Avistar Elite + DLE 20cc

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores

Moderador: Paulinho

andrecacs
membro
Mensagens: 1
Registrado em: 05 Nov 2015 21:32
Localização: São Luís

Avistar Elite + DLE 20cc

Mensagempor andrecacs » 03 Abr 2018 09:35

Bom dia Amigos!!! Estava pensando em tentar colocar um Motor DLE 20cc em um Avistar Elite (1.60m envergadura) da GreatPlanes... alguém já tentou ou conhece alguém que conseguiu colocar esse motor nesse aero? Daria certo colocar esse projeto pra frente? Obrigado pela atenção de todos que puderem contribuir...

Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13375
Registrado em: 16 Abr 2009 20:40
Localização: Porto Alegre - RS- 47

Re: Avistar Elite + DLE 20cc

Mensagempor LaercioLMB » 03 Abr 2018 10:07

Qual motor que esse modelo costuma usar?
Normalmente usa um motor .46, podendo ir até um .55 por causa do peso do motor e não pela potência.
Quantos cc tem um motor .46 e um .55?
Eu não sei, então abri o site da OS para ver as especificações dos motores.
Motor OS .46 AX tem 7,45 cc
Motor OS .55 AX tem 9 cc.
Você quer colocar um motor de 20 cc. fora o peso mais o CDI, acho que não preciso dizer mais nada. Além do diâmetro da hélice que um 20 cc usa.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

Avatar do usuário
leonardo de barros
membro
Mensagens: 162
Registrado em: 14 Mar 2010 21:39
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: Avistar Elite + DLE 20cc

Mensagempor leonardo de barros » 03 Abr 2018 14:26

Esquece, vai de 46 e seja feliz, mas se quer muito um gasolina coloque um EVO 10.
Voltando ao Hobby!!!

Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: 05 Mar 2010 22:13
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Re: Avistar Elite + DLE 20cc

Mensagempor alissongc2000 » 21 Mai 2018 23:57

Olha tenho um amigo que colocou um OS GGT10 10cc em um Escapade 40 e ficou muito bom, acima disto acho pesado para estes aviões .46..
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)

Avatar do usuário
highlander
membro
Mensagens: 1302
Registrado em: 02 Jan 2008 22:16
Localização: Chapecó - SC

Re: Avistar Elite + DLE 20cc

Mensagempor highlander » 27 Mai 2018 20:30

Tenho num modelo com essas características um ggt10cc, fica perfeito e mais forte que um .61 asp, (comprovado, testei os dois em um mesmo modelo).
Calmato as alta.40 - Extra 330s great planes, tucano t-27 - MR modelismo, Graupner mz24pro.

Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4347
Registrado em: 14 Dez 2006 12:59
Localização: SP - 35

Re: Avistar Elite + DLE 20cc

Mensagempor Abib » 28 Mai 2018 07:15

LaercioLMB escreveu:Quantos cc tem um motor .46 e um .55?


O calculo é multiplicar o volume em Polegadas por 2.54³ ou 16.387064..

0.55*16.387064=9.0128852cc

Assim como o contrário:

Um motor de 20cc terá 20*16.387064 = 1.22in³
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.

Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13375
Registrado em: 16 Abr 2009 20:40
Localização: Porto Alegre - RS- 47

Re: Avistar Elite + DLE 20cc

Mensagempor LaercioLMB » 28 Mai 2018 13:08

Abib escreveu:
LaercioLMB escreveu:Quantos cc tem um motor .46 e um .55?


O calculo é multiplicar o volume em Polegadas por 2.54³ ou 16.387064..

0.55*16.387064=9.0128852cc

Assim como o contrário:

Um motor de 20cc terá 20*16.387064 = 1.22in³


Obrigado pela ajuda Abib, mas sei que tem uns que se falamos em cálculos eles entram em desespero (não que seja o caso do nosso amigo que criou esse tópico) e procuro uma forma de fazer eles procurarem em relação a outros motores e assim comparar um com o outro.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

Avatar do usuário
Norba-RJ
membro
Mensagens: 304
Registrado em: 06 Mai 2012 12:08
Localização: Rio de Janeiro

Re: Avistar Elite + DLE 20cc

Mensagempor Norba-RJ » 24 Jul 2018 19:21

com um 10cc evolutiom ou os já fica bom pois ele é para 46 ou 55 glow
um 20cc vai ficaar desequilibrado com certesa
Até a próxima e bons vôos .

