Página 1 de 3

O aeromodelismo no Brasil quebrou?

Enviado: Dom Abr 19, 2020 5:59 pm
por Han
Boa tarde pessoal, como apaixonado por aeromodelismo, estava parado a uns tempos e decidi voltar agora, depois que diniz esteves fechou e o dólar desse preço está difícil de encontrar peças e modelos de aeros e autos e seus acessórios!!
Como os amigos estão fazendo? Importando?
Pois a maioria das lojas fecharam ou estão sem produtos apenas sob-encomenda. E a coisa tá feia!! Parece que a cada ano que passa o aeromodelismo no Brasil está se extinguindo ( do pouco que ja tinha) no meu ponto de vista..
Eu estava procurando alguns great planes, motores o.s, modelos da hangar 9 , phoenix, alguns modelos de rádios jr mas tá bem difícil...
:cry: :cry:

Não sei se já comentaram sobre essa causa aqui no fórum, se já peço desculpas!

Re: O aeromodelismo no Brasil quebrou?

Enviado: Dom Abr 19, 2020 8:38 pm
por LaercioLMB
Olha, no meu ponto de vista, só sumiram os curiosos que achavam que era bom brincar de aviãozinho isoporzendo e que se caiu, faz outro.
Os aeromodelistas ainda existem e assim como você, são poucos e que continuam no hobby. As lojas brasileiras estão fechando, devido o pessoal comprar mais diretamente lá de fora, o que é inviável uma loja aqui competir com os preços de lá, pois os impostos aqui não permitem preços melhores e o olho grande da maioria dos brasileiros em querer ganhar 200% em cima das peças e de modelos, acabou por ir água abaixo.
Quando falo de aviãozinho isoporzento, não estou falando dos aeromodelos feitos de isopor ou depron, mas sim daquelas porcarias mal cortadas, mal coladas e mal alinhadas que estavam chamado de aeromodelo, pois queriam um aeromodelo pronto em 10 minutos.
Tem muito aeromodelo ótimo feito até de papelão, o que prova que não é o material que o torna nobre e sim como ele é feito.
Helimodelismo sempre foi caro e infelizmente, nunca será barato e surgiram helimodelos descartáveis, onde em pouco tempo quebravam e em sua maioria, não tinha mais volta. Lembro de um HK450 usado que comprei e quando chegou aqui, o frame dele estava todo torto. Reclamei um monte do vendedor que o modelo tinha caído e que ele me vendeu um heli ruim, consertei tudo, alinhei tudo, mas descobri que helimodelo não é a minha praia, pois eu tinha que comprar tudo, não podia eu mesmo construir um e resolvi vender ele inteiro, voando vem e quando chegou no comprador, a mesma reclamação que eu havia feito, chegou torto lá e explica para ele que estava tudo ok e que quando comprei, chegou do mesmo jeito. Resumindo, esses helis "baratinhos" são uma verdadeira porcaria mesmo e esse foi um dos motivos dos interessados nos helimodelos baratinhos, terem desistido.
O modelismo rádio controlado tem sido trocado pelos multi rotores, onde qualquer criancinha pilota um, pois está cheio agora de multi rotores baratinhos sendo vendidos e muita gente comprando. Tem anúncios até no face, mas acho que aqueles anúncios são golpe.

Re: O aeromodelismo no Brasil quebrou?

Enviado: Qui Abr 23, 2020 11:37 am
por Caiego
Concordo com você. A grande maioria dos pilotos não sabem fazer um voo em linha reta. Construir e entender como o avião voa, nem isso. São a geração ARF ou RTF. Gosto de um ARF ou RTF para divertir, mas sou construtor desde criança. Participo de alguns grupos estrangeiros no Facebook, e está a todo vapor. O problema é aqui.

Re: O aeromodelismo no Brasil quebrou?

Enviado: Sex Abr 24, 2020 11:29 am
por Guilherme Lopes
Bom dia! Estou na mesma situação, amigo!
Voltei pro hobby há cerca de 8 meses, e voltei na mesma situação: Dificuldade de encontrar peças e/ou equipamentos de boa qualidade. Quando encontradas(os), os valores estratosféricos... Mas infelizmente não é culpa dos vendedores. Equipamentos bons custam caro, e nossa moeda não ajuda.
Mas estou sobrevindo basicamente de Mercado Livre e Audiotec Hobby.
Vamos em frente! Quem é fiel, segue!

Re: O aeromodelismo no Brasil quebrou?

Enviado: Qua Mai 06, 2020 10:00 pm
por hermesed
Até isopor de qualidade e deprom está dificil de conseguir!!!
Bateria de LiPo, então, parece droga quando se fala em comprar lá fora. Além do preço, ninguém quer trazer para o Brasil.
Há pouco tempo ouvi uma conversa de fazer uma vaquinha pra não deixar a Aerobrás quebrar. Acho que foi notícia fake, não consegui comprovar!!!

Re: O aeromodelismo no Brasil quebrou?

Enviado: Seg Mai 18, 2020 6:41 am
por Jacimar
Eu continuo ativo, estou um pouco afastado do fórum apenas . . . na minha região não está tão crítica a questão do COVID e tenho voado quase todos os dias. Novas montagens em marcha lenta esperando o Dólar dar uma caída, é bom ver o Laércio ativo e prestativo como sempre, forte abraço à todos !

Re: O aeromodelismo no Brasil quebrou?

