Parede de fogo / reforços para GLOW

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Gabriel Velloso
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Parede de fogo / reforços para GLOW

Mensagempor Gabriel Velloso » 17 Abr 2017 20:42

Tenho um aeromodelo elétrico, aquele que costumam chamar de cessna mesmo não tendo nada a ver com um de verdade, e irei fazer a "loucura" de adaptar um motor GLOW nele. O grande problema é que ele é de depron, e a parede de fogo não segura direito nem o motor dele (que tem 1,2kg de empuxo). Preciso reforçar a estrutura e fazer uma parede de fogo decente, já que será um motor relativamente grande, um .40 (sei que é exagerado, mas tenho ele aqui encostado em uma gaveta de casa).

1- O reforço da estrutura eu pretendo fazer com um sanduíche de MDF/compensado e depron, colados com uma cola a ser sugeria por vocês aqui do fórum.
2- Não tenho a menor ideia de como fazer a parede de fogo que suporte os 2kg de empuxo do GLOW.

O aeromodelo tem 117x22cm de asa, com perfil assimétrico (só na parte de cima da asa). Com a eletrônica completa, faltando somente o tanque e o motor .40, pesou menos de 1kg, sem os reforços.
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Re: Parede de fogo / reforços para GLOW

Mensagempor Elilson » 17 Abr 2017 21:45

terá que fazer nova fuselagem para segurar, não somente o empuxo do glow como principalmente as vibrações deste motor. O .40 é para modelos de 2 a 3 kg de peso, assim como tanque de combustivel, servo do acelerador, bateria de bordo e outros itens que terá instalações especificas
concluindo, é possivel adaptar um modelo de glow para eletrico, mas o contrario não.

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Camacho
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Re: Parede de fogo / reforços para GLOW

Mensagempor Camacho » 18 Abr 2017 07:37

até da pra adaptar de elétrico pra glow, mas como já foi dito tem que reforçar tudo pois a vibração vai fazer o depron em pedaços....
e tem mais... motor .40 é pra um aero asa alta dessa categoria que você tem de no mínimo 1,50m de envergadura. menos que isso vai virar o famoso "martelo sem cabo" .
apagou o motor vem pro chão igual chumbo, vai ficar ruim de voar, ruim de pousar....
enfim quer voar glow, construa um modelo maior e mantenha o que você tem como elétrico.
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Re: Parede de fogo / reforços para GLOW

Mensagempor fabriciogf » 18 Abr 2017 11:13

Gabriel, tem como adaptar sim, porém como os amigos acima disseram esse motor é muito grande pra esse modelo que você tem,vai ficar muito desproporcional,não vale a pena tentar,deixa esse motor .40 pra você colocar em um modelo com 1,50 de envergadura.Se você conseguir comprar um motor .15 ou .21 vai ser seu melhor investimento,não vai precisar reforçar muita coisa, somente a frente do aeromodelo,e vai ficar muito bom.Nesses motores a vibração é muito menor,já montei vários aeromodelos feitos de isopor e depron concebidos para elétrico que voaram muito melhor com esses motores.

Gabriel Velloso
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Re: Parede de fogo / reforços para GLOW

Mensagempor Gabriel Velloso » 20 Abr 2017 16:42

Entendo que fica exagerado e com muita vibração, mas quanto ao problema do "machado se cabo", é só pelo problema do peso? Vi que a diferença do peso de um .21 para um .40 é de menos de 50g, isso eu compenso na bateria, é isso mesmo ou tem algo a mais para ele ficar instavel?
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Re: Parede de fogo / reforços para GLOW

Mensagempor stickier » 20 Abr 2017 17:59

A diferença ser apenas 50g talvez vc esteja olhando configurações diferentes, marcas diferentes, sei la.. nao acredito que seja apenas 50g.. alem do peso, o torque do motor .40 vai afetar muito seu modelo, se acelerar repentinamente em baixa velocidade o modelo vai rodar mais que o pião do baú. Além disso, aumentará a bastante a velocidade de estol. Terá que usar helices maiores senao o motor vai girar muito e queimará vela constantemente, uma helice maior pede o modelo mais alto em relação ao chao, o que vai afetar o equilibrio dinâmico dele no solo.. Enfim, vários contras, o unico pró que eu vejo é que poderá pendurar o avião no motor.. até ele esfarelar kkkk

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Re: Parede de fogo / reforços para GLOW

Mensagempor fabriciogf » 20 Abr 2017 21:06

Uma fuselagem de isopor com pequenos reforços na parede de fogo,não precisa ser muita coisa, suporta até um motor .25 sem maiores problemas, porém motor .40 na hora que você for dar partida nele seja com bastão ou starter de partida você já vai sentir o drama :D , o aeromodelo entorta todo treme todo,quando o motor pega você fica até com medo dele se soltar da fuselagem. Uma vez instalei um .36 em aeromodelo de isopor, e quando acelerava ele pra regular as agulhas o motor entortava a frente toda do aeromodelo. Como o pessoal já disse teria que fazer uma nova fuselagem de compensado e balsa, e também não vai ficar muito bom pela proporção. Agora pra quem quer voar glow com aeromodelo de isopor é até .25 no máximo.

Gabriel Velloso
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Re: Parede de fogo / reforços para GLOW

Mensagempor Gabriel Velloso » 20 Abr 2017 21:18

Provavelmente irei seguir as orientações de vocês. Somente para desencargo de consciência por causa do peso:
-No manual do meu .40 está lá 269g, sem vela nem hélice
-No mercado livre achei um asp .21, e consta que pesa 233g, não fala se já com a vela
Só para conhecimento, do .40 para o .46 são 3g de diferença.

A diferença de peso é de 36g, realmente até menos que eu pensava, fiquei até impressionado com a diferença.

Caso eu fosse fazer iria regular o motor na bancada, colocaria longarinas de madeira igual um que eu vi no youtube, totalmente de depron, com 150cm de asa, com OS .46.
Agora pensei em outro problema, o tanque secaria muito rápido, já que o que eu tenho é de 180cc.
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Re: Parede de fogo / reforços para GLOW

Mensagempor Camacho » 20 Abr 2017 22:17

não sei de onde você achou os valores de peso, mas neste site aqui:

http://www.osengines.com/parts/engine-s ... inued.html

você acha o peso dos motores SEM A MUFLA.
o 25 LA 208 gramas e o 40 LA 285 gramas. se considerar que a mufla do 40 é bem maior que a do 25 essa diferença aumenta e muito.
enfim pra esse tamanho de aero que você tem nem pensar um motor 40.
a pior burrada que você pode fazer em um aero é ter peso de extremidade. fica invoável.
tem um big de um motor no nariz que faz um peso monstro daí tem que colocar tudo lá na cauda pra acertar o CG... fica ó... uma bela mer....
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