Abraços

Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13375
Registrado em: 16 Abr 2009 20:40
Localização: Porto Alegre - RS- 47

Re: Avistar Elite + DLE 20cc

Mensagempor LaercioLMB » 24 Jul 2018 20:48

10 cc é equivalente a um .61 e pelo peso já é demasiado para um modelo de no máximo .55.
Tem motores gasollina 9cc. são mais pesados que um glow, mas a diferença já não é tanta.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

Avatar do usuário
Wesley_Sniper
membro
Mensagens: 958
Registrado em: 23 Mar 2013 00:43
Localização: Mauá-SP
Contato:

Re: Avistar Elite + DLE 20cc

Mensagempor Wesley_Sniper » 28 Jul 2018 08:50

Peso do ASP .61 é 675g

Peso do evo 10cc é 627
No hobby, o valor não deve ser considerado como princípio.

Campanha:
Use TUDO o que tem antes de comprar mais!

Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13375
Registrado em: 16 Abr 2009 20:40
Localização: Porto Alegre - RS- 47

Re: Avistar Elite + DLE 20cc

Mensagempor LaercioLMB » 28 Jul 2018 08:57

E o conjunto de ignição mais a bateria?

Um .55 525 g.
Um .46 486 g.

Ainda digo, é muita diferença de peso a mais para um modelo que suporta até .55, querer colocar um equivalente a um .61.
Se quer gasolina, tem motores 9 cc. Agora o peso ...

Um NGH 9 cc pesa completo 545 g, mas e a bateria? Talvez chegue perto de um 10cc sem ignição e bateria.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

Avatar do usuário
Wesley_Sniper
membro
Mensagens: 958
Registrado em: 23 Mar 2013 00:43
Localização: Mauá-SP
Contato:

Re: Avistar Elite + DLE 20cc

Mensagempor Wesley_Sniper » 29 Jul 2018 04:42

Este peso já é contando com a ignição.

Sobre o peso da bateria, realmente deve se considerar...
Mas cá entre nós, esta diferença é muito pouca em compensação a facilidade para conseguir o combustível.

Sobre esse avistar para motor .46, nunca vi um voando com o evo 10cc.
Mas já vi modelos semelhantes voando com este motor e nem percebi nada tão diferente no peso, agora na agressividade do vôo... Pqp!
No hobby, o valor não deve ser considerado como princípio.

Campanha:
Use TUDO o que tem antes de comprar mais!

Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13375
Registrado em: 16 Abr 2009 20:40
Localização: Porto Alegre - RS- 47

Re: Avistar Elite + DLE 20cc

Mensagempor LaercioLMB » 29 Jul 2018 12:14

Cara, não esqueça que aumentar o peso aumenta a velocidade de voo e se aumentar o peso de nariz, terá que compensar com alguma coisa na cauda, pois nem sempre dá para jogar o peso para a cauda. Se aumenta a velocidade de voo, aumenta a distância na pista para a decolagem e por aí ai. Aeromodelo tem limite de peso e um modelo glow em que a estrutura foi feita para suportar vibrações, o peso já está quase no limite. Facilidade de combustível não significa facilidade de voo.
Dá para fazer? Dá, mas tem que estar ciente de que com isso, outros problemas virão. Não é tudo um mar de rosas. A maioria só quer ver os prós e não estão nem aí para os contras, depois vem no fórum perguntar o que está acontecendo de errado.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

Avatar do usuário
zocra
membro
Mensagens: 434
Registrado em: 05 Jun 2012 10:19
Localização: Porto Alegre, RS

Re: Avistar Elite + DLE 20cc

Mensagempor zocra » 08 Ago 2018 09:17

Wesley_Sniper escreveu:Este peso já é contando com a ignição.

Sobre o peso da bateria, realmente deve se considerar...
Mas cá entre nós, esta diferença é muito pouca em compensação a facilidade para conseguir o combustível.

Sobre esse avistar para motor .46, nunca vi um voando com o evo 10cc.
Mas já vi modelos semelhantes voando com este motor e nem percebi nada tão diferente no peso, agora na agressividade do vôo... Pqp!


Vai sem medo, j´z montei um com o evo 10cc usei com e sem ignição.
Com ignição eu soltei a mesa do tanque e coloquei o CDI embaixo, aproveitei o furo da parede de fogo para passagem dos cbos quando montado elétrico e passei o cabo do cachimbo. Para ajustar o CG eu coloquei as 2 baterias (CDI e Bordo) atrás da mesa de servo, colei um pequeno pedaço de madeira e ja era. Coloca uma 12x6 de madeira ou 11x7 e seja feliz


Voltar para “Aviões com motor a combustão”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes