Limpeza de Motor Glow

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Leandro
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Limpeza de Motor Glow

Mensagem por Leandro »

Olá amigos do e-voo.

Inventei de desmontar um motor glow antigo (OS MAX .20) para limpá-lo. Deixei no Solupan (produto utilizado em lava-rápido) uns dois minuots para retirar a borra, o que funcionou perfeitamente. Empolgado, mergulhei a peça inteira (sem componentes plásticos) e o metal ficou preto! Se esfregar bastante, ele sai, mas precisa esfregar bastante com esponja dura ou bombril.
Alguém sabe porque isso aconteceu?
E como faço para reverter o processo?
Será que comprometeu as folgas do pistão?

Abraço!

Leandro
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Marco Antonio
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Mensagem por Marco Antonio »

.... parabéns, acaba de estragar um motor.

Antes deveria ter visto a composição quimica!!![size=18:3dcecff8d4][b:3dcecff8d4] Acido![/b:3dcecff8d4][/size:3dcecff8d4]

SOLUPAN LÍQUIDO

(Receita P/ 100L)

Matéria-Prima :

• Água ______________________________________________ 77,0 L

• Tripolifosfato de Sódio________________________________ 1,0 kg

• Ácido Sulfônico ____________________________________ 1,0 L

• Amido de Milho _____________________________________ 2,0 kg

• Soda Cáustica Líquida_________________________________ 20 kg

• Corante (vermelho ou rosa para Solupan ASHER)___________ QSP

Procedimento:

Sob agitação constante:

Dissolver 1 kg de tripolifosfato de sódio em 2 litros de água a 80ºC.
Adicionar 73 litros de água.
Adicionar em seguida 1 litro de ácido sulfônico.
Dissolver em outro recipiente, 2 kg de amido de milho em 2 litros de água e adicionar a mistura anterior.
Adicionar a soda cáustica liquida aos poucos.
Adicionar o corante.
Depois de pronto, diluição 1:20

O PRODUTO ESTÁ PRONTO!!!
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Cesar-SP
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Mensagem por Cesar-SP »

Leve seu motor em uma retifica de motores automotivos eles tem um produto que vai retirar este preto queimado que ficou em seu motor, não recordo o nome do produto agora é um liquido.

abs
Cesar-SP
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Marco Antonio
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Mensagem por Marco Antonio »

[quote:eb7f0bd3f4="Cesar-SP"]Leve seu motor em uma retifica de motores automotivos eles tem um produto que vai retirar este preto queimado que ficou em seu motor, não recordo o nome do produto agora é um liquido.

abs
Cesar-SP[/quote:eb7f0bd3f4]

Conheço um da STP, alias esse é o que deveria ser usado... é o mesmo que limpa carburador. Só ele limpa sem decapar o metal.

Dependendo da força do solupam esquece!!!
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Cesar-SP
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Mensagem por Cesar-SP »

Ja tive retifica Marco por isso conheço, quando os motores chegavam muito sujos mergulhavamos o motor ,cabeçote tudo no acido sulfonico com soda caustica , em seguida lavavamos o motor com agua o motor principalmente cabeçotes de aluminio ficavam completamente queimados pretos , depois colocavamos neste outro acido que não lembro o nome e ficavam brilhando como novo, o importante agora e lavar bem o motor com agua e sabão para retirar a soda e o acido para parar a queima no caso do motor glow não sei a tolerancia mas se queimou demais pode sim ter estragado , pricipalmente a camisa do pistão.

abs
Cesar-SP
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Leandro
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Mensagem por Leandro »

OK Marco e Cesar!

Obrigado pelos esclarecimentos. Vou trabalhar com a hipótese de que ainda há chance para minha burrada. Vou levar para uma retífica de motores para limpar esse "pó" preto, de acordo com sua informação, Cesar.
Marco, esse produto da STP, você lembra o nome comercial dele? Tenho um outro motor para limpar e quero fazer certo, pois esse motor é comprado!

- Complementando. Apesar de ter ficado preto, assim que tirei do Solupan (diluído em água, mas não conforme as especificações do Marco Antonio) lavei correndo com água e sabão, esfregando com uma bucha. Mergulhei em água e agitei bastante, tentando tirar o produto o máximo (já presumindo que tinha feito caca). Depois de seco e frio, passei óleo M1 e está descansando com óleo agora. Espero ainda funcionar, pois iria motorizar um Ugly Stick...

Abraço!

Leandro
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Marco Antonio
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Mensagem por Marco Antonio »

Realmente não me lembro, dizia na embalagem que era pra limpar carburador e a gente usava pra limpar glow.. tira tudo e fica polido.
Quanto ao seu motor, perdido por perdido.... limpre pistão e camisa com caol, monte e veja se "pega". Pra tirar essa corrosão que fez no metal(é uma micro corrrosão) só jateando creio eu.
Mas nunca mais tente limpar camisa e pistão pois isso já é feito no funcionamento e o assentamento dos dois garante a vedação.
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Leandro
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Mensagem por Leandro »

Legal Marco! Vou tentar esses recursos sugeridos. E a ideia do Caol é boa, pois, esqueci de dizer, já passei do lado de fora do motor (embora não tenha limpado).
Vou passar em um posto e perguntar por esse produto da STP.

Mais uma vez, obrigado.

Leandro
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Marco Antonio
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Mensagem por Marco Antonio »

[quote:732b52d437="Leandro"]Legal Marco! Vou tentar esses recursos sugeridos. E a ideia do Caol é boa, pois, esqueci de dizer, já passei do lado de fora do motor (embora não tenha limpado).
Vou passar em um posto e perguntar por esse produto da STP.

Mais uma vez, obrigado.

Leandro[/quote:732b52d437]

Em posto não vai encontrar, precisa ser uma loja que venda material da STP
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Marco Antonio
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Mensagem por Marco Antonio »

Achei e mais um outro...

http://www.stp.com.br/v3/system/servicos/pdf/descarbonização_gas.pdf

http://cidadesaopaulo.olx.com.br/descarbonizante-spray-limpa-carburador-corpo-de-injecao-iid-32022019
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