Motor .40 não pega por nada - saindo fumaça pelo carburador

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Motor .40 não pega por nada - saindo fumaça pelo carburador

Mensagem por Gabriel Velloso »

Tenho um motor glow .40 os la, e estou tentando fazer ele pegar com alcool. Estou copiando o que outras pessoas já fizeram, so que o meu não quer funcionar de maneira nenhuma. Ontem ele até pegou, por uns 10 segundos umas 3 vezes, mas logo morreu e não pegou mais. Hoje o máximo que ele fez foi dar um tranco no meu dedo que chegou soltar a hélice, deu um estalo bem agudo.
Está com a vela boa, acendedor funcionando, combustível chega nas mangueiras quando tampa o escapamento e gira a hélice, tem compressão (pelo menos o pistão não passa da camisa nem forçando), tanque na mesma altura do carburador.

O que achei bem esquisito é que ele está soltando fumaça e combustível pela boca do carburador.
Está saindo o combustível totalmente preto pelo escapamento, mas ele é amarelo quando entra.

Não sei o que pode estar errado, já testei colocar duas juntas, por causa do alcool, e ainda não pegou.
Ainda tentando voar a 1km/h
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Motor .40 não pega por nada - saindo fumaça pelo carburador

Mensagem por Gabriel Velloso »

Ele agora pouco quase pegou... Deu duas vezes um tranco contrário tão forte que chegou soltar a porca da hélice, muito forte mesmo.
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Re: Motor .40 não pega por nada - saindo fumaça pelo carburador

Mensagem por rafael_reali »

Esse tranco ao contrário significa que ele está encharcando. Esta até a "boca" de combustível.

Se eu fosse você, primeiramente colocaria combustível industrial (empreste "um gole" de alguém) só para ter certeza que tudo está ok. Se vc tiver certeza que o motor funciona e pega com o combustível bom então parta para suas experiências com caseirol.

Dê uma volta apenas na hélice para admitir combustível, mas antes de tudo, abra totalmente o carburador e remova a vela, vire o motor de ponta cabeça e gire a hélice umas 10 vezes para jogar fora o excesso. É até provável que após isso ele pegue fácil.
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Motor .40 não pega por nada - saindo fumaça pelo carburador

Mensagem por Gabriel Velloso »

Fui fechando a agulha até ele começar pegar. Pegou umas 3 vezes, por 5 segundos, uma delas de primeira, com a agulha encostada, totalmente fechada. Não pegou mais de maneira nenhuma. Ao encostar no acelerador ele apagava, ameaçava pegar quando o acelerador estava praticamente fechado. Sem sucesso.
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Motor .40 não pega por nada - saindo fumaça pelo carburador

Mensagem por LaercioLMB »

Quando se troca o combustível, até o carburador tem que ser adaptado para o novo combustível e a regulagem feita para o combustível anterior não serve mais para o novo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Re: Motor .40 não pega por nada - saindo fumaça pelo carburador

Mensagem por rafael_reali »

Eu suponho que nesse momento em que vc diz que o motor pegou, a mistura se encontrava correta, pois ao fechar a agulha você acertou - por pouco tempo, a proporção da mistura. Agora abra novamente a agulha (umas 2,5 voltas) e proceda com a partida. Duas voltas na hélice para admitir combustível deve ser suficiente. Mais que isso encharca e terá que "limpar" o motor novamente.
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Motor .40 não pega por nada - saindo fumaça pelo carburador

Mensagem por Gabriel Velloso »

Quando ele estava dando esses trancos eu estava com somente 1 volta aberta, e pelo que você falou, já estava dando excesso. Estranho isso, é como se o mínimo da agulha não fosse suficientemente mínimo.
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Re: Motor .40 não pega por nada - saindo fumaça pelo carburador

Mensagem por rafael_reali »

Talvez o que tenha acontecido é que como você trocou de combustível o motor apresentou dificuldades de partida e na insistência ele pegou. Após isso foi-se fechando a agulha para acertar esse motor "encharcado" ao ponto que uma nova partida não foi mais possível.

É isso?
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Motor .40 não pega por nada - saindo fumaça pelo carburador

Mensagem por Gabriel Velloso »

Se for isso eu me dei mal. Estranho é que os outros que eu vi tinham dificuldades de pegar na mão, mas pegavam. O que será que estou fazendo errado? Alguma ideia? Vela fria, falta de compressão?
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Motor .40 não pega por nada - saindo fumaça pelo carburador

Mensagem por LaercioLMB »

Álcool de posto precisa de faísca para funcionar corretamente e não simplesmente uma resistência para dar calor.
Se você colocar ignição no motor terá mais sucesso do que continuar tentando na vela de resistência.
Você já teve diversas dicas dizendo que não vale a pena e continua insistindo em perguntar o que fazer e o que pode ser.
Já foi dito, se funcionasse, muitos já usariam.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder