Construção Tucano Balsa + Fibra DLE30cc

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Charles Rabelo
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Seg Abr 03, 2017 3:06 pm
Localização: Distrito Federal

Construção Tucano Balsa + Fibra DLE30cc

Mensagem por Charles Rabelo »

Venho compartilhar com vocês a minha primeira construção em balsa. Trata-se de um modelo Tucano EMB-312, a planta muito conhecida, desenvolvida e compartilhada pelo Sr. Saratiel Hirle.
A planta original refere-se a um modelo elétrico, com 143cm de envergadura salvo engano. A planta não dispõe de muitos detalhes e aprofundamentos, é bem simples para uma construção simples, de um modelo elétrico e preferencialmente para ser entelado, se for este o objetivo, a planta é excelente e permite uma construção o que se chama "rápido avanço", sem maiores dificuldades.

O meu objetivo desde o início era a construção de um modelo "mais escala", com uma planta que permitisse um visual bacana, sem maiores complicações nos cortes e que pudesse ser modificada para minha finalidade.

Desde então minha finalidade era um modelo de 175cm de envergadura, no tamanho "comercial" de 20cc, para um motor a gasolina e para ser chapeado e fibrado. Obtive a planta, fiz a ampliação obtendo os 175cm de envergadura e desenhei os novos reforços na estrutura para esta nova necessidade. As principais dificuldades até agora foram as seguintes:

* Compartimento do trem de pouso retrátil, o qual tive que desenvolver o "módulo" e embuti-lo na estrutura para acomodar o sistema;
* O cowl do motor, o qual necessariamente teria que ser em fibra, tendo assim que ser feito um plug "perfeito", a fôrma e então o cowl;
* A instalação do motor, um DLE30cc na nova parede de fogo, pois a definida em planta é para modelo elétrico ficando bem mais à frente, ficou com as duas furações inferiores coincidindo com as longarinas, estou verificando uma solução segura e eficaz;
* O trabalho em fibra em si já é chatinho, agrega um peso extra, aumenta a rigidez da estrutura e permite um acabamento muito bom, mas é exaustivo o tanto de lixamento que precisa ser feito para deixar toda a estrutura "perfeita";
* A instalação do trem de bequilha, como o retrátil é eletrico 90º e eu queria que aparentasse ter 100 a 110º, tive que fazer uma outra adaptação para acomodar a extensão, a retração e sua acomodação na estrutura, assim como o comando da bequilha;
* O sistema de luzes desenvolvi do zero, pois o que existe no mercado não é condizente com o modelo real, alem de os sistemas com led 3w não fazerem uso de todo o potencial dos leds e depois que eu montei tudo, descobri o porque, mas ja estou trabalhando nisso tambem;
* O aeromodelo contará com 10 canais ao todo, são eles: Aileron, Profundor, Leme, Flap, Afogador, Partida, Luzes, Ignição, Trem de Pouso e Acelerador, assim, a acomodação de tanto servo já é outra complicação, mas nada tão complicado como os outros acima;
* A pintura, rapaz, pintura nunca foi meu forte, mas adquiri um compressor pequeno, aerógrafo de qualidade, a tinta é PU e é um trabalho muito delicado.
* Precisei fazer a inversão interna de alguns servos, mas os mais trabalhosos sãos os futabas pois são montados em uma placa única. Caso precisem de mais informações, á vontade.

Então vamos as imagens, uma delas conta com uma pesagem sem os servos, tanque e minorias e sem o lixamento do excesso de massa que algumas superfícies estavam. Informando que em um video postado em um review do tucano 20cc da DNA foi realizado uma pesagem deste com tanque cheio pronto para voar o que constou 5650g.

Não vou me estender muito, até porque é muita coisa.

Sintam-se à vontade para fazerem críticas, sugestões, comentários e perguntas.





















paulista voador
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Sáb Abr 22, 2017 8:28 am
Localização: sao paulo/sp

Re: Construção Tucano Balsa + Fibra DLE30cc

Mensagem por paulista voador »

bonito aero.... parabens... continua postando
Avatar do usuário
eliasrobr
membro
Mensagens: 221
Registrado em: Ter Abr 08, 2014 3:28 pm
Localização: Santo André,São Paulo

Re: Construção Tucano Balsa + Fibra DLE30cc

Mensagem por eliasrobr »

Esse é um " modelo" ,que todo aeromodelista gostaria de ter,voar...

Atualize...com fotos, detalhes...

