Motor Sobrealimentado (turbo/blower)

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores

Moderador: Paulinho

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Marcio H
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Mensagempor Marcio H » 05 Fev 2009 15:16

onde o jato leva vantagem: em um mergulho. o fluxo que sai da turbina tem velocidade altíssima , não sei especificar mas imagino beirar uns 800km/h. já no aero com helice , no caso do polecat , fica limitado em uns 330km/h. ou seja , mergulhos não adiantam muito, talvez até se ele subir muito alto , cortar o motor e vier com a helice travada , passe mais rápido que com o motor no máximo acelerando (se o perfil de asa ajudar e a helice travar completamente). é o que acontece nos hotliners de alto desempenho.

apzeiro
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Mensagempor apzeiro » 05 Fev 2009 16:51

Ixi, com fusca eu não me meto!!
De fusca alí só tem o nome fora que o Sandro é o cara!
Meu negócio e ST e STTDB. Nem na A não da pra se meter. Vai dinheiro hein!

Tenho mais vídeos do Q40, mas tão em DVD ainda. Quando der um tempinho eu passo pra mpeg e coloco no youtube.
Inclusive vou pegar o som dele pra colocar naquele programinha maluco lá.

No vídeo que eu tenho aqui ele tá com o motor afinadinho já e voa um pouco mais liso. Esse do youtube tava amaciando ainda, por isso tava meio gordo.
Quando vem no mergulho o troço afina dum jeito que assusta.
Abraço a todos
Marcos

apzeiro
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Mensagempor apzeiro » 05 Fev 2009 17:01

[quote:72c2d22874="Marcio H"]onde o jato leva vantagem: em um mergulho. o fluxo que sai da turbina tem velocidade altíssima , não sei especificar mas imagino beirar uns 800km/h. já no aero com helice , no caso do polecat , fica limitado em uns 330km/h. ou seja , mergulhos não adiantam muito, talvez até se ele subir muito alto , cortar o motor e vier com a helice travada , passe mais rápido que com o motor no máximo acelerando (se o perfil de asa ajudar e a helice travar completamente). é o que acontece nos hotliners de alto desempenho.[/quote:72c2d22874]
Já fizeram esse teste (na hora que acabou o comb) ele tava subindo forte, aproveitou o embalo pra ir até onde deu (ficou um ponto no céu). Daí veio na vertical e fez uma passagem. Muito mais lento que de motor cheio.

Acredito que o motor ajude a passar da velocidade que seria a terminal.

Mas num foi assim uma experiência para comparar essas duas cituações, to falando apenas das impressões visuais que tivemos.
Abraço a todos

Marcos

hsmakino
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Veneno no GLOW

Mensagempor hsmakino » 19 Fev 2009 00:32

Saudaçoes amigos, bom entrando neste assunto tenho varias opinioes e afirmaçoes.

Bom em primeiro gostaria de falar sobre a performance dos motores GLOW 2T para aeromodelos, ja se discutiu e estudaram muitos os meios de sobrealimentar os motores mas ficou inviavel por ser caro a sua produçao de kits turbo/blower para estes sistemas.

Uma soluçao para "envenenar" os motores sao comprar um escape dimensionado como os da Jett ou Nelson que no meu motor OS 55-AX que de 1.76cv vai pra 2cv aproximadamente, e usar uma mistura de combustivel maior de NITRO, que normalmente e 10% para 30%.

Em relaçao ao meu video no YOUTUBE aquele era o primeiro voo daquele motor e pelo fato de amaciar o motor ele estava com a mistura bem rica(gordo) postarei outro video com ele FULL ok.
Colocamos um GPS num P-51 da Hangar9 com motor OS 120 com mufla bisson Pits o GPS marcou 287KM no video a noçao da velocidade dele http://www.youtube.com/watch?v=rjNUUKi7lcs dai tirem suas conclusoes, esse pylon do lolo atinge + - entre 400 a 500km/h rodando ate 40.000RPM (isto sendo uma deduçao minha) aqui um video de um caça atingindo a velocidade do som http://www.youtube.com/watch?v=AL5JRg-OSE8&feature=PlayList&p=F25D9C9B1D8B5F80&index=4&playnext=3&playnext_from=PL .

