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RPM Dle 20cc

Enviado: Sex Nov 09, 2018 8:52 am
por zocra
Estou como meu primeiro motor a gasolina maior, antigamente usava o evo 10cc, então resolvi montar um super sports de 1.80 e coloquei um DLE 20cc, me surgiu uma duvida qto a RPM na lenta e na alta, olhei no manual e não achei informação nenhuma, estou operando na baixa ente 2000 e 2200 e na alta na faixa de 8600, para quem já tem experiencia está boa esta rotação? estou usando a mistura em 30:1, com hélice 16x6 o motor rodou 1l no chão durante o amaciamento e agora já rodei 1l voando. As agulhas estão na posição de fábrica e a montagem do tanque está em cima do CG. O que acham desta rotação? está dentro do limite ou muito alta ou baixa o aero está voando muito bem, sobrando muito motor.

Re: RPM Dle 20cc

Enviado: Sex Nov 09, 2018 10:19 am
por LaercioLMB
Bom, motor dois tempos não tem lenta igual um quatro tempos, embora muita gente tente isso e depois reclama que o motor apaga em voo, morre ao acelerar e por aí vai.
Se o modelo fica parado na pista sem se deslocar com o motor na lenta, está ótima, pois essa é a lenta que todo o motor dois tempos deve ter, o suficiente para o modelo não andar na pista sozinho com o motor na lenta. Lenta muito baixa em motor dois tempos traz muitos problemas em passagens de baixa para a alta, em retomadas de aceleração e por aí vai.
Somente motores quatro tempos é que podem ter lenta toc toc toc toc toc.

Re: RPM Dle 20cc

Enviado: Sex Nov 09, 2018 2:17 pm
por zocra
mais e na questão sobre minha duvida se o rpm que eu medi está dentro do esperado pelo motor? operando em uma faixa segura? não quero que rode acima pra prejudicar a vida útil do motor

Re: RPM Dle 20cc

Enviado: Sex Nov 09, 2018 3:45 pm
por LaercioLMB
Um rpm entre 1500 e 1800 está bom. A vida útil do motor não se dá pela lenta mais elevada e sim pela lubrificação quando está baixa e pela lenta muito baixa que faz a parte de baixo bater. Motor dois tempos é de alto giro, o contrário de motores quatro tempos que tem um rpm final bem inferior ao rpm final de um dois tempos.
a lenta de quatro tempos pode ficar em 900 a 1000 rpm, já um dois tempos isso é muito baixo tendo que ficar no mínimo em 1500 rpm, o que já está no limite do mínimo ideal.

Re: RPM Dle 20cc

Enviado: Sex Nov 09, 2018 3:50 pm
por zocra
eu falei da vida útil coo um todo, não somente pela lenta, pois se mesmo na alta ele tiver um RPM acima pelo do q foi projetado irá prejudicar a vida útil do motor, esta é a minha duvida se pelo que mostra o meu tacômetro a rpm da lenta e alta estão operando corretamente, pois como falei é meu primeiro motor 20cc

Re: RPM Dle 20cc

Enviado: Sex Nov 09, 2018 4:36 pm
por LaercioLMB
https://www.dle-engines.com/dleg0020.html

Fala claramente no rpm de 9000 e se o seu está com 8600, está abaixo disso ainda, não atingindo a potência total de 2,5 HP a 9000 rpm.
Como eu te falei do rpm entre 1500 e 1800, ali fala claramente também que o mínimo dele é 1750 rpm ou seja, lenta inferior a isso não é bom para esse motor e sendo assim, lenta em 2000 rpm está ótima.

Está tudo no manual do motor.

Re: RPM Dle 20cc

Enviado: Sex Nov 09, 2018 4:46 pm
por zocra
Obrigado era isso q eu estava procurando uma reposta bem objetiva thanks!!!!

Re: RPM Dle 20cc

Enviado: Sex Nov 09, 2018 11:13 pm
por LaercioLMB
Detalhe importante que está no manual.

Technical Data:
Ignition Battery: 4.8-6.0V NiCd or NiMH, 6.6V LiFe or 7.4V LiPo pack (Voltage regulator required with LiPo or LiFe pack.)

Mas muitos querem ignorar isso e usar diretamente baterias acima das tensões máximas "alegando" não ter problema nenhum. mas quando o problema aparece, culpam o equipamento e não a forma como o utilizaram.

Re: RPM Dle 20cc

Enviado: Sáb Nov 10, 2018 7:24 am
por Paulinho
Zocra! Motores à gasolina se empregam duas rpms mínimas" Lentas" mixadas em uma chave de 2 estágios de seu transmissor, a rpm mais baixa para pouso e a mais alta para voo, isso evita de apagar o motor em voo. Não use rpm muito baixa para voo pois ele pode apagar... Quanto à voltagem do CDI, tem CDI que usa até 6V e CDI que usa 7,4 direto, não são todos que usam a mesma voltagem.

Re: RPM Dle 20cc

Enviado: Sáb Nov 10, 2018 7:34 am
por zocra
Paulinho escreveu:Zocra! Motores à gasolina se emprega duas rpms mínimas" Lentas" mixadas em uma chave de 2 estágios de seu transmissor, a rpm mais baixa para pouso e a mais alta para voo, isso evita de apagar o motor em voo. Não use rpm muito baixa para voo pois ele pode apagar... Quanto à voltagem do CDI, tem CDI que usa até 6V e CDI que usa 7,4 direto, não são todos que usam a mesma voltagem.


Essa RPM que falei é pra lenta de pouso tenho a lenta um pouco mais acelerada pra voo em uma chave, uso esse mix dês da época dos glow. Quanto ao CDI ele é a versão de 7.4 no qual aguenta uma lipo 2s ligado direto, porém eu uso uma li-fe 2s pro CDI e outra pro RX. Pelo que vi estou dentro das recomendações esperadas para o motor, em breve falei um vido do projeto, montagem e voo do aero.