Parabens...
-
” A vida fica muito melhor quando não discutimos para provar pontos de vistas e sim para encontrar a verdade, mesmo que ela venha do outro.” 8)
Charles Rabelo
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Seg Abr 03, 2017 3:06 pm
Localização: Distrito Federal

Re: Construção Tucano Balsa + Fibra DLE30cc

Mensagem por Charles Rabelo »

Em breve postarei novas atualizações.
Wilson1064
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Dom Nov 20, 2016 7:19 pm
Localização: Juiz de Fora

Re: Construção Tucano Balsa + Fibra DLE30cc

Mensagem por Wilson1064 »

Esse trem de pouso retrátil vai aguentar? (Não estou gorando, tenho um desses e também queria usar pra um aero nessas proporções kkkk)
Avatar do usuário
Matheus aereo
membro
Mensagens: 757
Registrado em: Qua Jul 25, 2007 4:09 pm
Localização: Campo Grande MS

Re: Construção Tucano Balsa + Fibra DLE30cc

Mensagem por Matheus aereo »

Acompanhando essa construção de altíssima qualidade. Muito bom Charles.
Charles Rabelo
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Seg Abr 03, 2017 3:06 pm
Localização: Distrito Federal

Re: Construção Tucano Balsa + Fibra DLE30cc

Mensagem por Charles Rabelo »


A CNC que montei para fazer algumas peças para o Tucano, hoje ela está diferente, interessados postarei mais fotos (solicitar).

Fiz o acabamento inferior das asas, aproveitei para reforçar com fibra para ter risco 0 de bater asa.

Começei a pintar o modelo, a pintura é do ZF145.

Aqui temos uma aplicação de resina poliéster + talco + corante preto com pincel (talco até virar uma pasta aplicável com pincel fino), para cobrir as imperfeições maiores e prover melhor aderência para as camadas superiores.

Aqui temos uma aplicação de resina poliéster + talco + corante preto com pincel (talco até virar uma pasta aplicável com pincel fino), para cobrir as imperfeições maiores e prover melhor aderência para as camadas superiores.

Detalhe da ligação da asa na raiz, feito em fibra + resina epoxy + talco, como foi feito: O substrato foi preparado modelando em plastilina o contorno desejado, após o contorno pronto, 1 camada de vaselina sólida por cima e depois foi assentado fibra 220g e cortado de forma a ter um minimo de sobra, após a fibra no local, preparado a resina epoxy + talco para virar uma pasta consistente para o mínimo de escorrimento, após pronto, aplicado sobre a fibra e aguardar cerca de 8h(no meu caso) até não estar mais grudento e retirar como se fosse uma fita de resina do local, no processo de retirada, a resina esta curada mas bem maleável, ela volta ao seu contorno original sózinha, não se preocupe. (resina epoxy) Depois retira toda a plastilina e pronto, voce tem o detalhamento solto pronto para acabamento e instalação definitiva.





Primeiro lixamento com grão 220, ainda tem alguns detalhes mas está quase no fim.
Charles Rabelo
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Seg Abr 03, 2017 3:06 pm
Localização: Distrito Federal

Re: Construção Tucano Balsa + Fibra DLE30cc

Mensagem por Charles Rabelo »

Wilson1064, então... O kit que comprei foi o robart 653, só que nesse meu modelo não seria o mais recomendado, o modelo esta pesado o suficiente para abaixar consideravelmente a suspensão, já o servoretrátil em si eu acho que aguenta o tranco, não tenho 100% de certeza. O meu maior problema agora é encontrar uma mola que tenha tensão suficiente para aguentar o modelo sem abaixar a suspensão.
JeanCS
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Qui Abr 13, 2017 7:11 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Construção Tucano Balsa + Fibra DLE30cc

Mensagem por JeanCS »

Parabéns pelo Tucano!

Me lembra um P40 que fiz! Muito trabalho! Adoro fibra, fica show mesmo. Precisei fazer um cowl de um projetinho que tô fazendo e fiz o plug de Isopor, pra testar, pra fugir dessa trabalheira KKKK. Até que ficou bonzinho. O resultado está aqui: viewtopic.php?f=1&t=183254
Inteligente não é quem sabe para onde ir, mas quem aprendeu para onde não deve voltar...
Wilson1064
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Dom Nov 20, 2016 7:19 pm
Localização: Juiz de Fora

Re: Construção Tucano Balsa + Fibra DLE30cc

Mensagem por Wilson1064 »

Charles muito legal o projeto estou acompanhando também, acho que vai aguentar sim... Eu só tenho uma dúvida, como você tirou a base do molde do cowl?
Responder