Abraços a todos.

r.boschiero
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Mensagempor r.boschiero » 05 Mar 2009 05:54

Gostei da ideia de superalimentar o 2t tambem, nao sei se é viavel financeiramente mas dragsters sao ?????

Apzeiro to contigo !! pylon eu medi o meus 2 com radar de mao ficava muito sem precisao mas algo em torno de 300kms era um napier com um nelson saindo do chao com 20.000 outro que medi foi o viper com motor supertigre g500 deu uns 280km .

apzeiro o motor do debarba nao tem 3000 cavalos naum meu
+ ou - 3000 tem o hemy do barba da racepower ( trabalhei nesse carro 15 festival)
+ de 3000 o motor do grandao sidnei frigo
8kg de blower do nosso amigo la é so na conversa
ouvi falar de uma RD 350 comprimida com turbo.

fiquei pensando em um problema quando vc aplicar que seje 0,3 de pressao no blowerzinho o combustivel vai sair e voltar todo pro tanque quanto o tempo da janela do vira estiver fechada, vc sabe o que estou falando gol carburado com 1kg de pressao tem que ter 2kg de pressao de combustivel né ?!!

mas vamos la Turbo neles to dentro e tenho varios motores aqui pra testarmos e inventarmos, tenho ate um lixo de motor jba 120 2t zero vou prender ele na morça amanha e enfiar o compressor, vou fazer uma regulador de pressao meia boca para uns 0,5 no carbura e 1kg vou enfiar no tanque!!! !!! vou ver se da pra filmar
ou tirar fotos dos cacos hehe


Abracos Rodrigo



falo isso que tive o prazer e sorte de trabalhar com o Tonhao POWERPLUS

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Michelfas
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Mensagempor Michelfas » 07 Set 2009 23:13

Poxa, parou do nada o topico?
Cade os Pilons com 600Km/h ?

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Mensagempor apzeiro » 19 Nov 2009 13:44

[quote:98e896ba50="r.boschiero"]Gostei da ideia de superalimentar o 2t tambem, nao sei se é viavel financeiramente mas dragsters sao ?????

Apzeiro to contigo !! pylon eu medi o meus 2 com radar de mao ficava muito sem precisao mas algo em torno de 300kms era um napier com um nelson saindo do chao com 20.000 outro que medi foi o viper com motor supertigre g500 deu uns 280km .

apzeiro o motor do debarba nao tem 3000 cavalos naum meu
+ ou - 3000 tem o hemy do barba da racepower ( trabalhei nesse carro 15 festival)
+ de 3000 o motor do grandao sidnei frigo
8kg de blower do nosso amigo la é so na conversa
ouvi falar de uma RD 350 comprimida com turbo.

fiquei pensando em um problema quando vc aplicar que seje 0,3 de pressao no blowerzinho o combustivel vai sair e voltar todo pro tanque quanto o tempo da janela do vira estiver fechada, vc sabe o que estou falando gol carburado com 1kg de pressao tem que ter 2kg de pressao de combustivel né ?!!

mas vamos la Turbo neles to dentro e tenho varios motores aqui pra testarmos e inventarmos, tenho ate um lixo de motor jba 120 2t zero vou prender ele na morça amanha e enfiar o compressor, vou fazer uma regulador de pressao meia boca para uns 0,5 no carbura e 1kg vou enfiar no tanque!!! !!! vou ver se da pra filmar
ou tirar fotos dos cacos hehe


Abracos Rodrigo



falo isso que tive o prazer e sorte de trabalhar com o Tonhao POWERPLUS[/quote:98e896ba50]
Cara realmente tem mto motor 2T turbinado por ai. To contigo.
Por isso nem quis entrar nesse mérito. Quem tiver curiosidade que pesquise mais.

Sobre os 3000hp, acho que eu confundi os nomes. É o da Race Force. Ele que me recebeu lá numa sexta-feira quanto tava quase fechando.
Não sei se é "debarba" ou "barba". O que importa é que o cara era uma simpatia e fez questão de me mostrar todos os carros dele lá no fundo. Cheguei umas 18h15 +ou- e fiquei até umas 19h30 conversando com ele.

Essa do blower de 8Kg deve ser o peso dele huahuahua. Semn comentários mesmo.

