Eletronica para aeromodelo 55cc

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
FelipeFrie1
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Seg Jun 21, 2010 11:52 am
Localização: Sinop - Mato Grosso

Eletronica para aeromodelo 55cc

Mensagem por FelipeFrie1 »

Bom dia meus amigos, tudo bem ?

Estou montando um aeromodelo Extra 330L kit da Vantex, vou usar um motor DLE55ra, estou com uma duvida com a eletrônica, vou usar 5 servos Savox 1256, e 1 savox 0252 nesse aero, e vou usar uma bateria Life 3200 hobbico para o receptor, e 1 life 2100 para ignição, minha duvida é se nesse setup que vou usar é necessário usar 2 baterias em paralelo para alimentar o receptor ou somente uma, no caso essa de 3200 ?

Agradeço dês de já quem puder ajudar

Abraço a todos e bons voos!
paulozardo
membro
Mensagens: 137
Registrado em: Dom Ago 12, 2007 8:04 pm
Localização: sao miguel doeste - sc

Re: Eletronica para aeromodelo 55cc

Mensagem por paulozardo »

Bom dia

Mande fotos da montagem e impressões do KIT.

Atualmente, não vejo ninguém usar duas baterias para receptor (eu inclusive não uso).

abs

Paulo Zardo


"Bom dia meus amigos, tudo bem ?

Estou montando um aeromodelo Extra 330L kit da Vantex, vou usar um motor DLE55ra, estou com uma duvida com a eletrônica, vou usar 5 servos Savox 1256, e 1 savox 0252 nesse aero, e vou usar uma bateria Life 3200 hobbico para o receptor, e 1 life 2100 para ignição, minha duvida é se nesse setup que vou usar é necessário usar 2 baterias em paralelo para alimentar o receptor ou somente uma, no caso essa de 3200 ?

Agradeço dês de já quem puder ajudar

Abraço a todos e bons voos!"
FelipeFrie1
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Seg Jun 21, 2010 11:52 am
Localização: Sinop - Mato Grosso

Re: Eletronica para aeromodelo 55cc

Mensagem por FelipeFrie1 »

Opa bom dia Paulo

Com certeza, estou apenas esperando chegar algumas peças para iniciar a montagem, quando começar faço um tópico com as fotos e impressões, o que já posso adiantar sobre o kit é que é bem feito, claro que por ser um kit chines de baixo custo não é tudo perfeito, alguns reforços a serem feitos, mas de inicio gostei rsrs, vamos ver durante a montagem se tudo se encaixa bem rsrs

Abraço!
bilibira
membro
Mensagens: 332
Registrado em: Ter Jan 19, 2010 10:51 pm
Localização: IBIRÁ - S.P.

Re: Eletronica para aeromodelo 55cc

Mensagem por bilibira »

amigo! só voo giants!! tenho 3!! 2 111cc e um 170! só usamos duas baterias com duas chaves!! isso evita que se uma bateria der problema seu aero caia! ou que se uma chave liga-desliga der problema tb caia!
NO DIA EM QUE EXPERIMENTARES O VOO, NÃO MAIS CONSEGUIRÁS CAMINHAR SOBRE A TERRA
SEM OLHAR PARA O CÉU, POIS UM DIA LÁ ESTIVESTES E SONHAS EM VOLTAR
othernick
membro
Mensagens: 89
Registrado em: Seg Out 25, 2010 10:08 am
Localização: rio das ostras rj

Re: Eletronica para aeromodelo 55cc

Mensagem por othernick »

não se deve usar baterias em paralelo... é muito dificil no processo produtivo 2 baterias sairem com as mesmas caracteristicas eletricas.
Ao se colocar 2 baterias em paralelo, como as resistencias internas NÃO SÃO IGUAIS, uma serve de carga para outra... Isto é, a corrente q se achava mandar para fora, na verdade, vai para a outra bateria...
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Eletronica para aeromodelo 55cc

Mensagem por Jacimar »

Bom dia prezados ! realmente deve-se evitar o uso de baterias em paralelo, mas se for estritamente necessário fazer sabendo das implicações . . . em caso de falha de uma célula ligações em série também são problemáticas, quem nunca perdeu uma célula de uma LiPo 3 ou 4S ? abraço !
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Eletronica para aeromodelo 55cc

Mensagem por LaercioLMB »

Para usar duas baterias sem uma recarregar a outra, se tem que fazer um válvula eletrônica com o uso de diodos que suportem a corrente drenada das baterias, dessa forma a corrrente de uma bateria não vai para a outra. Mas aí vem outra coisa, a falsa impressão de que há carga sobrando e fazerem voos mais que o normal já que duas baterias em paralelo a corrente é somada e se temos duas baterias de 2200 mA, passaremos a ter uma de 4400 mA, só que nesse caso quando uma acabar, a outra estará praticamente na mesma situação e ficará sem bateria do mesmo jeito só por que não quis recarregá-las no temo certo.
Se com uma bateria voa 40 minutos, com as duas terá que continuar com os mesmos 40 minutos de voo para assim ter a garantia que se uma bateria dser problema a outra vai segurar o tranco, coisa que a maioria não faz e nesse caso, ter duas baterias e nada é a mesma coisa.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Eletronica para aeromodelo 55cc

Mensagem por Paulinho »

É desnecessário usar duas baterias para um modelo de 30%. Peso extra embarcado sem necessidade alguma. O consumo de 6 servos não tem nada de especial para tanta bateria. Simplifique este seu projeto e aproveite mais do voo. Esta é minha opinião!
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Responder