Combústivel caseiro

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
fskiko
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Dom Abr 13, 2014 1:10 pm
Localização: rio de janeiro

Re: Combústivel caseiro

Mensagem por fskiko »

pessoal,


Ja uso o caseirol a muito tempo, agora estou com um motor OS 4t que só rodava com nitrado, ao utilizar o caseirol comum 4x1 funcionou bem porem com potência muito reduzida, estou pensando em fazer a mistura com 10% de nitro e 16% de óleo de mamona, aqui onde moro tem nitro a 100,00 o litro ja fiz as contas e vai ficar em aproximadamente 80,00 5 litros será que vale a pena?
vhugo0
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Ago 20, 2015 12:58 pm
Localização: Brasil

Re: Combústivel caseiro

Mensagem por vhugo0 »

Pessoal, esse fornecedor citado, São Lazaro, aqui no rio de janeiro, não fornece o Metanol PA (Puro), alguém sabe informar outro lugar no Rio para comprar Metanol PA?
Alguém já comprou esses do Mercado Livre? É confiável?
sersilveira
membro
Mensagens: 107
Registrado em: Sex Mar 30, 2012 2:39 pm
Localização: Marataízes-ES

Re: Combústivel caseiro

Mensagem por sersilveira »

Não há necessidade de usar metanol PA.O metanol técnico serve muito bem.Enquanto o metanol PA é 99,9% puro, o técnico é 99,5% .O motor nem irá notar a diferença.
tamandua-rj
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Sex Set 11, 2015 3:35 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Combústivel caseiro

Mensagem por tamandua-rj »

Bem vamos lá... Não há nada de errado com combustível caseirol. Tanto é assim que toda competição dentro das normas FAI obriga a utilização de combustivem sem nenhum aditivo. Ou seja: caseirol puro é o que de ser usado. O nitro-metano ajuda na regulagem da carburação de nossos motores 2t pois libera uma molécula de oxigénio quando é queimado. Este oxigénio a mais permite que a mistura que voce ajustou com o avião no solo continue a funcionar quando voce está em voo. Explicação: quando em maiores alturas o ar é mais rarefeito e tem menos oxigénio. O motor vai desempenhar menos. Para os iniciantes fica mais fácil acertar a carburação com combustível nitrado. Para voos de domingueiros bastaria 5% de nitro-metano para atingirmos uma carburação fácil e lenta mais redonda. Mais que isso não faz muito sentido e caso necessitarmos de mais força seria melhor trocar o motor e não o combustível. Para que um motor glow tenha melhor desempenho com caseirol é importante que o mesmo tenha alta taxa de compressão. Alguns motores possuem anéis de vedação no cabeçote que podem ser retirados para aumento desta taxa. Cuidado deve ser tomado para que voce não tenha uma pressão tão grande que cause a explosão do combustível antes do momento desejado (per-iguinição).
Sintomas de per-iguinição: retrocesso na partida, queimar velas, aquecimento exagerado e mais problemas....

O nosso hobby já é bem caro e temos de desmistificar o uso do caseirol pois combustível preparado tá caro pra caramba

Abraço a todos
Avatar do usuário
Viridias
membro
Mensagens: 717
Registrado em: Qui Set 26, 2013 11:52 am
Localização: Fortaleza-CE

Re: Combústivel caseiro

Mensagem por Viridias »

Já falei isso aqui algumas vezes. Mas tem gente que insiste em comprar "metanágua", mistura com óleo de rícino e quer que os motores funcionem bem. Para um bom caseirol é preciso um bom metanol (PA) e um bom óleo de rícino (PA), nada mais que isso.
"Ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender, nem tão burro que não tenha nada a ensinar". Pense nisso.
tamandua-rj
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Sex Set 11, 2015 3:35 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Combústivel caseiro

Mensagem por tamandua-rj »

Olha álcool PA e óleo PA é muito difícil de comprar. Eu mesmo compro em uma casa de produtos químicos e o álcool não é PA. Alias, pelo que eu saiba, no Rio apenas uma loja vende produtos PA. A pureza de um produto PA só é necessária para analise em laboratório. Claro que voce não pode comprar álcool batizado mas também não é necessário ser PA. Basta na hora da compra voce deixar claro que o índice de pureza deve ser alto e que o percentual de humidade deve ser bem baixo. Explique para o vendedor que voce quer para aeromodelismo. Eles saberão o que fornecer. Afinal eles estão interessados em que voce volte para comprar mais. Onde compro, caso voce especifique que é para aeromodelismo, o álcool é tirado de outros vasilhame que não os de venda normal no balcão. Nada de acetona o outros produtos milagrosos.
ernestoaug
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Seg Jun 22, 2009 9:17 am
Localização: sao paulo

Re: Combústivel caseiro

Mensagem por ernestoaug »

oi, sou leigo, melhor dizer, leigão. comprei este motor ( http://pt.aliexpress.com/item/TAIYO-15- ... Title=true ) ainda não chegou, está nos correios :x ; no site ,fala em combustivel de metanol e oleo de ricino na proporção de 4:1 , o que voces acham, é bom ou posso tentar outro combustivel ? obrigado
Responder