Óleo preto saindo do escapamento

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Óleo preto saindo do escapamento

Mensagem por Gabriel Velloso »

Meu motor glow está saindo óleo com uns pedaços de alguma coisa, que quando mexe com o dedo parece que desmancha essas partículas pretas. O motor já está amaciado, ficou uns anos sem uso, limpei e estou tentando regular com caseirol, de 80% de metanol e 20% de óleo de rícino.
Sabem o que pode ser essas partículas?
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Re: Óleo preto saindo do escapamento

Mensagem por Camacho »

prezado
pode ser um porrilhão de coisas.....
sem ver ou tocar só dá pra chutar...
eu chuto resíduo de óleo que fossilizou dentro do motor... mas pode ser pedaço de rolamento,revestimento da camisa ou pistão ou anél se for o caso(limalha),pedaço de bucha de bronze da bielaou pedaço de qualquer outra porcaria que por acaso tenha caido ou entrado no motor que como você mesmo disse ficou anos parado... eu no seu lugar desmontava tudo, limpava criteriosamente por dentro e se for o caso já substituia algum rolamento ou outra peça que esteja duvidosa....
só não faria o que você fez! funcionar motor parado a sei lá quanto tempo direto da gaveta, é receita pra fazer m.e.r.d.a...
MHO
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Óleo preto saindo do escapamento

Mensagem por Gabriel Velloso »

Eu limpei ele, ficou novinho, mas agora que liguei está saindo essas partículas pretas no óleo. O motor é com buchas, sem rolamentos. O motor está inteiro.
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Óleo preto saindo do escapamento

Mensagem por LaercioLMB »

Se você limpou não tem o que sair de dentro do motor a não ser que você pense que limpando somente por fora resolva.
Jamais se liga um motor que está muito tempo guardado sem desmontar ele todo antes, limpar bem e verificar se não há oxidações internas.
Se não desmontou o motor, nem precisava fazer tal pergunta, pois tem que desmontar todo o motor para verificar antes de ligar novamente.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Óleo preto saindo do escapamento

Mensagem por Gabriel Velloso »

Eu abri ele para limpar, estava cheio de uma crosta que acredito ser o oleo seco. Deixei ele de molho no alcool para soltar, e funcionou, limpo por dentro e por fora, até a agulha e a vela.
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Óleo preto saindo do escapamento

Mensagem por LaercioLMB »

Se limpou por dentro não tem de onde vir sujeira no escapamento.
Motor mal amaciado pode ainda ter um desgaste que solta resíduos de alumínio do pistão e com isso sai um óleo cinza no escapamento, mas sujeira como você relatou, é sujeira de dentro do escapamento e não do motor.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder