Motor Sobrealimentado (turbo/blower)

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores

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Marco Antonio
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Mensagempor Marco Antonio » 02 Fev 2009 20:24

... voltando ao planeta terra e querendo tirar mais de um motor pra aero.

Não é mais eficiente usar um boa e sincronizada Pipa?

Usei em um ST61 e quero usar em um OS46.
É mais barato e vai dar performance melhor em baixa.
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Megafly
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Mensagempor Megafly » 02 Fev 2009 21:09

Eu acredito que sobre alimentar um motor de aeromodelo até seria possivel e viavel porem nao serviria pra literalmente NADA.
Em aviões full, tipo um seneca, money entre tantos outros o turbo é feito não somente para aumentar a potencia, porque ele aumenta bem pouco... Ele é feito para a aeronave poder voar + alto onde o ar é rarefeito e o motor aspirado perde muita potencia.
Podem ver que um skylane aspirado apos os 7000 pes, quase nao sobe +, mesmo com a manete no batente o motor não rende nada, o mesmo com turbo (tudo de fabrica) tem um teto operacional de aprox 19000 pes. Nem vou entrar na questao que o piloto e pax teriam que usar suprimento de oxigenio.
Em se tratando de carros, quanto + pressão e vazão do turbo o motor vai render +, claro que você precisa compensar isso com o aumento de combustivel, senão derrete tudo, voce até poderia colocar 5.000hp num motor 1.0L mas precisaria de uma pressão incrivel e materiais pra forjar camisa, pistão, vira, fora block guard... que acho que só encontria em outro planeta.

Pra aumentar a potencia de um motor glow sem acrescentar muito peso, eu aconsselho uma pipa, tenho um OS FX 61 com uma Hatori e funfa que é o bicho.

Sou + a opnião do Marco, taca logo um motor maior e pronto, se sobrealimentar um motor glow fosse facil, já teriam varios a venda.
Eu já tive 1 YS 91 air chamber, que eles falam que tem a potencia de um 120, mas nao tinha nao.

Abraços.
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Mensagempor -=|Novelli|=- » 02 Fev 2009 22:23

Mega,

Eu tb acho que nao vai adiantar nada, como disse, tudo indica que nao terá mudanças significativas.

mas eu fiquei curioso rsrs nao tenho nenhuma pretencao de fazer esse tipo de coisa, mas pelo bem da ciencia, vale uma testadinha!!!

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oswaldo pires
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Mensagempor oswaldo pires » 02 Fev 2009 22:44

muito interessante. queria ter bala na agulha. pra este assunto, mas aguardo ansiosamente a projeto virar realidade, boa sorte e grana aos pioneiros. já pensou arrancadas de aeros a 600km/h (obs não vale turbina a jato ok) com motores que duram 2 corridas????

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Marco Antonio
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Mensagempor Marco Antonio » 02 Fev 2009 23:20

... 600 km :roll: difiiiiiiiiiiiiiiiiiicil a não ser que o lula tenha revogado as leis da Fisica.
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Mensagempor -=|Novelli|=- » 03 Fev 2009 11:30

acho que ele falou brincando.... kkk

apzeiro
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Mensagempor apzeiro » 03 Fev 2009 23:42

[quote:80b1e6f5e9="oswaldo pires"]muito interessante. queria ter bala na agulha. pra este assunto, mas aguardo ansiosamente a projeto virar realidade, boa sorte e grana aos pioneiros. já pensou arrancadas de aeros a 600km/h (obs não vale turbina a jato ok) com motores que duram 2 corridas????[/quote:80b1e6f5e9]

Pode ter falado de brincadeira mas isso é mais do que realidade.
Aqui tem um Polecat (pylon Race) inteiro em fibra de carbono comprado diretamente do Darrol Cady (foi campeão na mão dele com a equipe JR) com motor Nelson que passa fácil dos 600Km/h

Como sei a velocidade? duas fontes:
1) informado pelo próprio Darrol o avião deveria passar dos 180 m/s (a meta do projeto era em torno de 200m/s para poder ganhar o campeonato).
2) Colocamos um GPS em um Jato aqui. Bateu os 740Km/h.
Comparando o vôo dos dois, o Polecat passa fácil pelo jato.

