A saga da comparação glow

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
cmteborba
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A saga da comparação glow

Mensagem por cmteborba »

46 2t ou 52 2t = 52/62 4 t??
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paulozardo
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Re: A saga da comparação glow

Mensagem por paulozardo »

Nao, um 52 2t deve ser tão potente quanto um 91 4t

Paulo
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LaercioLMB
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Re: A saga da comparação glow

Mensagem por LaercioLMB »

Que mais diferencia um 2 tempos de um 4 tempos é basicamente o rpm final. Motores 2 tempos tem força em alto rpm, enquanto motores 4 tempos tem força em baixo rpm isso por que motores 2 tempos tem compressão externa e motores 4 tempos compressão interna.
Como assim compressão externa?
Motores 2 tempos utilizam o escapamento com câmara de compressão, pois se deixar o escape totalmente aberto, assim que a saída de gases abrir, boa parte do ar e combustível que estiver entrando, sairá também, por não ter nenhuma barreira o impedido, coisa que o dimensionamento correto do escapamento de um motor 2 tempos faz, ele limita quanto de gases saem do motor para evitar ao máximo que saia junto mistura ar combustível e é aí que entra a compressão externa, pois o escapamento de certa forma mantém os gases ainda comprimidos no motor.
Mas em que isso tem a ver com comparação de equivalência de motores 2 tempos e 4 tempos?
Vamos a cálculos básicos e simples para se ter noção.
Em um aeromodelo que se usa um motor 2 tempos com uma hélice de passo 6 polegadas e com rpm em torno de 8000, para se ver a velocidade de voo, precisamos converter polegadas em metros, ou seja, 1 polegada é igual a 2,54 cm ou 0,0254m que multiplicados por 6, teremos 0,1524m por volta da hélice multiplicados pelo rpm teremos 1.219,2 km/m multiplicados por 60 teremos 73.152m/h ou 73,15 km/h.
Tá e aí?
Sabemos que motores 4 tempos tem menos rpm e é aí que temos que saber quantos rpm tem um motor 4 tempos para somente então calcular e ver qual será o mais compatível, mas certamente motores 4 tempos costumam utilizar hélices de passos maiores, como 8 e 10 polegadas justamente para compensar o menor rpm e manter assim velocidade ideal de voo do aeromodelo, pois mais uma vez o que faz o avião voar é a velocidade em que ele se desloca no meio (atmosfera) e não o empuxo.
Motores 4 tempos geralmente são utilizados em aeromodelos que necessitam menores velocidades de voo justamente por isso, menor rpm do motor e mais força já que aeromodelos mais lentos normalmente necessitam de mais força do que velocidade.
Agora vai do que você deseja utilizar o motor. Um Extra 300 por exemplo, até pode voar com um motor 4 tempos, mas por ser acrobático, ele se sai muito melhor com um motor 2 tempos, já um Piper J3 pode muito bem voar com um motor 4 tempos.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
cmteborba
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Re: A saga da comparação glow

Mensagem por cmteborba »

Ótima explicação. Tava só nos elétricos pela praticidade, mas tive 2 experiências completamente diferentes e to decidindo voltar aos 4t para um decathlon da HK que tem 1,60m.
as experiências:

Paulistinha P-56 World Models + Turnigy C4260-500 + esc 80 + bateria 4s 4000 = Excepcional voo, meia máquina.
Paulistinha P-56 world models + Kyosho 4t = excelente voo
Treinadorzão (corda de asa enorme), pesado + turnigy C4260-500 + esc 120A + bateria 4s 5000 = talvez o pior voo da vida

É isso. Obg pelo post!
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