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CASEIROL Duvidas

Enviado: Sáb Abr 22, 2017 3:07 pm
por Gabriel Velloso
Comecei a pouco tempo nos motores a combustão, e estou pegando o caminho. Tenho algumas dúvidas:

1- Quanto tempo de validade tem o caseirol depois de misturado com 80% metanol e 20% óleo de rícino?
1.1- A validade muda de acordo com a mistura?

2- Posso usar acetona de farmácia para substituir o nitrometano?
2.1- Caso não de para usar, como eu separo os componentes dela? é impossível achar aqui na minha cidade ela p.a.

3- Já vi uns caras doidos usando óleo de cozinha como óleo 2 tempos em motos de trilha, isso funcionaria nos motores GLOW?
3.1 - Caso não sirva, qual outro óleo posso usar?

4 - Para baratear, alguém conhece o macete de "batizar" o metanol com álcool de posto?
4.1 - Qual a proporção?

5 - Se cair combustível na eletrônica, é corrosivo?

6- Qual a melhor maneira de evitar vazamentos?

Agradeço aos que tentarem me ajudar nessas dúvidas!

Re: CASEIROL Duvidas

Enviado: Sáb Abr 22, 2017 3:23 pm
por Paulinho

Re: CASEIROL Duvidas

Enviado: Dom Abr 23, 2017 8:28 am
por Gabriel Velloso
Acredito que seria uma boa reunir esses tópicos antigos e desatualizados nesse novo que criei. Sempre é bom atualizar e unir esses conhecimentos para facilitar o início no hobby.

Re: CASEIROL Duvidas

Enviado: Dom Abr 23, 2017 10:19 am
por LaercioLMB
Nem tudo é desatualizado.
O problema de estarem separados é que a maioria não quer procurar antes, prefere perguntar e esperar pela resposta e dá nisso, o mesmo assunto espalhado pelo fórum.

Re: CASEIROL Duvidas

Enviado: Dom Abr 23, 2017 7:36 pm
por Gabriel Velloso
Acredito que mais vale um tópico repetido que a incerteza. Antes eu tinha lido tópicos de 2009/2011 a respeito da acetona, mas como eu não entendo nada a respeito não sei se mudaram os componentes da fórmula da vendida em farmácia, por exemplo. Se temos a opção de criar atualizações a respeito de tópicos com informações que podem acarretar coisas sérias como motores quebrados, porque não aproveitar?

Re: CASEIROL Duvidas

Enviado: Seg Abr 24, 2017 8:33 am
por LaercioLMB
Pergunte lá mesmo, não é problema postar algo em um tópico antigo se está acrescentando algo útil, o contrário de muitos que abrem um tópico antigo só para dar os parabéns ou dizer que estão acompanhando.

Re: CASEIROL Duvidas

Enviado: Ter Mai 02, 2017 3:55 pm
por welsobral
Gabriel Velloso escreveu:Comecei a pouco tempo nos motores a combustão, e estou pegando o caminho. Tenho algumas dúvidas:

1- Quanto tempo de validade tem o caseirol depois de misturado com 80% metanol e 20% óleo de rícino?
1.1- A validade muda de acordo com a mistura?

2- Posso usar acetona de farmácia para substituir o nitrometano?
2.1- Caso não de para usar, como eu separo os componentes dela? é impossível achar aqui na minha cidade ela p.a.

3- Já vi uns caras doidos usando óleo de cozinha como óleo 2 tempos em motos de trilha, isso funcionaria nos motores GLOW?
3.1 - Caso não sirva, qual outro óleo posso usar?

4 - Para baratear, alguém conhece o macete de "batizar" o metanol com álcool de posto?
4.1 - Qual a proporção?

5 - Se cair combustível na eletrônica, é corrosivo?

6- Qual a melhor maneira de evitar vazamentos?

Agradeço aos que tentarem me ajudar nessas dúvidas!


