Combústivel caseiro

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
sersilveira
membro
Mensagens: 107
Registrado em: Sex Mar 30, 2012 2:39 pm
Localização: Marataízes-ES

Mensagem por sersilveira »

Vejam também:
http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=91
Avatar do usuário
Thalles Santiago
membro
Mensagens: 186
Registrado em: Qua Jun 04, 2014 1:29 pm
Localização: Salvador-BA

Mensagem por Thalles Santiago »

[quote:55653e6013="djalma neto2011"]Usamos aqui em Maceió e nunca tivemos problema. Segue a mistura usada para 1litro:

16% de óleo de mamona = 160 ml
6% de Acetona pura = 60 ml
78% de metanol = 780 ml[/quote:55653e6013]

Testei essa mistura, realmente fica bem forte! Cuidado com motores que possuem bucha ao invés de rolamento, famosa série LA da OS. O manual é bem claro, 20% de óleo, tolerância mínima de 18%. Ainda faz ressalva a lubrificantes sintéticos, são liberados porém é recomendado engordar ainda mais a mistura para compensar a menor eficiência lubrificante em altas temperaturas se comparado ao rícino.
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui..."
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Mensagem por rafael_reali »

Alguém já comprou os produtos aqui pelo interior de São Paulo?
sersilveira
membro
Mensagens: 107
Registrado em: Sex Mar 30, 2012 2:39 pm
Localização: Marataízes-ES

Mensagem por sersilveira »

Não há necessidade do metanol ser pro análise(99,9%) O metanol técnico é 99,5% e funciona muito bem. Os motores não são tão sensíveis assim.
gabriel andrade
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Qua Abr 11, 2012 7:36 pm
Localização: colombo,parana

Mensagem por gabriel andrade »

alguem sabe onde comprar em curitiba
o metanol e o oleo
Avatar do usuário
Thalles Santiago
membro
Mensagens: 186
Registrado em: Qua Jun 04, 2014 1:29 pm
Localização: Salvador-BA

Mensagem por Thalles Santiago »

[quote:06dd4d174e="sersilveira"]Não há necessidade do metanol ser pro análise(99,9%) O metanol técnico é 99,5% e funciona muito bem. Os motores não são tão sensíveis assim.[/quote:06dd4d174e]

Assino embaixo mas com uma simples ressalva. Metanol técnico ou comercial em 90% dos casos é comercializado em garrafas pet's comuns sem um lacre adequado, e as vezes sem identificação do fabricante. Ou seja, pode facilmente ser adulterado. Ai sim o caseirol passa a ser uma tremenda dor de cabeça. Garantia de metanol de qualidade somente o P.A. Combustível industrializado tem motivos para serem caros! O caseirol fica realmente vantajoso quando se utiliza ricino, metanol comercial e não se utiliza nitro. Porém a qualidade fica duvidosa devido facilidade de adulteração do metanol e do ricino e ainda um pouco mais fraco devido abrirmos mão do nitro. Se formos fazer um caseirol com o mesmo padrão do industrializado (Metanol P.A, óleo sintético e nitro) o valor fica igual ou superior até! Sabe onde eles ganham? no volume fabricado e vendido. Utilizar caseirol não é montar o combustível com custos reduzidos e sim ter a possibilidade de abrirmos mão de potência retirando o nitro e da qualidade dos materiais optando pelos mais baratos, ou seja custo menor. Isso é caseirol!
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui..."
sersilveira
membro
Mensagens: 107
Registrado em: Sex Mar 30, 2012 2:39 pm
Localização: Marataízes-ES

Mensagem por sersilveira »

Eu concordo. Deve-se comprar em um vendedor de confiança. Em Belo Horizonte recomendo a Sulfal.O problema é que só vendem embalagens de 5 litros. Existia também a Municiadora mas não sei se ainda funciona.
Rafael Diniz
membro
Mensagens: 75
Registrado em: Ter Abr 23, 2013 9:26 pm
Localização: Rio de Janeiro RJ

Mensagem por Rafael Diniz »

Alcool Metílico + Ricino Utilizo a anos sem problemas nos motores OS. 5 x1 de proporção... Quando consigo nitro fica praticamente com o mesmo desempenho dos industriais. Abç.. Boa sorte nas misturas...
funaro1313
membro
Mensagens: 145
Registrado em: Qui Out 04, 2012 2:45 pm
Localização: Sao Paulo

Mensagem por funaro1313 »

apos ler as 11 paginas do topico novamente fiquei com uma duvida
quando for fazer uma mistura para 1 litro de combustivel a 16% de oleo com 6% de acetona tenho que retirar a % de 1000 exemplo
16% 1000 = 160ml
6% 1000 = 60ml
78% 1000 = 780ml

Vi umas umas contas locas que os outros fazem como por exemplo, 5:1 como da 16% de oleo como fazer esta conta para chegar na proporção de !6% de oleo

obrigado
Avatar do usuário
carlosm
membro
Mensagens: 1385
Registrado em: Sáb Mai 08, 2004 3:56 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por carlosm »

[quote:dd6789529d="funaro1313"]apos ler as 11 paginas do topico novamente fiquei com uma duvida
quando for fazer uma mistura para 1 litro de combustivel a 16% de oleo com 6% de acetona tenho que retirar a % de 1000 exemplo
16% 1000 = 160ml
6% 1000 = 60ml
78% 1000 = 780ml

Vi umas umas contas locas que os outros fazem como por exemplo, 5:1 como da 16% de oleo como fazer esta conta para chegar na proporção de !6% de oleo

obrigado[/quote:dd6789529d]

5:1 = 5 litros de metanol e 1 litro de óleo de rícino ou mamona

Total em volume = 6 litros

1litro óleo / 5litros metanol = 0,166666 = mistura com 16,6% de óleo

mistura 4:1 = 20 % de óleo
Ser feliz é deixar de ser vítima e se tornar o autor da própria história.
Responder