Voltando ao assunto do tópico....
Se fizer esse teste mesmo me avise, ok? Tenho interesse ainda.
Sobre a alimentação teria que observar como aquele kit pra carrinho faz.
Que faz andar mais isso é um fato, se não o pessoal dos mini-dragsters não usariam.
Como os motores são praticamente os mesmos do aero, não tem porque não dar certo tb.

Um dia eu consigo.
Abraço a todos

Marcos

apzeiro
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Mensagempor apzeiro » 19 Nov 2009 13:48

Pra quem fala que não dá pra sobrealimentar 2T, segue um videozinho?
http://www.youtube.com/watch?v=GGXcM9evUpo
Vespa é 4T??? Acho que no, hein.

apzeiro
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Mensagempor apzeiro » 20 Nov 2009 19:32

Eu até havia esquecido desse tópico.
Finalmente consegui colocar o som de um vídeo do polecat no waveScope.

Testei em diversar partes de vídeo onde ele entrava em mergulho eo motor afinava o máximo que dava para perceber.

As medições ficaram entre 285km/h a 338Km/k

O primeiro modelo dele, que foi campeão, tenho impressão de que voava um pouco mais, mas não era muuuuito mais não.

Realmente para os 600km/h que o fabricante falou está beeeem longe.

Vou postar a seguir a imagem de um dos pontos da medição que eu fiz. Procurei seguir o manual à risca, mas não sei se fiz 100% certo. Mas para uma noção já serve.

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Mensagempor apzeiro » 20 Nov 2009 20:44

Seguem a imagens do WaveScope:

[img:e2dbed0e7f]http://img524.imageshack.us/img524/990/teste3tn.jpg[/img:e2dbed0e7f]

[img:e2dbed0e7f]http://img233.imageshack.us/img233/9632/teste2.jpg[/img:e2dbed0e7f]

[img:e2dbed0e7f]http://img524.imageshack.us/img524/4226/teste1s.jpg[/img:e2dbed0e7f]

Tirando uma onda pela outra e ainda considerando os desvios sugeridos, podemos dizer que se passou dos 300 não foi muita coisa não.
350Km/h no pau da viola.
Abraço a todos

Marcos

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Mensagempor Guilherme Lopes » 20 Nov 2009 21:05

Bem Legal o Tópico, vou acompanhar ...
Abrçs ..
Flw !!!
Voltando ao Hobby!

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Mensagempor André Maverick » 20 Nov 2009 23:11

Eitaaa, o apzeiro, aero e carro pra mim e tudo, gostei de ver esses 2 motores com blower, muito interessante :D
Aproposito, muda desse ap cara, 302 V8 e 250S e o que ha 8)
Acompanhando o topico...
abraçao!
T-27 - AMB | Ugly Stick - Samihobby | N42XT - Loading 85%

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Mensagempor -=|Novelli|=- » 20 Nov 2009 23:58

affe... esse assunto denovo ?
Eu fiz testes com 3 motores GP10 pró (aero) Gxr .18(auto) e CB25 (aero)
fiz um regulador de pressao de ar e injetei no carburador. acontece que os 3 motores esquentaram demais e de fato giraram mais, porem a falta de lubrificante (mistura pobre) que causa o aquecimento, tambem pode danificar seriamente o motor. para nao acontecer isso denovo, é preciso alem de variar a pressao, ajustar a agulha de alta, mas aí vai dar na mesma e o motor vai gastar mais!

mas é um prato cheio pros cupins de ferro hehehehe.... só vai ter que trocar de motor toda semana...

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Mensagempor Igor Souza » 21 Nov 2009 00:58

teve esse cara que fez isso num 600N

http://www.youtube.com/watch?v=_CbL9vYAoG0
[yt]_CbL9vYAoG0[/yt]

http://www.youtube.com/watch?v=i_EbWY0nIKw
[yt]i_EbWY0nIKw[/yt]


Parece que ele teve que abrir as agulhas 3 voltas, teve um ganho pequeno de potencia, mas deu para baixar a quatidade de nitro.

Tá no helifreak, mas a discussão com o dono é num fórum finlandês, até cheguei a entrar, vi as fotos e saí, pois não entendi nada dos que os caras tava discutinho, ehhehe.

Abrcs!

