Página 1 de 1

Sensibilidade do braço do acelerador - DLE35RA

Enviado: 09 Out 2017 12:08
por Moiado
Pessoal, bom dia.
Sou marinheiro de primeira viagem nos motores a gasolina. Estou amaciando um DLE35RA e a regulagem do motor está perfeita, apresentando uma transição bem suave alta/baixa.
Só que estou com dificuldade para configurar o link do acelerador...
Definí os end points acompanhando os limites do braço de comando do acelerador. Só que, quando o braço não está nem na metade do lance total, o motor já está com aceleração máxima. Então quando o braço do acelerador ultrapassa este ponto não há mais nenhum efeito na aceleração pois ela já estava no máximo. Como consequência, quando o stick do acelerador do rádio é movido menos da metade, a rotação do motor já está total. D/R não ajudou no problema porque qualquer pequeno movimento no braço do acelerador há uma resposta correspodente muito grande na aceleração...
Será que não estou percebendo algo que seria óbvio para um expert?!

Re: Sensibilidade do braço do acelerador - DLE35RA

Enviado: 09 Out 2017 12:59
por Gilberto_CWB
Tem que observar os próprios braços do servo e do acelerador, no motor. Se colocarmos a linkagem no furo mais externo do braço do servo e no mais interno do motor, teremos o maior amplitude ( o que deve ser seu problema). Procure colocar a linkagem ao contrário, usando o furo mais próximo ao eixo do servo e o mais afastado do eixo do motor. Aí teremos a deflexão mínima possível, que combinada com os acertos no rádio, deverão deixar os ajustes satisfatórios.

Re: Sensibilidade do braço do acelerador - DLE35RA

Enviado: 09 Out 2017 13:21
por queiroga
além do que o gilberto citou....olhe as configurações do rádio, End point, dual rate, exponencial....

tudo tem que estar zerado....

no gasolina eu ajusto o acelerador pelo mínimo, junto ao batente e depois ajusto a alta. com a parte mecanica ok...pequenos ajustes no end point devem resolver.

tenho um DLE20 e outro 55, sem q dificuldade para este ajuste.

abs!

Re: Sensibilidade do braço do acelerador - DLE35RA

Enviado: 09 Out 2017 15:06
por Caiego
Eu costumo fazer igual aos colegas, todavia, observo a faixa de RPM para ver se a meio acelerador está igual à metade do RPM.

Re: Sensibilidade do braço do acelerador - DLE35RA

Enviado: 09 Out 2017 15:08
por Moiado
queiroga escreveu:além do que o gilberto citou....olhe as configurações do rádio, End point, dual rate, exponencial....

tudo tem que estar zerado....

no gasolina eu ajusto o acelerador pelo mínimo, junto ao batente e depois ajusto a alta. com a parte mecanica ok...pequenos ajustes no end point devem resolver.

tenho um DLE20 e outro 55, sem q dificuldade para este ajuste.

abs!

O braço do acelerador do DLE é assim mesmo? Ele não usa toda sua amplitude pois quando o motor atinge a rotação máxima o braço não se moveu nem 50%...
Obrigado pelas suas dicas e do Gilberto. Mas só queria ter certeza de que não há algo errado com o braço de aceleração do meu motor...

Re: Sensibilidade do braço do acelerador - DLE35RA

Enviado: 09 Out 2017 15:11
por Moiado
Caiego escreveu:Eu costumo fazer igual aos colegas, todavia, observo a faixa de RPM para ver se a meio acelerador está igual à metade do RPM.

Isso mesmo, Caiego. Estou tendo o cuidado de observar isso também.

Re: Sensibilidade do braço do acelerador - DLE35RA

Enviado: 12 Out 2017 06:44
por Alexaoliveira
Não sei se vc usa, mas eu uso o exponencial de 10% na aceleração, depois que comecei a usar o pouso ficou muito melhor, Antes eu dava 1 toquinho no acelerador e ele acelerava bastante, com exponencial ficou mais suave. E os braco do servo do acelerador eu coloquei bem próximo da engrenagem do servo, mas mesmo assim ele alcança 100% de aceleração antes de dar o curso inteiro. Já acostumei ahaha. Tb estou usando aquela chave que deixa o aero acelerado durante o voo, uns 3% ou 4% não tenho certeza. E o que não pode falta, e eu não sabia até quebrar umas 2 hélices é o Corta Motor, Eu coloquei no lugar da chave treiner, caso eu bata sem querer nela em voo ele não mata o motor, Só segurando ela por alguns segundos.

Re: Sensibilidade do braço do acelerador - DLE35RA

Enviado: 21 Out 2017 08:41
por Heliophar
Amigo, se entendi bem o motor atinge a rotação máxima quando o braço do carburador está na metade certo? Ou seja, quando a BORBOLETA do carburador está na metade, ele atinge a máxima rotacao? Se for isso, mexer nas configurações de servo farão apenas o motor atingir a rpm máxima quando o comando do radio estiver no maximo disfarçando o problema pois no motor ele continuará a meio curso. Se entendi bem o seu problema, isso é regulagem de agulha de alta.

Re: Sensibilidade do braço do acelerador - DLE35RA

Enviado: 22 Dez 2017 16:25
por stickier
Ou Falsa entrada de ar no carburador

Re: Sensibilidade do braço do acelerador - DLE35RA

Enviado: 19 Abr 2018 18:39
por Moiado
Uma pergunta para os que usam DLE 30 / 35. Vocês usam aquela borboleta original que vem no carburador ou usam outro tipo de braço. Se utilizam outro tipo de braço, qual seria e onde poderia adquirir? Pergunto isso porque minha linkagem do acelerador não deu certo porque o parafuso que prende a borboleta se soltou. Agora não estou mais com confiança para usar...

Re: Sensibilidade do braço do acelerador - DLE35RA

Enviado: 20 Abr 2018 07:50
por Paulinho
Dá para comprar ou fazer uma extensão de braço, a alavanca original é muito curta e complicada na regulagem do curso do acelerador.

Um exemplo: https://pt.aliexpress.com/item/CNC-Bra- ... 42758.html