Imagina turbinar aquele Nelson!!! huauahua.

Umas fotinhas do Polecat que eu tirei no fim do ano (antes dele cair).
[URL=http://img25.imageshack.us/my.php?image=dsc03635mf6.jpg][img:80b1e6f5e9]http://img25.imageshack.us/img25/9439/dsc03635mf6.th.jpg[/img:80b1e6f5e9][/URL]

O presidente da nossa associação (dono da criança):
[URL=http://img293.imageshack.us/my.php?image=dsc03636yr8.jpg][img:80b1e6f5e9]http://img293.imageshack.us/img293/434/dsc03636yr8.th.jpg[/img:80b1e6f5e9][/URL]

Detalhe do Motor Nelson:
[URL=http://img25.imageshack.us/my.php?image=dsc03637mg4.jpg][img:80b1e6f5e9]http://img25.imageshack.us/img25/1997/dsc03637mg4.th.jpg[/img:80b1e6f5e9][/URL]


Como não poderia ficar sem, um videozinho da criança. Nessa época ainda estava na fase de amaciamento do motor. Mas mesmo assim dá para sentir a velocidade dele:

[url]http://www.youtube.com/watch?v=1wn3A0uTAv0[/url]
Abraço a todos
Marcos

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Sukyake
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Mensagempor Sukyake » 04 Fev 2009 00:58

[quote:335bd747eb="apzeiro"][quote:335bd747eb="oswaldo pires"]muito interessante. queria ter bala na agulha. pra este assunto, mas aguardo ansiosamente a projeto virar realidade, boa sorte e grana aos pioneiros. já pensou arrancadas de aeros a 600km/h (obs não vale turbina a jato ok) com motores que duram 2 corridas????[/quote:335bd747eb]

Pode ter falado de brincadeira mas isso é mais do que realidade.
Aqui tem um Polecat (pylon Race) inteiro em fibra de carbono comprado diretamente do Darrol Cady (foi campeão na mão dele com a equipe JR) com motor Nelson que passa fácil dos 600Km/h

Como sei a velocidade? duas fontes:
1) informado pelo próprio Darrol o avião deveria passar dos 180 m/s (a meta do projeto era em torno de 200m/s para poder ganhar o campeonato).
2) Colocamos um GPS em um Jato aqui. Bateu os 740Km/h.
Comparando o vôo dos dois, o Polecat passa fácil pelo jato.

Imagina turbinar aquele Nelson!!! huauahua.

Umas fotinhas do Polecat que eu tirei no fim do ano (antes dele cair).
[URL=http://img25.imageshack.us/my.php?image=dsc03635mf6.jpg][img:335bd747eb]http://img25.imageshack.us/img25/9439/dsc03635mf6.th.jpg[/img:335bd747eb][/URL]

O presidente da nossa associação (dono da criança):
[URL=http://img293.imageshack.us/my.php?image=dsc03636yr8.jpg][img:335bd747eb]http://img293.imageshack.us/img293/434/dsc03636yr8.th.jpg[/img:335bd747eb][/URL]

Detalhe do Motor Nelson:
[URL=http://img25.imageshack.us/my.php?image=dsc03637mg4.jpg][img:335bd747eb]http://img25.imageshack.us/img25/1997/dsc03637mg4.th.jpg[/img:335bd747eb][/URL]


Como não poderia ficar sem, um videozinho da criança. Nessa época ainda estava na fase de amaciamento do motor. Mas mesmo assim dá para sentir a velocidade dele:

[url]http://www.youtube.com/watch?v=1wn3A0uTAv0[/url][/quote:335bd747eb]

700km/h?

Sei não hein...

Da para checar a velocidade desse ai no video com um programinha... deve ser algo próximo de 250~300km/h.
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Isso não faz sentido. Isso parece inútil.

