Combústivel caseiro

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Thalles Santiago
membro
Mensagens: 186
Registrado em: Qua Jun 04, 2014 1:29 pm
Localização: Salvador-BA

Mensagem por Thalles Santiago »

Segue uma pequena relação para comparar o custo caseirol x industrializado com base em materiais de qualidade diferentes e preços de Salvador.

Metanol Comercial = 0,006/ml
Metanol PA = R$ 0,015/ml
Oleo Rícino = R$ 0,009/ml
Óleo Dimetil = R$ 0,04/ml
Acetona PA = R$ 0,02/ml

Fórmula 4:1 Volume = 3750ML
Metanol 80% = 3000ML
Óleo 20% = 750ML

80% Metanol Comercial + 20% Oleo Rícino = R$ 24,75
80% Metanol Comercial + 20% Óleo Dimetil = R$ 48,00
80% Metanol PA + 20% Oleo Rícino = R$ 51,75
80% Metanol PA + 20% Óleo Dimetil = R$ 75,00

Não utilizei acetona ou nitro na mistura logo n da para comparar diretamente com um industrializado 10%, porém ainda assim é muito mais econômico. Ficou crítico se utilizar PA + Óleo de Kart. O valor ficou o mesmo de um industrializado que ainda tem 10% de nitro.

Tem que colocar na ponta do lápis.

Eu, assim como muitos aqui em Salvador, optamos pela mistura abaixo, pois é muito barata e o motor regula bem apesar de não ser PA ambas substâncias. O dinheiro que se economiza na relação metanol comercial e PA da para comprar dois ASP 52. Se compararmos a mistura com metanol comercial em relação ao combustível industrializado ai perco as contas, dois aeros novos, duas garrafas de Blue, um presente descente para esposa rs!

Usado e aprovado = Volume de 3750ML sendo 80% Metanol Comercial + 20% Oleo Rícino = R$ 24,75
sersilveira
membro
Mensagens: 107
Registrado em: Sex Mar 30, 2012 2:39 pm
Localização: Marataízes-ES

Mensagem por sersilveira »

Uma advertência que já deve ter sido feita aqui no forum mas não custa repetir: Evite inalar, ingerir, ter contato com o metanol através da pele, etc. O metanol é muito tóxico, pode provocar cegueira e é cancerígeno. Essa história de cheirar o combustível para verificar se é metanol é uma péssima idéia.
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Mensagem por man1aco »

[quote:4f8f99da7e="sersilveira"]Uma advertência que já deve ter sido feita aqui no forum mas não custa repetir: Evite inalar, ingerir, ter contato com o metanol através da pele, etc. O metanol é muito tóxico, pode provocar cegueira e é cancerígeno. Essa história de cheirar o combustível para verificar se é metanol é uma péssima idéia.[/quote:4f8f99da7e]

Que eu tenha lido cancerígeno é o Nitro, o metanol faz mal sim mas não tem nada de cancerígeno.
Avatar do usuário
Thalles Santiago
membro
Mensagens: 186
Registrado em: Qua Jun 04, 2014 1:29 pm
Localização: Salvador-BA

Mensagem por Thalles Santiago »

Hoje pela manhã testei o caseirol no meu AP .15 hornt, todos ficaram espantados. Girou uma Master 8x5 a 14500 com regulagem para voo, ou seja, não era afinação máxima. O MK fuel penava para girar a 12500 e em alta embolava. Estou 110% satisfeito, motor rendendo mais e problema de alta resolvido!

Só para terem ideia, tive problema no servo do profundor que perdeu o curso (picar) e se "trimou" sozinho cabrando, ou seja, com o stick neutro o avião ficava dando loops. Consegui descer o avião no hover, perto do solo tirei motor e piquei tudo, pouso perfeito. O que chamou atenção foi o motor segurar o avião no hover sem dificuldades com o caseirol.
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui..."
Avatar do usuário
jose.bissaco
membro
Mensagens: 865
Registrado em: Sáb Dez 27, 2008 6:03 pm
Localização: SUZANO - SP
Contato:

Mensagem por jose.bissaco »

Como voo elétrico e tenho esse motor toki 15 e esta sem uso coloquei óleo de mamona e gasolina de posto e não é que funcionou, já gastei dois tanques, só que quando acerto a alta fica ruim a baixa e vice e versa rsrsrsrs

[yt]NIuvmin-Ugk[/yt]
Voar é arte e cair faz parte!
Avatar do usuário
Thalles Santiago
membro
Mensagens: 186
Registrado em: Qua Jun 04, 2014 1:29 pm
Localização: Salvador-BA

Mensagem por Thalles Santiago »

Sem CDI não vai longe.
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui..."
Avatar do usuário
jose.bissaco
membro
Mensagens: 865
Registrado em: Sáb Dez 27, 2008 6:03 pm
Localização: SUZANO - SP
Contato:

Mensagem por jose.bissaco »

[quote:9af1e89fbf="Thalles Santiago"]Sem CDI não vai longe.[/quote:9af1e89fbf]
Como não uso vamos ver até aonde vai rsrsrs
Voar é arte e cair faz parte!
gabriel andrade
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Qua Abr 11, 2012 7:36 pm
Localização: colombo,parana

Mensagem por gabriel andrade »

pessoal em moro em colombo ao lado de curitiba e gostaria de saber aonde posso encontrar o metanol e o óleo de mamona mais barato pois o unico que achei foi na cloroquimica a 18 reais o litro de metanol e acabei comprando pra teste mais achei bem caro neste preço quase se iguala ao combustivel pronto sendo que o pronto contem nitro
djalma neto2011
membro
Mensagens: 173
Registrado em: Qui Nov 03, 2011 1:59 pm
Localização: Maceió, Alagoas

Mensagem por djalma neto2011 »

Usamos aqui em Maceió e nunca tivemos problema. Segue a mistura usada para 1litro:

16% de óleo de mamona = 160 ml
6% de Acetona pura = 60 ml
78% de metanol = 780 ml
sersilveira
membro
Mensagens: 107
Registrado em: Sex Mar 30, 2012 2:39 pm
Localização: Marataízes-ES

Mensagem por sersilveira »

Quanto ao fato de o metanol ser cancerígeno vejam neste endereço.
http://pbagora.com.br/conteudo.php?id=20130315121913&cat=economia&keys=anp-fecha-terminais-abastecimento-contaminados-metanol
De qualquer maneira, só a perspectiva de provocar cegueira faz com que todo cuidado com o metanol seja pouco.
Responder