Por que alguns aeromodelos são tão "narigudos"

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Por que alguns aeromodelos são tão "narigudos"

Mensagem por rafael_reali »

Eu já me deparei com essa explicação, há um bom tempo em algum lugar e não consigo achar mais.

Essa característica é mais comum em aeromodelos fora de escala, que não se parecem com nenhum avião real e que fazem uso de motor a combustão.
Quando eu digo "narigudo", me refiro a distância da hélice até o CG.

Gostaria de entender o porquê de alguns projetistas desenharem seus modelos assim.
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Por que alguns aeromodelos são tão "narigudos"

Mensagem por brunobragantine »

Acho que na própria pergunta há uma resposta, kkk
Geralmente se alonga o nariz em modelos "não escala" justamente para que depois de pronto o conjunto motor/tanque façam com que o CG esteja no lugar desejado.
Aeromodelos escala em muitos casos precisam de chumbo no nariz pra acertar o CG.
O avião é como uma gangorra então se por exemplo um avião tem 10cm de nariz até o CG e 30 do CG até a cauda para cada grama na cauda vai ser necessário adicionar 3 gramas no nariz, se o nariz também tiver 30cm a frente do CG vai ser uma relação 1:1, 1 grama na cauda 1 grama no nariz
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Re: Por que alguns aeromodelos são tão "narigudos"

Mensagem por rafael_reali »

Pois é. Acho que proporcionalmente a distribuição de peso é diferente entre um avião real e um modelo, na questão dos materiais usados. Acho que os aeromodelos acabam tendo mais peso de cauda. Também acho que existe uma dificuldade em posicionar o tanque de combustível no CG da asa.
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Avatar do usuário
A_Almeida
membro
Mensagens: 637
Registrado em: Ter Nov 04, 2008 11:19 am
Localização: Dearborn - MI

Re: Por que alguns aeromodelos são tão "narigudos"

Mensagem por A_Almeida »

Avioes escala 1 como o pilatus sao narigudos, porque o motor turboelice eh muito mais leve que um equivalente a pistao, quer fazer um modelo escala sem acrescentar chumbo no nariz faca um pilatus ou tbm900, a equivalencia entre o peso do motor de um aeromodelo e um aviao 1:1 eh bem simular um turboelice, os a pistao pesam pra caramba, se forem os radiais mais ainda, vide o nariz curto de avioes com motores radiais que sao um tormento na hora de fazer um escala deles, da-lhe compensado na firewall e chumbo no nariz.
Avatar do usuário
macfabiano
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Seg Jun 09, 2014 9:27 am
Localização: Curitiba - PR

Re: Por que alguns aeromodelos são tão "narigudos"

Mensagem por macfabiano »

A_Almeida escreveu:Avioes escala 1 como o pilatus sao narigudos, porque o motor turboelice eh muito mais leve que um equivalente a pistao, quer fazer um modelo escala sem acrescentar chumbo no nariz faca um pilatus ou tbm900, a equivalencia entre o peso do motor de um aeromodelo e um aviao 1:1 eh bem simular um turboelice, os a pistao pesam pra caramba, se forem os radiais mais ainda, vide o nariz curto de avioes com motores radiais que sao um tormento na hora de fazer um escala deles, da-lhe compensado na firewall e chumbo no nariz.



Por essa razão que fiz um P-51 fora de escala, com nariz alongado. Ao invés de peso morto, usei somente o peso da bateria para encontrar o CG:

https://youtu.be/qV_JsFpP_ZI
Editado pela última vez por macfabiano em Qui Ago 06, 2020 4:09 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Re: Por que alguns aeromodelos são tão "narigudos"

Mensagem por rafael_reali »

Você modificou a planta ou ela é assim, com o nariz mais longo?
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Re: Por que alguns aeromodelos são tão "narigudos"

Mensagem por rafael_reali »

Vi o vídeo. Os toques na pista no momento do pouso estão rápidos. Ele ficou pesado?
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Avatar do usuário
macfabiano
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Seg Jun 09, 2014 9:27 am
Localização: Curitiba - PR

Re: Por que alguns aeromodelos são tão "narigudos"

Mensagem por macfabiano »

rafael_reali escreveu:Vi o vídeo. Os toques na pista no momento do pouso estão rápidos. Ele ficou pesado?


O toque foi rápido porque pousei com vento de cauda no último pouso. Mas o peso ficou em 1280g (1,20m de envergadura). Ele voa bem devagar se precisar (mas com vento de proa).
Editado pela última vez por macfabiano em Qui Ago 06, 2020 12:44 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
macfabiano
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Seg Jun 09, 2014 9:27 am
Localização: Curitiba - PR

Re: Por que alguns aeromodelos são tão "narigudos"

Mensagem por macfabiano »

rafael_reali escreveu:Você modificou a planta ou ela é assim, com o nariz mais longo?


Modifiquei.
Responder