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Mensagempor -=|Novelli|=- » 21 Nov 2009 10:24

pois é igor, mas aí continua ficando elas por elas ne?
O nitro ajuda mais na potencia e com menos consumo!
Acho que vale a pena por fazer, mas nao sei se é viável.

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Mensagempor Marcio H » 21 Nov 2009 22:32

apzeiro,
pra conseguir mais precisão vai ter que melhorar algumas coisas aí:
o arquivo que vc está usando pras medições está ruim. ao salvar ele no micro use um sampling rate de no máximo 11khz. isto jogará as ondas mais pra direita. quanto mais pra direita vc definir os pontos , mais precisa será a leitura.
as linhas de seleção tem que estar exatamente em cima das ondas. ao deslocar 1 pixel para os lados vc está tornando o resultado fake.
não precisa gravar tanto deslocamento. basta a aproximação e 2 segundos depois da passagem pela camera.
se possivel disponibilize o arquivo aqui para eu poder avaliar tambem.

abraço

apzeiro
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Mensagempor apzeiro » 22 Nov 2009 16:00

[quote:afeaf16631="-=|Novelli|=-"]affe... esse assunto denovo ?
Eu fiz testes com 3 motores GP10 pró (aero) Gxr .18(auto) e CB25 (aero)
fiz um regulador de pressao de ar e injetei no carburador. acontece que os 3 motores esquentaram demais e de fato giraram mais, porem a falta de lubrificante (mistura pobre) que causa o aquecimento, tambem pode danificar seriamente o motor. para nao acontecer isso denovo, é preciso alem de variar a pressao, ajustar a agulha de alta, mas aí vai dar na mesma e o motor vai gastar mais!

mas é um prato cheio pros cupins de ferro hehehehe.... só vai ter que trocar de motor toda semana...[/quote:afeaf16631]
Então mas é aí que tá o pulo do gato. Se fizer uma sobrealimentação errada, pode até ficar pior. O equema vai ser acertar a alimentação mesmo.

Num to aqui pra convencer ninguém não. Quero tentar e boa.
Se a RB Inovations consegue eu tb posso conseguir.
E gastar mais não é problema algum, muito pelo contrário, afinal "cavalo anda cavalo come".

[quote:afeaf16631="André Maverick"]Eitaaa, o apzeiro, aero e carro pra mim e tudo, gostei de ver esses 2 motores com blower, muito interessante :D
Aproposito, muda desse ap cara, 302 V8 e 250S e o que ha 8)
Acompanhando o topico...
abraçao![/quote:afeaf16631]
Vixi cara quem gosta de motor leva essa doença pra tudo mesmo. Ainda mais depois que o cara aprende a brincar com o turbo nunca mais fica sem. É assim mesmo. A doença é incurável mesmo!!!
veoitão e 250 nem vira hein :D AP é o que bufa e não tem hehehehe. Bloco longo, 20V e turbão hehehehe
Abraço a todos

Marcos

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Mensagempor apzeiro » 22 Nov 2009 16:04

[quote:734d58866b="-=|Novelli|=-"]pois é igor, mas aí continua ficando elas por elas ne?
O nitro ajuda mais na potencia e com menos consumo!
Acho que vale a pena por fazer, mas nao sei se é viável.[/quote:734d58866b]
Uso nitro em um dos meus carros e pelo que entendi o sistema usado nos carrinhos é o DRY, ou seja, sem injeção de comb.

Então das duas uma:
- ou vc anda gordo pra afinar na hora do nitro (coisa que os dragsters miniatura fazer, pois são sómente para arrancada

- ou anda afinado e quando injetar vai dar um grauzinho a custa de um aquecimento absurdo, podendo ser destrutivo.

Não seria o meu objetivo com o aero (pelo menos por enquanto).
Abraço a todos

Marcos

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Mensagempor apzeiro » 22 Nov 2009 16:07

[quote:dcbda701cd="Igor Souza"]teve esse cara que fez isso num 600N
http://www.youtube.com/watch?v=_CbL9vYAoG0
[yt]_CbL9vYAoG0[/yt]
http://www.youtube.com/watch?v=i_EbWY0nIKw
[yt]i_EbWY0nIKw[/yt]

Parece que ele teve que abrir as agulhas 3 voltas, teve um ganho pequeno de potencia, mas deu para baixar a quatidade de nitro.