Amigão uso caserol a tempo fazia com ricino depois comecei usar acetona voeu muito tempo porem percebia que rendimento nao era mesmo nos motores 4 tempos nao funcionava ae seguinte comecei a comprar oleo de uma empresa do rio de janeiro cara e fantastico o oleo ja uso meses apenas oleo e metanol cara 1 litro de oleo e 5 de oleo fica top eu recomendo o nome chama SMART LUB tenho ate frasco aqui fechado kaaakak recomendo procura no face pode i com coragem e compra o resto e resto

Re: CASEIROL Duvidas

Enviado: Seg Mai 22, 2017 6:29 pm
por alexadidas
Sempre usei caseirol... na proporção de 16% de oleo de ricino.. nunca tive problemas em motores... tive um asp52 que devo ter queimado nele pelo menos uns 20litros de caseirol... vendi o motor em um avião e se duvidar até hoje está voando... aqui em Fortaleza tinha uma turma que inventava de colocar acetona, oleo de kart, oleo de banana... viviam com motor apagando e dizendo que voar com caseirol não presta... eu particularmente nunca tive problemas...

Metanol + Oleo de Ricino ( Mamona )

qualquer coisa diferente disso aí é besteira..

Re: CASEIROL Duvidas

Enviado: Ter Mai 23, 2017 9:08 am
por B3tO
1- Quanto tempo de validade tem o caseirol depois de misturado com 80% metanol e 20% óleo de rícino?
1.1- A validade muda de acordo com a mistura?

Faça 1 litro por vês, utilize até acabar e depois faça mais 1 litro e por aí vai... não tem necessidade de misturar tudo.

2- Posso usar acetona de farmácia para substituir o nitrometano?
2.1- Caso não de para usar, como eu separo os componentes dela? é impossível achar aqui na minha cidade ela p.a.

A acetona de farmácia não é tão pura quanto a indicada, se tens dificuldade em encontrar na sua cidade, tem no Mercado Livre.

3- Já vi uns caras doidos usando óleo de cozinha como óleo 2 tempos em motos de trilha, isso funcionaria nos motores GLOW?
3.1 - Caso não sirva, qual outro óleo posso usar?

A menos que queira sair da pista exalando barraquinha de pastel meu amigo (sem pastel e sem motor) use os óleos específicos. Sintético (Klotz) ou outros para Kart e Rícino.

4 - Para baratear, alguém conhece o macete de "batizar" o metanol com álcool de posto?
4.1 - Qual a proporção?

Já está barateando usando o Caseirol, vá de metanol puro e depois faça seus testes com o ganho de experiência.

Estou iniciando no Glow e também fiquei chateado em ter que pagar tanto por 3.6l de combustível (ainda mais 4T que é mais caro) e comecei a pesquisar sobre o caseirol e conversões para álcool de posto.
No fim, comprei um galão de Glow 4t da MK pra iniciar.
Mais pra frente, com mais experiência tentarei me aventurar nas misturas caseiras e conversões.
No momento, só quero me divertir voando, sem dor de cabeça.

Re: CASEIROL Duvidas

Enviado: Qua Mai 24, 2017 3:59 pm
por Camacho
depois de mais de 30 anos de aeromodelismo, passando por fases tipo " tenho dinheiro pra comprar uma carreta de glow até o não tenho dinheiro pra comprar um copo d'agua" , e com a propriedade que a situação me traz lhes digo, sei lá pela qual vez:
- quer baratear use combustível caseiro, que é o mais barato pra glow
- quer baratear mais migra pra gasolina pois o custo é o do posto por litro
quer baratear MESMO, vai empinar quadrado... não tem mágica infelizmente

não use alcool de posto! ele por si só já é uma mistura de um monte de porcaria, incluindo gasolina e água....
o trabalho de separar a porcaria do álcool é tanto que nem vale o esforço, ainda mais se contar a hora- serviço(não trabalho de graça nem pra mim mesmo,PONTO)
alcool de farmácia ou PA funciona pra motor BE e olhe lá... mudar um glow pra BE se não tiver já o equivalente-tipo ax55 e be 55- custa dinheiro e resulta em adaptação que muitas vezes fica uma "fezes".
batizar glow com alcool de posto vai explodir seu motor... ACREDITE EU SEI- não que eu tenha feito, mas comprei glow uma certa época de um pilantra que fazia(sem saber) e acabei com um saito 91 4t por uma economia idiota de alguns reais.
o hobbie é caro e sempre foi.... agora mais pela situação do país....
MHO ,sem neuras.....