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rasec_jj
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Mensagempor rasec_jj » 04 Fev 2009 12:05

[quote:9fc504848a="apzeiro"][quote:9fc504848a="oswaldo pires"]muito interessante. queria ter bala na agulha. pra este assunto, mas aguardo ansiosamente a projeto virar realidade, boa sorte e grana aos pioneiros. já pensou arrancadas de aeros a 600km/h (obs não vale turbina a jato ok) com motores que duram 2 corridas????[/quote:9fc504848a]

Pode ter falado de brincadeira mas isso é mais do que realidade.
Aqui tem um Polecat (pylon Race) inteiro em fibra de carbono comprado diretamente do Darrol Cady (foi campeão na mão dele com a equipe JR) com motor Nelson que passa fácil dos 600Km/h

Como sei a velocidade? duas fontes:
1) informado pelo próprio Darrol o avião deveria passar dos 180 m/s (a meta do projeto era em torno de 200m/s para poder ganhar o campeonato).
2) Colocamos um GPS em um Jato aqui. Bateu os 740Km/h.
Comparando o vôo dos dois, o Polecat passa fácil pelo jato.

Imagina turbinar aquele Nelson!!! huauahua.

Umas fotinhas do Polecat que eu tirei no fim do ano (antes dele cair).
[URL=http://img25.imageshack.us/my.php?image=dsc03635mf6.jpg][img:9fc504848a]http://img25.imageshack.us/img25/9439/dsc03635mf6.th.jpg[/img:9fc504848a][/URL]

O presidente da nossa associação (dono da criança):
[URL=http://img293.imageshack.us/my.php?image=dsc03636yr8.jpg][img:9fc504848a]http://img293.imageshack.us/img293/434/dsc03636yr8.th.jpg[/img:9fc504848a][/URL]

Detalhe do Motor Nelson:
[URL=http://img25.imageshack.us/my.php?image=dsc03637mg4.jpg][img:9fc504848a]http://img25.imageshack.us/img25/1997/dsc03637mg4.th.jpg[/img:9fc504848a][/URL]


Como não poderia ficar sem, um videozinho da criança. Nessa época ainda estava na fase de amaciamento do motor. Mas mesmo assim dá para sentir a velocidade dele:

[url]http://www.youtube.com/watch?v=1wn3A0uTAv0[/url][/quote:9fc504848a]

Digamos que chegue aos 700km/h... Mas é IMPOSSÍVEL de pilotar! Como que faz um circuito normal com um aero deste tamanho com esta velocidade? Não dá tempo nem pra pensar em fazer uma curva pra voltar. Pra isso, teria que ir muito longe com o aero e você o perderia de vista e até mesmo o sinal do rádio. Tive um sokol que chegava aos 250km/h. Já era muito dificil!
Júlio Cesar de Almeida Jr.

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Marco Antonio
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Mensagempor Marco Antonio » 04 Fev 2009 12:15

.. hããã. Não!

Alguns Jatos fazem RC isso e o piloto, de acordo com relatos pilota quase por instinto.

Dez segndos depois já está um pouco fora dos limites de alcance dos radios, mas na realidade eles alcançam um ouco mais.

É uma palpitação constante no coração... já pilotei um aero a um pouco mais de 200km e é um sufco.
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Mensagempor Marcio H » 04 Fev 2009 13:35

344km/h é o recorde mudial de velocidade usando motor a pistão de acordo com o site da FAI. 366km/h se não me engano é o recorde elétrico , sendo que um alemão está registrando 405km/h e logo vira a ser oficial... sem gerar polêmica , o avião do vídeo não está a mais do que 225-250km/h. falar em 600km/h está absolutamente fora de qualquer possibilidade ... a barreira dos 400 km/h fica pra motores girando mais de 50mil RPM .
sobre velocidades em jatos , no evento feito aqui em Campo Magro , onde estive presente , foi atingido 678km/h depois de um mergulho de uns 500m... no plano a conversa muda totalmente.