Tá no helifreak, mas a discussão com o dono é num fórum finlandês, até cheguei a entrar, vi as fotos e saí, pois não entendi nada dos que os caras tava discutinho, ehhehe.

Abrcs![/quote:dcbda701cd]

Muito legal. Valeu!!! A maior dificuldade nesse caso seria a lubrificação da turbininha. Mas é isso aí tem que ir tentando.

Olha esse drgster: http://www.youtube.com/watch?v=CyUA1NH2jXI
Abraço a todos

Marcos

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Mensagempor apzeiro » 22 Nov 2009 16:10

[quote:649f6167b0="Marcio H"]apzeiro,
pra conseguir mais precisão vai ter que melhorar algumas coisas aí:
o arquivo que vc está usando pras medições está ruim. ao salvar ele no micro use um sampling rate de no máximo 11khz. isto jogará as ondas mais pra direita. quanto mais pra direita vc definir os pontos , mais precisa será a leitura.
as linhas de seleção tem que estar exatamente em cima das ondas. ao deslocar 1 pixel para os lados vc está tornando o resultado fake.
não precisa gravar tanto deslocamento. basta a aproximação e 2 segundos depois da passagem pela camera.
se possivel disponibilize o arquivo aqui para eu poder avaliar tambem.

abraço[/quote:649f6167b0]

Valeu pelas dicas Marcio. O problema que eu extrai o som do video (.wav) depois então eu cortei uma faixa que imaginei ser a passagem e joguei no programa.

Acho que o certo seria eu gravar de novo com minha câmera dvd e deixála no tripé.

Pena que o primeiro polecat (que foi campeão) já era, lenhou. Esse segundo não é tão bom, mas daria pra ter uma noção tb.
O dia que eu filmar de novo, te passo sim.

Valeu pelas dicas.
Abraço a todos

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Mensagempor -=|Novelli|=- » 22 Nov 2009 20:47

[quote:7acee0323d="apzeiro"][quote:7acee0323d="-=|Novelli|=-"]pois é igor, mas aí continua ficando elas por elas ne?
O nitro ajuda mais na potencia e com menos consumo!
Acho que vale a pena por fazer, mas nao sei se é viável.[/quote:7acee0323d]
Uso nitro em um dos meus carros e pelo que entendi o sistema usado nos carrinhos é o DRY, ou seja, sem injeção de comb.

Então das duas uma:
- ou vc anda gordo pra afinar na hora do nitro (coisa que os dragsters miniatura fazer, pois são sómente para arrancada

- ou anda afinado e quando injetar vai dar um grauzinho a custa de um aquecimento absurdo, podendo ser destrutivo.

Não seria o meu objetivo com o aero (pelo menos por enquanto).[/quote:7acee0323d]

Cara se bem q deu uma ideia... vc pode andar a finado e na medida que vai aumentando a pressao acertar a agulha de alta .... dá pra fazer com um sensor de pressao, um pic e um servinho a mais... afff to arrumando pra cabeça.... kkk
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Mensagempor mosca.br » 22 Nov 2009 21:16

[quote:fedca6d281="-=|Novelli|=-"][quote:fedca6d281="apzeiro"][quote:fedca6d281="-=|Novelli|=-"]pois é igor, mas aí continua ficando elas por elas ne?
O nitro ajuda mais na potencia e com menos consumo!
Acho que vale a pena por fazer, mas nao sei se é viável.[/quote:fedca6d281]
Uso nitro em um dos meus carros e pelo que entendi o sistema usado nos carrinhos é o DRY, ou seja, sem injeção de comb.

Então das duas uma:
- ou vc anda gordo pra afinar na hora do nitro (coisa que os dragsters miniatura fazer, pois são sómente para arrancada

- ou anda afinado e quando injetar vai dar um grauzinho a custa de um aquecimento absurdo, podendo ser destrutivo.

