Duvida Bateria

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Tiago Souza
membro
Mensagens: 47
Registrado em: Seg Mai 29, 2017 12:52 pm
Localização: Nanuque-MG

Duvida Bateria

Mensagem por Tiago Souza »

Prezados Bom dia, tenho um Alpha Trainer glow .52

Nele tá o receptor R617FS futaba
Servos 3003 futaba (nao sei se é original)
1 servo 3004 futaba.

Quando tava amaciando o motor, o servo do leme comecou a mover sozinho, e depois parou de vez. ( o 3004 ta no lugar dele).

Quando tava amaciando tava usando um pack de 4.8v

A duvida é a seguinte: eu posso usar life 2s direto neles?

O manual fala que ambos, receptor e servo, trabalham ate 6 V. A life toda carregada chega a 7.2

Pode dar problema?

Obrigado
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Duvida Bateria

Mensagem por LaercioLMB »

Pode, pois a life com carga total passa de 8V.
Tem o receptor também que se colocar em mais de 6V vai dar problema a médio prazo.
Tem um monte de mané que liga e não tá nem aí e depois quando dá problema, culpam a qualidade dos equipamentos, mas não admitem que o erro foi deles.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Tiago Souza
membro
Mensagens: 47
Registrado em: Seg Mai 29, 2017 12:52 pm
Localização: Nanuque-MG

Re: Duvida Bateria

Mensagem por Tiago Souza »

Pois é, só tava pensando que um pack de nicd de 6v totalmente carregado passa de 7 tbm
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Duvida Bateria

Mensagem por LaercioLMB »

Passa de 7 medindo sem carga, mas no momento que coloca algo ligado a tensão cai. Isso não ocorre com as baterias Li Fe, Li Ion ou Li Po.
Detalhe, passa de 7V com carga total, mas como eu falei ao ligar em algo a tensão cai abaixo de 7V o que não ocorre com as LiFe, Li Ion ou Li Po.
Essas baterias quando totalmente carregadas, mantém por mais tempo essa tensão elevada acima de 8V quando algo está ligado nelas.
Lâmpadas e motores elétricos suportam melhor as variações de tensão, já circuitos eletrônicos são mais sensíveis a diferentes tensões. Podem não ter total desempenho com tensão mais baixa e podem saturar osciladores em tensões mais elevadas.
No caso de circuitos de servos e receptores, estamos trabalhando com sinais de comunicação, onde existem osciladores no circuito e isso afeta em muito o desempenho do circuito assim como sua vida útil.
Temos visto muitos problemas em aeromodelos com interferências ou falhando comunicação e a maior parte desses problemas estão em baterias erradas e ou má instalação dos componentes.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Tiago Souza
membro
Mensagens: 47
Registrado em: Seg Mai 29, 2017 12:52 pm
Localização: Nanuque-MG

Re: Duvida Bateria

Mensagem por Tiago Souza »

Obrigado Laércio pela ajuda.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Duvida Bateria

Mensagem por LaercioLMB »

Eu que te agradeço pela compreensão. Tem alguns aqui que interpretam da pior forma e soltam os cascos.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Duvida Bateria

Mensagem por Paulinho »

Eu sou um Mané que usa Li-Fe a 2 anos e posso te afirmar que não há problema algum!
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Duvida Bateria

Mensagem por LaercioLMB »

Paulinho escreveu:Eu sou um Mané que usa Li-Fe a 2 anos e posso te afirmar que não há problema algum!


Mas você faz por sua conta e risco. eu não arrisco indicar coisas que podem danificar o equipamento alheio.
Eu volta e meia faço alguma coisa que não é o ideal, mas é no meu equipamento e não indico para o equipamento dos outros, tanto é que nem falo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Duvida Bateria

Mensagem por Paulinho »

Não Há risco algum, sempre usei baterias de 5 células e depois que meus amigos de pista começaram a usar a Li-Fe migrei! Danificar o equipamento? Conhece alguém que usou Li-Fe e queimou algo?
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Duvida Bateria

Mensagem por Paulinho »

"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Responder