Enviado: Seg Mai 18, 2020 2:25 pm
por dtox
O que está quebrando bastante atualmente é o frete das coisas.
HOJE o aliexpress está em promoção em varios itens, e consegui comprar algumas coisas com o mesmo preço de quando o dolar tava 4 e pouco. O aeromodelismo sobrevive com a ajuda de aparelhos rsrs. Maaaaas nem tudo são noticias ruins, aqui em Piracicaba - SP está em construção um novo clube, e agora a cidade terá dois!

Re: O aeromodelismo no Brasil quebrou?

Enviado: Sáb Jun 27, 2020 12:02 am
por johndss
Amigos.. estou ativo no hobby e tentando evoluir. Acredito que os problemas econômicos, altas taxas, dificuldades de importação levaram a ter essa baixa no hobby. O baixo interesse da geração 2000 também traz essa situação. Estou prestes que a adquirir um novo modelo pra substituir meu Stunts que quebrou por ser velhinho. Comprarei dos fabricantes nacionais, Flying circus tem grande reputação com seu stick 120. Recentemente a Vortice com um projeto muito interessante de longarinas super reforçadas, veio pra competir com a Flying Circus e ainda vai lançar um novo modelo em breve. Temos a revolutuion aircraft que embora ter argentinos no projeto, não deixa de ser uma fabricante nacional. Temos Cia Fly do nosso amigo Cristiano com excelentes construções também, então vejo é que temos que ajudar a galera daqui da terrinha enquanto estiver nessa situação pra importação. Entendo que os eletronicos infelizmente ainda não temos fabricantes de servos, receptores nacionais. Seria ótimo se tivessemos e os vendedores fosse conscientes que se ganha mais no volume do que na unidade. Para motores, temos a Daleb com um projeto similar aos Zenoah, com magneto, melhor que adaptar um motor de roçadeira e sem necessidade de adicionar uma bateria chinesa. Então temos opções, infelizmente os aeromodelistas se dispersaram e estão consumindo menos. Sempre compro com o Herrera que ja manda as helices JC furadas e balanceadas como forma de cativar. Acho interessante iniciarmos o movimento de aproveitar a situação do "fique em casa" e lançar o "Tire a poeira do projeto e construa/monte" para voltarmos com força.. Acho que o glow ficou quase impraticável.. sinto saudade do cheiro até de limpar o avião todo sujo de oleo.. rsrsrs :D

Re: O aeromodelismo no Brasil quebrou?

Enviado: Sáb Jun 27, 2020 5:52 pm
por Vitor Dias
Olha, não concordo com a crítica aos aeromodelistas "curiosos" que fazem um aviãozinho e se cair faz outro. Acho que todos fazem parte do universo do hobby. Na minha opinião, essa visão, excessivamente purista é que eventualmente não permite que muitos permaneçam no hobby. Para que uma crítica como essa.

Eu, por exemplo, tenho muitos aviões e diversos deles em isopor... Não vejo nenhum demérito em ser de isopor. Tenho usado muito mais os aviões de isopor que os de balsa.
Atualmente eu não tenho nem tempo e nem espaço físico para construir os modelos. Ainda tenho alguns kits ARF que não faço ideia de quando vou monta-los.
Dou a maior força para quem construir e voar com modelos de isopor. Acho que inicialmente devemos ser menos críticos.
As dificuldades são grandes mesmo, como falaram, para se comprar hoje uma bateria LIPO é o maior sufoco.

Tudo é complicado, eu gostaria de ativar novamente meu BRA, mas não posso porque não sou associado de nenhum clube. Paguei o BRA durante anos, e nunca usei para nada, mas como deixei de frequentar o clube de aeromodelismo nem isso posso continuar a ter. Manteria até para dar uma força para a COBRA. Mas essa necessidade de ser sócio de um clube impede que eu posso ter o BRA.

Enfim, acho que tem muita coisa complicada no hobby.

Abs

Vitor

Re: O aeromodelismo no Brasil quebrou?

Enviado: Dom Jun 28, 2020 12:17 am
por cmteborba
Eu tô no meio desde 1998 quando comecei [errado] com um Little Tiger 10. Até que me convenceram a trocar o motor 10 por um 40 com um dos fundadores da ACA -RJ aonde fui sócio. Troquei o motor e nunca voei o Litle Tiger. Peguei um trainer 2000 e depois um bobcat 40, daí pra frente 80% escala. Sou fascinado até hoje por escala. Fui sócio da AÈREA (em MG, ouro branco), depois do CMD (deodoro, RJ), novamente pra ACA-RJ e atualmente, em Curitiba, sócio no CPAER.
Passei algum tempo afastado, voando helis no condominio. Tenho BRA desde 2008 ou 2010. Sempre fui mais pra pista pra ajudar que pra voar em si, porém voava, dava aula e o meu mesmo acabava ficando mais no chão que no ar. Já passei a odiar glow pela sujeira e estragos na entelagem e voltei, já odiei os paulistinha e piper j3 pelo stall na decolagem cabrada, já adorei também num de 1,80 que flapeava pro pouso. Já odiei elétrico quando tinha que carregar na bateria do carro e andar metros e metros pra buscar a bateria ou o aviao pq era grande e preferia leva-lo até o carro. Enfim, passei por todo tipo de aero. Glow 2t, 4t, gasolina, elétrico... Mas uma vez mordido pelo vírus do aeromodelismo, não tem como deixar. Aqui em Curitiba achei muito por acaso o CPAER numa sexta à noite e no sábado de manhã já estava lá conhecendo. Me associei na semana seguinte. Ainda acho que dá samba, mas é como falado, o dólar ta tornando impeditivo, mas vamos tentar... quem quiser acompanhar minha saga tá no instagram @bcmodelismo