Não seria o meu objetivo com o aero (pelo menos por enquanto).[/quote:fedca6d281]

Cara se bem q deu uma ideia... vc pode andar a finado e na medida que vai aumentando a pressao acertar a agulha de alta .... dá pra fazer com um sensor de pressao, um pic e um servinho a mais... afff to arrumando pra cabeça.... kkk[/quote:fedca6d281]

Pelo menos para helis tem algo parecido.

http://aerospire.com/multigovpro.html

Ele controla a carburação de acordo com a temperatura do motor.
NO PAULINHADA!
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Mensagempor Igor Souza » 22 Nov 2009 22:04

Acho que o William tem um multigov num dos helis dele, realmente funciona, ele abre ou fecha a agulha de acordo com a temperatura da camisa do pistão.

Novelli,
pelo o que deu pra entender, ficou na mesma, ehhehehe. Só o som que ficou bacana, eheheh.

Apzeiro,
é que o combustível dos helis é um pouco diferente do de aero e de carrinho, normalmente eles tem uns 23% de óleo e 30% de nitro na mistura, acho que sobraria oleo para a turbina, ehehhe.

Abrcs!

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Mensagempor apzeiro » 23 Nov 2009 13:30

[quote:ccd93f5c9b="mosca.br"][quote:ccd93f5c9b="-=|Novelli|=-"][quote:ccd93f5c9b="apzeiro"][quote:ccd93f5c9b="-=|Novelli|=-"]pois é igor, mas aí continua ficando elas por elas ne?
O nitro ajuda mais na potencia e com menos consumo!
Acho que vale a pena por fazer, mas nao sei se é viável.[/quote:ccd93f5c9b]
Uso nitro em um dos meus carros e pelo que entendi o sistema usado nos carrinhos é o DRY, ou seja, sem injeção de comb.

Então das duas uma:
- ou vc anda gordo pra afinar na hora do nitro (coisa que os dragsters miniatura fazer, pois são sómente para arrancada

- ou anda afinado e quando injetar vai dar um grauzinho a custa de um aquecimento absurdo, podendo ser destrutivo.

Não seria o meu objetivo com o aero (pelo menos por enquanto).[/quote:ccd93f5c9b]

Cara se bem q deu uma ideia... vc pode andar a finado e na medida que vai aumentando a pressao acertar a agulha de alta .... dá pra fazer com um sensor de pressao, um pic e um servinho a mais... afff to arrumando pra cabeça.... kkk[/quote:ccd93f5c9b]

Pelo menos para helis tem algo parecido.

http://aerospire.com/multigovpro.html

Ele controla a carburação de acordo com a temperatura do motor.[/quote:ccd93f5c9b]
Nossa cara, muito interessante esse sistema hein!
Seria uma ótima idéia abrir a agulha um pouco mais em alta conforme a pressão ou temperatura.

A meu ver a questão da alimentação seria o segundo problema. Se eu conseguir um sistema pra pressurizar já era mais de meio caminho. O duro é conseguir fazer uma turbina ou blower tão pequeno assim. Nesse ponto a RB Inovation deu show!

Galera se alguém bolar um esquema que pressurize mesmo eu garanto que a alimentação eu dou um jeito.

[quote:ccd93f5c9b="-=|Novelli|=-"]
Cara se bem q deu uma ideia... vc pode andar a finado e na medida que vai aumentando a pressao acertar a agulha de alta .... dá pra fazer com um sensor de pressao, um pic e um servinho a mais... afff to arrumando pra cabeça.... kkk[/quote:ccd93f5c9b]

Já vi que vc é dos meus, adora apelar para o PIC hehehe.
ótima idéia. Só precisaria de um sensor de pressão bem sensível.
Tem os MPX da motorola que eu uso em carro, mas acho que ele não teria sensibilidade suficiente para esse sistema. Posso estar enganado, mas vou dar uma lida no datasheet dele de novo.

Até um ajuste da agulha por rotação já quebrava um galho.
Pode-se colocar um servo tb para abrir a agulha quase junto com o carburador.
Abraço a todos

Marcos

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Mensagempor apzeiro » 23 Nov 2009 13:32

[quote:ad1b6a1457="Igor Souza"]Apzeiro,
é que o combustível dos helis é um pouco diferente do de aero e de carrinho, normalmente eles tem uns 23% de óleo e 30% de nitro na mistura, acho que sobraria oleo para a turbina, ehehhe.
Abrcs![/quote:ad1b6a1457]

Igor o problema é lubrificação do eixo. Se tiver uma folga pra passar o óleo do escape até daria certo mesmo.
Abraço a todos

Marcos


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