Motor DLE55ra falhando em voo

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Re: Motor DLE55ra falhando em voo

Mensagem por alissongc2000 »

Gostaria de dizer algumas coisas, sobre tudo o que foi dito.... :P
Durante algum tempo tenho voado aeros a gasolina, e sofri um pouco com falhas semelhantes...

Sei que o Srs sabem tudo que vou dizer abaixo, mas acredito que seja util como complemento do tópico para futuras consultas..

No caso eu uso uma bateria Lipo 1000mha 2S 8.4v como já andei trocando a ignição... ela é de 6v, portanto utilizo um ubec para 6v, o que ocorre é o seguinte, após alguns voos tipo uns 5 ou 6, a tensão da bateria cai, e o ubec, tem hora que funciona, e tem hora que não funciona, acredito que abaixo de tipo uns 8v ele já não envie uma corrente constante para a ignição.. isso causa alguns problemas, dentre eles corte de ignição, afogando o motor, e problemas de não conseguir dar a partida, isso deixa qualquer um louco, até descobrir claro. Já comprei uma Nimh de 4,8v mas ainda estou com preguiça de trocar, pois acho mais fácil carregar a lipo após uns 4 voos ou 5 voos, já está assim há uns 2 anos :D
Esta situação lembra muito o que ocorreu com este motor ai, a chave com problema provavelmente não deixava passar uma corrente ou uma tensão apropriada para a ignição...

Sobre o que aconteceria se estivesse com problema a chave do receptor... já vi um avião bem grande de um amigo ir embora e nunca mais voltar.... muito triste.. Aviões a gasolina normalmente são econômicos, e aconteceu com o avião voando em círculos e pouca aceleração, após 40min, o aero entrou nas nuvens... Por isso recomendo que sempre se use 2 chaves em aeros grandes. As baterias (Lifes) quase sempre possuem 2 cabos padrão RX, pode-se ligar um em uma chave outro em outra e as duas chaves cada uma em um canal qualquer do receptor... Ou até mesmo usar 2 baterias, uma em uma chave outra em outra chave e as duas chaves no RX.. (eu uso desta forma faz tempo).

Quando o aero começa a pipocar, principalmente na transição, sempre dou uma checada na vela em primeiro lugar, quase sempre é carbonização na vela, ai faço uma limpeza usando CAR80, WD40, e uma lixa bem fininha, tipo uma 220 ou maior.. uso também um palito de dentes, aqueles de bambu que são mais duros, e passo bem fundo no pé do eletrodo, sempre fica sujeira lá e isso é problema. Também gosto de usar limpa contatos para secar a vela, essa dica é util para quando engasopa também, limpa contatos é o melhor produto para secar a vela que encontrei até hoje, tem gente que usa maçarico etc.. mas vai por mim Limpa Contatos é melhor.
Outra coisa que dou uma olhada é na peneirinha do carburador, muito comum juntar uma geleca que um WD40 resolve rapidinho....
Se além da geleca, estiver juntando sujeira, melhor conferir se está usando filtros adequados no combustível... no meu caso, uso, 1 no pescador, um de pedrinhas na manqueira que sai do galão, 1 antes da bombinha, 1 após sair da bombinha, todos de peneira fina, no aero mesmo, não uso filtros... procuro filtrar o combustível antes de ir no avião.

Fato menos comum mas já vi acontecer com outros aeromodelistas, a palheta as vezes fica meio "aberta", tipo não fechando completamente a válvula, quando isso ocorre, eu não estresso muito não, somente solto a palheta e viro ela "do avesso" e pronto..

Sobre a regulagem: ao contrário do glow, em motores gasolina com carburador de borboleta (padrão Walbro) sempre regulo primeiro a agulha de baixa, depois a agulha de alta.. e depois repete umas 2 vezes este processo para um ajuste mais preciso.. Caso seja carburador de tambor, padrão motor glow (tipo o OS GGT10 10cc) ai a regulagem é igual glow mesmo, primeiro a agulha de alta e somente depois agulha de baixa.

Abraço a todos e bons voos..
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Avatar do usuário
wallacemartins
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Qui Jul 07, 2005 12:47 pm
Localização: Barretos
Contato:

Re: Motor DLE55ra falhando em voo

Mensagem por wallacemartins »

Top D+...

eu lenhei um corsair por causa da chave da ignição, ela estava com mal contato, e só de encostar na ponta da chavinha (liga/desliga) ela desarmava, e com a vibração do motor, aconteceu o mesmo.

No meu DLE 20RA uso Life Diretamente no CDI, troquei a Chave por uma JR Original e hoje é só alegria, Zero Problemas...
Sua assinatura é contra as regras do e-voo!
vinibraun
membro
Mensagens: 29
Registrado em: Qua Nov 16, 2011 7:52 pm
Localização: Bento Gonçalves RS

Re: Motor DLE55ra falhando em voo

Mensagem por vinibraun »

Eu estou com problema num DLE 32cc, tem lenta boa alta perfeita transição excelente, porém se eu apontar o nariz do aero pro chão com o motor na lenta já era....baixa rotação e apaga. Já tentei varias coisas limpei carburador, troquei vela, troquei reparos, nova regulagem mas não tem solução! Até troquei o carburador por um novo, não é original, ficou ótimo com esse, porém o problema persiste, ainda apaga com motor na lenta e nariz do aero apontado pro chão. Sei lá o que tem.
ajudate que eu te ajudarei...
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Motor DLE55ra falhando em voo

Mensagem por LaercioLMB »

O tanque em que altura está em relação ao eixo do motor? A maioria dos carburadores possuem uma membrana que atua como bomba de combustível e se o tanque estiver muito alto em relação a bomba (carburador) pode haver excesso de combustível, assim como se o tanque for muito grande e estiver muito alto, o peso do combustível ajuda com a ação da gravidade a afogar o motor.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
vinibraun
membro
Mensagens: 29
Registrado em: Qua Nov 16, 2011 7:52 pm
Localização: Bento Gonçalves RS

Re: Motor DLE55ra falhando em voo

Mensagem por vinibraun »

O tanque está na mesma altura, inclusive não existe opção de instalação em outro local. Obrigado pela contribuição LaercioLMB.
ajudate que eu te ajudarei...
Responder