficou melhor que muito glow que vejo por aí.

Uma coisa é teste no solo em bacada em ambiente controlado, outra coisa é teste no ar voando com variação de temperatura, pressão e tudo ais, mais como o amigo ai falou, quer testa fique a vontade e posta os resultados, orientações e dicas houveram várias já nesse tópico.

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Re: Converção de GLOW para alcool de posto

Mensagempor Gilberto_CWB » 05 Abr 2017 12:38

Gabriel Velloso escreveu:Será que devo confiar nesses vídeos?

https://www.youtube.com/watch?v=iM0OOEFnhAc&t=17s
Essa lenta com etanol ficou melhor que muito glow que vejo por aí.


O problema é decolar nessa lenta e continuar voando dessa forma! Parece que alguns vídeos têm mais crédito que as palavras de colegas que pretendem ajudar.
A leitura é o fundamento da cultura. Sem ela, sempre seremos analfabetos.

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Re: Converção de GLOW para alcool de posto

Mensagempor LaercioLMB » 05 Abr 2017 13:04

No youtube tem até geradores de eletricidade motocontínuos.
Se são tão bons como nos vídeos, por que o pessoal continua pagando energia elétrica para as companias?
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Re: Converção de GLOW para alcool de posto

Mensagempor Gabriel Velloso » 06 Abr 2017 09:28

Concordo que existe muita coisa falsa, muita mesmo, mas também existem pesssoas que querem passar conhecimento. É claro que o motor projetado para metanol ira funcionar melhor nele que no alcool. Mas vou testar no alcool, melhor para a natureza, minha saúde, o ambiente, e principalmente para o meu bolso. Postarei os resultados assim que achar o oleo 2t para alcool.
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Re: Converção de GLOW para alcool de posto

Mensagempor LaercioLMB » 07 Abr 2017 00:30

Siga em frente, mas uma coisa é certa, cada tipo de motor é projetado para trabalhar com um combustível específico, pois se desse para mudar o tipo de combustível, tinha muita gente usando diesel nos carros ao invés da gasolina.
Ahhh, mas diesel não usa vela e gasolina usa?
Então por que glow não usa vela com faísca e álccol de posto usa?
O diesel também precisa de um pré aquecimento para ligar igual o glow.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

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Re: Converção de GLOW para alcool de posto

Mensagempor igorfragoso » 07 Abr 2017 10:04

Gabriel Velloso escreveu:Concordo que existe muita coisa falsa, muita mesmo, mas também existem pesssoas que querem passar conhecimento. É claro que o motor projetado para metanol ira funcionar melhor nele que no alcool. Mas vou testar no alcool, melhor para a natureza, minha saúde, o ambiente, e principalmente para o meu bolso. Postarei os resultados assim que achar o oleo 2t para alcool.


Bom, eu não uso motores à combustão desde a década de 70... Mas naquela época, nós fabricávamos nosso próprio combustível, pois saia mais em conta. Aqui no Rio só conseguíamos comprá-lo na extinta Hobbylandia, o que limitava muito. Aí passamos a fazer nossa própria mistura (75% metanol + 25% óleo de ricino), comprando os constituintes da mistura. Ainda hoje existe a B Herzog, no centro da cidade, onde comprávamos esses componentes. Sempre tivemos cuidado no manuseio e nunca houve qualquer problema, tanto com o funcionamento dos motores, como com nossa saúde. Enfim, mas isso vai de cada um.

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Re: Converção de GLOW para alcool de posto

Mensagempor Gilberto_CWB » 07 Abr 2017 18:41

Ainda hoje comprei 5l de metanol e 1 litro de óleo de mamona. Particularmente retiro 1/2 litro de metanol e misturo o restante com o óleo. Custo disso: R$ 46,00. São quase seis litros de combustível!!!! Só se quiser voar de graça, daí tem os planadores. Não fiz cálculos, mas considerando apenas o combustivel, acho que está mais em conta que comprar baterias lipo ( não estou criando polêmicas, pois tbm voo elétricos).
E se a coisa fosse assim tão fácil, que diabo os engenheiros da OS andaram inventando com seus motores bietanol, com outra vela, alteração de compressão, carburação, etc? Cada um faz o que quer com seus motores...
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Re: Converção de GLOW para alcool de posto

Mensagempor Gabriel Velloso » 08 Abr 2017 11:03

Ainda bem que você falou da B Herzog, eu comprei la o oleo de ricino mas não sabia se era o certo. Estou acabando de limpar o motor, que esta cheio de crosta, e ja irei testar. Achei que para tirar a agua do alcool era so tentar congelar, mas não deu certo. Se alguem tiver uma maneira melhor, me fale, por favor!.
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Re: Converção de GLOW para alcool de posto

Mensagempor Gabriel Velloso » 08 Abr 2017 15:39

Acho que arrumeu um problema. O oleo, quando misturado no alcool dilui, nao fica heterogenea a mistura. Depois de algumas horas sem tocar no pote, parece que o oleo começa se separar, não todo, mas acredito que 1/3 do que foi colocado de oleo sobe. Ao agitar tudo se mistura de novo, é como se o alcool só conseguisse diluir uma parte do oleo. Estou testando 20% de oleo, sem acetona/nitrometano, e 80% de alcool de posto.
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Re: Converção de GLOW para alcool de posto

Mensagempor Gabriel Velloso » 08 Abr 2017 18:05

ATUALIZAÇÃO:
O motor pegou, no alcool, mas morreu em menos de 10 segundos. Depois disso so pegava por 2 segundos e apagava. Não está empurrando as bolhas da mangueira de combustivel. Troquei de escapamento e ainda sem puxar o combustível. Percebi que a fumaça esta saindo pela boca do carburador, e está cuspindo combustível por ele também. Nunca vi isso, achei bem estranho e parei de fazer ele ligar, fiquei com medo de ser alguma coisa q eu fiz de errado.

Alguém sabe o que é isso de sair fumaça e combustível pela boca do carburador?
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Re: Converção de GLOW para alcool de posto

Mensagempor sabbadin » 09 Abr 2017 17:46

Caro Gabriel boa tarde;

Alcool de posto é pra carro!!! Ele é hidratado !!!! Vai detonar todos os rolamentos de seu motor!

Quer combustivel barato para voar??? Ok, existe e ele é o Bioetanol! Quer motor para voar com ele??? ok, existe são os O.S BE (bioetanol);

Já tive vários... .52 .75 voam muito bem e exigem um ótimo tino para regulagens;

Conversão funciona... 1/2 boca mais funciona... Tive um Super Tigre 45 com vela OS BE3 (para Bioetanol) que funciona bem; Converti até um Super tigre G23 (23cc) em Bioetanol que voava e voa bem até hoje num Tractor .120 que vendi para um amigo! Porém você precisa arranjar um super torneiro e fazer uma helicoil M6 no cabeçote, pois a rosca da vela é diferente;

Do resto... Depois de 30 e poucos anos de aeromodelismo, ou faça como eu e fique no elétrico ou vá para gasolina, mas por favor, sem gambiarra;

Compre um motor descente já preparado para a gasolina e pronto!

Do contrário é só pagação de mico na pista e nunca consegue fazer 2 voos completos!
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