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Mensagempor Marco Antonio » 04 Fev 2009 13:38

[quote:9f2e1b79e8="Marcio H"]344km/h é o recorde mudial de velocidade usando motor a pistão de acordo com o site da FAI. 366km/h se não me engano é o recorde elétrico , sendo que um alemão está registrando 405km/h e logo vira a ser oficial... sem gerar polêmica , o avião do vídeo não está a mais do que 225-250km/h. falar em 600km/h está absolutamente fora de qualquer possibilidade ... a barreira dos 400 km/h fica pra motores girando mais de 50mil RPM .
sobre velocidades em jatos , no evento feito aqui em Campo Magro , onde estive presente , foi atingido 678km/h depois de um mergulho de uns 500m... no plano a conversa muda totalmente.[/quote:9f2e1b79e8]

Uma das raras vezes que concordo pleeeeeeeeeeeeeeeenamente com o Marcio :P

Como eu disse, a não ser que a Fisica e os elementos sejam de outra dimensão.
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Mensagempor apzeiro » 04 Fev 2009 15:11

Pylon Race (a combustão) passa de 400Km/h brincado. Inclusive um pylon que atinge uma velocidade dessas nem consegue competir.

Vou fazer um vídeo no final de semana do Jato saindo com o GPS zerado e depois ele voltando com a velocidade registrada.

Vou filmar ele em mergulho no mesmo lugar. Depois poderão comparar com o Pylon.

Olhe esse vídeo de um Arrowzinho "correndo" com um carro.
Treinadorzão asa alta motorzinho Supertrigre no caseirol. Tirem suas próprias conclusões. O autor da brincadeira é um amigo nosso aqui da associação.
Será que 200km/h é é tão difícil mesmo?

Repare que no video ele comenta do "solinho". Acho que o pessoal do glow conhece o Solo. É um aero de asa alta, mas muito bom.
Esse solo passa pelo Arrow de um jeito que dá impressão que o Arrow tá parado.

Video: http://www.youtube.com/watch?v=7RUi2K535q4
Vale a pena ver. É no mínimo engraçado.

Nossa pista tem 450m (taxi do aeroporto). Quando o Polecat passa depois do mergulho (assim como o jato), não dá tempo de contar até 3s já acaba a pista (no cronômetro, coisa totalmente imprecisa, dá pouco mais de 2s).

E não é nada impossível controlar um aero desses. Só é crítico no pouso, pois ele vem sem motor e mesmo afundando há uns 300m da pista ele ainda rasga a pista inteira pra parar, quando não sobra um matinho pra ele ainda.

Eu fui conhecer um Polecat ano passado. Nos meus 15 anos de aeromodelismo nunca tinha visto nada igual.

Na categoria F1 a média horária fica acima da 220mph. Isso é uma média de 10 voltas, fazendo curva o tempo todo e de 15 a 20 pés do chão.

Em mergulho da o dobro fácil. Pesquisem.
Abraço a todos

Marcos

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Mensagempor apzeiro » 04 Fev 2009 15:13

[quote:045b737b84="Marcio H"]344km/h é o recorde mudial de velocidade usando motor a pistão de acordo com o site da FAI. 366km/h se não me engano é o recorde elétrico , sendo que um alemão está registrando 405km/h e logo vira a ser oficial... sem gerar polêmica , o avião do vídeo não está a mais do que 225-250km/h. falar em 600km/h está absolutamente fora de qualquer possibilidade ... a barreira dos 400 km/h fica pra motores girando mais de 50mil RPM .
sobre velocidades em jatos , no evento feito aqui em Campo Magro , onde estive presente , foi atingido 678km/h depois de um mergulho de uns 500m... no plano a conversa muda totalmente.[/quote:045b737b84]
Pesquisa quantos RPM um Nelson dá. Vai gostar...
Sim essa velocidade é depois de um "P" dum mergulho.
Abraço a todos

Marcos

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Mensagempor apzeiro » 04 Fev 2009 15:15

[quote:7407eac27e="Marco Antonio"][quote:7407eac27e="Marcio H"]344km/h é o recorde mudial de velocidade usando motor a pistão de acordo com o site da FAI. 366km/h se não me engano é o recorde elétrico , sendo que um alemão está registrando 405km/h e logo vira a ser oficial... sem gerar polêmica , o avião do vídeo não está a mais do que 225-250km/h. falar em 600km/h está absolutamente fora de qualquer possibilidade ... a barreira dos 400 km/h fica pra motores girando mais de 50mil RPM .
sobre velocidades em jatos , no evento feito aqui em Campo Magro , onde estive presente , foi atingido 678km/h depois de um mergulho de uns 500m... no plano a conversa muda totalmente.[/quote:7407eac27e]

Uma das raras vezes que concordo pleeeeeeeeeeeeeeeenamente com o Marcio :P

Como eu disse, a não ser que a Fisica e os elementos sejam de outra dimensão.[/quote:7407eac27e]
Ou sejam além do conhecimento...
Abraço a todos

Marcos

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Mensagempor Marcio H » 04 Fev 2009 15:51

o avião dos "600km/h fácil" do vídeo passa na melhor das passadas (em 1:20 aprox) em 325km/h (erro de +/- 5km/h , dopler waveoscope). é um belo modelo mas pra 400 falta muito , o que dirá 600...
nem pesquisei muito , entrei em 3 sites depois de uma pesquisa no google , mas não achei nenhuma referência a mais de 24 mil rpm neste motor. 24mil rpm e uma helice 8x8 daria 300km/h de pitch speed. no ar como fica mais leve pro motor , daria pra chutar 330... interessante como bate certinho com o video... mas ainda falta muiiiitoo pra 600...

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Mensagempor Marcio H » 04 Fev 2009 16:15

Marcos, você sabe a relação que existe entre arrasto , potência e velocidade?

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Mensagempor Marco Antonio » 04 Fev 2009 21:51

A Equação do arrasto permite determinar a força a que é sujeito um objecto ao atravessar um certo fluido. Esta equação, atribuída a Lord Rayleigh, tem a seguinte expressão:


[img:e7b2a78571]http://images.orkut.com/orkut/albums3/ATcAAADqr59lZpfHpsy5JG6lJDBx0cV_UL7FmUkuvvSdhFacwRnQfESc3EcwR_9Gs8aSa5Yz5xqUlgUOJVbtCH9wzhV-AJtU9VAPL41AhAGXKigiqb_uFDFHbcoCGA.jpg[/img:e7b2a78571]



onde

Fd é a força do arrasto.
Cx é o coeficiente de arrasto (uma unidade sem dimensões determinada experimentalmente)
ρ é a Massa volúmica do fluido (Na atmosfera terrestre, e de acordo com a equação barométrica tem o valor de 1,293 kg/m3 a 0°C e 1 atmosfera),
v é a velocidade do objecto em relação ao fluido,
A é a área de referência


De notar o factor v² que denota a dependência do arrasto em relação ao quadrado da velocidade, levando a que, quando a velocidade duplica não só o impacto do fluido se dá a uma velocidade dupla como a massa do impacto por unidade de tempo também duplica, o que leva a que a mudança do momento por segundo seja multiplicada por quatro



http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol7/Num2/v13a07.pdf

http://pt.wikipedia.org/wiki/Equa%C3%A7%C3%A3o_do_arrasto
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Mensagempor Marco Antonio » 04 Fev 2009 22:01

fazendo lá uma continha simples deduzimos que a 141km/h um modelo tem um arrasto aerodinâmico duas vezes maior do que se estivesse a 100km/h . A coisa cresce exponencialmente: a 200km/h a força de arrasto é quatro vezes maior que a 100km/h, e a 300km/h é nove vezes maior que a 100km/h.
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Mensagempor Marcio H » 04 Fev 2009 23:02

Marco, estava questionando ao apzeiro mas vc mostrou bem o que eu queria mostrar , e colocar a potência na jogada. a potência cresce ao cubo.

arrasto aerodinamico... por exemplo um carro em uma pista , a 80km/h. se são necessários 10hp pra ele vencer o arrasto e manter os 80km/h , pra fazer o mesmo a 160km/h , manter a velocidade , vencer o arrasto , ele deverá ter 80HP.

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Mensagempor Marco Antonio » 04 Fev 2009 23:04

Mas potencia fica dificil pois vai depender de todo um conjunto.

Eu posso ter 1000W em um conjunto motor X helice e voar mansinho

Sem falar em que eficiencia vamos ter..
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Mensagempor Marcio H » 04 Fev 2009 23:19

não , sem complicar , só demonstrar que ao dobrar a velocidade , a energia necessária no motor pra somente vencer o arrasto aumentará 8 vezes. dobrou a velocidade o arrasto aumenta 4x

apzeiro
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Mensagempor apzeiro » 05 Fev 2009 14:18

[quote:d662864036="Marcio H"]344km/h é o recorde mudial de velocidade usando motor a pistão de acordo com o site da FAI. 366km/h se não me engano é o recorde elétrico , sendo que um alemão está registrando 405km/h e logo vira a ser oficial... sem gerar polêmica , o avião do vídeo não está a mais do que 225-250km/h. falar em 600km/h está absolutamente fora de qualquer possibilidade ... a barreira dos 400 km/h fica pra motores girando mais de 50mil RPM .
sobre velocidades em jatos , no evento feito aqui em Campo Magro , onde estive presente , foi atingido 678km/h depois de um mergulho de uns 500m... no plano a conversa muda totalmente.[/quote:d662864036]

Dá hora esse programinha. Onde consigo um desses?
Seria um doppler de vídeo?

Você tem toda razão, pode ser que os 600 sejam um pouco absurdo mesmo.
Mas será que nem em mergulho não dá isso?
Ele parece afundar mais rápido que o jato. Na horizontal eu não tenho dúvida que o jato seja mais rápido, mas em mergulho (não sei é a impressão que dá) mas o Polecat parece mto mais rápido.

No chão ele dá 27.000 rpm, mas dá perceber facilmente a cavitação.
Quando entra em mergulho o giro sobe absurdamente. Deve passar do 30.000 rpm com toda certeza.
Já escutei falar que motores Nelson chegam dar 55 mil. Não sei em qual situação.
Tenho o e-mail aqui do preparador dos motores. Vou perguntar pra ele quanto dá pra matar essa curiosidade.

Cara mas que ele cruza a pista com coisa de 2s isso é fácil ver. Vou ver se consigo fazer um vídeo dele. Não sei se eles têm coragem de colocar o GPS no Polecat, mas seria uma boa pra tirar a prova dos 9.

No máximo final de semana que vem eu filmo pra vcs.

Sobre o arrasto vc tem toda razão. Cresce absurdamente acima de 100 - 150 km/h

Eu participo de arrancada há uns 12 ou 13 anos. Na hora de preparar um carro para os 402m, chega uma hora que só o motor não ajuda mais.
A barreira dos 12s é complicada de passar. Chegar nos 12,5 a 13 qualquer porcaria chega. Agora 11,9 (que não parece mto distante) já começa a ficar crítico. A cada 0,1s que se ganha a potência sobe absurdamente, pois tanto o arrasto como o atrito com o solo (que normalmente falta) passam a ter um peso grande.

Vou caçar esse programinha para medir os carros tb hehehe

Então, volando ao assunto. E se turbinar um Nelson? :D
Abraço a todos

Marcos

apzeiro
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Mensagempor apzeiro » 05 Fev 2009 14:30

achei o programa. Mto show.
Pelo que entendi ele calcula pelo som do video.

Agora que eu filmo mesmo!!! huahuahuah

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Marcio H
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Mensagempor Marcio H » 05 Fev 2009 15:10

é show este q40. se estivesse mais perto de vcs gostaria muito de ver ele voar , deve ser muito massa mesmo.
não duvido nem um pouco que ele se mostre mais rápido que o jato. quantos polecat o jato deve pesar? o pylon com o seu perfil fino e desenho todo liso. o jato é força bruta , mas muito pesado.
você que gosta de arrancada , é como comparar um opalão preparadão com um fusca da FLTT (xiiii espero não ter provocado um opaleiro...) falar neles , foi no final do ano passado que Sandro Bruno cravou 8.85s com seu fusca. novamente quebrando barreiras , ele foi o primeiro a descer dos 10 , agora desceu dos 9s. 260km/h em 8.85s , imagina quanta potencia o motor 4 cilindros 2.4L tá produzindo... qto de acerto pra chegar nisso!
http://www.youtube.com/watch?v=2tvJ3o1nxIk

abraço


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